Notícias de Educação - 11/mai/2020

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Destaque: Coronavírus

Escolas devem conceder descontos na mensalidade? Procon-SP e sindicato divergem

O Procon-SP estabeleceu novas diretrizes para a cobrança de mensalidades de escolas de ensino infantil, fundamental e médio devido à pandemia do novo coronavírus. O secretário de Defesa ao Consumidor, Fernando Capez, e o presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do estado, Benjamin Ribeiro da Silva, divergiram sobre o assunto em entrevista à CNN nesta sexta-feira (8).

CNN

Procon de SP prevê desconto; escolas dizem que vão recorrer à Justiça

Gazeta do Povo

Coronavírus e educação: entenda os desafios das aulas à distância no país

Para que o ano não seja perdido, algumas instituições adotaram o ensino a distância (EAD) – aprovado pelo Ministério da Educação na Portaria Nº 343 e válido até que a pandemia acabe –, com aulas via videoconferência e atividades complementares para seguir com o calendário letivo.
No entanto, essa iniciativa esbarra no acesso limitado a computadores e à internet de qualidade no país, além do desafio enfrentado ao tentar manter as crianças mais novas focadas nas lições enquanto estão em casa, já que os pais não possuem os métodos de alguém que fez um curso de pedagogia e, possivelmente, estão em regime home office, sem poder oferecer tempo integral aos filhos.

Capital News

Na periferia, faltam internet, computador e até mesmo papel e lápis para aulas a distância

Atividades remotas podem ampliar desigualdades educacionais, dizem especialistas
Apesar de a Prefeitura de São Paulo informar que está disponibilizando atividades a distância para os seus alunos, muitas famílias não têm condição de acessá-las; alguns nem ao menos sabem que elas estão acontecendo.

Folha de São Paulo

'Não podemos deixar nenhum aluno para trás', diz secretário estadual da Educação

Terra

Regras para atividades de educação ainda não foram definidas em novo modelo de distanciamento do RS

O governo do Estado negocia com setores empresariais, entre a tarde e noite desta sexta-feira (8), os últimos ajustes no novo modelo de distanciamento social que será apresentado oficialmente neste sábado (9). As regras para funcionamento de atividades de educação – como creches, escolas, faculdades e cursos de idiomas – estão entre as principais dúvidas do governo, nesta reta de final de definições.

Zero Hora

DF: 'Ano letivo está quase perdido', diz Ibaneis sobre volta às aulas

O governador Ibaneis Rocha (MDB) afirmou, em entrevista coletiva desta quinta-feira (7/5), que o ano letivo escolar está comprometido. De acordo com o chefe do Executivo local, as escolas só devem ser reabertas em julho. A decisão, segundo ele, está baseada em estudos da Secretaria de Educação, que foram submetidos à Secretaria de Saúde.

Correio Braziliense

Comunidade escolar se manifesta sobre retorno das aulas em agosto

Correio Braziliense

GO - Educação: ano escolar de 2020 poderá ser encerrado somente em 2021

Mais Goiás

Unicamp, Unesp e USP pedem repasse de parte da ajuda financeira da União para o estado

Governo estadual afirma que solicitação está em análise e que vai priorizar recursos para o enfrentamento da pandemia. Unicamp deve votar medidas de contingenciamento nesta semana.
O Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp), que reúne Unicamp, Unesp e USP, pediu ao governo de São Paulo repasse de parte da verba que a União vai destinar ao estado para ajudar no enfrentamento da crise causada pela pandemia do novo coronavírus.

G1

Lições da quarentena: 30 depoimentos sobre como a escola foi recebida em casa

Em vez de fazer afirmações de forma empírica, conversei com diferentes educadores sobre a experiência de lecionar em meio à pandemia. Falamos sobre a experiência dos coordenadores, professores, alunos e suas famílias. Em todos os 29 depoimentos é possível constatar um alto grau de envolvimento.

Desafios da Educação

“Não acredito que vou dizer isso, mas quero voltar à escola”

Desafios da Educação

Sala de aula

Programa oferece trilhas de aprendizagem remota para estudantes do ensino fundamental

Após mais de um mês de suspensão das aulas presenciais para conter a disseminação do coronavírus (COVID-19), escolas de todo o país ainda permanecem fechadas sem previsão de retorno. Para apoiar gestores, educadores e famílias na organização do aprendizado remoto, um grupo de 40 professores se reuniu a distância nas últimas semanas para criar mais de 50 trilhas pedagógicas gratuitas que envolvem mais de 700 experiências de aprendizagem para estudantes do primeiro ao nono ano do ensino fundamental.

Porvir

Dicas

App do Google que ajuda crianças a ler está disponível em 180 países

O Google anunciou que o Read Along, um app projetado para ajudar crianças a aprender a ler, agora está disponível em 180 países e 9 idiomas, entre eles o inglês, espanhol, português e hindi. O app contém histórias que as crianças leem em voz alta. Usando tecnologia de reconhecimento de fala, ele pode detectar se uma criança está conseguindo ler um trecho ou se tem dificuldade.

