Notícias de Educação - 30/mar/2020

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Destaque: Coronavírus

Impacto emocional nas crianças

Uma geração inteira está se desenvolvendo em meio à uma pandemia. O massacre de informações transformou questionamentos adultos em medos infantis. Como sair fortalecido desse trauma?

IstoÉ

Escolas estaduais usam plataforma digital para continuar aulas no RJ

Com o fechamento das escolas para evitar maior circulação do novo coronavírus, alunos de ensino médio de escolas estaduais do Rio de Janeiro começarão a estudar online, a partir da próxima segunda-feira (30). A plataforma utilizada será viabilizada através do Google For Education e os tutoriais já estão disponíveis para alunos e professores nas redes sociais da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc). Para acessar os conteúdos, que estarão disponíveis a partir da próxima semana, será necessário a criação de uma conta Google.

Metro

Secretaria da Educação define ações para implementar ensino a distância no Ceará durante pandemia de coronavírus

G1

Plataforma educacional do MEC tem o maior número de acessos dos últimos 12 meses

MEC

Plataformas abrem acervo de 1700 filmes para educar

Porvir

Como usar o Google Classroom

O Google Classroom ou a Sala de Aula do Google é uma ferramenta on-line gratuita que auxilia professores, alunos e escolas com um espaço para a realização de aulas virtuais. Por meio dessa plataforma, as turmas podem comunicar-se e manter as aulas a distância mais organizadas.

Brasil Escola

Os desafios de ensinar crianças em casa na quarentena

Famílias brasileiras tentam se adequar ao homeschooling, ou educação domiciliar. Especialistas ouvidos pelo ‘Nexo’ recomendam investir na qualidade do convívio mais do que na quantidade de atividades
Muitas instituições e autoridades de ensino têm procurado municiar as famílias com conteúdos educativos para serem aplicados em casa. O objetivo é minimizar o impacto da perda de aulas durante os meses de quarentena e dar continuidade ao currículo escolar.

Nexo

Universidades avaliam possibilidade de suspensão de vestibulares

A maioria das universidades ainda não decidiu se vai suspender a realização dos próximos vestibulares, diante do avanço da pandemia do novo coronavírus no Brasil. Algumas instituições organizam provas também no meio do ano. Por enquanto, a maior parte vai aguardar a evolução do cenário para decidir pela suspensão das provas presenciais.

R7

Universidades públicas suspendem aulas virtuais em meio ao coronavírus; particulares se mobilizam contra redução de mensalidades

G1

Capes aumenta bolsas em 42% dos cursos de mestrado e doutorado

MEC

SP - Coronavírus: apesar das férias antecipadas, funcionários continuam trabalhando em escolas municipais

Terra

Plano do Ministério da Saúde prevê ampliar isolamento com fechamento de escolas

Documento distribuído a secretários estaduais de saúde e gestores do SUS sugere estratégia de transição para os meses de abril, maio e junho.
O Ministério da Saúde distribuiu neste sábado (28) a secretários estaduais de saúde e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) no país um plano de ação de quarentena que recomenda o fechamento de escolas e universidades no mês de abril, com a possibilidade de estender a medida para o mês de maio, como meio de combate à pandemia do coronavírus.

G1

Aulas em MS podem ficar suspensas até o final de abril - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Campo Grande News

Mensalidade mantida para aulas on-line: suspensão de atividades presenciais não altera contrato

A suspensão das aulas presenciais imposta pela Covid-19 trouxe à tona o debate sobre a viabilidade da redução das mensalidades escolares, já que várias instituições têm adotado ferramentas on-line para transmitir conteúdos aos alunos. Mas o ensino via web praticado para diminuir o risco de transmissão do novo coronavírus está longe de configurar Educação a Distância (EAD). Por isso, não interfere no valor pago por quem contratou aulas presenciais.

Hoje em Dia

BA: Escola reduz mensalidade em 30% por conta da pandemia

Correio

MG: Justiça prorroga fechamento de escolas particulares por tempo indeterminado

Hoje em Dia

Motoristas de van escolar de SP passam a ajudar equipes de saúde no combate ao coronavírus

Acostumada a buscar crianças em casa e levá-las para a escola, a motorista Viviane Alves, de 39 anos, percorreu caminhos diferentes de São Paulo nesta primeira semana de suspensão de aulas na cidade: foi a centros de distribuição de vacinas e unidades básicas de saúde para ajudar no combate à epidemia do novo coronavírus.

Folha de São Paulo

Em tempos de coronavírus, indústria da educação dos EUA, de US$ 600 bi, se rende à web

Em questão de semanas, com o fim das férias de primavera no Hemisfério Norte, a indústria do ensino superior, de mais de US$ 600 bilhões, deve repentinamente se voltar para uma abordagem que muitos resistiram: a educação on-line.

O Globo

Leis e políticas

Deputados defendem votação da PEC do Fundeb durante emergência do coronavírus

Relatora lembra que se proposta não for aprovada logo, escolas não terão como funcionar a partir de 2021
Até o final deste ano, o novo Fundeb deve ser aprovado pelo Congresso Nacional. Na Câmara dos Deputados, a proposta de emenda à Constituição (PEC 15/15) do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (e de Valorização dos Profissionais da Educação) ainda precisa ser votada na comissão especial, onde a relatora, deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), apresentou relatório em 11 de março. Mas, com a pandemia do novo coronavírus, a votação do texto acabou não ocorrendo ao longo do mês.

Câmara

Estatística, pesquisas e estudos

Pesquisa aponta satisfação de professores brasileiros com o ambiente de trabalho

Os professores dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio no Brasil mostram-se, em sua maioria, satisfeitos em relação ao ambiente de trabalho. A constatação é parte da Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Teaching and Learning International Survey – Talis) 2018, que foi realizada sob a coordenação da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é o responsável pela aplicação da Talis no país, em parceria com as secretarias estaduais de educação.

Iep

Avaliação

Ministro da Educação desmente informação sobre adiamento do Enem 2020

Após especulações de que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 poderia ser adiado por conta da paralisação das aulas em consequência do coronavírus (Covid-19), o ministro da educação, Abraham Weitraub, desmentiu a informação na última quarta-feira, 25 de março.

Brasil Escola

Opinião

Sua escola nunca mais será a mesma

Nunca estivemos tão próximos e ao mesmo tempo tão distantes. Nunca fomos tão virtuais. E, reparem, nunca estivemos tanto tempo em casa com nossas crianças e adolescentes. Não, não é fácil sintonizar o home office com as tarefas domésticas. Não é fácil concentrar no trabalho com os pequenos batendo à porta pedindo atenção. Eles estão aí na sala, no quarto, no jardim, transbordando energia sem saber como canalizar esta sobrecarga repentina que os prendeu em domicílio e os arrancou da rotina escolar.

Porvir