Notícias de Educação - 04/mai/2020

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Destaque: Coronavírus

Professores, pais e entidades procuram Justiça contra obrigatoriedade do ensino remoto

Mais de um mês após o fechamento das escolas em todo o país por conta da pandemia, começam a surgir questionamentos quanto à eficácia de se considerar que as aulas não presenciais e atividades a distância possam substituir o que o aluno aprende na escola. Sobretudo na rede pública, em que o acesso dos estudantes e professores à internet muitas vezes é inexistente ou precário, teme-se o aprofundamento das desigualdades no aprendizado.
É com essa preocupação que começam a surgir ações do Ministério Público e projetos de lei para impedir que o ensino remoto na educação básica seja contabilizado como parte das horas letivas obrigatórias estipuladas pelo Ministério da Educação.

Folha de São Paulo

Famílias preocupadas com aulas remotas para turmas de alfabetização

NE10

DF - Coronavírus: pais têm medo da volta às aulas presenciais, segundo pesquisa

Correio Braziliense

DF: Especialistas afirmam ser impossível conclusão do semestre antes de julho

Correio Braziliense

Educação na pandemia: 'Pais não são professores', defende especialista

Correio

Saiba como pais e filhos devem acompanhar as aulas em casa

R7

Coronavírus: pais deveriam interromper trabalho para dar atenção a filhos na quarentena, diz especialista em infância

BBC

Pandemia de coronavírus também impõe desafios a escolas, afirmam especialistas

Hoje em Dia

SP: Na rede pública, ensino a distância enfrenta problemas com lição pela TV e apostila impressa

Atividades online de escolas estaduais começaram na semana passada e o 'Estado' acompanhou como seis famílias se adaptaram ao modelo. Houve dificuldade para acessar o aplicativo do governo e saída foi inventar as próprias tarefas

O Estado de São Paulo

Na rede pública, o ensino à distância escancara a desigualdade social

MSN

Coronavírus: calendário escolar pode ficar comprometido até 2022, alerta CNE

Um parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE) pretende acabar com a dúvida de pais e estudantes sobre o futuro do calendário escolar de 2020. A partir de reunião realizada de forma virtual, no último dia 28, o conselho emitiu um parecer com diversas medidas que devem ser adotadas pelo meio acadêmico. O CNE sugere, ainda, mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e na oferta de aulas em todo o País.

Estado de Minas

Escolas de Educação Infantil pedem volta gradual às atividades

Um grupo de escolas de Educação Infantil de Curitiba está propondo a retomada gradual das atividades, seguindo diretrizes sanitárias de prevenção à Covid-19. O objetivo é atender inicialmente pais que atuem em serviços essenciais, como saúde, transporte, alimentação e abastecimento de água e energia.

Gazeta do Povo

Educação pública no RS deverá voltar em junho e terá antecipação do recesso

O governador Eduardo Leite anuncia na tarde desta quinta-feira (30), via transmissão na internet, o modelo de distanciamento controlado. A medida será adotada dentro da estratégia do governo para o enfrentamento da pandemia de coronavírus no Estado.
Além de afirmar que as aulas não voltam na próxima segunda-feira (4), como já havia divulgado anteriormente, ele informa que a educação pública voltará em junho; e haverá a antecipação do recesso de julho para maio, 15 dias.

Independente

Como ouvir e lidar com as emoções das crianças durante a quarentena

Mudança da rotina, isolamento social, saudade dos colegas e dos professores, a preocupação dos pais e a falta de respostas sobre o futuro são alguns fatores que mexem com as emoções das crianças em período de quarentena. De uma hora para outra, elas começaram a ouvir adultos falarem sobre perda de emprego e a ver diariamente na TV notícias sobre a situação de pacientes com o novo coronavírus (COVID-19). E tudo isso sem poder sair de casa para brincar e se distrair.

Porvir

Homeschooling: a educação domiciliar em tempos de pandemia

Em tempos de pandemia do coronavírus, a educação domiciliar vem ganhando força. Em função da suspensão das aulas presenciais, algumas escolas estão oferecendo aos estudantes atividades e conteúdos pedagógicos para este momento de recesso obrigatório. Os partidários do homeschooling têm uma adaptação mais fácil a essa nova realidade, uma vez que já exercitam esta prática.

Desafios da Educação

Ensino em casa: 77% dos pais acham que professores devem ganhar mais

Pesquisa aponta que pais estão valorizando mais o trabalho dos professores após aulas online durante período de pandemia pelo coronavírus
Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos pela OnePoll e da empresa de jogos educacionais Osmo, 77% dos pais concordaram que os professores deveriam receber mais por tudo o que fazem na escola.

R7

Nova proposta para retorno das aulas gera polêmica na Itália

A ministra da Educação da Itália, Lucia Azzolina, apresentou neste domingo (3) informações sobre o novo plano do governo italiano para retomar as atividades escolares em setembro, suspensas devido à pandemia do novo coronavírus, e provocou uma polêmica no país.
Durante entrevista ao programa SkyTg24, a ministra reiterou a possibilidade de uma "educação mista", em que as aulas sejam parcialmente presencial e parcialmente online à distância, para dividir as salas e não ter excesso de estudantes no mesmo ambiente.

Terra

Pandemia leva países a suspender reprovação de alunos e mudar provas

O Tempo

Sala de aula

Novos hábitos de estudo na quarentena reaproximam estudantes de computadores

Maior tempo de estudo conectado levou famílias a investirem em máquinas de mesa ou notebooks, que apresentam vantagem no tamanho da tela, desempenho e usabilidade em relação a celulares e tablets

Porvir

Dicas

Como a psicologia online pode ajudar alunos no ensino médio

O ensino médio é mais do que uma nova etapa na vida dos adolescentes. Além de trazer uma cobrança maior em relação aos estudos, o jovem começa a lidar com outras preocupações e percepções ― afinal, trata-se de uma fase em que acontece a formação do indivíduo e há a absorção de novas ideias e posicionamentos.

