Notícias de Educação - 30/jan/2020

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Sala de aula

8 tendências a educação em 2020

É necessário contextualizar a educação com o olhar para o mundo. Novas tecnologias e processos de aprendizagem trouxeram novas maneiras de conceber o processo de ensino. No meio a tantas novidades, muitos educadores e gestores se perguntam como promover as mudanças necessárias para trazer um ambiente inovador.

Uol

Educomunicação tem muito a contribuir na educação a distância

Educar com o auxílio das mídias digitais ‒ eis o objetivo da disciplina Educomunicação. Hoje, os computadores fazem parte da educação e a grande difusão da internet nas escolas suscitou diversas abordagens teóricas e práticas que tiveram como consequência direcionamentos para os educadores nas inter-relações entre Tecnologia, Mídia e Educação.
Marciel Aparecido Consani fala sobre Educomunicação e apresenta “um breve apanhado dos aportes teóricos e práticos baseados no conceito da Mediação Tecnológica da Educação (MTE)”.

Jornal da Usp

'Aprendendo a aprender': 3 técnicas indicadas por cientistas para qualquer pessoa melhorar nos estudos

Mas será que há jeitos mais eficientes de estudar e de aprender, diferentes daqueles a que recorremos sempre? Um livro recém-lançado no Brasil coloca isso em discussão.
A BBC News Brasil selecionou técnicas sugeridas no livro, que podem ser úteis para alunos de qualquer idade — e em qualquer tipo de estudo.

BBC

Projetos

Professora dá 'aula de humanidade' para integrar refugiados no Brasil

Desde 2014, quando a Venezuela se viu diante de uma das maiores crises políticas e econômicas de sua história — realidade enfrentada até os dias de hoje —, o número de pedidos de imigração cresceu mais de 7.000% em Roraima. A prefeitura de Boa Vista estima que cerca de 40 mil vivam atualmente no estado.
A diferença de idioma e a incompreensão geral em relação ao que estava acontecendo do outro lado da fronteira, aos poucos, foram mostrando à educadora a necessidade de se olhar para essas questões e de se buscar ferramentas para que essas diferenças, ao invés de separar, pudessem aproximar as duas realidades. Nascia então o projeto "Duas Culturas e uma Nação”, idealizado por Simone.

R7

Gestão

Educação tem queda de gasto e ‘empoçamento’

Levantamento do Tesouro aponta que área reduziu despesa discricionária em 16% em 2019
A pasta comandada pelo polêmico Abraham Weintraub, um dos mais fervorosos bolsonaristas e seguidor de Olavo de Carvalho (ideólogo do bolsonarismo), foi a que teve maior “empoçamento” de recursos, categoria no qual o dinheiro fica disponível, mas não é gasto pelo ministério. Ficaram parados R$ 4,5 bilhões no MEC no ano passado.

Valor

'Como faz para um investidor olhar para um ministro da Educação desse?', diz Maia sobre Weintraub

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), criticou os ministros Ricardo Salles e Abraham Weintraub, que comandam as pastas do Meio Ambiente e da Educação, respectivamente. "Como faz para um investidor olhar para um ministro da Educação desse?", disse Maia durante o evento do banco Credit Suisse nesta quarta-feira (29), em São Paulo.

Folha de São Paulo

Quase na véspera da volta às aulas, Minas tem 25 cidades com escolas afetadas pelas chuvas

Em Minas Gerais, as escolas estaduais de pelo menos 25 cidades, incluindo Belo Horizonte, foram afetadas pelas chuvas. No entanto, até o momento, o calendário do ano letivo está mantido e a volta às aulas acontece no dia 10 de fevereiro em toda a rede estadual.

Hoje em Dia

Avaliação

Estudantes relatam erro em lista de espera do Sisu

Segundo os relatos, estudantes que fizeram apenas uma opção de curso e não conseguiram a vaga na chamada regular não estão conseguindo participar da lista de espera
Após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) atender pedido do governo e liberar a divulgação dos resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão usando as redes sociais nesta quarta-feira, 29, para relatar problemas na lista de espera.

Terra

Funcionários do MEC afirmam que resultado do Enem não é 100% confiável

Folha de São Paulo

“Resultado do Enem 2019 é confiável e vamos mostrar isso”, diz Weintraub

Gazeta do Povo

Nem todas as questões do Enem foram pré-testadas, admite MEC

iG

Inep não respondeu a candidatos que o procuraram para apontar erros no Enem

O Globo

MPF diz que Sisu não teve mínimo de vagas para deficientes e questiona MEC

Uol

Eventos

Ler e Pensar dará prêmios a educadores com boas práticas em sala de aula

As inscrições para a 21.ª edição do Projeto Ler e Pensar já estão abertas e seguem até 23 de março. A iniciativa, que tem por objetivo estimular a leitura e a avaliação de notícias em sala de aula, dura um ano, oferece prêmios a educadores e a assinatura gratuita do jornal durante as atividades previstas para 2020. Ao menos, três mil vagas serão ofertadas.

Gazeta do Povo

Outras do dia

Após advertência e problemas no Enem, hashtag #FicaWeintraub dispara no Twitter

A hashtag #FicaWeintraub está entre os assuntos mais comentados (trending topics) no Twitter, nesta quarta-feira (29). O movimento é uma reação a críticos do ministro da Educação Abraham Weintraub que pedem a sua demissão após a identificação de erros na correção das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, com consequências para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e a abertura das inscrições do Prouni. Weintraub também foi advertido pela Comissão de Ética da Presidência da República por comparar, em uma mensagem nas mídias sociais, os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff com droga encontrada em avião.

Gazeta do Povo

Papa Francisco apoia educação sexual em escolas: ‘Sexo é dom de Deus’

O pontífice é mais avançado que o governo Bolsonaro, que no Brasil defende a abstinência sexual para jovens
“Creio que nas escolas é preciso dar educação sexual. Sexo é um dom de Deus não é um monstro. É o dom de Deus para amar e se alguém o usa para ganhar dinheiro ou explorar o outro, é um problema diferente. Precisamos oferecer uma educação sexual objetiva, como é, sem colonização ideológica”, declarou.

Catraca Livre