Notícias de Educação - 07/fev/2020

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Dicas

Maritaca, o podcast que incentiva leitura infantil

Desenvolver nas crianças o interesse pela leitura e pelos livros é um desafio para familiares e educadores, mas o podcast Maritaca pode os ajudar nessa missão. O ponto forte do podcast é a contação de histórias.

Desafios da Educação

Projetos

Caixa de sonhos combate reprovação e resgata motivação dos alunos

Ao iniciar o ano letivo, deparei-me com uma turma que apresentava um grande índice de repetência, na maioria das vezes ocasionado pela falta de domínio da escrita convencional. Com a convivência diária, percebi uma certa desmotivação dos alunos em relação aos estudos, refletindo significativamente em seus comportamentos. Foi daí que nasceu o projeto “A caixa dos sonhos”, desenvolvido com o 4º ano do ensino fundamental, na Escola Municipal Antônio José da Rocha, em Major Sales (RN).

Porvir

Gestão

Educação integral faz com que aluno se identifique com a escola

Para Mozart Ramos, integrar habilidades socioemocionais promove avanço na aprendizagem e gera envolvimento do jovem
O atual cenário da educação no Brasil preocupa por diversos fatores: metas de alfabetização não cumpridas, desempenho ruim em avaliações internacionais, diversos problemas no ensino público, entre outros. Para discutir possibilidades de reverter essa situação, o USP Analisa abre a temporada 2020 com um especial em dois programas entrevistando o titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP, Mozart Neves Ramos.

Usp

MEC investe R$ 82,3 milhões para estimular ensino médio em tempo integral

Com os recursos, as escolas selecionadas poderão gerar até 41.130 novas vagas para o ensino médio em tempo integral. São 412 escolas públicas em 26 unidades da Federação. As vagas são destinadas para matrículas do ano letivo de 2020.

MEC

MEC segura quase 20 mil contratações, e federais temem falta de professores

Uma demora na autorização por parte do MEC (Ministério da Educação) está impedindo a contratação de até 19,5 mil professores e técnicos em universidades e institutos federais e gera o temor entre os gestores dessas instituições de que o ano letivo comece com falta de profissionais, prejudicando as atividades acadêmicas.

Uol

Inclusão

Unicamp 2020: aprovações de pretos e pardos diminuem, mas 'nacionalização' alcança recorde

As aprovações de estudantes autodeclarados pretos e pardos na primeira chamada para cursos de graduação na Unicamp diminuíram neste ano, segundo dados divulgados na manhã desta quinta-feira (6) pela comissão organizadora do vestibular (Comvest). O levantamento considera todas as modalidades de seleção aplicadas pela universidade e indica, por outro lado, "nacionalização" recorde nos resultados: foram chamados pela 1ª vez candidatos oriundos de 25 estados e do Distrito Federal.

G1

Estudante ruivo diz ser pardo e entra em medicina por cotas raciais

Michelson Medonça da Silva, um homem com cabelo ruivo e pele branca de 38 anos, entrou no curso de medicina da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) por meio de cotas raciais para negros. Ele alega ser pardo, afirmando ter parentes negros. O caso está sendo investigado pela administração da instituição.

iG

Leis e políticas

Future-se: quais os entraves no Congresso e nas universidades

Um dos principais programas lançados pelo Ministério da Educação na gestão de Abraham Weintraub, o Future-se passou em janeiro de 2020 por uma nova consulta pública e ganhou sua terceira versão desde que foi apresentado pela primeira vez em julho de 2019. A proposta do governo visa dar maior autonomia às universidades federais ao criar incentivos à participação da iniciativa privada nas instituições públicas.
O texto final precisa, agora, ser enviado pelo MEC ao Congresso, já que a iniciativa depende de alterações em leis para poder entrar em vigor. Não há data definida para que isso ocorra. Por conta da resistência da comunidade acadêmica e entre parlamentares, o caminho até sua implantação não deve ser fácil.

