Notícias de Educação - 21/mai/2020

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Destaque: Coronavírus

MEC trava homologação de reorganização do calendário escolar, diz CNE

Conselho Nacional de Educação enviou também ao MEC propostas de atividades a serem realizadas por alunos durante a pandemia
O Conselho Nacional de Educação (CNE) enviou ao Ministério da Educação (MEC) parecer com orientações para os conselhos de educação dos estados e instituições de ensino acerca da reorganização do calendário escolar e atividades a serem realizadas pelos alunos durante o período de pandemia de covid-19. No entanto, o texto que se encontra com o ministro da educação, Abraham Weintraub, ainda não foi homologado.

Correio Braziliense

Evolução na Educação? Pandemia mudou metodologia de ensino

A pandemia tem sido um professor nos últimos meses, entre muitas coisas ela ensinou as pessoas a se reinventar e criar novas maneiras de ensinar. Com a crise instalada devido a disseminação da Covid -19 as aulas foram suspensas em todo o Brasil colocando em risco o ano letivo dos estudantes. Porém, neste interim, surgiu uma solução que causou uma evolução na educação comprovando que não existe barreira para o conhecimento: aulas não presenciais em plataforma online.

O Celeiro

Estudantes, pais e professores narram 'apagão' do ensino público na pandemia; em 7 estados e no DF, atividade remota não vai contar para o ano letivo

Alunos da rede pública de todo o Brasil vivem a sensação de que 2020 será um ano perdido em suas trajetórias escolares. Já os professores relatam o drama de não terem a formação e a estrutura necessárias para oferecer o conteúdo remoto. Quando não estão totalmente sem conexão, estudantes e mestres recorrem ao improviso de aulas via redes sociais, por exemplo.

G1

MG: Escolas particulares rebatem declaração de Zema sobre volta às aulas

O Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep-MG) anunciou, nesta quarta-feira (20), que em nenhum momento foi ventilada a hipótese do retorno presencial das aulas apenas em 2021, como foi declarado nesta manhã pelo governador Romeu Zema (Novo), em entrevista à rádio Itatiaia. Para o órgão, “tal declaração, a exatos 234 dias do término do ano, é absolutamente precipitada”.

Estado de Minas

TRT autoriza escolas particulares a reduzirem jornada e salários de professores

Hoje em Dia

MG: Alunos da rede estadual de educação enfrentam dificuldades para assistir às aulas oferecidas pelo governo

Segundo relatos de alunos, internet ruim e falta de acesso a TV do estado, são fatores que dificultam os estudos.
A Covid-19 deixou mais evidente a desigualdade na educação. Na rede estadual de ensino, onde as aulas remotas foram a alternativa que o governo encontrou de continuar levando conteúdo aos estudantes, tem deixado muito aluno sem aula ou com muita dificuldade de acessar o conteúdo.

G1

Particulares querem crianças da educação infantil de volta às escolas em Campo Grande

Plano de biossegurança será apresentado à Prefeitura e MPMS em reunião nesta quarta-feira
Uma reunião marcada para as 17h desta quarta-feira (20), entre representantes de escolas particulares, Prefeitura de Campo Grande e até o MPMS (Ministério Público Estadual), deve finalmente apresentar um plano geral de biossegurança para retomar as aulas presenciais na rede particular.

Midiamax

GDF só pensa em reabrir escolas a partir de agosto, caso seja seguro

O GDF não pensa em autorizar a volta das aulas presenciais antes do fim de julho. Segundo o secretário de Educação do DF, João Pedro Ferraz, o governador Ibaneis Rocha (MDB) avalia o retorno apenas a partir de agosto, caso seja seguro.

Metrópoles

Volta às aulas deve ser balizada pela ciência, defende associação de pais

Correio Braziliense

Ministério Público acompanha possível retorno das aulas no RS

Sem aulas no Estado desde o dia 19 de março nas escolas particulares e públicas, o Ministério Público do RS, através das Promotorias Regionais da Educação, acompanha diretamente o processo de retorno efetivo. A suspensão que visa o controle da propagação da pandemia do novo coronavírus, está prevista para ter um fim definido nesta semana, caso tudo ocorra como planejado.

Diário da Manhã

Depois de dois meses de aulas suspensas, alunos de escolas públicas do RS têm problemas para manter estudos online

G1

UFMG começa a debater possibilidade de ensino remoto; semestre não deve ser perdido

A UFMG deu início a discussões sobre o planejamento referente à retomada das atividades. Em reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), realizada por meio de videoconferência na última quinta-feira (14), a reitora Sandra Goulart Almeida afirmou que o semestre não será cancelado e as atividades acadêmicas serão retomadas após amplo debate na comunidade.

Hoje em Dia

Novo coronavírus impõe educação a distância como o novo normal

Crianças em casa, falta de equipamentos e acesso à internet, os dias passando, a formatura sem data, o Enem chegando…e, de repente, aquelas folguinhas eventuais tão bem-vindas se tornaram um problema na vida de alunos, professores e pais. Mesmo os estudantes universitários, acostumados a controlar o próprio tempo, se viram cheios de insegurança. A pandemia causada pelo novo coronavírus atingiu a educação em cheio.

Diário do Comércio

Como está sendo a volta às aulas na Europa e na Ásia?

Um monitoramento Unesco apontou que a pandemia já impactou 80% da população estudantil de todo mundo. Mais de 150 países fecharam as portas das suas escolas e, enquanto no Brasil ainda não há prazos para reinício das aulas presenciais, alguns países da Europa e da Ásia já começaram a dar os primeiros passos rumo a uma retomada gradual.
O desafio de reabertura de forma segura é imenso e nada melhor do que ouvir a experiência de quem já passou por isso para planejar uma volta às aulas da melhor maneira possível.

