Notícias de Educação - 08/abr/2020

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Destaque: Coronavírus

Mais de 90% das escolas do mundo fecharam durante a pandemia

Mais de 90% dos estudantes matriculados no mundo estão sem aula por causa da pandemia do coronavírus - e isso aconteceu em apenas algumas semanas, segundo a UNESCO, agência pertencente à Organização das Nações Unidas (ONU).
Ao todo, escolas de 188 países fecharam suas portas no dia 4 de março, afetando 91,3% dos estudantes, desde o ensino fundamental até a universidade. O número total de estudantes impactados foi de 1.576.021.818 .

iG

Há 126 milhões de estudantes de países latinos sem aulas

iG

A pandemia e os impactos irreversíveis na educação

Gazeta do Povo

Como a educação tem reagido ao isolamento

O Estado de São Paulo

Professores falam de suas angústias nesse período de quarentena

De uma semana para outra as escolas tiveram de se reinventar após a suspensão das atividades para combater a pandemia de coronavírus. A aula online virou uma realidade e os professores tiveram de se adaptar do dia para a noite.

R7

MG: Ministério Público muda regras para pagamento de mensalidade para educação infantil

O Ministério Público de Minas Gerais anunciou nesta terça-feira (7) mudanças no pagamento das mensalidades escolares para educação infantil. Agora é possível realizar a suspensão do contrato e receber desconto mínimo de 29,03% referente às aulas que não puderam ser oferecidas no mês de março devido à pandemia pelo coronavírus.
O comunicado foi emitido através da nota técnica 01/2020 assinada pelo procurador de Justiça e coordenador do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidos (Procon-MG), Amauri Artimos da Matta. Ele pediu que as informações fossem encaminhadas aos órgãos públicos, bem como aos presidentes dos Sindicatos de Escolas Particulares do estado e para entidades civis.

Mais Minas

BA: Secretaria da Educação discute estratégias para levar conteúdos a estudantes sem acesso à internet

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) promoveu na última segunda-feira (06), um encontro virtual, com mais de 100 partipantes ligados aos movimentos territoriais, para discutir estratégias que atendam a estudantes quilombolas, indígenas, aqueles que moram em áreas remotas e até nas cidades, mas que não têm acesso às plataformas digitais e redes sociais.

Varela Notícias

Aula inaugural do Centro de Mídias SP e TV Educação é sucesso entre os estudantes

O Centro de Mídias da Educação de SP é uma plataforma que vai permitir que os 3,5 milhões de estudantes da rede estadual tenham acesso gratuitamente a aulas ao vivo, videoaulas e outros conteúdos pedagógicos durante o período do isolamento social provocado pelo combate ao covid-19.

CEE-SP

Sindicato de professores entra com medida contra EAD na rede estadual de SP

Uol

Pandemia amplia comunicação digital nas escolas e modifica formatos de educação nas redes de ensino

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) acelerou a comunicação digital em todas as áreas da sociedade, e com a educação não foi diferente. Como quase um milhão de estudantes tiveram suas aulas suspensas ou reconfiguradas em todo o mundo, conforme anunciou a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), diversas instituições de ensino precisaram se adaptar e transformar de forma emergencial seu método de ensino de presencial para online.

Amazônia Brasil

Internautas não conseguem fazer matrículas em cursos on-line do MEC

Correio Braziliense

MEC oferta cursos a distância sobre a Base Nacional Comum Curricular

MEC

Pesquisa mostra como líderes educacionais e edtechs veem o cenário pós-coronavírus

Se por um lado a pandemia do coronavírus COVID-19 coloca a tecnologia em destaque, por outro, seus efeitos no curto prazo preocupam tanto empresas de tecnologia educacional, as chamadas edtechs, quanto líderes de escolas e instituições de ensino superior privadas. O levantamento “Impacto no Cenário Brasileiro de Inovação na Aprendizagem: COVID-19“, realizado pela Future Education, aceleradora dedicada ao empreendedorismo educacional, ressalta no entanto que investir em novas tecnologias e produtos serão as principais estratégias de crescimento para superar a crise nos próximos 12 meses.

Porvir

Coronavírus: estudo britânico questiona 'relação custo-benefício' do fechamento de escolas

Segundo um estudo recente de pesquisadores da Universidade College de Londres, deixar os estudantes em casa tem um impacto pequeno no espalhamento da doença covid-19. Cientistas que assessoram o governo britânico, no entanto, afirmam que a medida desempenha, sim, um papel importante de contenção.
Se por um lado as crianças não desenvolvem sintomas graves quando contraem o vírus, por outro elas ainda podem transmitir a doença para outras pessoas. Em geral, estima-se que alguém com o Sars-CoV-2 no corpo o transmite para até três pessoas.

BBC

Política partidária

Deputados do PSB protocolam pedido de impeachment do ministro da Educação

Membro da Comissão de Educação da Câmara, o deputado federal Danilo Cabral (PSB), junto com outros parlamentares do PSB, protocolou o pedido de impeachment do ministro da Educação, Abraham Weintraub, que acusou indiretamente a China de esconder informações sobre o coronavírus do resto do mundo para posteriormente lucrar com leilões de equipamentos médicos.

NE10

Estatística, pesquisas e estudos

Total de bolsas do Prouni na educação a distância para futuros professores cresceu em 53% em 8 anos

O índice foi alimentado pela possibilidade de estudar via EAD (Ensino a Distância), tendo sido a opção de 67% dos estudantes da área de educação em 2018.

Barbacena +

Avaliação

Projeto suspende calendário de provas do Enem durante pandemia

No texto do PDL 137/2020, o senador considera “inoportuna” a publicação dos editais em face da emergência epidemiológica da Covid-19, que levou o Brasil a reduzir drasticamente as atividades escolares.

Senado

Ação popular pede adiamento do Enem deste ano

O Estado de São Paulo

Parlamentares e entidades discutem impactos da Covid-19 no Enem

Folha de São Paulo

Inep recebe quase 670 mil solicitações de isenção da taxa de inscrição em 24 horas

Inep

Eventos

CNE: A educação frente à pandemia

O Conselho Nacional de Educação (CNE), em parceria com o Todos Pela Educação e apoio do Banco Mundial promove, às 14h30 do dia 8 de abril, o webinário “A educação frente à pandemia”.
O evento online, que contará com a presença de representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), tem como objetivo debater aspectos regulatórios, evidências e desafios da educação ao longo do período de aulas presenciais suspensas.

Porvir

Outras do dia

Isolado, Weintraub completa 1 ano no MEC, e acumula polêmicas e projetos no papel

A despeito de boatos e pedidos por sua saída, ele segue com respaldo do presidente Jair Bolsonaro, mesmo que isolado politicamente na relação com estados, municípios e Congresso.
Professor universitário de carreira curta e tímida, sem experiência em educação, Weintraub chegou ao MEC por indicação da ala ideológica do governo.

Folha de São Paulo