Notícias de Educação - 22/jan/2020

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Projetos

Crianças e adolescentes criam jogos digitais para refletir sobre a cidade onde vivem

Durante projeto realizado em Lages (SC), oficinas exploram a visão dos estudantes sobre o espaço urbano e inclusão
Sou arquiteta e urbanista e, através do meu projeto no mestrado profissional em Práticas Transculturais pelo Centro Universitário Facvest (Unifacvest), em Lages (SC), consegui interligar três áreas: arquitetura e urbanismo, tecnologia e educação. Envolvendo estes três conhecimentos, surgiu a ideia de falar sobre o meio urbano com crianças e adolescentes para fomentar a participação deles em debates consistentes sobre a cidade em que vivem, pois futuramente eles assumiram novos papeis de agentes modificadores deste espaço.

Porvir

Leis e políticas

Damares quer garantir aula sobre tolerância religiosa nas escolas

Aulas sobre liberdade de religião, pluralismo e tolerância religiosa poderão ser incluídas na grade curricular das escolas. Essa é uma proposta da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, que está sendo articulada com o ministro da Educação, Abraham Weintraub. Damares ainda prepara um curso a distância sobre o tema, na plataforma virtual do Programa Nacional de Educação Continuada em Direitos Humanos (PNEC-DH). No começo desse ano, o ministério da Mulher publicou uma portaria que estabelece a criação de um Comitê Nacional sobre Liberdade Religiosa.

Gazeta do Povo

Impasse entre governo e Congresso ameaça fundo da educação básica

Impasse entre governo e Congresso ameaça o futuro da principal fonte de financiamento da educação básica no País. A vigência do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) termina no fim de 2020 e ainda não há consenso sobre o formato que passará a vigorar a partir de 2021. A pressão aumenta por causa das eleições municipais, já que prefeitos dependem dos recursos para pagar professores e pressionam deputados a aumentar a fatia destinada às cidades.

Terra

Proposta reduz jornada em sala se professor tiver mais de um aluno com necessidade especial

O Projeto de Lei 5801/19 determina que a parcela da jornada do professor destinada a interação com os alunos será reduzida à metade quando houver em classe mais de um estudante da educação especial. O objetivo é dar mais tempo para o professor se preparar para as aulas.
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência; de Educação e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Câmara

Em parceria com CNE, Goiás atualiza Diretrizes da Educação Especial

As Diretrizes da Educação Especial em Goiás estão sendo atualizadas de acordo com as normas nacionais. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Superintendência de Modalidades e Temáticas Especiais, prevê que, com a nova política, haja ampliação de serviços e recursos especializados, com maior oferta de escolas bilíngues para surdos, escolas especiais, salas de recursos multifuncionais e tecnologias assistivas.

Diário de Goiás

Estatística, pesquisas e estudos

Estudo da OCDE mostra futuro das profissões no mundo

Mesmo entre estudantes com bons desempenho, são mais frequentes os meninos que esperam trabalhar em ciência e engenharia do que as meninas
Medicina, direito, engenharia, pedagogia e licenciaturas estão entre as carreiras mais procuradas por estudantes de 15 anos em 41 países. No Brasil, quase dois a cada três estudantes pretendem seguir as dez profissões mais citadas no questionário do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2018 por aqueles que fizeram as provas.

R7

Avaliação

Dos 3,9 milhões de participantes, 0,15% teve notas com inconsistência no Enem

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) identificou inconsistências nas notas de 5.974 participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, o que representa 0,15% do total de presentes (3,9 milhões). Os resultados foram atualizados na tarde desta segunda-feira, 20 de janeiro, na Página do Participante e no aplicativo do Enem. Os casos se concentram em quatro municípios: Viçosa, Ituiutaba e Iturama, em Minas Gerais; e Alagoinhas, na Bahia.

MEC

Inconsistências não afetaram nota de redações

MEC

Ensino Superior

Abertura de inscrições do Sisu tem lentidão e falhas; MEC analisa problema

As inscrições no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) foram abertas nesta terça-feira (21) com lentidão e falhas. No início da noite desta terça, a pasta confirmou que o sistema passou por instabilidade ao longo do dia e afirmou que a situação havia sido normalizada.

Folha de São Paulo

MEC reconhece falha e afirma que site do Sisu foi normalizado

iG

Em um dia, Sisu recebe 826 mil inscrições; prazo vai até o próximo domingo

Uol