Notícias de Educação - 28/fev/2020

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Sala de aula

Como abordar coronavírus e outras epidemias com a turma?

Saiba como explorar as fake news, transmissão de microrganismos e análises de dados estatísticos e de mapas no Ensino Fundamental
O novo coronavírus (2019-nCoV), até então desconhecido, chamou atenção do mundo já na primeira semana de 2020 pelo alto número de casos. Além da abordagem de saúde pública que pode render discussões para a comunidade escolar, o tema pode ser tópico para desenvolver habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em Ciências, Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia. “É o tipo de conteúdo que dá para ser abordado em todas as séries. Ele é relevante e pode ser facilmente trabalhado de forma interdisciplinar”, afirma a professora Maria Cristina Muñoz, da EM Coronel Ladislau Leme, em Bragança de Paulista (SP), e membro do Time de Autores de NOVA ESCOLA.

Nova Escola

Tecnologia

A internet das coisas na educação do novo século

No espaço educacional, as tecnologias de informação e comunicação (TIC) já vêm sendo utilizadas. Mas evidentemente, com a IoT chegamos a um outro nível. Já não se trata somente de montar uma exibição de powerpoint para aula de ciências ou história, muito menos de utilizar um mapa interativo a partir de um smart board. A Internet das coisas vai muito além disso.

Universia

Era digital pode mudar hábitos de leitura e educação no Brasil

No mês em que é celebrado Dia Nacional do Livro Didático, o proprietário da rede editorial Capital das Letras, Rafael Saad, defente as “cidades inteligentes” e como a tecnologia pode favorecer a educação e o mercado editorial. Para ele, o livro digital tem grandes vantagens, tais como o baixo custo e a forma de armazenamento. Em contraponto, o o livro físico, anteriormente indispensável nas escolas, corre o risco de se tornar obsoleto. O que pode impactar de forma bastante negativa, o mercado editorial no país.

Opção

Gestão

Com a menor rede de ensino, região Norte tem 1/3 das escolas escolhidas para modelo cívico-militar

Com a menor rede de ensino do Brasil, a região Norte do País é a que concentra a maior parte das escolas selecionadas pelo Ministério da Educação (MEC) para receber o Programa de Escolas Cívico-Militares (Pecim), uma das principais bandeiras do governo Jair Bolsonaro para a área. Desde que a ação foi anunciada, especialistas e gestores educacionais alertam que a política beneficia um número limitado de estudantes e que não é uma solução para os maus resultados educacionais brasileiros.

Terra

Escola cívico-militar: MP dá prazo para Campinas propor melhorias para unidade atingir meta no Ideb

G1

MEC busca gestores de projetos para Plano de Transformação Digital

O Ministério da Educação (MEC) vai selecionar três servidores efetivos do Executivo federal para atuar como gestores de planejamento e gerenciamento do Plano de Transformação Digital do MEC. O objetivo é melhorar a qualidade dos serviços educacionais prestados pelo Estado.

MEC

Profissionais da Educação

BA: Secretaria de Educação do Estado se posiciona sobre corte nos salários dos professores estaduais

De acordo com o comunicado, “o Estado não foi informado oficialmente sobre a paralisação” e a decisão “seguiu entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), na linha de que a administração pública deve proceder ao desconto dos dias de paralisação”. A nota destaca também que menos de 30% das escolas estaduais aderiram ao movimento.

Bahia no Ar

BH: Professores da rede municipal de ensino entram em greve por tempo indeterminado

Professores da rede municipal de ensino entraram em greve, por tempo indeterminado, a partir desta quinta-feira (27). De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores de Educação da Rede Pública de Belo Horizonte (Sind-Rede/BH), os profissionais reivindicam aumento nos salários e o pagamento de parcelas que estariam atrasadas.

