Notícias de Educação - 14/mai/2020

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Destaque: Coronavírus

MEC prorroga autorização para cursos a distância

O Ministério da Educação (MEC) estendeu por mais um mês a autorização para que instituições de ensino adotem o ensino a distância no lugar das aulas presenciais. As secretarias, as diretorias e os professores podem adotar tecnologias da informação e comunicação para aplicar o conteúdo aos alunos.

EBC

Só 6 das 69 universidades federais adotaram ensino a distância após paralisação por causa da Covid-19

G1

Quase 1 milhão de alunos de universidades federais não têm aula há 2 meses

Uol

SP: Instituições de ensino superior e alunos devem negociar pagamento, diz Procon

A Fundação Procon emitiu nesta terça-feira, 12, uma nota técnica em que prevê negociação entre as instituições de ensino superior (IES) da rede privada e os alunos para tratar do pagamento de parcelas durante a pandemia do novo coronavírus. O documento, construído em conjunto com a Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (Semesp), descarta uma baixa nas mensalidades, pois a medida causaria danos irreversíveis no setor.

Terra

Pedidos ao Judiciário para redução de mensalidade escolar têm sido negados

Original 123

Falta de internet em 21% dos lares é desafio para educação remota

Pelo menos 21% dos lares brasileiros não possuem acesso à internet, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do quarto trimestre de 2018. Esse é apenas um dos desafios na implementação do ensino remoto durante a pandemia do coronavírus, como apontam os senadores Wellington Fagundes (PL-MT) e Daniella Ribeiro (PP-PB). Eles destacaram a desigualdade entre alunos de escola pública e privadas e do interior e das capitais nesse aspecto.

Senado

Quase metade dos candidatos do Enem não tem computador em casa para acompanhar aulas online

G1

Menos de metade dos alunos da rede estadual de SP acessa ensino online na quarentena

Folha de São Paulo

MG: Com ensino remoto, Estado quer evitar evasão escolar, diz secretária

A partir da semana que vem, os alunos da rede estadual de ensino voltam a estudar, contando com o Regime de Estudo não Presencial planejado pela Secretaria de Estado de Educação. Nesta segunda-feira (18), serão iniciadas as teleaulas por meio da Rede Minas e estará disponível um aplicativo com material e plano de estudos - primeiramente via Android e, em data futura, para IOS.

Hoje em Dia

MG terá força-tarefa para superar defasagem de teleaulas após covid

R7

Falta de acesso à internet é entrave ao ensino remoto em Minas, apontam especialistas

Hoje em Dia

GO: Ano letivo não será perdido, garante secretária de Educação

A secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, afirmou que este ano letivo não será perdido. Em live, nesta terça-feira, 12, ao lado do governador Ronaldo Caiado (DEM), a secretária disse que ano letivo “será diferente” e destacou as ferramentas que estão sendo usadas para que os alunos tenham acesso aos conteúdos pedagógicos.

Opção

Secretário da Educação diz que não há previsão de retorno às aulas presenciais em SC

O secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, informou aos deputados estaduais na tarde desta quarta-feira (13), durante Sessão Especial de Convocação de Secretário, proposta pelo deputado João Amin (PP), que ainda não há previsão de retorno às aulas presenciais e que nesta sexta-feira (15) haverá uma reunião com o Centro de Operações de Emergências em Saúde do governo que desenvolve ações de combater a pandemia de Coronavírus (Covid 19) para analisar essa questão.

OCP News

ES: "Escola deve ser a última coisa a voltar", diz secretário de Educação

Com as aulas presenciais suspensas há quase dois meses devido à pandemia do novo coronavírus, pais, alunos, professores e gestores vivenciam a expectativa do retorno. A projeção da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), porém, é que, entre tantas atividades que tiveram suas rotinas alteradas e paralisadas, o ensino escolar deve ser o último a voltar. As características da educação presencial vão exigir um prazo maior para a adoção de novos protocolos.

