Notícias de Educação - 13/mai/2020

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Destaque: Coronavírus

UNICEF alerta: garantir acesso livre à internet para famílias e crianças vulneráveis é essencial na resposta à Covid-19

4,8 milhões de crianças e adolescentes brasileiros vivem em domicílios sem acesso à internet, apontam dados preliminares da pesquisa TIC Kids Online 2019
Ter acesso à internet é fundamental para que crianças e adolescentes possam exercer plenamente seus direitos. Em tempos de coronavírus e isolamento social, a rede se torna ainda mais importante para garantir a continuidade da aprendizagem, manter contato com amigos e cuidar da saúde mental, se proteger contra a violência e ter acesso a informações confiáveis. Por isso, o UNICEF propõe ao Governo Federal e às empresas de telefonia que invistam para prover o acesso livre à internet para todas as famílias vulneráveis.

Unicef

À medida que países afrouxam a quarentena, reabertura de escolas é passo arriscado na retomada das atividades

A reabertura das escolas está no centro de qualquer plano para retomar as atividades dos países. Se não reabrirem, os pais não poderão voltar ao trabalho. Assim, a forma com que a Alemanha e outros países que lideraram o caminho em muitas frentes lidarem com esse estágio da pandemia trará lições para o resto do mundo.
A perspectiva de que crianças em idade escolar, disseminadores bem documentados da gripe comum, também possam se tornar uma fonte potente do coronavírus, é o dilema central para países que desejam retomar as atividades e evitar uma segunda onda de infecções mortais. Isso significa que as aberturas de escolas podem representar perigos reais.

O Globo

“Se as escolas quebrarem será pior para todos”, diz secretário nacional de defesa do consumidor

Depois de uma certa acomodação da polêmica em torno das atividades a distância, a redução das mensalidades escolares tornou-se a grande discussão da quarentena para quem tem filhos em escolas particulares. Nesta semana, uma nota do Ministério da Justiça foi contra o desconto para todos, enquanto o Procon de São Paulo fechou acordo com o sindicato das escolas para que elas sejam obrigadas ao menos a negociar o valor com os que precisam.“Se as escolas quebrarem, no fundo, será pior para os consumidores”, disse ao Estado o Secretário Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça, Luciano Timm. Em nota, a Senacon indicou que as medidas de redução de valor “devem ser avaliadas no caso concreto”.

O Estado de São Paulo

Mensalidades escolares: descontos devem ser estudados caso a caso

Gazeta do Povo

Procon e colégios chegam a acordo sobre renegociação de mensalidades

O Estado de São Paulo

Aulas na rede estadual de Minas voltam na segunda-feira; Sind-UTE vê ilegalidade

As aulas da rede estadual de educação de Minas Gerais serão retomadas já na próxima segunda-feira, dia 18, de forma remota. Após uma disputa judicial contra o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), o Governo de Minas anunciou nesta terça-feira que adotará três ferramentas para propiciar o ensino de forma não presencial: apostilas disponíveis na internet, aulas por meio de emissora pública de televisão e um aplicativo que facilita o diálogo entre alunos e professores. Enquanto isso, o sindicato vê ilegalidade na decisão do executivo, que estaria desrespeitando a decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais proferida no último dia 22.

MSN

DF: EAD poderia entrar na conta da carga horária do ano letivo de 2020

O Conselho de Educação do Distrito Federal (CEDF) recomenda que aulas a distância entrem na conta da carga horária do ano letivo de 2020. Com as escolas fechadas há mais de dois meses, ainda não dá para saber quando as aulas voltam. E essa flexibilização poderia ajudar em meio a um cenário imprevisível.

Correio Braziliense

RS: Planejamento para retorno das aulas deve ser finalizado até sexta-feira, diz Leite

O governador Eduardo Leite afirmou, nesta terça-feira (12), que deve anunciar até sexta-feira (15) as regras para retorno das atividades na educação pública e privada no Estado. Em sua fala, Leite indicou que a retomada será gradual, com uso de educação à distância.