Hoje em Dia

Inclusão

Projeto ajuda estudantes de escolas públicas a entrarem na faculdade

Com o Salvaguarda, Vinícius Andrade aposta na informação para diminuir a distância entre estudantes e as universidades públicas
Desse inconformismo com a realidade e o entendimento do abismo que há entre a vida em uma universidade de ponta e a realidade da maioria dos estudantes de escolas públicas, o jovem Vinícius criou o projeto Salvaguarda que tem como objetivo orientar alunos sobre vestibular, Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), além de ajuda com redação.

R7

Leis e políticas

Deputados apresentam Projeto de Lei para manter emissão da carteirinha digital

Após a Medida Provisória (MP) da carteirinha digital perder a validade, os deputados federais Weliton Prado (PROS-MG) e Ricardo Izar (PP-SP) apresentaram um projeto de lei para manter a emissão do documento, de forma gratuita, pelo Ministério da Educação. Instituída em setembro pelo Executivo, a carteirinha permite pagamento de meia-entrada em shows e eventos.

Uol

Avaliação

Cidade de SP tem desempenho abaixo da meta em novo índice de avaliação do ensino fundamental

A rede municipal de ensino de São Paulo ficou abaixo da meta na primeira edição do Índice de Desenvolvimento da Educação Paulista (Idep). O indicador criado pra avaliar anualmente o desempenho dos estudantes das mais de 500 escolas municipais foi lançado em 2019 pela Prefeitura de São Paulo.

G1

Opinião

MEC, cadê as visitas às faculdades?

Já houve casos em que as comissões avaliadoras encontraram bibliotecas quase sem livros, assim como outras com muitas obras, mas de edições bem ultrapassadas
Enquanto o MEC não define seus rumos, as universidades seguem funcionando sem um elemento importantíssimo para o controle da qualidade: as visitas de avaliação.

O Globo

Eventos

Comissão de Educação analisa medidas para combater evasão escolar

Está na pauta da Comissão de Educação (CE) o Projeto de Lei (PL) 871/2019, que estimula a prevenção à evasão e ao abandono escolar. Segundo o autor da proposta, esses problemas representam um “drama persistente” no país. A reunião da CE está agendada para esta terça-feira (3), às 11h. 

Senado

Policiais e jurídicas

Aluna de 16 anos processa estado de SC por doutrinação esquerdista em sala de aula

Uma estudante de 16 anos e a mãe dela entraram na Justiça pedindo reparação de danos contra o estado de Santa Catarina. Elas alegam que foram vítimas de doutrinação esquerdista por uma professora da rede estadual de ensino e pedem R$ 50 mil de indenização para cada uma, somando R$ 100 mil.

Folha de São Paulo

DF: Justiça concede liminar que proíbe funcionamento de colégio no Sudoeste

A Justiça do Distrito Federal concedeu liminar que proíbe o funcionamento do Colégio COC no Sudoeste. A decisão, desta quinta-feira (27/2), atende a pedido do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) de impedir as aulas na unidade até que a escola receba o Habite-se. A instituição de ensino informou que entrou hoje com o pedido da documentação e, como ainda não foi citada oficialmente, terá aulas normalmente nessa sexta-feira (28/2).

Correio Braziliense

Polêmicas

"Uma onda varre o planeta, e se chama Design Inteligente", diz cientista

A teoria da evolução está em "crise" e propostas como a de que há um "designer inteligente" por trás da criação do universo merecem, mais do que nunca, ganhar espaço nos debates da sociedade. É o que defendem cientistas adeptos à Teoria do Design Inteligente (TDI) que se reuniram, no último dia 23, com um grupo de evangélicos para discutir as evidências a favor de Deus na bioquímica.

Gazeta do Povo

Outras do dia

Escolas do Japão devem fechar devido ao coronavírus após mulher ser diagnosticada com a doença duas vezes

Todas as escolas de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio do Japão serão orientadas a ficar fechadas de 2 de março até o fim das férias da primavera em abril para ajudar a conter o surto de coronavírus, afirmou o primeiro-ministro Shinzo Abe nesta quinta-feira (27).

G1