Notícias de Educação - 28/jan/2020

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Sala de aula

Como promover a escuta dos estudantes em 2020

Em um período de implementação de políticas educacionais e de mudanças no ensino médio, promover a escuta dos estudantes é um passo fundamental para apoiar a tomada de decisões, que incluem desde o planejamento de atividades e a adoção de novas práticas pedagógicas até tópicos mais complexos, como o currículo e a organização escolar.

Porvir

Hashtags podem ser usadas como ferramenta pedagógica

Hashtags são ferramentas muito utilizadas e bem populares nas redes sociais para identificar mensagens relacionadas a temas específicos. Por exemplo, #educação organiza conteúdos publicados nas redes que se referem a esta categoria. Mas você sabia que esse recurso também pode ser usado como ferramenta pedagógica para potencializar o processo de ensino-aprendizagem?

MSN

Dicas

Nova edição da RBEP aborda o planejamento educacional pela visão dos gestores

Levantar o debate sobre tecnologias educacionais digitais. Esse é um dos artigos em destaque da última edição da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP). A edição n.º 256 elaborada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) traz aos leitores 11 estudos e um relato de experiência sobre estágio de docência na formação do pós-graduando.

Inep

Gestão

Municípios defendem mudanças na lei do piso nacional do magistério

O novo piso salarial nacional do magistério público da educação básica anunciado pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, e previsto para ser pago neste ano, tem preocupado prefeitos de todo o país. O reajuste é de 12,84%. Desta forma, o valor do piso passa de R$ 2.557,74 em 2019 para R$ 2.886,15 em 2020.
"Muitos prefeitos vão ter de decidir entre descumprir a lei do piso ou a de responsabilidade fiscal", diz o presidente da CNM, Glademir Aroldi.

TN Online

MP de Contas pede a TCU atenção especial a dinheiro da Lava Jato parado no MEC

O Ministério Público de Contas, que atua perante o TCU (Tribunal de Contas da União), pede à corte que seja realizado um acompanhamento especial sobre a execução dos recursos recuperados da Lava Jato e parados no MEC (Ministério da Educação).
A pasta comandada por Abraham Weintraub foi a única do governo Bolsonaro a receber o dinheiro em 2019 e não dar finalidade, como a Folha revelou.

Folha de São Paulo

Alunos de SP devem começar ano letivo sem material escolar e uniformes novos

Os alunos da rede municipal de ensino devem retornar às aulas, na segunda-feira (5), sem material escolar e uniformes. Segundo a Prefeitura de São Paulo, o material deve ser entregue a todos os alunos até a segunda semana de fevereiro e o aplicativo para a compra de uniformes deve ficar disponível a partir da primeira semana de março.

G1

Nenhuma escola privada se credenciou para “vender” vagas de creche para Prefeitura de Campinas

A um dia de completar uma semana da abertura do credenciamento para compra de vagas na Educação Infantil, por enquanto, nenhuma escola se credenciou para vender as vagas para a Prefeitura de Campinas. O prazo se esgota em três semanas. Porém, a Secretaria de Educação informou que cerca de 20 escolas ligaram para obter informações sobre a documentação.

Band

Leis e políticas

Projeto define instituição comunitária de ensino na Lei de Diretrizes e Bases

O Projeto de Lei 6124/19 define as instituições comunitárias de ensino como aquelas instituídas por grupos de pessoas físicas ou por uma ou mais pessoas jurídicas, inclusive cooperativas, sem fins lucrativos, podendo ser também religiosas.
O texto altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que atualmente classifica as instituições de ensino dos diferentes níveis em públicas, privadas e comunitárias, mas não define estas últimas.
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Educação e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Câmara

Estatística, pesquisas e estudos

Número de alunos de especialização sobe 74% em 3 anos

Apenas em 2019, Brasil teve 1,18 milhão de matrículas . Cursos de mestrado e doutorado cresceram menos de 20% no mesmo período
O estudo também apontou um crescimento expressivo da procura por cursos de especialização e MBA no País entre 2016 e 2019: as matrículas para essas modalidades de lato sensu cresceram 74%, Em comparação, os cursos de mestrado e doutorado viram suas turmas crescerem em 18% e 9%, respectivamente. Para experts no assunto, a principal razão para o aumento da procura por cursos de especialização é garantir a empregabilidade em tempos de crise econômica: seja fugindo da demissão, seja conquistando uma vaga.

Terra

Mais de 65% dos acessos ao Sisu foram feitos por celulares ou tablets

O novo portal do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), lançado em 2020 e pensado para dispositivos móveis, registrou 66% dos acessos por celulares ou tablets. Foram seis dias para inscrição, período no qual o site — mesmo em edição piloto — ficou disponível 91,6% do tempo. Foram, ao todo, 3.458.358 inscrições, feitas por 1.795.211 pessoas. Cada candidato pôde optar por até dois cursos.