Nexo

Projeto prevê capacitação em programação computacional para professores

O Projeto de Lei 2342/19 inclui, entre os objetivos dos institutos federais de educação, o apoio à oferta de capacitação em programação computacional para professores da rede pública. Já aprovado pelo Senado, o projeto está em análise na Câmara dos Deputados.
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Câmara

Deputados podem proibir a educação domiciliar no RJ

Nesta quinta-feira (6), a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) deve analisar um projeto de lei que proíbe a substituição da educação escolar pela educação domiciliar no estado.

Pleno News

Estatística, pesquisas e estudos

86,4% dos gestores escolares da educação básica têm curso superior

Os diretores de escolas no Brasil têm, em sua maioria, diplomas universitários (86,4%), mas apenas um em cada dez cursou uma formação específica para a gestão educacional. Os dados foram apurados, pela primeira vez, no Censo Escolar da Educação Básica 2019. O estudo foi divulgado na última sexta-feira, 31 de janeiro, e encontra-se disponível no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O instituto coordena a pesquisa e a realiza em regime de colaboração com as secretarias estaduais e municipais de educação.

Inep

Avaliação

Inep firma parceria com 48ª instituição de Portugal para aceitar Enem

Na quarta-feira, 5 de fevereiro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou a parceria com o Instituto Português de Administração de Marketing (Ipam), de Lisboa/POR, para aceitar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O instituto passa a ser a 48ª parceria do Inep em Portugal que vai utilizar o Enem como forma de ingresso.

Brasil Escola

Ensino Superior

Depois de erros no Enem e Sisu, alunos reclamam de erro na lista de espera

Estudantes que estão na lista de espera do Sistema de Seleção Unificada ( Sisu ) relataram novo problema no portal que distribui as vagas para as universidades públicas brasileiras.
Essa já é a terceira campanha pelas redes sociais para chamar atenção do Ministério da Educação (MEC) para algum problema no processo. Primeiro foi o #erronoenem , depois veio o #erronosisu e agora surge o #erronalistadeespera .

iG

MEC suspende avaliações de universidades por falta de passagens

Depois da crise com o Enem, Abraham Weintraub está enfrentando desgaste com as avaliações nas universidades. O Inep suspendeu as avaliações das instituições de ensino superior marcadas para esta semana por falta de passagens aéreas.
Integrantes da pasta afirmam que a suspensão se deve à portaria 2.227, publicada pelo MEC em 31 de dezembro de 2019 e que restringe o número de passagens e diárias para professores realizarem atividades fora de suas instituições.

O Globo

Eventos

Meninas SuperCientistas estimula carreira científica entre alunas

Estão abertas, até a próxima quarta-feira (12), as inscrições para a segunda edição do Meninas SuperCientistas, evento que tem como finalidade despertar a curiosidade de estudantes mulheres pela ciência.

R7

MS: Contação de histórias: a técnica milenar que pode ser usada na educação infantil

Ouvir histórias fantasiosas para divertir a mente e dar asas à imaginação nos remete ao tempo de nossos avós. Hoje, com a cada vez maior facilidade de acesso à internet, as crianças as crianças estão cada vez mais vidradas nas telinhas e telonas. Para trazer à tona e reviver essa tradição, o ator Ciro Ferreira se aprofundou na contação de histórias e hoje dá cursos para profissionalizar educadores a usar a técnica na sala de aula.

Midia Max

CE recebe Ministro da Educação para falar sobre problemas do Enem

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, pode comparecer ao Senado na próxima semana para falar sobre os problemas com a correção e atribuição de notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A reunião da Comissão de Educação está marcada para terça-feira (11), às 11 horas.

Senado

Outras do dia

Governo de Rondônia determina recolhimento de 43 livros das escolas, mas volta atrás

Um documento do governo de Rondônia determinava o recolhimento de 43 livros das bibliotecas das escolas públicas. A lista era composta por clássicos de Machado de Assis, Mario de Andrade, Euclides da Cunha, entre outros, e também obras de escritores estrangeiros. Após a informação ter vazado nesta quinta-feira (6), pessoas ligadas ao governo de RO negaram o fato e disseram se tratar de fake news. Mais tarde, depois da confirmação da existência do memorando, o posicionamento oficial passou a ser de que o documento não tinha sido assinado pelo secretário estadual da Educação.

Gazeta do Povo