Notícias de Educação - 06/fev/2020

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Sala de aula

O que esperar dos novos livros didáticos alinhados à BNCC

Formações e adequação às características da proposta de ensino da escola são importantes para aproveitamento dos novos materiais
O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) está em execução com novas regras, implementadas pelo Ministério da Educação (MEC) em 2017. Desde então, secretarias municipais e estaduais podem escolher as obras adotadas na rede de ensino, uma garantia antes exclusiva aos gestores e professores das escolas. Além disso, agora é possível a indicação de livros para a Educação Infantil e Educação Física, que não estavam contemplados. Uma das mudanças permite que os alunos do Fundamental 1 fiquem com os livros ao final do ano letivo.

Nova Escola

Especialistas defendem a importância do brincar

A presidente da IPA Brasil, organização sem fins lucrativos que defende o direito de crianças e adolescentes de livre acesso à cultura e ao lazer, Janine Dodge, lembrou que a criatividade, a solução de problemas, o pensamento crítico e o trabalho em equipe, fundamentais no mundo atual, são desenvolvidos através de brincadeiras condizentes com cada idade.

Câmara

Frente da primeira infância debate estratégias de promoção do direito ao brincar

Câmara

Gestão

Ano letivo começa sem que MEC defina escolas que vai apoiar para ter tempo integral

O ano letivo teve início na maioria das redes de ensino do País, sem que o Ministério da Educação (MEC) conseguisse definir os colégios que vão ser incluídos no Programa de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. No fim do ano passado, o ministro Abraham Weintraub anunciou que em 2020 ampliaria a modalidade para 500 novas unidades o que, segundo ele, era a maior expansão do programa desde que foi criado em 2016, no governo Michel Temer.

Terra

Conheça as atividades extracurriculares que serão estimuladas nas escolas cívico-militares

Em 2020, o Ministério da Educação (MEC) inicia a implementação de um dos seus principais programas: as escolas cívico-militares. Desenvolvido para promover a melhoria na qualidade da educação básica do país, o novo modelo de ensino vai estimular atividades extracurriculares.
De acordo com o Manual das Escolas Cívico-Militares, a realização desse tipo de atividade contribui para o desenvolvimento da educação integral dos alunos.

MEC

Profissionais da Educação

MG: Servidores estaduais da Educação entram em greve por tempo indeterminado a partir da próxima terça

Os servidores da rede estadual de Educação de Minas decidiram em assembleia realizada nesta quarta-feira (5), em Belo Horizonte, que a categoria vai entrar bem greve a partir da próxima terça-feira (11). A paralisação será realizada por tempo indeterminado.

Hoje em Dia

Inclusão

Toda criança deve poder desenvolver seu potencial pleno

Pesquisas no Brasil e no mundo têm demonstrado que a inclusão de pessoas com deficiência em escolas regulares amplia o desenvolvimento e as potencialidades de todos os estudantes. A própria Apae de São Paulo, hoje Instituto Jô Clemente, acaba de lançar uma pesquisa que reforça essas conclusões.

Folha de São Paulo

Leis e políticas

De abstinência sexual a ação em escolas: 5 mitos sobre a campanha de Damares

De abstinência sexual ao descarte de métodos contraceptivos como o preservativo e o dispositivo intrauterino (DIU). Essas são algumas das narrativas que circundam o debate sobre a nova campanha de prevenção à gravidez precoce, "Tudo tem seu tempo: adolescência primeiro, gravidez depois", lançada pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) em parceria com o Ministério da Saúde.
Apresentada na última segunda-feira (3), a proposta, na verdade, não prega a abstinência sexual ou descarta métodos contraceptivos. Tampouco é voltada para adultos.

Gazeta do Povo

Política partidária

Planalto é alertado de que ministro da Educação perdeu interlocução com o Congresso

O Palácio do Planalto foi alertado que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, perdeu a interlocução com o Congresso Nacional e está inviabilizado com o Legislativo. Isso deve dificultar a negociação de um tema considerado fundamental para o setor: uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para estabelecer as novas regras do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) a partir do próximo ano.

G1

Deputados vão ao STF pedir impeachment de Weintraub

Terra

Ensino Superior

Inadimplência do Fies aumentou cerca de 23% após programa de renegociação

Dados obtidos pela TV Globo mostram que, em dezembro de 2019, 700 mil contratos estavam com mais de 90 dias de atraso nas parcelas, ou 47% do total.
Em abril do ano passado, quando foram estabelecidos os prazos para estudantes devedores, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) afirmou que 567 mil contratos estavam com pelo menos 90 dias de atraso no pagamento das parcelas da dívida e se encaixavam nos critérios para aderir à renegociação.

G1

Nova modalidade de pós-graduação dá autonomia para estudante montar o curso

Quem disse que pós-graduação precisa ser sempre igual? Lançado pela ESPM no início de 2019, o Master Custom Class Mentoring é uma opção inovadora de aprendizado que permite ao estudante personalizar as próprias disciplinas e horários, além de desenvolver um projeto real dentro da área com a qual mais se identifica. Tudo isso, com acompanhamento individual e exclusivo de um professor mentor que o auxiliará do início ao fim do curso.

iG

Faculdade de Engenharia de SP anuncia que será fechada

Por meio de um comunicado estampado em seu site na internet, a Faculdade de Engenharia São Paulo (FESP), localizada na região da Bela Vista, centro da capital paulista, anunciou o fechamento da instituição. A FESP existe há 45 anos.

EBC

Eventos

MEC capacita professores para alfabetizar alunos com deficiências

O Ministério da Educação (MEC) abriu vagas para capacitar 1.200 professores na alfabetização de estudantes com deficiências. O curso é gratuito e tem como público-alvo professores de educação básica dos sistemas públicos de ensino de estados, municípios e do Distrito Federal.

EBC

Polêmicas

Bolsonaro ironiza 'último lugar' do Brasil no Pisa e fala em 'privilégio'

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira, durante evento alusivo aos 400 dias do seu governo, que o ministro da Educação , Abraham Weintraub , é "privilegiado" porque a área comandada por ele está "em último lugar" e, por isso, não pode ser ultrapassada por ninguém. A ironia fez referência ao resultado do país na última prova do Pisa, sigla em inglês para o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes.

iG

Outras do dia

Doria acusa Eduardo Bolsonaro de publicar 'fake news' sobre escolas cívico-militares em SP

O governador de São Paulo, João Doria (PSBD), acusou o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), de propagar notícias falsas em sua conta no Twitter. Em uma publicação realizada na noite desta terça-feira, o tucano classificou como "fake news" uma mensagem publicada anteriormente pelo filho do presidente Jair Bolsonaro acerca da adesão da administração paulista ao projeto de escolas cívico-militares elaborado pelo Ministério da Educação (MEC).

O Globo