Notícias de Educação - 19/mai/2020

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Destaque: Coronavírus

8 em cada 10 professores não se sentem aptos a aulas online

Quase dois meses depois de as escolas fecharem no País todo por causa da pandemia do coronavírus, 83% dos professores não estão preparados para ensinar online. E são eles que dizem isso, em pesquisa realizada pelo Instituto Península, à qual o Estadão teve acesso. Os docentes de redes públicas e particulares ainda se declaram ansiosos e nada realizados com o trabalho no momento atual.

Terra

EAD na educação básica: pais enfrentam desafios para manter a motivação dos filhos nos estudos

Com a quarentena, por conta da pandemia do novo coronavírus, a rotina de muitas famílias mudou. Além do home office, que permite às pessoas trabalharem de casa, o “novo cotidiano” inclui dar assistência aos filhos durante as aulas on-line, recolher atividades espalhadas pelo chão, dar banho, alimentar, conversar com professores, pedagogos, tirar mancha de hidrocor da parede, corrigir exercícios, etc. É tanta coisa que mal sobra tempo para respirar! Com toda essa correria, tem sido difícil perceber se o período de aprendizagem está mesmo valendo a pena.

WS com

Após percalços, educação pode ter legado positivo com superação durante a pandemia

Ao mesmo tempo em que revela abismo entre alunos, Brasil tem a chance de tirar lições valiosas, como o uso de tecnologia e melhor relação família-escola
Especialistas sugerem que os desafios atuais podem levar o país a seguir o exemplo educacional de locais como a Finlândia, destaque no ensino que retomou há poucos dias algumas aulas com série de regramentos, e até da China, potência recente na educação mundial, onde também, com segurança, estudantes já estão retomando as lições presenciais.

Zero Hora

Escolas particulares pedem ajuda financeira ao governo federal

A Fenep (Federação Nacional das Escolas Particulares) pede ao governo federal a criação de um "Voucher Educacional". A proposta é que as famílias recebam apoio financeiro para continuar pagando a mensalidade escolar durante o período de pandemia de coronavírus. A Federação enviou um pedido oficial ao planalto nesta semana.

R7

Coronavírus: Unicamp cria projeto preliminar para retomada gradual das atividades presenciais

A Unicamp inciou a criação de um projeto para a retomada das atividades presenciais nas unidades de ensino. Ainda em fase preliminar, o estudo prevê a volta gradual de alunos e funcionários quando houver o relaxamento das medidas de quarentena no estado de São Paulo, até agora prevista para continuar até o dia 31 de maio, para conter a disseminação do coronavírus (Sars-Cov-2).

G1

MG: Governo antecipa volta de servidores da educação; alguns, presencialmente

Nesta semana, Secretaria de Educação anunciou que as aulas voltarão de forma remota já na próxima segunda-feira
A briga entre o governo estadual e os profissionais de educação de Minas ganhou mais um capítulo nesta sexta-feira. Isso porque o Executivo bateu o martelo na mesa e antecipou o retorno da categoria aos trabalhos, que antes estava previsto para a próxima segunda-feira. O governo ainda incluiu profissionais da Educação Básica ao regime de teletrabalho.

Estado de Minas

Site detalha como será ensino a distância em Minas; aulas voltam nesta segunda-feira

Hoje em Dia

Professores driblam dificuldades e dão aulas por Whatsapp na Bahia

Em escola às margens do rio São Francisco, coordenadora conta quais são os desafios da educação a distância para alunos da educação infantil
Desde o dia 18 de março, a escola está sem aulas presenciais e a carga horária dos alunos reduzida em 25%. Os professores, no entanto, têm trabalhado a distância em tempo integral para atender tanto às dúvidas dos estudantes, quanto dos pais, que são responsáveis por ministrar as atividades, gravá-las e devolvê-las via celular.

R7

SP: 'Já é difícil estudar na sala, imagina em casa', diz aluno de escola pública

Estudante do ensino médio de escola estadual de São Paulo afirma que não consegue se concentrar adequadamente para aulas a distância
Embora o governo paulista aponte providências que tenha tomado para que os 3,5 milhões de alunos tenham acesso às aulas, estudante relata sobre a dificuldade em estudar a distância.

