Notícias de Educação - 15/abr/2020

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Destaque: Coronavírus

'Podemos ter um aumento no número de alunos fora da escola', afirma secretário de Educação do ES

Em coletiva na tarde desta terça-feira (14), junto com o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, anunciou o lançamento do programa EscoLAR, que vai permitir que estudantes das escolas públicas da Rede Estadual tenham acesso às aulas disponíveis em sites e aplicativos online, para que possam dar continuidade ao ano letivo de 2020.
Durante a coletiva, o secretário disse ainda que um dos efeitos negativos da pandemia do novo coronavírus é o aumento da evasão escolar.

Folha Vitória

SP: ‘Não sabemos se o ano letivo vai caber em 2020’, diz secretário de Educação da capital

Em vez de ensino on line, os alunos da rede municipal vão receber esta semana apostilas impressas de atividades para o período sem aulas por causa da pandemia de coronavírus. As férias, que tinham sido decretadas pela Prefeitura, terminaram nesta segunda-feira, 13. São materiais feitos para crianças desde a creche, com dicas para os pais brincarem e interagirem com os bebês, até o ensino médio – que vão chegar pelos Correios. Ao Estado, o secretário municipal de Educação, Bruno Caetano, disse que não podia “apostar todas as fichas no ensino a distância pela internet” porque muitos estudantes não têm esse acesso em casa.

O Estado de São Paulo

Jovens sem estrutura para estudar em casa temem por ‘desvantagem' no Enem: 'Atrapalhou tudo'

Com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mantido para os dias 1 e 8 de novembro, estudantes estão preocupados em como se manter produtivos e preparados paras provas, sem contar com aulas presenciais.
Dados de 2018 divulgados pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) apontam que 33% dos lares brasileiros não tinham acesso à internet.

BBC

CLDF aprova flexibilização do pagamento de mensalidade escolar

Nesta terça-feira (14), a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou o substitutivo ao projeto de lei que autoriza a redução proporcional de mensalidades da rede particular de ensino. O texto, de autoria dos deputados Rafael Prudente (MDB) e Daniel Donizet (PSDB), ainda precisa ser sancionado pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.

Correio Braziliense

Projeto quer redução de 30% das mensalidades de faculdades

R7

Educação infantil é primeira vítima do setor na crise do coronavírus; demissões já ocorrem em Curitiba

Os centros de educação infantil são as primeiras vítimas do setor de ensino privado da crise econômica causada pela pandemia de coronavírus em Curitiba. Além da alta inadimplência verificada já no mês de abril e de estruturas menores, muitos pais de crianças com menos de quatro anos estão tirando as crianças da escola porque nesta faixa etária a lei não obriga que elas estejam na escola.

CGN

Teleaulas: estudantes comentam adaptação; SEE-DF comemora boa adesão

As teleaulas para ajudar a informar e ocupar os 460 mil alunos da rede pública de ensino do Distrito Federal durante a quarentena tiveram boa adesão, de acordo com avaliação da Secretaria de Estado de Educação (SEE-DF). A pasta não divulgou o total de audiência dos vídeos, transmitido por canais de televisão e pela internet, mas elogia a participação tanto de estudantes, quanto de professores, que se voluntariam para gravar as aulas.

Correio Braziliense

MG: Servidores da educação voltam ao trabalho, mas MP lista série de recomendações

Com as aulas suspensas desde 16 de março por causa da pandemia no novo coronavírus, parte dos servidores estaduais da educação que estavam parados há quase um mês tiveram que retornar ao trabalho nesta terça-feira (14). A determinação é do governador Romeu Zema, que instituiu o teletrabalho para o funcionalismo da área.

Hoje em Dia

Romeu Zema enfatiza que não permitiu volta às aulas presenciais no Estado

O Tempo

Secretaria Estadual de Educação estuda volta às aulas a partir do dia 04 de maio de forma online

Rádio Muriaé

Tribunal de Justiça suspende pagamento de auxílio alimentação a todos alunos do estado de SP

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo derrubou, nesta terça-feira (14), a liminar que obrigava o pagamento de voucher da merenda a todos os estudantes das redes estadual e municipal, da capital, de educação. A decisão é do presidente do TJ-SP, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco.

Folha de São Paulo

Projetos

Com ajuda de filtros e vídeos, professora trabalha alfabetização online no ensino fundamental

(...) Quando veio toda a questão do coronavírus, ficamos pensando como ia ser. O caminho que encontrei foi gravar vídeos. Tento fazê-los de uma maneira muito leve para que os alunos consigam me compreender. Faço brincadeiras que fazia em sala de aula, uso os filtros para o rosto das redes sociais e vou mexendo na ferramenta, já que também estou aprendendo junto com eles. Tudo para que se sintam o mais confortável possível do outro lado da tela e felizes de estar me vendo.

Porvir

Eventos

Como trabalhar com ensino remoto: possibilidades e desafios

A Faculdade de Medicina de Bauru (FMB) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) está organizando o curso on-line “Como trabalhar com ensino remoto: possibilidades e desafios”, nos dias 15 a 17, 22 e 23 de abril de 2020.

Fapesp

Polêmicas

PGR pede que STF abra inquérito contra Weintraub por racismo

O vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros, pediu ao Supremo Tribunal Federal a abertura de inquérito contra o ministro da Educação, Abraham Weintraub, pelo crime de preconceito, em razão de publicação irônica contra a China - o ministro insinuou que o país asiático vai sair "fortalecido" da crise atual causada pelo coronavírus, apoiado por seus "aliados no Brasil". Em seguida, ele apagou a publicação.

R7