Zero Hora

Educação a distância: Estônia está disponibilizando gratuitamente ferramentas usadas para ajudar outros países durante a crise

Para apoiar outros países durante a crise do coronavírus e ajudar nações que estejam passando por dificuldades em adaptar o sistema de ensino ao cenário atual, a Estônia está disponibilizando gratuitamente suas ferramentas de educação a distância.
Estônia vem consolidando o setor de educação através de um forte sistema de e-Schooling, que compreende o uso constante de ferramentas para aprendizagem online para o caso de situações inesperadas – como a que vivemos hoje, por exemplo.

Paraná Shop

Sala de aula

Projetos estimulam criatividade e engajamento em aulas remotas

A aprendizagem baseada em projetos e voltada à resolução de problemas complexos é uma forma de estimular a criatividade e o engajamento dos alunos durante a pandemia do coronavírus (COVID-19). Esta foi a mensagem de Carolina Pavanelli, diretora pedagógica da Plataforma de Ensino Eleva, durante o webinário “Inovação e criatividade em tempos de crise”, realizado na sexta-feira (8).

Porvir

Gestão

Covid-19 mostra ser inviável que pais eduquem filhos em casa, diz educador

A pandemia de covid-19 fechou os portões das escolas e confinou dentro de casa pais e filhos. Alguns meses de quarentena foram suficientes para enfraquecer a tese de que os pais podem educar os filhos dentro de casa sem a ajuda das escolas.

Uol

Inclusão

Jovens têm choque de consciência sobre privilégios e injustiças do Brasil durante a pandemia

Adolescentes relatam a angústia, e as percepções sobre as diferenças sociais do país. “Tem gente que não tem água pra lavar a mão”, diz Dora. Refúgio na tecnologia ganha outro sentido na quarentena

El País

Leis e políticas

Senado aprova projeto que suspende a cobrança do Fies

O Senado aprovou nesta terça-feira (12) projeto de lei que suspende temporariamente os pagamentos devidos pelos estudantes ao Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). O texto, modificado no Senado, retornará à Câmara dos Deputados.

R7

Avaliação

UNE e Ubes pedem adiamento do Enem 2020 na Justiça

A União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) entraram com um mandado de segurança no Superior Tribunal de Justiça (STJ), pedindo que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 seja adiado. O processo foi protocolado na segunda-feira (11).

G1

Exames equivalentes ao Enem foram adiados ou adaptados em 16 dos 18 países analisados em levantamento

G1

Crise escancara abismo na educação, e pobre sofrerá mais com Enem mantido

Uol

Presidente do Inep admite possibilidade de adiar provas do Enem em função do coronavírus

Hoje em Dia

Candidatos do Enem 2020 que estiverem com Covid-19 nos dias da prova poderão fazê-la em outra data, diz edital

G1

Mais de 1,5 milhões de inscrições em 24 horas e ainda restam cerca de 8 mil vagas para o Enem Digital

Inep

Negócios

Universidade Cândido Mendes pede recuperação judicial durante pandemia do coronavírus

Instituição enfrenta dificuldades financeiras desde 2014 e atingiu o ápice na quarentena.
A Universidade Candido Mendes (UCAM) entrou com pedido de recuperação judicial, nesta segunda-feira (11), no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. A medida, segundo a instituição, é para garantir um plano de reestruturação que garanta o funcionamento da universidade.

G1

Polêmicas

Bolsonaro promete enviar projeto contra o ensino da ideologia de gênero

O presidente Jair Bolsonaro, pouco antes de participar de cerimônia de hasteamento da bandeira nacional em frente ao Palácio da Alvorada, nesta terça-feira (12), afirmou que o governo deve enviar um projeto de lei impedindo o ensino de ideologia de gênero nas escolas. A promessa foi feita a um grupo de apoiadores, entre eles crianças com cartazes, em que em um deles estava escrito "não queremos ideologia de gênero".

Gazeta do Povo