Notícias de Educação - 31/mar/2020

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Destaque: Coronavírus

Governo vai dispensar escolas de cumprir 200 dias letivos

O governo prepara uma medida provisória para liberar as escolas do país da exigência legal de cumprir 200 dias letivos em 2020. Por causa do avanço no novo coronavírus, as aulas estão suspensas em boa parte do Brasil.

CNN

Plano do Ministério da Saúde prevê ampliar isolamento com fechamento de escolas

G1

Secretário de Saúde sugere suspender quarentena na próxima semana em SP

O Globo

Ministério da Justiça orienta pais sobre mensalidades escolares

A Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, divulgou nesta quinta-feira (26) nota técnica recomendando que os consumidores evitem cancelar ou pedir descontos ou reembolso total ou parcial em mensalidades de instituições de ensino que tiveram as aulas suspensas em razão do novo coronavírus (Covid-19).

R7

MG - Coronavírus: projeto de lei quer redução de 50% na mensalidade de escolas particulares

Hoje em Dia

Suspensão das aulas: ferramentas digitais para aprendizagem a distância

As ferramentas digitais se apresentam como uma alternativa para manter processos de aprendizagem durante o período de isolamento, nos contextos em que há acesso à internet. Trazemos neste texto algumas opções gratuitas que escolas e professores podem utilizar para criar, selecionar e disponibilizar materiais para os alunos enquanto as aulas presenciais não retornam.

Medium

Escolas particulares se preparam para implementar ensino pela internet

Correio Braziliense

MEC abre 31,7 mil vagas de cursos técnicos e de qualificação profissional em EaD

MEC

PA: Videoaulas da Seduc começam a ser transmitidas nesta segunda-feira, 30

Começa nesta segunda-feira (30), a transmissão das videoaulas produzidas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em parceria com a Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa). Mais de 600 mil alunos, matriculados na rede estadual de ensino, terão acesso aos conteúdos ministrados em sala de aula no site da Seduc e pela TV Cultura.

G1

DF: Alunos de escolas públicas devem ter aulas pela TV e internet

Correio Braziliense

Com aulas suspensas, merendeiros e cuidadores são demitidos em SP

Folha de São Paulo

Senado aprova distribuição de merenda escolar aos estudantes sem aulas

iG

Sala de aula

Por que a Wikipédia pode e deve ser usada para o ensino

Esta pesquisa elaborada por Vinícius Medina Kern, publicada na revista Perspectivas em Ciência da Informação, contraria uma recomendação que muitos já ouviram de seus professores: não consulte a Wikipédia.
(...) No entanto, qualquer um pode verificar as informações analisando as fontes usadas nos verbetes, e é isso que o artigo recomenda: o uso crítico da Wikipédia na aprendizagem.

Nexo

Conheça a teoria da pirâmide de aprendizagem de William Glasser

Muitos estudantes passam por problemas parecidos ao se prepararem para uma prova: pegam o livro, começam a leitura, mas a concentração não colabora. Ou, ainda, estudam na véspera, fazem o teste e, dias depois, já não se lembram de nada. É para driblar esses desafios que a pirâmide da aprendizagem pode ser usada.
Ela é uma teoria que visa à otimização na retenção dos conteúdos pelos alunos. Pode ser aplicada para qualquer idade, mas aqueles que se preparam para o Enem e vestibulares podem usufruir ainda mais de seus benefícios.

MSN

Gestão

MEC altera calendário anual do e-MEC; instituições devem ficar atentas às datas

O Ministério da Educação (MEC) alterou os prazos do calendário para ingresso de processos regulatórios no sistema eletrônico e-MEC por conta da pandemia do novo coronavírus. A plataforma é importante para manter o funcionamento regular das instituições de educação superior, que devem acessá-la e ficar em dia.

MEC

Profissionais da Educação

MG: Kalil não vai cortar salário de professores grevistas e anuncia novo calendário escolar

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, decidiu que não vai cortar o salário dos professores municipais de Belo Horizonte que fizeram greve de 21 dias. A redução nos vencimentos havia sido anunciada pelo Executivo, que classificou a greve como ilegal. Contudo, nesta segunda-feira (30), a PBH disse que o momento é de união e, por isso, vai montar um novo calendário escolar para repor as aulas perdidas e não irá punir os docentes que ficaram parados.

Hoje em Dia

Avaliação

Ministério da Educação divulga cronograma oficial do Enem 2020

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou no Diário Oficial desta terça-feira (31) o crogongrana oficial para a realização do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) impresso deste ano, nos dias 1º e 8 de novembro.

R7

Educação de Jovens e Adultos

Digitalizados, certificados do Encceja em SP poderão ser impressos de casa

A Secretaria da Educação do estado de São Paulo anunciou em nota que, a partir de hoje, os certificados do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) serão digitalizados, encerrando a obrigatoriedade da retirada pessoal pelos aprovados.

Uol

Negócios

Como as startups estão transformando a educação brasileira

A educação é um dos setores mais carentes do Brasil. Onde há dificuldade, há também startups em busca de oportunidades de mercado. As chamadas edtechs atuam em setores tão diversos quanto conectar escolas aos pais dos alunos, revisar conteúdos por meio da agilidade da internet e usar elementos lúdicos para melhorar a transmissão de conhecimento.

Época Negócios