Notícias de Educação - 11/dez/2019

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Gestão

Comissão da Câmara aprova relatório final com críticas à gestão do MEC

O relatório final com críticas à gestão do Ministério da Educação foi aprovado por unanimidade nesta terça-feira (10) na Comissão Externa da Câmara.
O documento aponta "fragilidade do planejamento e da gestão" da pasta, indica metas atrasadas, mudanças na estrutura organizacional que interferiram na execução de projetos, entre outros pontos.

G1

Comissão da Câmara aprova relatório que faz raio-X na gestão do MEC

Terra

MEC inicia capacitação de profissionais para escolas cívico-militares

O Ministério da Educação (MEC) dá mais um passo para implementação das escolas cívico-militares, no país. Nesta terça-feira (10) começou a primeira capacitação do programa que contará com 216 escolas até 2023; 54 escolas somente no próximo ano. O modelo foi desenvolvido para promover um salto na qualidade educacional do Brasil.

EBC

Adesão a programa de ensino médio integral fica mais flexível

Agora, para participar do programa é preciso ter pelo menos 40 estudantes matriculados no 1º ano do ensino médio e pelo menos três de seis itens de infraestrutura listados pelo MEC, que são: biblioteca ou sala de leitura; salas de aula; quadra poliesportiva; vestiário masculino e feminino; cozinha; e refeitório.
As regras para a adesão das escolas ficaram menos rígidas. Antes, era necessário ter pelo menos 120 estudantes no 1º ano e pelo menos quatro dos seis itens de infraestrutura.

EBC

Reajuste das mensalidades escolares para 2020 chega a 14% em BH; veja a lista das escolas e valores

Quem pretende matricular os filhos em uma escola particular no próximo ano, seja na educação infantil, ensino fundamental ou médio, deve preparar o bolso. O reajuste das mensalidades, que acontece todos os anos, pode chegar a 14,63% para 2020, cerca de cinco pontos percentuais a mais do que a alta máxima encontrada neste ano, que foi de 9,49%.

Hoje em Dia

Profissionais da Educação

Ensinando o professor a dar aulas sobre o cotidiano

Os resultados do Brasil na edição 2018 do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês), divulgados na semana passada, mostram que 68% dos estudantes brasileiros de 15 anos não sabem o básico de Matemática, 50,1% apresentaram baixo desempenho em Leitura e 55,3% têm baixo desempenho em Ciência.
Isso é resultado, afirmam os especialistas, da falta de políticas públicas consistentes que tenham como prioridade não o aluno, mas o professor. E o desafio cresce no próximo ano, com a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a necessidade de trabalhar as competências socioemocionais.

Terra

Educação é a área que mais cresce em cursos de especialização no Brasil, diz instituto

Aulas focadas em inovação acadêmica e gestão atraem profissionais de pedagogia que buscam acompanhar as novidades do mercado, de acordo com o Semesp.
Os cursos de especialização em educação ocuparam o topo do ranking de vagas abertas em 2019 no Brasil, de acordo com o Instituto Semesp, que reúne as empresas mantenedoras do ensino superior. A abertura de vagas segue uma tendência da busca por qualificação no setor, de acordo com a entidade.

G1

Leis e políticas

CCJ aprova diretriz para gestão democrática em escolas

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (10), proposta que inclui na Lei de Diretrizes e Bases da Educação o dever de municípios, estados e o Distrito Federal aprovarem leis específicas para regulamentar a forma como a comunidade escolar e a comunidade local vão participar da administração do ensino e para estruturar os conselhos de escola. Atualmente, essas normas são definidas por regulamentos dos executivos municipais ou estaduais.

Câmara

RJ: Witzel quer sustar obrigatoriedade de repasse de royalties para saúde e educação

O governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel apresentou ação direta de inconstitucionalidade ao Supremo Tribunal Federal (STF) para derrubar trecho da lei federal que prevê a obrigatoriedade da destinação de royalties do petróleo à saúde e educação. Segundo Witzel, a legislação fere “de forma muito grave” a autonomia financeira do Estado do Rio de Janeiro, que passa por grave crise fiscal.

IstoÉ

Política partidária

Relatório denuncia perseguição a acadêmicos e universidades no mundo, com destaque inédito ao Brasil

Com cinco edições publicadas, o relatório anual Free to Think, que monitora a perseguição a acadêmicos e a universidades em todo o mundo, já teve estampadas em sua capa fotos do Irã, da Turquia, do Paquistão e Egito. Na edição de 2019, quem ocupa a primeira página do relatório é o Brasil.
Pela primeira vez, o Free to Think ("Livre para pensar", em tradução livre) traz também um capítulo dedicado ao Brasil, afirmando que "pressões significativas no ensino superior brasileiro aumentaram na véspera e no período posterior às eleições presidenciais de 2018". Nas edições anteriores, o Brasil não foi mencionado.

BBC

Secretário do MEC é sócio do dono do 'Brasil sem Medo', site lançado por Olavo de Carvalho

O secretário de Alfabetização do Ministério da Educação é sócio do dono do site Brasil sem Medo, lançado na quinta-feira, 5, pelo escritor e “guru” bolsonarista Olavo de Carvalho e anunciado como o “maior jornal conservador da internet brasileira”. Carlos Francisco Nadalim é o único remanescente das indicações de Olavo no MEC.

O Estado de São Paulo

SP: Governo João Doria obriga que escolas sejam pintadas com cores do PSDB

Uma determinação do governador João Doria tem causado mobilização entre professores, sindicatos da categoria e parlamentares da oposição. O gestor encaminhou a 2,1 mil escolas um manual de pintura que define que 30% das fachadas das unidades sejam pintadas de azul e 10% de amarelo, as cores do partido do governador, o PSDB. Para a parte externa, o documento ainda define o uso de 60% do branco nas alvenarias e verde em portas, gradis e portões.

Carta Capital

Opinião

EAD torna o nível superior acessível

O Censo de Educação Superior de 2018 mostra uma tendência que se consolida a cada dia. Não só pela migração de alunos da educação presencial para a educação a distância, mas pela crescente participação na educação básica de alunos portadores de necessidades especiais. Embora a modalidade EAD seja mais acessível, é preciso entender que o conceito de acessibilidade é muito mais amplo e é papel da instituição de ensino assegurá-la.

O Estado de São Paulo

Ensino Superior

Reitora de instituto federal completa um ano sem nomeação do MEC

Luzia Mota teve 32,2% dos votos e derrotou três candidatos; reitor pro-tempore é um dos derrotados
Uma das principais instituições de ensino profissional do país, o IFBA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia) completará um ano que elegeu sua nova reitora, mas ainda não a viu tomar posse do cargo.

Folha de São Paulo

MEC vai detalhar regras para padronizar emissão de diploma digital de graduação

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta terça-feira (10) que vai divulgar uma nota técnica detalhando regras de padronização dos diplomas de graduação no formato digital. A previsão da pasta é que todas as universidades com prerrogativa legal para a emissão e registro dos diplomas tenham o mecanismo até 2022.

G1

Governo anuncia versão digital de diplomas com custo 80% menor

Uol

MEC lança Diploma Digital para combater falsificação e diminuir tempo de espera

O Globo

Eventos

Weintraub é chamado para explicar impacto da PEC do Pacto Federativo na educação

A Comissão de Educação (CE) aprovou nesta terça-feira (10) o pedido do senador Izalci Lucas (PSDB-DF) para que seja realizada uma audiência pública sobre a PEC do Pacto Federativo (PEC 188/2019). A audiência será com o ministro da Educação, Abraham Weintraub, focando o impacto da PEC no setor da educação.

Senado