Notícias de Educação - 27/fev/2020

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Dicas

Conheça os 8 projetos selecionados pelo Desafio de Aprendizagem Criativa Brasil 2020

Em 2020, a organização recebeu 138 propostas com o apoio de secretarias de ensino interessadas em desenvolver projetos de aprendizagem criativa. Destes, 30 projetos foram elencados como finalistas e farão parte de um Grupo de Estudo e Trabalho (GET) mediado pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa e MIT Media Lab.

Porvir

Projetos

Em projeto maker, turma da EJA propõe soluções para desafios da comunidade

O principal objetivo do projeto foi criar oportunidades para os alunos utilizarem recursos tecnológicos de baixo custo na resolução de problemas cotidianos. A proposta contemplou o processo de inserção dos alunos no “mundo maker” e a percepção deles enquanto protagonistas de seu meio social. As atividades eram realizadas de forma colaborativa, a fim de propiciar a construção coletiva e reflexiva de todos os protótipos.

Porvir

Colégio em Brasília usa Parkour para estimular autoconfiança

Criada na França no início dos anos de 1990, a prática esportiva chamada de Parkour incentiva as pessoas a saltarem, escalarem, descerem por muros e corrimões de ruas e estações de metrô.
A prática é inspirada em treinamento militar com obstáculos e ganhou força no Brasil, inclusive no ambiente escolar.

MSN

Gestão

Weintraub divulga escolas cívico-militares para 2020

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, divulgou a relação de escolas selecionadas para participar do programa de escolas cívico-militares. A divulgação foi feita na tarde de hoje (26), pelo Twitter pessoal do ministro. São 54 escolas de 22 estados e do Distrito Federal. Os estados que mais terão escolas cívico-militares são Rio Grande do Sul e Pará, ambos com cinco escolas.

EBC

Profissionais da Educação

'SP não paga professor para ficar em casa tomando suco de laranja', diz Doria

Declaração, que também cita preguiçosos, revolta docentes; governador diz que se referia a dez sindicalistas e cita reajuste
Em entrevista, ele afirmou: "Os professores estão sendo sim bem remunerados, mas remunerados de acordo com a sua produtividade. São Paulo não remunera professores para ficarem em casa tomando suco de laranja e sendo preguiçosos. São Paulo remunera professores que trabalham, esses merecem remuneração, atenção e respeito."

Folha de São Paulo

Governo de SP dá reajuste de 12,84% a professores e passa a cumprir piso nacional

Folha de São Paulo

Inclusão

A luta contra os fraudadores de cotas raciais nas universidades públicas

Diversas universidades públicas estão recebendo e investigando denúncias sobre alunos que tentaram driblar o sistema. As denúncias são resultado de uma grande mobilização do movimento negro para identificar e combater fraudes nas cotas e evitar que haja abusos no direito, conquistado após anos de luta.

BBC

“Estado não pode determinar o que é melhor para a pessoa com deficiência”

Ativista dos direitos da pessoa com deficiência e ex-secretário de educação do Paraná, o senador Flávio Arns (Rede-PR) tem acompanhado de perto o trabalho do Ministério da Educação (MEC) na formulação de alterações na Política Nacional de Educação Especial e defende as mudanças para que pessoas com deficiência tenham a opção de estudar em escolas especiais.

Gazeta do Povo

Estereótipos de gênero impedem rapazes de ler tão bem como garotas

As garotas não são boas a matemática. Os rapazes não são bons para ler. Esses estereótipos negativos não são apenas reforçados por professores e pais, mas também pelos colegas na sala de aula, segundo um novo estudo.

MSN

Leis e políticas

Fundeb: governo avalia usar recursos do Sistema S para educação básica

Na tentativa de identificar fontes para arcar com o aumento da complementação da União no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), o governo avalia usar recursos do Sistema S. A alternativa foi aventada pela equipe econômica, que negocia com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), um texto mais favorável ao governo.

O Globo

Projeto proíbe organização de ensino fundamental em ciclos

O Projeto de Lei 6/20 veda aos sistemas de ensino organizar o ensino fundamental em ciclos. Em análise na Câmara dos Deputados, o texto altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96), que hoje permite essa possibilidade.
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania

Câmara

Curso superior poderá aproveitar crédito de aluno na educação profissional técnica

O Projeto de Lei 6494/19 permite que as instituições de ensino superior aproveitem os créditos obtidos por estudante na educação profissional técnica na modalidade presencial, sempre que o curso técnico e o superior forem de áreas afins, até o limite de 400 horas/aula.
A Câmara vai criar uma comissão especial para analisar a proposta, que tramita em caráter conclusivo.