Escolas Exponenciais

Novas infecções frustram volta de alunos da Coreia do Sul à escola

A descoberta de novos casos de coronavírus em dois estudantes frustrou a reabertura das escolas da Coreia do Sul nesta quarta-feira, forçando 75 colégios a barrar alunos em meio ao temor de alguns professores de que não é seguro retomar as aulas.

MSN

Sala de aula

Como ajudar seus alunos a identificar fontes confiáveis de informação

Diante da abundância de informações disponíveis na internet, crianças e adolescentes podem encontrar com facilidade notícias, opiniões, fotos, vídeos, gráficos e memes sobre qualquer assunto. Se isso já era uma realidade na sala de aula, com o início das aulas remotas ficou ainda mais simples ter acesso a qualquer conteúdo com apenas um clique. No entanto, ao mesmo tempo em que essa facilidade abre caminho para práticas pedagógicas mais conectadas com os interesses dos alunos, ela traz um novo desafio para os educadores: como saber se uma informação é confiável? Crer ou não crer, eis a questão.

Porvir

Alerta aos pais: pedofilia virtual aumenta no Brasil em meio à pandemia

Gazeta do Povo

Como fazer avaliação dos alunos a distância? Conheça exemplos

O mercado educacional vinha adotando formas de avaliação contínuas e multidimensionais, verificando o desempenho do aluno ao longo do dia a dia na escola e não somente com provas, trabalhos e outras avaliações formais. Mas como acompanhar os alunos da mesma maneira enquanto eles estão em casa por causa do ensino remoto emergencial?

Escolas Exponenciais

Como pensar em metodologias para o ensino infantil digital?

Estamos caminhando para o segundo semestre de 2020, ainda isolamento social, e área da educação segue com muitos desafios para enfrentar. Entre eles, desenvolver um modelo pedagógico que se adeque às especificidades da educação infantil.
Como fazer que os pequenos mantenham a atenção online? Como adaptar a rotina dos pais para o ensino dos filhos? Quais ferramentas podem facilitar a dinâmica de aprendizado?

Escolas Exponenciais

Profissionais da Educação

Dia do Pedagogo: profissionais enfrentam desafios durante isolamento

No Dia do Pedagogo, comemorado hoje (20) no Brasil, os profissionais buscam se adaptar às novas necessidades da educação, como o ensino a distância, provocado pelo isolamento social por causa da pandemia do novo coronavírus.
Muito esforço tem sido feito, tanto por professores quanto por instituições de ensino, para dar continuidade aos estudos, sem prejudicar o avanço dos alunos. Esse tem sido um desafio para os educadores, já que ninguém estava preparado para essa nova situação - de levar a metodologia educacional para o mundo online.

EBC

Dia do Pedagogo é lembrado nesta quarta-feira (20)

Inep

Inclusão

Pandemia de coronavírus deve piorar desigualdade racial no ensino médio

Efeitos da doença na saúde, nas questões sociais e econômicas irão afetar mais os estudantes negros, segundo especialistas. Risco de evasão escolar e de lacunas na aprendizagem crescem neste contexto

Porvir

Leis e políticas

Senado aprova títulos de crédito recebíveis da educação, para socorrer escolas privadas

Certificado de recebíveis são títulos de crédito emitidos por companhias de securitização, lastreados em pagamento a ser recebido no futuro por uma empresa. Ao vender os títulos, a empresa recebe imediatamente uma parcela do valor a ser pago. No caso das escolas, os CREs serão lastreados nos contratos de matrículas. O objetivo da medida é possibilitar ao sistema educacional privado, cujas aulas foram suspensas por causa da pandemia de covid-19, enfrentar a crise econômica decorrente da paralisação das atividades escolares. Em muitos casos, houve diminuição do pagamento de mensalidades.

Senado

Avaliação

Ministro da Educação 'sugere' adiar Enem 'de 30 a 60 dias'

Senado aprovou projeto que adia as provas que dão acesso aos cursos de graduação, entre as quais o Enem. Medida não vale imediatamente, e texto segue para análise na Câmara.
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou nesta quarta-feira (20) que "sugere" que a data do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcada para novembro, seja adiada "de 30 a 60 dias".

G1

Diante da derrota no Senado, Weintraub propõe adiamento do Enem

Veja

Nota oficial sobre a realização do Enem 2020

MEC

Enem 2020 será adiado e enquete deve escolher datas entre 30 a 60 dias depois do previsto, diz Inep

G1

Bolsonaro defende 'esperar um pouquinho mais' para definir sobre adiamento do Enem

Folha de São Paulo

PSOL pede prorrogação das inscrições do Enem, que terminam na sexta

Uol

Enem 2020 tem mais de 4,3 milhões de inscritos

MEC

Negócios

Após perder metade dos alunos, universidade do RJ entra em recuperação judicial

De 2019 até março de 2020, 2.000 alunos da Cândido Mendes cancelaram matrículas em decorrência dos abalos da economia
Amargando dívida de R$ 400 milhões, a Universidade Cândido Mendes (UCAM) obteve, no domingo (17), autorização para dar início a um processo de recuperação judicial.

Folha de São Paulo

Eventos

Relatora debate mudanças no calendário escolar com especialistas

Uma medida provisória estabelece regras excepcionais para o ano letivo durante a pandemia
A relatora da medida provisória com as normas excepcionais sobre a duração do ano letivo durante a pandemia de Covid-19 (MP 934/20), deputada Luísa Canziani (PTB-PR), debate o assunto com especialistas nesta quinta-feira (21).

Câmara