Olhar Digital

YouTube lança playlists para ajudar estudos em casa

Com a suspensão das aulas presenciais para conter a propagação da covid-19, professores e alunos estão tendo que recorrer à internet para manter a rotina de estudos. O YouTube EDU, projeto em parceria com a Fundação Lemann, entra para ajudar nessa tarefa.
Toda semana o canal traz playlists com conteúdo guiado pela Base Nacional Curricular (BNCC), documento que regulamenta a formação de alunos matriculados em escolas públicas e particulares. As aulas virtuais são voltadas para estudantes que estão no Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano) e no Ensino Médio (do 1º ao 3º ano).

MSN

Gestão

Tecnologia veio para ficar na educação, diz secretário de São Paulo

Esse cenário de exclusão digital, segundo especialistas, tende a aumentar a desigualdade entre alunos das escolas públicas e privadas. Faltam para a rede pública dois itens básicos para reduzir essa diferença, destacaram o secretário e Mizne: conectividade e equipamentos de boa qualidade. Mas não é só isso, uma mudança de cultura também é importante, sobretudo da parte dos professores.

Exame

AM:Ouvidoria da Educação Particular já realizou mais de 130 atendimentos

Solicitações de descontos em mensalidades, dúvidas e informações sobre prática pedagógicas estão entre os principais atendimentos realizados pela Ouvidoria da Educação Particular do Amazonas. Criado há cerca de três semanas pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Amazonas (Sinepe-AM), o canal já realizou 132 atendimentos, sendo 30 somente nesta semana, e solucionou 96% dos casos recebidos.

Em Tempo

Estatística, pesquisas e estudos

Grau de educação dos pais reduz evasão escolar das filhas por gravidez

Quanto maior a escolaridade de pais e mães, menor é a chance de suas filhas deixarem a escola por engravidarem. Uma pesquisa da plataforma Quero Bolsa investigou respostas do questionário socioeconômico do Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) de 2018 e constatou que cada degrau de escolaridade dos pais têm impacto nessa evasão.

EBC

Avaliação

Universidades públicas e colégios federais do RJ pedem adiamento do Enem

Universidades públicas e colégios federais do Rio de Janeiro pediram o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Documento assinado por dirigentes de 11 instituições repudia “qualquer tentativa de difundir uma sensação de normalidade falseada".

G1

Manutenção do Enem durante a pandemia coloca Brasil na contramão da tendência mundial

Folha de São Paulo

Data do Enem pode mudar, mas não é hora de discutir isso, diz presidente do Inep

CNN

Embate sobre data do Enem revela desigualdades no acesso à educação

Carta Capital

Enem digital: especialistas apontam vantagens e desvantagens do novo formato

iG

Atualização do aplicativo do Enem traz novas informações e interface mais amigável

Inep

Avaliação da Educação Básica será em tablets, diz presidente do Inep

Alexandre Lopes explica qual a proposta e como será aplicado o Saeb a partir do próximo ano. Exame será usado como forma de acesso à universidade
As provas serão realizadas em formato digital a partir do 5 º ano, mas serão aplicadas em papel para os 2º, 3º e 4º anos do ensino fundamental, segundo Lopes, seguindo orientações pedagógicas.

R7

Opinião

Como chegamos à Educação 4.0 e o que podemos esperar do futuro pós-crise

Na Idade Moderna e Contemporânea, as revoluções industriais não mudaram apenas as relações de trabalho e de consumo, mas também a forma de se transmitir conhecimento. Fazendo um paralelo com a evolução da sociedade, a educação também seguiu essas mudanças.Agora, com o avanço tecnológico resultante da quarta Revolução Industrial nós estamos iniciando uma nova fase: a Educação 4.0.

O Estado de São Paulo

Volta às aulas

O Brasil acostumado a deixar para trás quem não aprende vai ter de mudar
Mais importante do que saber a data exata da volta às aulas, que se tornou quase uma obsessão para os pais nesses tempos de isolamento, é planejá-la. Escolas, professores e famílias não podem ser pegos de surpresa, como aconteceu quando houve o fechamento no meio de março. Por isso, o melhor a fazer agora – além de seguir com o que é possível para cada um na educação a distância – é se programar para o tão falado “novo normal”.

O Estado de São Paulo

Ensino Superior

Governo notifica universidades por uso de inteligência artificial para corrigir trabalhos de alunos

A utilização de inteligência artificial para a correção das atividades dos alunos na plataforma de ensino à distância levou o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública, a notificar as faculdades do Complexo Educacional FMU e a Universidade Anhembi Morumbi, todas do grupo Laureate Education.

O Globo

OAB pede que STF suspenda autorização para novos cursos de direito

Na ação, a OAB pede uma decisão liminar (provisória e mais rápida) para restringir os cursos e vagas enquanto durar o estado de calamidade pública gerado pela pandemia do coronavírus, em vigor até 31 de dezembro.
Mas, no mesmo pedido, a entidade também pede que, na análise de mérito, impeça a expansão dos cursos por cinco anos.

G1

Negócios

Ânima Educação adquire sociedade mantenedora da Faseh

A companhia adquiriu todas as cotas da Inovattus, que detinha 51% do capital social da Cesuv. A transação teve o valor equivalente de R$ 1,2 mil por cota, alcançando um valor base de R$ 90,6 milhões, além de um prêmio de controle de R$ 18,3 milhões.

MoneyTimes