A Gazeta

DF: Sinepe promove pesquisa entre pais e defende retorno gradativo a aulas

O Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinepe-DF) está aplicando uma pesquisa a pais de alunos para coletar informações a fim de basear o planejamento do sindicato para o retorno às aulas, que ocorrerá após o Governo do Distrito Federal (GDF) anunciar essa retomada.

Correio Braziliense

Crianças são separadas por quadrados de giz em volta às aulas na França

O retorno gradual às aulas na França, desde anteontem, tem demandado algumas adaptações das instituições de ensino em meio à pandemia de coronavírus. No entanto, uma pré-escola em Tourcoing encontrou uma solução alternativa para manter a distância entre alunos pequenos: demarcou, no chão, onde eles devem ficar.

Uol

Dicas

Comunidades online aproximam professores e promovem troca de práticas pedagógicas

Diferentes pesquisas apontam que os professores valorizam a troca de experiências e conhecimentos entre si, o que possibilita desde a construção de um projeto em comum ou a troca de experiências com quem também conhece o dia a dia da escola.
Pensando nisso, o Porvir reuniu algumas plataformas que estimulam essa aproximação e diálogo entre professores.

Porvir

Zoo aposta no Instagram como ferramenta de entretenimento e educação ambiental

Em tempos de quarentena e isolamento social, as transmissões ao vivo no Instagram, mais conhecidas como lives, tornaram-se uma importante ferramenta de entretenimento e divulgação de conteúdo nas redes sociais. Pegando o gancho na onda do momento, a Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB) está transmitindo todas as quartas-feiras, às 14h, lives em seu perfil no Instagram (@zoobrasilia) com conteúdos sobre os diversos tipos de animal que fazem parte do Zoológico.

Agência Brasília

Tecnologia

Novas funções: Google Lens lança modo educação e prepara mais novidades para ferramenta

Segundo os testes, o aplicativo funciona de forma semelhante ao Solucionador de Matemática da Microsoft, aplicativo que também está disponível para Android e fornece resultados de operações matemáticas utilizando inteligência artificial.
Ele é muito funcional, retornando não apenas o resultado, mas também mostrando como se chegou ao resultado e ainda sugerindo aplicativos que podem ajudar ainda mais o usuário.

Tudo Celular

Avaliação

MEC não tem plano de contingência para o Enem contra coronavírus

Não há plano de contingência para realização do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) caso a pandemia do novo coronavírus se prolongue até novembro, segundo disse à Folha Camilo Mussi, presidente substituto do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas), órgão ligado ao Ministério da Educação e responsável pela produção da prova.

Folha de São Paulo

Bolsonaro diz que Enem pode ser adiado 'um pouco', mas que deve ocorrer ainda em 2020

G1

Presidente do Inep sugere aumento das cotas em vez de adiar o Enem

MSN

Adiamento do Enem: ministro do STJ rejeita ação da UNE e Ubes

Gazeta doPovo

Enem 2020 já tem cerca de 2,4 milhões de inscritos

Inep

Fuvest e Unicamp não irão alterar datas das provas de vestibular em razão do Enem Digital

A Fundação Universitária para o Vestibular da Universidade de São Paulo (Fuvest/USP) e a Comissão Permanente para os Vestibulares da Universidade Estadual de Campinas (Comvest/Unicamp) informaram que não pretendem alterar as provas dos Vestibulares 2021 por coincidirem com as provas digitais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020.

Brasil Escola

Mudanças no Saeb começam em 2021 e regras para cálculo da nota para ingresso no ensino superior ainda serão definidas

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou mudanças no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), sendo que a principal delas será a abrangência da prova, que antes era aplicada em quatro anos (sendo três do ensino fundamental e um do médio). Depois, ela começa a ser aplicada anualmente para todas as séries a partir do 2º ano do ensino fundamental.

G1