Notícias de Educação - 29/abr/2020

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Destaque: Coronavírus

CNE aprova diretrizes para escolas durante a pandemia

O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou, por unanimidade, nesta terça-feira, 28 de abril, as diretrizes para orientar escolas da educação básica e instituições de ensino superior durante a pandemia do coronavírus. Os 21 conselheiros votaram, em plenário virtual, um documento que traz orientações e sugestões para todas as etapas de ensino, da educação infantil à superior. O parecer foi elaborado com a colaboração do Ministério da Educação (MEC).

MEC

Conselho Nacional de Educação pede que estudantes não sejam reprovados este ano

O Estado de São Paulo

Aula online conta para a conclusão do ano letivo, define Conselho

R7

Conselho de Educação não descarta ano letivo com fim em 2021

iG

No Dia da Educação, UNESCO chama atenção para urgência de enfrentar desafios impostos pela COVID-19

Valorizar a educação em um dos momentos mais difíceis da história é um compromisso da UNESCO para fortalecer uma agenda comum, que facilite oportunidades de aprendizagem inclusiva e equitativa para crianças e jovens durante este período no qual a educação foi interrompida de maneira súbita e sem precedentes devido à COVID-19.

ONU

Dia da Educação: especialistas explicam desafios do ensino durante e pós-pandemia

EBC

Um Dia da Educação sem aulas para a maioria dos estudantes

Exame

Efeito covid-19: Escolas de Educação infantil começam a perder alunos

Escolas de educação infantil estão preocupadas com os efeitos da recomendação publicada pelo Ministério Público do estado (MP-BA), na última semana, que orienta o abatimento das mensalidades por conta da pandemia. Nos cursos de educação infantil, a orientação vai além do desconto, quando o MP-BA defende a suspensão da vigência dos contratos até o término do período de isolamento social, caso os pais não concordem com proposta de desconto ou compensação futura.

Correio

DF: Plano de volta às aulas vaza; ensino médio deve retornar em 18 de maio

Uma série de slides com considerações para a volta às aulas passou a circular nas redes sociais de professores da rede pública nesta segunda-feira (27/4). O documento da Secretaria de Educação traz duas propostas para o retorno dos estudantes, indicando a data de início para 18 de maio, para estudantes do ensino médio. O restante da rede pública retornaria em 1º de junho, como estava previsto no decreto do governador Ibaneis Rocha.

Correio Braziliense

Sindicatos podem recorrer à Justiça e MP para barrar volta às aulas

Correio Braziliense

Procon-RJ recebe 500 queixas sobre mensalidades de universidades

Sob a alegação de que as aulas presenciais foram suspensas por causa da pandemia de coronavírus, estudantes universitários resolveram pedir a redução ou até mesmo a suspensão das mensalidades nesse período. Cerca de 500 pessoas já procuraram o Procon-RJ.

G1

MP-BA recomenda que escolas particulares possibilitem suspensão de contrato

O Ministério Público da Bahia recomendou que escolas particulares das cidades de Lauro de Freitas e Teixeira de Freitas adotem medidas para readequar contratos de alunos durante as medidas de isolamento decorrentes da pandemia do novo coronavírus.

Uol

Instituições federais de MS debatem plano para retorno de aulas presenciais

Debates em relação a estudos de biossegurança e consulta à comunidade universitária sobre as aulas oferecidas em ambiente virtual, realizados pelas instituições federais de Mato Grosso do Sul, indicam planejamento para retorno das aulas presenciais. - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Campo Grande News

UFJF prorroga suspensão das atividades presenciais até 30 de maio

Instituição seguiu recomendação do Comitê de Monitoramento e Orientação de Condutas. Calendário acadêmico de 2020 já havia sido suspenso.
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) prorrogou a suspensão das atividades acadêmicas e administrativas nos campi de Juiz de Fora e de Governador Valadares até o dia 30 de maio.

G1

Israel testa volta às aulas durante pandemia de novo coronavírus

Reabrir a economia no pós-pandemia requer também ter um plano para a volta às aulas. Em Israel, onde a maioria dos pais de alunos trabalha em período integral, o governo determinou que as escolas reabrirão no próximo domingo. Com máscaras, distanciamento nas salas de aula e no recreio e crianças proibidas de dividir o lanche.

G1

Dicas

Curso de alfabetização online do MEC ultrapassa 1 milhão de visualizações

O curso online de práticas de alfabetização do Ministério da Educação (MEC), disponível na plataforma AVAMEC, já ultrapassou mais de um milhão de visualizações. O ministro Abraham Weintraub comemorou o feito, nesta terça-feira (28), no Twitter. O curso, que é totalmente gratuito, integra o programa 'Tempo de Aprender" .

Gazeta do Povo

Fundação Roberto Marinho lança campanha no Dia da Educação para alunos e professores manterem ritmo de aprendizado

Dia 28 de abril. Foram 24 horas inteiras devotas à educação, homenageada internacionalmente nessa data. Em meio ao cenário da pandemia de coronavírus, que tem impactado alunos e professores de todo o Brasil, a Fundação Roberto Marinho começou a segunda edição do Festival #Nem1pratrás, que conta com uma programação especial online e gratuita de atividades, nas redes sociais do Canal Futura, para auxiliar estudantes e educadores a seguirem firme na formação educacional durante o momento atual.

O Globo

Leis e políticas

Justiça mantém cronograma do Enem e determina 2 de maio como data limite para pedir isenção da taxa

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região decidiu, nesta terça-feira (28), que o cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não deve ser modificado. Um outra decisão determinou ainda que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) coloque de forma clara no site do Enem as regras e o prazo final (dia 2 de maio) para solicitar a isenção da taxa de inscrição.

G1

Opinião

A pandemia do coronavírus pode mudar para sempre a educação

E esta é uma oportunidade que não podemos desperdiçar
A pandemia de covid-19 forçou instituições educacionais em todo o mundo a utilizar repentinamente ferramentas tecnológicas disponíveis há muito tempo para criar conteúdo e experiências de aprendizado remoto para estudantes. Educadores de todas as áreas estão experimentando novas possibilidades de ensinar ― e isso é um grande avanço para um dos setores mais resistentes a mudanças e a adoção de novas tecnologias.

Época Negócios

Ensino Superior

Câmara conclui votação de projeto que suspende pagamento do Fies durante a pandemia

A Câmara dos Deputados concluiu nesta terça-feira (28) a votação de um projeto de lei que suspende por dois meses, prorrogáveis por mais dois meses, a obrigação por parte dos estudantes de pagarem as parcelas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A medida é motivada pela pandemia de coronavírus.

G1