Notícias de Educação - 09/abr/2020

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Destaque: Coronavíruas

Documentos devem orientar escolas sobre futuro do ano letivo brasileiro

Aulas online contam ou não contam como dia letivo nas escolas? O conteúdo repassado por meio remoto pode ou não ser considerado dado pelos professores? Para orientar as redes de ensino e ajudar a responder a essas e outras questões, o Conselho Nacional de Educação ( CNE ) prepara uma resolução e um parecer sobre educação remota e retomada das aulas após a suspensão das atividades presenciais para o combate à pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2).
De acordo com a conselheira do CNE, que está à frente da discussão das medidas do ano letivo , Maria Helena Guimarães de Castro, a intenção é que uma primeira versão das normas seja finalizada ainda esta semana para serem submetidos a consulta pública.

iG

É justo ou não pedir desconto na mensalidade escolar agora? Veja argumentos

Colégios e universidades de todo o país, assim como ocorre em boa parte do mundo, tiveram de interromper as aulas presenciais devido à pandemia do novo coronavírus. Com as escolas fechadas e a desaceleração econômica, pais e alunos de instituições particulares passaram a questionar a cobrança das mensalidades.

Uol

Escolas resistem nas negociações

Estado de Minas

MG: Até 217 mil alunos da educação infantil podem ficar sem matrícula, diz sindicato

O Tempo

CLDF suspendeu votação do PL sobre redução das mensalidades

Correio Braziliense

UNE é a favor da redução das mensalidades de universidades por coronavírus

Uol

Coronavírus: ano letivo de 2020 pode ser suspenso no Rio

O ano letivo de 2020 pode ser suspenso nas escolas estaduais do Rio enquanto durar o estado de calamidade pública causado pela pandemia do coronavírus. Um projeto de lei dos deputados Waldeck Carneiro (PT) e Flavio Serafini (Psol) segue para a Comissão de Constituição e Justiça da Alerj na semana que vem e a proposta é que o Poder Executivo continue disponibilizando conteúdos didático-pedagógicos aos alunos por meio de plataformas virtuais – mas para minimizar o impacto da ausência de aulas presenciais, e não para substituí-las. “O problema é substituir o ensino presencial por um improviso no trabalho educativo”, afirmou Waldeck

Veja

Para enfrentar quarentena, alunos da Unesp e UFSCar recriam faculdades em realidade virtual

Os estudantes da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Rio Claro (SP), e da Universidade Federal de São Carlos (UFScar), em São Carlos (SP), estão reconstruindo seus campi no Minecraft, um jogo on-line. A ideia surgiu como entretenimento para enfrentar a quarentena.

G1

Estados adotam plataformas online e aulas na TV aberta para levar conteúdo a estudantes em meio à pandemia de coronavírus

A suspensão de aulas para conter o avanço do novo coronavírus levou escolas e professores a se adaptarem e encontrarem formas de manter a aprendizagem dos alunos em tempos de pandemia.
Aulas pela TV e internet, já comuns na redes privadas de ensino, estão sendo implementadas também nas redes estaduais – um avanço que deverá permanecer e complementar a aprendizagem após o fim do isolamento social.

G1

AL - Quarentena: docentes da Educação Infantil atuam via redes sociais

Alagoas 24h

Diretor usa ferramentas gratuitas para envolver professores e alunos durante quarentena

Porvir

Mais de 30 institutos de educação lançam juntos plataforma pública de ensino on line

Trinta e cinco institutos e fundações ligadas à educação lançam juntas uma plataforma de ensino on line e gratuita, que pode ser usada por professores e famílias durante o fechamento das escola por causa da pandemia do coronavírus. A plataforma Aprendendo Sempre reúne ferramentas e aplicativos como o Aprendizap, um robô que dá dicas de estudo, vídeo aulas e exercícios pelo Whats App, segundo a série e idade do estudante.

O Estado de São Paulo

Fundação Bradesco oferece cursos online gratuitos e com certificado

MSN

Mackenzie libera cursos gratuitos online durante a quarentena

MSN

Lei autoriza distribuição de alimentos para famílias de estudantes

Já está em vigor a lei que autoriza, em caráter excepcional, a distribuição de gêneros alimentícios adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) aos pais ou responsáveis dos estudantes das escolas públicas de educação básica. A Lei nº 13.987 foi publicada na edição extra desta terça-feira (7), do Diário Oficial da União (DOU), após ser sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro.

iG

Três semanas sem merenda escolar em São Paulo: “Já deixei de almoçar para alimentar meus filhos”

El País

Alunos de SP podem usar R$ 55 do programa Merenda em Casa

EBC

Estatística, pesquisas e estudos

Maioria dos professores brasileiros tem contrato de trabalho por tempo indeterminado

A Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Teaching and Learning International Survey ­– Talis) reúne informações sobre as condições de trabalho a partir da percepção de professores e diretores escolares. O mais recente levantamento aponta que é considerável a proporção de docentes que atuam com contratos de trabalho por tempo indeterminado. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação da Talis no país, publicou, em março deste ano, os resultados da edição de 2018.

Inep

Avaliação

Enem 2020: participantes com coronavírus poderão solicitar reaplicação da prova

A reaplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 também poderá ser feita neste ano para os participantes que comprovarem estar contaminados com o coronavírus (Covid-19).

Brasil Escola

Opinião

A educação e a escola em tempos de coronavírus

Ocoronavírus impactou a escola. Impactou a escola porque os estudantes deixaram de ir para a escola. Impactou a escola porque, neste momento, os professores não têm mais a escola como seu território. E as aulas, quiséssemos nós ou não, passaram a ser a distância. Nesse sentido, cabe a pergunta: o que poderemos mobilizar dessa experiência para projetarmos futuras transformações da escola?

Usp

Educação e coronavírus: três tendências influenciadas pela pandemi

A pandemia do novo coronavírus está mudando a forma como milhões de pessoas são educadas no mundo. O isolamento social – principal instrumento para o combate à expansão da covid-19 – forneceu uma brecha digital para que novas abordagens pedagógicas, com o uso de tecnologias, fossem implementadas.

O Estado de São Paulo

Ensino Superior

Conselhos da área de saúde pedem cautela na antecipação de formaturas

É correto adiantar a coleção de grau de estudantes da área de saúde para que eles possam ajudar no combate ao Covid-19? Uma resolução do Ministério da Educação, publicada no dia 6 de abril, indica que sim. A portaria 364 de 2020 autoriza a antecipação da colação de grau de estudantes do último período de universidades federais dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia, exclusivamente para atuação no combate à pandemia do novo coronavírus.

Gazeta do Povo

Eventos

Educação no mundo 4.0 é tema de debate virtual no MEC

O Ministério da Educação (MEC) iniciou nesta quarta-feira, 8 de abril, uma série de encontros virtuais em que especialistas debatem o contexto e os desafios da educação diante das necessidades da chamada quarta revolução industrial. O evento “Educação no mundo 4.0” faz parte de uma estratégia do ministério para a elaboração de um projeto sobre os desafios da educação diante do novo contexto social trazido pela economia 4.0.

MEC