Notícias de Educação - 28/abr/2020

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Destaque: Coronavírus

RJ: Secretaria estadual de Educação ganha nova liminar para manter aulas online

Além do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (Sepe), o Ministério Público (MPRJ) moveu uma Ação Civil Pública, com pedido de liminar, para interromper as atividades. O argumento era que estudantes de classes sociais mais desfavorecidas, além de alunos com alguma deficiência ou indígenas e quilombolas seriam prejudicados.

Extra

Ensino remoto na rede pública de SP estreia com dúvidas e bagunça virtual

Responsáveis têm dificuldades com app e chat recebe comentários impróprios; sistema será aprimorado, diz secretárioO programa de ensino remoto do governo de São Paulo começou nesta segunda-feira (27) com o desafio nada modesto de garantir a aprendizagem de 3,5 milhões de alunos em meio à crise do coronavírus. Além do gigantismo da operação, a estreia foi marcada também por dúvidas, dificuldade no uso do aplicativo e uma transposição da indisciplina da sala de aula para o mundo virtual.

Folha de São Paulo

Volta às aulas remota em SP tem dificuldades com app e reclamações dos pais

Uol

Mato Grosso desiste de volta às aulas, apesar de poucos internados por coronavírus

O governo de Mato Grosso recuou e não vai mais retomar as aulas nas redes pública e privada do estado a partir do próximo dia 4 de maio, como anunciado na última semana.

Folha de São Paulo

TJ-GO anula liminar que recomendava retorno de servidores temporários da educação

O presidente Walter Carlos Lemes, do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), deferiu a suspensão da liminar que recomendava o retorno dos trabalhadores temporários do município de Goiânia. A liminar, ajuizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego) havia sido autorizada pelo juiz de Direito da 2ª Vara da Fazenda Pública Municipal, André Reis Lacerda. A decisão anulava a suspensão dos contratos temporários dos professores da rede municipal de Goiânia e garantia o recebimento de salários.

Opção

China tem volta às aulas do ensino médio com fortes medidas de segurança e medo do coronavírus

Após 4 meses de férias, alunos vão se preparar para o "gaokao", o vestibular mais importante na educação chinesa. A maioria das escolas de ensino fundamental e universidades da China ainda está fechada.
Para isso, o país adotou medidas de segurança, com máscaras, desinfecção de áreas e controles de temperatura, segundo a agência France Presse. A maioria das escolas de ensino fundamental e universidades da China ainda está fechada.

G1

Sala de aula

Como flexibilizar a aprendizagem durante a quarentena

Com alunos distantes, aulas interrompidas e provas suspensas ou canceladas, professores em quarentena por causa da pandemia do novo coronavírus (COVID-19) têm a oportunidade de explorar maneiras criativas de oferecer experiências significativas de aprendizagem para seus alunos. Com estratégias mais flexíveis, é possível continuar a apoiar a evolução e desenvolvimento dos estudantes mesmo em meio ao distanciamento social. Com recursos emocionais e materiais limitados, o que deve ser priorizado durante este período?

Porvir

Dicas

Porvir e Bett Educar lançam vídeos para apoiar professores durante a quarentena

O Porvir passa a publicar, em parceria com a Bett Educar, uma série de vídeos destinados a apoiar educadores neste momento de isolamento social por conta da pandemia do coronavírus (COVID-19). Todos os vídeos são de curta duração e tratam de temas urgentes para quem está desenvolvendo aulas remotas.

Porvir

Projetos

Apenas 21% dos brasileiros tiveram educação financeira na infância

Pesquisa mostra que, na classe A, 57% dos brasileiros aprenderam noções de finanças em casa, com familiares, enquanto, na classe C, essa fatia cai para 38%
Lidar com dinheiro torna-se mais fácil quanto mais se tem familiaridade com o assunto. O problema é que apenas 21% dos brasileiros de classes A, B e C com acesso à internet tiveram educação financeira durante a infância, segundo pesquisa Ibope Inteligência encomendada pelo banco C6 Bank.

Exame

Inclusão

Sem internet, estudantes de favelas não conseguem se preparar para o Enem

(...) Sem acesso próprio à internet, o sonho de chegar ao ensino superior se torna ainda mais distante no horizonte dele e de outros vestibulandos de favelas do Rio de Janeiro. As dificuldades impostas pela exclusão digital se acentuaram desde o início da quarentena, quando as aulas presenciais foram suspensas.

Uol

Polêmicas

Escolas militares treinam funcionários com vídeo de policial atirando em escola

Um treinamento realizado pelo Ministério da Educação (MEC) com os funcionários do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, em 10 a 13 de dezembro de 2019, tinha entre os materiais de capacitação há um vídeo intitulado “Como controlar uma sala de aula” em que uma policial atira dentro de um ambiente escolar. O vídeo do treinamento das escolas militares foi divulgado nesta segunda-feira (27) após ter sido obtido via Lei de Acesso à Informação por jornalistas do site Fiquem Sabendo.

iG