MEC

Avaliação

Ao menos 24 ações questionam correção do Enem 2019, aponta levantamento da AGU

Ao menos 24 ações judiciais envolvendo o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 foram ajuizadas desde 17 de janeiro, de acordo com um levantamento feito pela Advocacia-Geral da União (AGU). Destas, quatro tiveram o pedido de liminar concedido, três foram indeferidos e o restante não tem informação sobre o andamento processual.

G1

MEC é alvo de nova ação contra divulgação do resultado do Sisu nesta terça

Uol

AGU pede ao MEC que apresente estudos complementares para defender Enem e recorrer ao STJ

O Estado de São Paulo

AGU recorre ao STJ para manter divulgação do Sisu nesta terça

Uol

Explicações dadas pelo MEC sobre erro no Enem causam insegurança, diz defensor

Terra

MEC diz que quase 1,8 milhão de candidatos se inscreveram e aguardam resultados do Sisu

G1

MEC libera consulta do Prouni mesmo com inscrições suspensas

iG

Universidades do Ceará seguem MEC e mantêm cronograma do Sisu 2020

G1

Com Sisu em xeque, reitores de federais temem atrasos e vagas sem preencher

Uol

Universidades suspendem processos seletivos até que dúvidas sobre correção do Enem sejam respondidas

O Estado de São Paulo

Universidade de SC suspende cronograma de ingresso pelo Sisu e notas do Enem

G1

UFPA suspende divulgação de listão após Justiça questionar validade das notas do Enem

G1

Defensoria questiona Weintraub na Justiça por atender a pedido em rede social sobre erro no Enem

G1

Técnico e Profissionalizante / Executiva

MEC define critérios para habilitar faculdade a ofertar cursos técnicos

A portaria com a regulamentação faz parte do Programa Novos Caminhos do MEC, lançado em outubro passado pela pasta com o objetivo de ampliar em 80% as matrículas de alunos nesses cursos - subindo de 1,9 milhão para 3,4 milhões - até 2023. O programa tem uma série de semelhanças com o Pronatec, criado pela ex-presidente Dilma Rousseff. A exemplo do programa anterior, o Novo Caminhos prevê parcerias com o Sistema S, a rede federal e faculdades privadas.

TN Online

Opinião

Tecnologia e Educação – qual é a distância que as separa?

Atualmente, percebemos a presença intensa de elementos tecnológicos que possibilitam um novo pensar, novos caminhos para construção do conhecimento. Tal constatação provoca muitos questionamentos por parte de vários segmentos sociais, inclusive dos professores, que vivem na constante oscilação entre dois pólos – de um lado a desconfiança quanto à legitimidade do sucesso tecnológico educacional e, de outro, expectativas exageradas que fogem à realidade, uma vez que se acredita que estes elementos tecnológicos, por si só, possam resolver os problemas do sistema educativo.

ParanaShop

Ensino Superior

Número de professores que pedem demissão da USP dispara

Universidade teve 73 pedidos de exoneração e 70 de licença não remunerada em 3 anos; evasão afeta áreas como computação
O número de professores que pedem para sair da mais prestigiada universidade do país deu um salto nos últimos três anos. A crescente saída de professores está ligada a melhores oportunidades de trabalho no exterior e em outras instituições educacionais do país. Outros motivos citados por pesquisadores são a situação política do Brasil e os cortes na ciência, além de questões pessoais.

Folha de São Paulo

Brasil e Reino Unido discutem parceria no ensino superior

Pesquisadores, representantes de agências de fomento do ensino superior e órgãos de governo estão reunidos em Londres para tratar da internacionalização das universidades brasileiras e inglesas. São representantes do Brasil e do Reino Unido que compartilham as melhores práticas e discutem as melhores formas de estabelecer parcerias internacionais.

EBC

Policiais e jurídicas

TJ-SP nega pedido da prefeitura para revogar suspensão do pleito sobre escola cívico-militar em Campinas

O Tribunal de Justiça do Estado (TJ-SP) negou nesta segunda-feira (27) um pedido da prefeitura para revogar a liminar que suspendeu a votação sobre a implantação do modelo cívico-militar em uma escola de Campinas (SP). O pleito ocorreria em 18 de dezembro do ano passado, mas foi interrompido pela decisão judicial em primeira instância após manifestação do Ministério Público (MP).

G1

Pará deverá garantir educação escolar em aldeias indígenas

Em decisão liminar urgente, a Justiça Federal obrigou o município de Itaituba e o governo do estado do Pará a tomarem medidas a fim de garantir que a comunidade indígena frequente ambiente seguro e minimamente estruturado. Publicada na última quarta-feira (22), a decisão da juíza federal Sandra Maria Correia da Silva acata pedidos do Ministério Público Federal (MPF).

Jornal de Brasília