R7

Mesmo em isolamento, crianças precisam ter contato com a natureza; veja dicas

Olhar o céu ou insetos e aves pela janela, cuidar de animais domésticos e de plantas e tomar sol e ar fresco, quando possível, são atos que fazem diferença

Folha de São Paulo

Portugal tem volta às aulas parcial nesta segunda-feira, com medidas de proteção e distanciamento

Cerca de 200 mil estudantes de Portugal dos últimos dois anos do ensino médio (16 e 17 anos), retornarão às aulas nesta segunda-feira (18). Eles deverão seguir uma série de medidas de proteção, como o uso obrigatório de máscaras, lavagem das mãos ao entrar e sair da escola, e a reorganização de horários e espaços para garantir a distância entre os alunos, informou a agência EFE.

G1

Sala de aula

Quanto mais cedo, melhor? O debate sobre a idade certa, os métodos e a avaliação na alfabetização de crianças

A alfabetização é um dos temas que mais mobilizam educadores e geram discussões no âmbito de políticas públicas. Há, no Brasil, diferentes documentos oficiais sem consenso entre si quanto à série em que se espera que a criança esteja alfabetizada, além de divergências quanto a métodos e como medir os avanços das crianças nessa etapa. A alfabetização é, também, um dos calcanhares de Aquiles da educação brasileira.

BBC

Como falar de coronavírus com as crianças

Acredito que todos nós concordamos que nossas crianças são muito atentas a tudo o que acontece ao seu redor e logicamente elas têm suas próprias ideias e interpretações da situação atual. Contudo, a cada dia que passamos, novas informações vêm sendo vinculadas pela mídia e ficamos nos questionamos sobre as melhores formas de conversar com as crianças sobre a pandemia de covid-19.

Nova Escola

Dicas

Plataforma gratuita reúne iniciativas de educação à distância durante a pandemia do coronavírus

Para garantir oportunidades a estudantes do país em tempos de isolamento social por conta do coronavírus e reduzir o impacto da crise no aprendizado, mais de 20 organizações da sociedade civil se uniram na plataforma Aprendendo Sempre, que concentra recursos de aprendizagem gratuitos e selecionados por especialistas.

O Globo

Alunos da Unesp ensinam ciência em aulas online pelo YouTube

O Observatório Astronômico da Unesp criou um programa de conteúdos gratuitos e disponíveis online para incentivar o estudo da ciência durante a quarentena. O projeto é voltado a todos que se interessem pelo assunto, e aborda diversas áreas da ciência.

R7

Com bibliotecas fechadas, 'Netflix de livros' leva literatura para crianças

Em tempo de Covid-19, as estantes com livros de papel, porém, podem ser substituídas por prateleiras virtuais. Gratuita para escolas durante a quarentena, a plataforma Elefante Letrado leva obras literárias de autores consagrados como Ziraldo e Ernani Ssó para dentro de casa.

Folha de São Paulo

Utilização de jogos para auxiliar no ensino de História

No contexto da pandemia e isolamento social, o trabalho do professor ficou desafiador, sendo necessárias novas práticas de ensino. A utilização de jogos pode ser uma boa ferramenta para que os professores consigam manter seus alunos dedicados ao estudo. Uma forma mais divertida de aprendizado faz com que o estudante possa dedicar-se mais ao que lhe é proposto.

Brasil Escola

Tecnologia

O papel das startups no futuro da educação

Esse tipo de empreendimento geralmente tem como objetivo a otimização e a democratização do ensino por meio da tecnologia. Nesse sentido, as edtechs podem atuar em várias frentes. Voltadas para os problemas mais amplos, como o acesso à educação e a dificuldade de aprendizagem; e para os mais específicos, como a escolha da instituição de ensino mais adequada para a realidade de cada pessoa.
As edtechs ainda podem ser direcionadas para aprimorar a comunicação entre a escola e a família.

O Tempo

Inclusão

Situação de estudantes indígenas se agrava sem acesso à internet

O isolamento causado pela pandemia do novo coronavírus tem afetado a população indígena, principalmente quanto ao acesso à internet e às aulas online. Sem acesso às redes nem computadores, fica inviável fazer a inscrição no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), por exemplo.