MSN

Gestão

Escolas privadas do RS intensificam concessão de descontos nas mensalidades

Da Educação Infantil ao Ensino Médio, várias escolas do Rio Grande do Sul enviaram comunicados para as famílias nessa quinta-feira (30) informando descontos coletivos nas mensalidades durante a pandemia. Os percentuais são variados, segundo os documentos encaminhados para a coluna pelos leitores. A maioria se refere a instituições de ensino com unidades em Porto Alegre.

Zero Hora

Leis e políticas

ES: Decisão do STF sobre 25% para a Educação não muda situação irregular no Estado

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o estado de Alagoas não pode computar o gasto de inativos na Educação para fins da aplicação mínima dos 25% constitucionais. Embora o processo seja idêntico a outro mais antigo, movido pelo deputado estadual Sergio Majeski (PSB) em 2017, a situação no Espírito Santo se mantém irregular, por força de liminar da ministra Rosa Weber, que ainda não colocou o processo em pauta para julgamento.

Século Diário

Estatística, pesquisas e estudos

Internet chega a 79,1% dos domicílios do país

O percentual de domicílios que utilizavam a Internet subiu de 74,9% para 79,1%, de 2017 para 2018. O rendimento médio per capita daqueles em que havia utilização da Internet era quase o dobro do rendimento dos que não utilizavam a rede.
O equipamento mais usado para acessar a Internet foi o celular, encontrado em 99,2% dos domicílios com serviço. O segundo foi o microcomputador, que, no entanto, só era usado em 48,1% desses lares. Já o acesso pela televisão subiu de 16,1% para 23,3% dos domicílios com internet, de 2017 para 2018.

IBGE

Avaliação

Versão digital do exame segue a mesma estrutura de provas do Enem impresso, com aplicação em todos os estados

O Enem Digital irá seguir a mesma estrutura logística do Enem impresso. As provas serão aplicadas em locais definidos pelo Inep, sob as mesmas condições de segurança e sigilo. Portanto, o participante deverá comparecer a esses postos, e não haverá prova em casa ou realizada em computador pessoal. Como se trata de uma aplicação-piloto, podem se inscrever concluintes do ensino médio neste ano ou que já concluíram esta etapa da educação. Quem ainda não concluiu ou não está em processo de conclusão do ensino médio em 2020 (participante conhecido como “treineiro”) não poderá se inscrever na modalidade.

Inep

O que é o Enem Digital? Tire suas dúvidas

iG

Opinião

Não force as crianças a fazerem em casa o mesmo que faziam na escola

Como pai ou mãe, enquanto as escolas estão fechadas, você provavelmente está encontrando dificuldade em manter os estudos dos seus filhos e — tão importante quanto isso — mantê-los felizes e ocupados enquanto você cumpre a sua agenda. A maioria dos educadores está dizendo aos pais: “Dê aos seus filhos em casa uma versão adaptada do que acontece na escola”, incluindo lições (on-line ou com você), prática (“trabalho em casa”) e atividades sugeridas. Mas antes que você se apresse em adotar as soluções provisórias de qualquer educador — da escola de seus filhos ou de outros lugares — lembre-se de que "continuar a frequentar a escola" desta maneira pode não ser a melhor solução para o seu filho. Com um pouco mais de reflexão e as ações que sugiro abaixo, você pode fazer isso de maneira muito melhor — e sem que ninguém fique estressado.

O Globo

Aprender online fora e dentro da escola

Participei nesta semana de interessante debate organizado pela Casa Firjan sobre EaD e aprendizagem online. À parte importantes detalhes técnicos sobre design instrucional e aspectos conceituais de diferentes modalidades de ensino com utilização de tecnologia, manteve-se uma convicção: o processo de aprender e ensinar vai mudar muito depois da pandemia.

Folha de São Paulo

Ensino Superior

Unicamp prevê queda de R$ 220 milhões na receita e propõe corte de R$ 72 milhões no gasto do ano

A Unicamp propôs um plano de contingenciamento para reduzir os gastos de 2020 em R$ 72.102.211. A medida ocorre por conta da queda na arrecadação anual em meio à pandemia do novo coronavírus. Dentre os recursos contingenciados estão 80% do que seria usado na contratação de professores e pesquisadores, que equivalem a R$ 5,1 milhões, além de outros R$ 4,2 milhões com progressão de carreira.

G1

Laureate usa robôs no lugar de professores sem que alunos saibam

Docentes da rede que controla universidades como FMU e Anhembi Morumbi denunciam uso de inteligência artificial para correção de textos
Se você faz disciplinas de educação a distância (EAD) em alguma das instituições ligadas à rede educacional Laureate, um aviso: a avaliação das suas atividades dissertativas (textos) na plataforma digital — conhecida como blackboard — não é mais feita só por professores, e sim por um software de inteligência artificial, o LTI.

iG

Polêmicas

Veja o documento da OMS sobre educação sexual criticado por Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) compartilhou uma mensagem dizendo que a Organização Mundial da Saúde (OMS) estaria incentivando a masturbação e a homossexualidade de crianças.
O texto foi publicado na noite dessa quarta-feira (29/04) em uma rede social. Após alguns minutos, o presidente voltou atrás e decidiu apagar.

Metrópoles