Notícias de Educação - 10/fev/2020

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Sala de aula

Escolas renovam a grade curricular com aulas de YouTube, negócios e ioga

Empreendedorismo, ioga, produção e edição de vídeo e até desenvolvimento de um creme hidratante são apenas algumas das novas habilidades que serão trabalhadas com alunos dos ensinos fundamental e médio das principais escolas particulares de São Paulo a partir deste ano letivo. As novidades fazem parte de uma adequação às exigências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), promulgada em dezembro de 2017. O foco principal é a formação integral de um aluno com capacidade de tomar decisões, trabalhar em equipe e resolver problemas com autonomia e autoconhecimento. Por trás de todas as aulas que fogem do formato da lousa e giz, está também uma tentativa de prender a atenção dos mais jovens.

Veja SP

Gestão

Governo Bolsonaro muda de posição e quer Fundeb com prazo de validade de 10 anos

MEC antes defendia constitucionalização do principal mecanismo de financiamento da educação, o que era consenso
O governo Jair Bolsonaro quer estabelecer um prazo de validade para o novo Fundeb, principal mecanismo de financiamento da educação básica. O fundo teria vigência de apenas dez anos, de acordo com o defendido por parte do governo. A iniciativa representa uma mudança de posicionamento do Executivo em um dos poucos consensos que havia sobre o tema.

Folha de São Paulo

Estudantes querem psicólogo na escola, mas falta regulamentação

Uma pesquisa da ONG Porvir ouviu mais de 250 mil adolescentes e jovens sobre a expectativa deles com relação a escola. 64% dos estudantes que responderam perguntas da "Nossa Escola em Re(Construção)” afirmaram que gostariam de contar com o apoio de psicólogos na vida escolar. Essa lacuna deve ser preenchida até o fim do ano, tempo que os municípios têm para se adequar a lei 13.935/2019 promulgada em dezembro do ano passado. No entanto, não está definido como será esse processo.

R7

Profissionais da Educação

Excelência na educação

Em um mundo marcado cada vez mais pela disrupção e novas tecnologias, as escolas investem em equipes de professores que adotam metodologias de ensino inovadoras. Com isso, viram fonte de inspiração e exemplo para alunos desde o ensino infantil até a graduação, quando a escolha pela carreira acadêmica ou com foco no mercado é fruto da convivência e empatia conquistada ao longo dos anos de estudo. Afinal, na Era 4.0, formar profissionais de excelência requer um time docente de alto padrão e antenado com uma sociedade em constante transformação.

Estado de Minas

Fonte de inspiração

Estado de Minas

Professor como mediador

Estado de Minas

Um olhar humano

Estado de Minas

Trajetória e experiência

Estado de Minas

Parceiros na evolução

Estado de Minas

Receptivos à inovação

Estado de Minas

Espaço de experimentação

Estado de Minas

Inclusão

Professores com deficiência são 0,3% do total de docentes na educação básica; veja histórias de superação

Dados do Censo Escolar e do Censo da Educação Superior, elaborados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), apontam que 6.711 professores do ensino básico e 1.655 professores do ensino superior têm algum tipo de deficiência.

G1

Estatística, pesquisas e estudos

40% dos professores de ensino médio não são formados na disciplina que ensinam aos alunos

No Nordeste e no Centro-Oeste, porcentagem chega a 50%. Baixa atratividade da carreira docente é a principal explicação para o problema.
Nas escolas brasileiras, cerca de 40% dos professores que atuam no ensino médio não têm formação adequada nas disciplinas que lecionam. São docentes que fizeram a graduação em outra área, não possuem licenciatura ou sequer se formaram na universidade.

G1

Educação profissional cresce em 2019 e alcança 1,9 milhão de matriculados; mulheres são maioria

O número de matrículas na educação profissional aumentou 0,6% em relação ao ano anterior, de acordo com os dados do Censo Escolar da Educação Básica 2019. Com o incremento de 11.519 alunos no total, o censo registrou 1.914.749 matrículas no país. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que realiza a pesquisa anualmente em parceria com as secretarias estaduais e municipais de educação, divulgou os resultados do Censo Escolar em 31 de janeiro.

Inep

Ensino Superior

Em nova falha do MEC, resultado do Sisu atrasa após faculdades receberem lista com erro

Universidades federais de várias regiões do País comunicaram nesta sexta-feira, 7, ter recebido uma lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) com erros. A lista foi enviada para as instituições na quinta-feira, 6, pelo Ministério da Educação (MEC), segundo as próprias faculdades. Algumas horas após o envio, porém, as instituições dizem que o MEC avisou sobre falha na lista e pediu para que não fossem divulgadas.

Terra

Baixo número de funcionários de TI no MEC pode explicar falha no Sisu

R7

Após adiamento, MEC deve divulgar nesta segunda-feira a lista de espera do Sisu 2020

G1

MEC revoga portaria que limitava participação de cientistas em congressos

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, revogou na quinta-feira, 6, a portaria que limitava o número de participantes brasileiros em congressos científicos nacionais e internacionais, datada de 31 de dezembro. A mudança ocorre após uma série de críticas de pesquisadores e associações científicas.

Terra

Negócios

Startup cresce 50% ao ano com modelo inovador de educação

Tanesi fundou em 2013 a Descola, startup de cursos livres e criativos à distância que há quase dois anos é residente do Cubo Itaú, maior hub de empreendedorismo da América Latina. Entre os treinamentos oferecidos pela empresa, estão os de mentalidade ágil, UX Writing, empatia e economia colaborativa.

Gazeta do Povo