R7

Leis e políticas

STF libera propaganda eleitoral em universidades públicas

O Supremo Tribunal Eleitoral (STF) terminou nesta quinta-feira (14) o julgamento da ação que assegura a permissão de propaganda política, mesmo durante as eleições, em instituições de ensino público. Por unanimidade, os ministros consideraram que ações de professores durante a campanha presidencial de 2018 favoráveis a Fernando Haddad, do PT, em detrimento de Jair Bolsonaro, então do PSL, não poderiam ter sido inibidas pelo risco de ferir a liberdade de cátedra e a livre manifestação de ideias.

Gazeta do Povo

Avaliação

MPF diz que manutenção do Enem viola a Constituição

O Ministério Público Federal (MPF) divulgou nota técnica nesta sexta-feira dizendo que a manutenção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) durante pandemia do coronavírus viola a Constituição. Isso porque, segundo os 12 procuradores que assinam o texto, a educação a distância oferecida nesse momento está cercada "de precariedade, diversidade de situações e, principalmente, desigualdade" - contrariando o que estabelece a Constituição Federal.

Terra

Weintraub sobre Enem: 'Não é para atender injustiças sociais, é para selecionar os melhores'

Estado de Minas

Pelo mundo, países estão cancelando ou adiando seus “ENEMs”

MSN

Enem 2020: estudantes de baixa renda sofrem com tensão e falta de estrutura

iG

Senadores ampliam mobilização por adiamento do Enem 2020

Senado

Universidades de SP lançam manifesto pelo adiamento do Enem

Terra

Secundaristas fazem campanha por adiamento do Enem

EBC

Respeitando distanciamento, estudantes fazem protesto em frente ao MEC

Correio Braziliense

Abaixo-assinado pelo adiamento do Enem reúne 200 mil apoiadores

Carta Capital

O ENEM da desigualdade

IstoÉ

Enem 2020 ultrapassa 3 milhões de inscritos

Inep

Debate: Em razão da pandemia de Covid-19, o Enem deveria ser adiado já?

SIM - Numa tentativa de politizar o processo, milhões poderão ser prejudicados

Folha de São Paulo

NÃO - Adiar para quando? Devemos continuar a discutir medidas mitigadoras

Folha de São Paulo

Enem Seriado: entenda a nova forma de ingresso no Ensino Superior

O Enem seriado foi anunciado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e informado que o terá início em 2021. Foi garantido pelo Instituto que o Enem tradicional não deixará de existir. Atualmente, o Exame Nacional do Ensino Médio é uma das principais formas de ingressos no Ensino Superior brasileiro.

R7

Opinião

‘Desmatricular’ os filhos da escola durante a pandemia é crime?

Ao tipificar o crime de abandono intelectual no Código Penal o legislador ambicionou salvaguardar os filhos menores da eventual indolência de seus pais em prover sua educação.
O crime de abandono intelectual, consistente em “deixar de prover à instrução primária de filho em idade escolar”, somente se perfaz caso não haja uma “justa causa” apta a justificar a omissão quanto as medidas necessárias para que seja ministrada instrução ao filho em idade escolar.

O Estado de São Paulo

Desigualdade em tela

Aulas online são necessárias, mas insuficientes para compensar dano da pandemia
O distanciamento forçado pelo coronavírus terá talvez o efeito paradoxal de abater algo do preconceito contra essas técnicas por uma visão tradicionalista. Têm e terão papel valioso, sobretudo como canais complementares para reforço e solução de dúvidas. Persiste o problema da equidade, contudo.

Folha de São Paulo

Eventos

Empresa brasileira vence prêmio da UNESCO por usar inteligência artificial na educação

O software brasileiro para habilidades de escrita Letrus e a ferramenta de detecção de dislexia espanhola Dytective são os dois vencedores do Prêmio Rei Hamad Bin Isa-Al Khalifa da UNESCO de 2019 pelo Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação.

ONU

Estudantes brasileiros ficam entre 20 melhores em prêmio de inovação

Duas equipes de estudantes brasileiros estão entre os 20 semifinalistas da competição internacional Global Innovation, que premia ideias inovadoras.

R7