Notícias de Educação - 08/mai/2020

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Destaque: Coronavírus

Escolas devem dar desconto na mensalidade durante isolamento, diz Procon-SP

A Fundação Procon-SP publicou hoje diretrizes para negociação dos consumidores com as instituições particulares de ensino infantil, fundamental e médio durante a crise do novo coronavírus. As escolas do estado de São Paulo que não atenderem às diretrizes terão que apresentar sua planilha de custos, responderão a processo administrativo e poderão ser multadas.

Uol

Procon-SP impõe auditoria e multa a escolas que negarem desconto; estabelecimentos vão recorrer

Folha de São Paulo

SP planeja volta às aulas com 20% dos alunos, da creche à universidade

Municípios resistem a medida da gestão Doria de começar o retorno pela educação infantil
O plano de volta às aulas em São Paulo prevê um retorno com apenas 20% dos alunos, tanto na educação básica como na superior. A proposta vem sendo discutida pela Secretaria da Educação da gestão João Doria (PSDB) com entidades representativas de secretarias municipais, escolas particulares e de universidades públicas e privadas.

Folha de São Paulo

Álcool gel, distância, medição de febre: a transição das escolas para a volta às aulas

A Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep) lançou, no dia 30 de abril, um plano de retomada das atividades educacionais do setor no país. Diretrizes mais específicas devem ser fornecidas às instituições por meio de um congresso online previsto para ocorrer na próxima semana.

Gazeta do Povo

Coronavírus: Ano letivo de 2020 no estado do Rio será mantido

A partir da próxima quarta-feira, as aulas serão transmitidas em dois horários na TV Band para todo o estado
A Assembleia Legislativa (Alerj) retirou da pauta, nesta quarta-feira, um projeto de lei que autorizaria o governo estadual a suspender o ano letivo de 2020 da rede estadual por conta da pandemia de coronavírus. O secretário de Educação, Pedro Fernandes, disse que não há possibilidade de o ano letivo ser suspenso e que conversou com deputados para explicar por que, na sua opinião, a suspensão seria prejudicial.

O Globo

Na pandemia, 22% das faculdades particulares pausaram atividades e não adotaram o ensino remoto, diz pesquisa

Uma pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes) revela o cenário de como a educação vem se transformando a partir da pandemia. um dos dados divulgados, mostra que 89% dos alunos que estudam em instituições particulares já assistem aulas pela internet, sejam elas “ao vivo” ou gravadas, em função do isolamento social.

G1

Coronavírus: Unicamp prorroga novamente suspensão das atividades presenciais

G1

Projetos

Estudantes usam novo coronavírus para revisitar quadros de pintores renomados

Quadros famosos como O grito, de Edvard Munch, A Moça do Brinco de Pérola, de Johannes Vermeer, e As Duas Irmãs, de Renoir, foram revisitados por alunos de Artes do 8º ano do Ensino Fundamental do Colégio Marista Arquidiocesano, em São Paulo.

O Estado de São Paulo

Avaliação

Não é o momento para pensar em adiamento do Enem, diz presidente do Inep

Em entrevista concedida ao Brasil Escola, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, afirmou que este não é o momento para pensar no adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. As provas impressas e digitais estão marcadas para novembro.

Brasil Escola

Deputados defendem urgência na aprovação de proposta que suspende calendário do Enem

Câmara

Saeb: especialistas em educação avaliam impactos do novo sistema

Entidades e especialistas em educação repercutem o lançamento do novo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A nova versão foi lançada pelo Ministério da Educação (MEC) na quarta-feira (6/5). Reformulado, o Saeb pode ser uma alternativa ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tradicional e permitir que a prova seja realizada em etapas.

Correio Braziliense

Opinião

As lições da quarentena para a educação

É triste que tenhamos esperado uma tragédia sem precedentes como esta do coronavírus para avanços na educação que poderiam ter ocorrido antes, muito antes. Analisemos, então, o que a urgência do confinamento social trouxe de soluções que não deveriam cair no limbo quando o Brasil voltar ao tal do “novo normal”.

Folha de São Paulo

Policiais e jurídicas

MPF entra com recurso para manter os cargos na UFABC

O Ministério Público Federal entrou com um recurso para manter todos os cargos, mesmos os comissionados, da UFABC (Universidade Federal do ABC (UFABC). Essas funções foram extintas por um decreto publicado no ano passado pelo presidente Jair Bolsonaro.

R7

Polêmicas

Weintraub ameaça tirar mural de Paulo Freire do MEC: 'Fracasso da educação'

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, voltou a gerar polêmica nas redes sociais, ao ameaçar retirar um mural de Paulo Freire que fica em frente ao MEC, sede da pasta. Ele afirmou, no Twitter, que o patrono da educação brasileira "representa o fracasso da educação esquerdista".

Uol