Notícias de Educação - 24/jan/2020

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Projetos

Programa sobre futuro do trabalho e projeto de vida propõe imersão para jovens

A escolha da carreira pode ser um desafio para muitos estudantes, principalmente diante de um cenário em que as profissões estão passando por transformações. Para apoiar jovens nesse processo, a startup Teraví, especializada em mentoria e curadoria educacional, lançou o programa impactU, que propõe uma imersão nas mudanças e tendências do trabalho e nas profissões do futuro.

Porvir

Gestão

RJ: Witzel ignorou críticas da PM à criação de escolas militares, diz documento

Documentos obtidos pelo UOL por meio da LAI (Lei de Acesso à Informação) mostram que a Polícia Militar fez duras críticas ao projeto do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC-RJ), que prevê a criação de uma rede de escolas cívico-militares. Em pareceres técnicos, dois órgãos da PM apontaram que o projeto era genérico e usurpava atribuições da Secretaria de Educação e dos profissionais do magistério.

Uol

Leis e políticas

Projeto quer garantir liberdade de expressão na escola por meio da LDB

Um projeto de lei (3.942/19) que tramita no Senado tenta proibir o cerceamento da liberdade de opinião em escolas e universidades. Com a regra, a liberdade de expressão, opinião e pensamento nesses espaços poderá ser assegurada por meio de alterações na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB - 9.394/96). A proposta aguarda votação na Comissão de Educação. Se aprovada, seguirá para a Câmara dos Deputados. O texto do PL, relatado pelo senador Flávio Arns (Rede-PR), também pune a prática de atos discriminatórios ou preconceituosos, além de coação, ameaça ou violência.

Gazeta do Povo

Projeto autoriza governo a criar poupança para alunos permanecerem na escola

O Projeto de Lei 5949/19 autoriza o Poder Executivo a criar cadernetas de poupança para alunos de baixa renda de escolas públicas regulares, a serem resgatadas na conclusão do ensino médio. O projeto dá liberdade ao Executivo para definir, em regulamento, o alcance, o valor da poupança, o valor do acréscimo mensal e outros parâmetros do programa.
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Educação; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Câmara

O projeto que proíbe homem de dar banho e trocar fralda de criança em escolas

A deputada Janaina Paschoal (PSL-SP) quer erradicar os casos de abuso sexual em creches e pré-escolas paulistas. Mas de um jeito controverso: através do Projeto de Lei 1.174/2019, que delega cuidados íntimos de crianças como banho, troca de fralda e roupa e auxílio no banheiro exclusivamente às profissionais mulheres.

Desafios da Educação

Avaliação

Governo Bolsonaro já responde a 17 ações judiciais após erros no Enem

O governo do presidente Jair Bolsonaro já responde a 17 ações judiciais em nove estados e no Distrito Federal após a divulgação de notas do Enem 2019 com erros. As ações pedem revisão da correção da prova e também suspensão do Sisu, sistema que seleciona alunos para universidades públicas a partir do desempenho no exame.

Folha de São Paulo

Balbúrdia no Enem de Weintraub pode judicializar acesso a universidades

Uol

Justiça do Pará exige que MEC reveja nota de candidata do Enem

O Estado de São Paulo

“Pisa mostra que a educação foi abandonada”, afirma Bolsonaro

No Twitter, o presidente disse que o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes mostrou por que o Brasil patina na área educacional
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse, em postagem no Twitter nesta quinta-feira (23/01/2020), que a educação brasileira foi abandonada nas últimas décadas. Na publicação, Bolsonaro ressalta que as provas do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) mostram por que a educação no Brasil é considerada a pior do mundo.

Metrópoles

Opinião

Educar com tecnologia funciona?

Sim, não estamos desenvolvendo, nos nossos alunos, sequer as competências básicas como literacia e numeracia, mas não temos como limitar o processo de ensino ao que já deveríamos estar fazendo bem para, só então, preparar os alunos para o século em que vivem. O mundo não irá esperar por nós.
Precisamos desenvolver, com apoio de tecnologia e achados científicos, as competências cognitivas, socioemocionais e digitais dos jovens de forma a nos assegurar que o país construa um processo de desenvolvimento que inclua todos, face à atual onda de substituição acelerada de trabalho humano por inteligência artificial. E a educação será chave para isso, desde que vá na direção correta.

Folha de São Paulo

Escola precisa debater as relações online e offline pelo bem dos alunos

Há muito se discute, na academia e fora dela, se a web está nos deixando antissociais. Muitos estudos de diferentes áreas tentam dissecar a questão, especialmente quando se trata do público infantil. Apesar das diferentes conclusões, a verdade é que as formas com que os jovens se relacionam hoje é absurdamente diferente das quais seus pais se relacionavam há poucas décadas.

Folha de São Paulo

Ensino Superior

Universidades estaduais de SP vão aumentar teto salarial de professores após decisão do STF

As três universidades do estado afirmaram que vão cumprir a nova regra e que consideram a medida positiva como política de valorização e retenção de docentes.
Em uma decisão de novembro de 2015, o STF determinou que os salários dos servidores estaduais não poderiam ultrapassar a remuneração do governador, de R$ 23 mil por mês. Agora, com a decisão provisória de Toffoli, o teto no estado de São Paulo passa a ser correspondente ao salário de um ministro do STF, de R$ 39,2 mil.

G1