Notícias de Educação - 13/fev/2020

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Gestão

O que a Finlândia pode nos ensinar sobre 'fake news'

Quando se trata do reconhecimento público da qualidade de um sistema educacional, as escolas finlandesas figuram há anos no topo das discussões pedagógicas e rankings de avaliação de desempenho.
Mas, para além das ótimas e longevas notas em leitura, matemática e ciências, áreas avaliadas pelo exame da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o país nórdico tem se destacado por outro tipo de ação educacional: o combate à desinformação.

Folha de São Paulo

Processo seletivo para educação é suspenso e início das aulas é adiado por falta de funcionários em MT

Mais de 23,9 mil alunos matriculados em escolas municipais de Rondonópolis (MT) tiveram o início das aulas adiado por falta de funcionários nas escolas. O processo seletivo para contratar profissionais para trabalhar em 68 escolas municipais foi suspenso nesta semana a pedido da Defensoria Pública do Estado.

G1

Profissionais da Educação

'Ser professor deve ser o trabalho mais importante do século 21’, diz especialista que estudou ensino em mais de 20 países

Em uma viagem que incluiu mais de 20 países, Beard visitou escolas que desenvolvem ferramentas e métodos inovadores de ensino para enfrentar os desafios do século 21.
A jornada deu origem ao livro Natural Born Learners, em que ele não apenas reúne os exemplos mais relevantes, como também reflete sobre quais devem ser as principais questões que a educação vai enfrentar nas próximas décadas.

BBC

“Não há sacrifício”, diz Flávio Dino sobre piso de 6,3 mil reais para professores no Maranhão

Quantia anunciada pelo estado é cerca de duas vezes maior que piso nacional
O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), sancionou na segunda-feira 10 a lei que institui o novo piso salarial para os professores do Estado. A proposta fixa o piso com 40 horas de dedicação em 6.358,96 reais. Os contratados por 20 horas terão como piso o valor de 3.179,48 reais. Os valores anunciados pelo estado são cerca de duas vezes maiores do que os do Ministério da Educação para este ano: 2.886,24 reais para 40 horas.

Carta Capital

Inclusão

Alunos denunciam racismo em seleção de cotas da UFRJ

Após diversas denúncias de fraudes no sistema de cotas das universidades públicas do País, a história parece ganhar um novo enredo. Alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) denunciam ao O DIA, nesta terça-feira, um caso de racismo ocorrido no campus Fundão, na Ilha do Governador. Segundo relatos, Julia Rios da Silva, de 22 anos, teria perdido sua vaga após a Comissão de Heteroidentificação da instituição – que avalia o fenótipo dos candidatos (características físicas) que tentam ingressar por cotas – declarar a jovem como "não apta" a usufruir da vaga destinada para candidatos autodeclarados pretos ou pardos.

iG

Seleção para curso de mestrado profissional em institutos federais oferece cota para trans

Além de cotas para pretos, pardos e pessoas com deficiência, o curso de mestrado profissional do Profept, programa da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, do Ministério da Educação (MEC) - que inclui institutos federais e o Colégio Pedro II -, prevê em seu edital cotas para pessoas trans (transexual, transgênero e travesti).

Gazeta do Povo

Leis e políticas

Na educação, o Brasil precisa aprender com o Brasil

Segundo Mozart Neves Ramos, titular da Cátedra Professor Sérgio Henrique Ferreira, o País tem coisas muito boas sendo feitas na área da educação que precisam ser disseminadas
O Mozart Neves Ramos aposta na aliança entre a sociedade civil e a Academia como estratégia para combater um grande mal do Brasil, a descontinuidade das políticas públicas. E pretende começar por Ribeirão Preto a melhora do ensino público. O modelo deve servir para as outras cidades de médio porte (entre 100 mil e 500 mil habitantes) do País.

Usp

Opinião

Os 7 grandes desafios da educação brasileira para 2020

Podemos numerar esses desafios principais em sete: o Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb); a execução do Plano Nacional da Educação (PNE); a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na educação básica; a implantação do novo ensino médio; a implantação das escolas cívico-militares; a implantação de 40% da carga horária a distância para os cursos superiores na modalidade presencial; e aprovação e implantação do Programa Future-se para educação superior pública brasileira.

Gazeta do Povo

Negócios

Ação da Cogna Educação é precificada em R$ 11, conforme comunicado

A empresa disse que arrecadou 2,5 bilhões de reais com a oferta e parte desses recursos será usado em aquisições, de acordo com o comunicado.

Money Times

Eventos

Secretarias municipais de Educação compartilham histórias de sucesso no ambiente escolar

Compartilhar iniciativas que estão dando certo nas escolas brasileiras. Esse foi o mote do encontro “Boas Práticas em Educação”, realizado nesta terça-feira, 11 de fevereiro, na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Educação Básica, convidou representantes de seis secretarias municipais de educação para apresentar casos de sucesso em sala de aula.

MEC

Polêmicas

O que é o 'desafio da rasteira' e por que pânico dos pais pode aumentar risco para crianças

Uma mensagem se tornou viral, nos últimos dias, em grupos de WhatsApp de famílias e escolas. Junto com a mensagem vem um (ou mais de um) vídeo mostrando três adolescentes, um ao lado do outro, fazendo o que é apontado como o mais recente "desafio" circulando entre jovens: quando o adolescente do meio dá um salto, os dois das pontas lhe passam uma rasteira, fazendo com que caiam de costas ou de cabeça no chão.
No entanto, como de costume em debates sobre "febres" da internet — como já ocorreu com a "momo" e com o chamado "desafio da baleia azul" —, os compartilhamentos sobre o "desafio da rasteira" misturam fatos (e riscos) reais com uma dose de desinformação e pânico.

BBC

Profissionais da saúde e educação falam sobre 'brincadeira' que viralizou entre adolescentes

O São Gonçalo