Câmara

A lei que obriga a presença de psicólogos e assistentes sociais no ensino básico

A implementação das ações de psicologia educacional tem data para ser concluída: 12 de dezembro de 2020. Antes disso, o Executivo deve regulamentar a nova lei por meio de decreto, indicando as responsabilidades dos profissionais que atuarão no ensino básico.
O que se sabe até o momento é que o objetivo da presença de psicólogos e assistentes sociais é desenvolver ações para a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem e da convivência. As prioridades serão definidas a partir do projeto pedagógico de cada instituição de ensino, com a participação da comunidade escolar.

Desafios da Educação

Proposta reserva 10% das bolsas do Prouni para idosos de baixa renda

O Projeto de Lei 6435/19 reserva 10% das bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni) para os idosos (60 anos ou mais) com renda familiar mensal inferior a dois salários mínimos.
O PL 6435/19 será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; Educação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Câmara

Política partidária

Escola cívico-militar em RO afasta professores que queriam ir a reunião do sindicato

Uma escola cívico-militar em Rondônia, gerenciada pela PM (Polícia Militar), mas com professores da rede estadual de educação, determinou a dispensa de dez professores por eles terem indicado interesse em participar de assembleia do sindicato da categoria.

Folha de São Paulo

Estatística, pesquisas e estudos

Municípios concentram 42,9% das matrículas dos anos finais do ensino fundamental

A rede de ensino municipal é responsável por 21,7 milhões de matrículas, considerando a educação infantil e o ensino fundamental. Apesar de a Constituição Federal estabelecer que os municípios devem atuar prioritariamente nessas etapas de ensino, observa-se que, nos anos finais (6º ao 9º ano) do fundamental, há um equilíbrio entre as redes municipal e estadual – 41,6% das matrículas estão em escolas da rede estadual. Os dados fazem parte dos resultados do Censo Escolar 2019, calculado pela Diretoria de Estatísticas Educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com secretarias estaduais e municipais de educação.

Inep

Opinião

O problema das crianças terceirizadas

O termo “educação” está amplamente relacionado à família, ao estado e à sociedade, cada um com diferentes funções e objetivos: educar para a vida, para as necessidades do mercado ou para a criação de uma consciência social, científica, cultural e histórica. Contudo, o papel da escola e o dos pais ou responsáveis parecem estar cada vez menos definidos.

Gazeta do Povo

Ensino Superior

Reforma tributária não traz novo risco a universidades, diz economista autor da proposta

Desde que ganhou força no Congresso a proposta de reforma tributária que acaba com o imposto que financia as universidades estaduais de São Paulo, reitores têm manifestado preocupação com o futuro das instituições. No entanto, para Bernard Appy, economista autor do estudo que embasa o projeto, não há motivo para tanto receio.

Folha de São Paulo

Especialistas criticam MEC por novo modelo de concessão de bolsas

O novo formato vai levar em consideração o IDH dos municípios, podendo conceder até o dobro de bolsas para localidades mais pobres
Para especialistas, o critério do IDH não faz sentido pois municípios mais pobres podem nem ao menos ter programas de doutorado. "Os melhores doutorados, as pesquisas de ponta, não estão em municípios mais pobres", disse Simon Schwartzman, que já foi da Conaes (Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior).

R7

Como será o novo modelo de concessão de bolsas de pós-graduação da Capes

Gazeta do Povo

Após atraso e reclamações, Ministério da Educação publica resultado do Fies

O Ministério da Educação (MEC) liberou na noite desta quarta-feira (26) os resultados do Fundo de Financiamento Estudantil ( Fies ). Alunos já podem acessar a lista dos aprovados pelo site. O resultado do Fies estava previsto para ser divulgado ao longo desta quarta-feira, mas a publicação apenas à noite gerou reclamação de estudantes.

iG

Eventos

Audiência do MPF debaterá autonomia de instituições de ensino superior

O Ministério Público Federal (MPF) anunciou hoje que promoverá uma audiência pública para debater a autonomia das instituições de ensino superior no Brasil. O encontro acontecerá no dia 14 de março, às 14h, no auditório da Procuradoria Regional da República da 4ª Região, em Porto Alegre.

Uol

Outras do dia

Manuel Castells anuncia fim de “salários de miséria” dos professores temporários nas universidades espanholas

O ministro Manuel Castells sabe muito bem que o Ministério das Universidades, criado há um mês, tem “poucas atribuições”, mas se propôs acabar com a precariedade do quadro do professorado das universidades, muito envelhecido ou renovado com esquemas precários: falsos professores associados (contratados temporariamente) ou pesquisadores interinos que vão encadeando contratos ruins. Para isso necessita da colaboração do Ministério do Trabalho, também nas mãos do partido Podemos, e a cumplicidade das universidades, que há anos reivindicando mais recursos financeiros para subsistirem. Castells fez esse anúncio na Câmara dos Deputados nesta sexta-feira, durante a apresentação das linhas fundamentais de seu mandato.

El País