Notícias de Educação - 22/mai/2020

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Destaque: Coronavírus

Pandemia leva pais a tirarem filhos de escolas de ensino infantil e põe setor em risco

A crise econômica causada pela pandemia de Covid-19 tem atingido a educação infantil privada. Com renda reduzida e sem perspectiva de retorno das atividades presenciais, pais têm desmatriculado filhos pequenos.

Folha de São Paulo

O Voucher Educacional seria uma saída para a crise? Entenda a proposta

Escolas Exponenciais

RJ: Alunos conseguem redução de 50% da mensalidade devido à pandemia

Estudantes de medicina da Fundação Técnico Educacional Souza Marques, do Rio de Janeiro, conseguem, na Justiça, a redução de 50% da mensalidade diante da suspensão das aulas presenciais devido a pandemia do novo coronavírus. A decisão liminar foi concedida esta semana pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

Terra

Deputados e entidades defendem novo calendário de ensino com foco na aprendizagem

Representante do Conselho Nacional de Secretários de Educação sugere redução de 25% da carga horária mínima
Deputados e entidades ligadas à Educação afirmaram nesta quinta-feira (21), por meio de videoconferência, que o direito do aluno de aprender deve ser garantido mesmo diante de mudanças no calendário de ensino de escolas e de universidades por conta da pandemia de Covid-19.

Câmara

Bolsonaro diz a apoiadores que é preciso 'ter calma' para reabrir escolas

Defensor de um isolamento social mais flexível diante da pandemia de Covid-19, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse nesta quinta-feira (21) que é preciso ter calma para reabrir escolas.

Folha de São Paulo

Secretário de Educação de SP não vê chances de cancelar ano letivo por pandemia

O secretário de Educação do Estado de São Paulo, Rossieli Soares, afirmou que não há a “menor possibilidade” de cancelar o ano letivo por causa da pandemia da covid-19. O Governo do Estado deverá avaliar o estágio de cada aluno, para que seja feita uma recuperação da aprendizagem quando as aulas voltarem. O secretário Rossieli Soares diz, no entanto, que o aluno que se sentir prejudicado e quiser refazer o ano letivo terá essa opção.

Jovem Pan

Alunos da rede pública do Ceará têm ensino domiciliar durante pandemia, mas relatam dificuldade de estudar

Com acesso restrito à internet ou sem o recurso, alunos da rede pública afirmam que têm desvantagem a estudantes da rede privada que podem manter as aulas pela internet.
O cronograma letivo das escolas precisou ser realinhado a partir da rápida propagação da Covid-19. Com a orientação de isolamento social, as unidades de ensino suspenderam as atividades presenciais, mas traçaram estratégias de ensino domiciliar, como o uso de aplicativos para aulas virtuais. Alunos da rede pública do Ceará dizem aprovaram o adiamento do Enem e citam dificuldade em competir com estudantes da rede privada que mantêm as aulas por meio de educação a distância.

G1

GO: Durante pandemia, aulas são dadas virtualmente, mas internet limitada e dificuldade de manter rotina são desafios

Para resolver o problema, algumas escolas entregam o material impresso para que estudantes não fiquem prejudicados.
Durante o período de pandemia da Covid-19, as aulas presenciais estão suspensas para evitar a propagação da doença. Para que os estudantes não fiquem prejudicados, professores estão se adaptando e usando meios digitais para passar o conhecimento, em Goiás. No entanto, internet limitada e dificuldade de alunos em manter uma rotina estão entre os desafios desse novo modelo de ensino.

G1

Para educadores, ensino remoto oferecido no Paraná precisa ser adaptado: 'Não se pode tratar todas as escolas igualmente'

Professores ouvidos pelo G1 dizem que, em média, cerca de 30% dos alunos de cada turma assistem às videoaulas e entregam as atividades propostas pelo aplicativo.

G1

DF - Coronavírus: Conselho de Educação dá recomendações às escolas

O Conselho de Educação do Distrito Federal (CEDF) preparou um documento com orientações às escolas públicas e particulares do DF para minimizar os impactos da covid-19 na aprendizagem. O texto dispõe sobre a reorganização do calendário escolar, o planejamento pedagógico para o período sem aulas presenciais e a preparação das escolas para o retorno.

Correio Braziliense

MPDFT recomenda teletrabalho imediato para professores da rede pública

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) recomendou à Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal (SEE-DF) determinar o retorno imediato dos docentes e demais servidores ao trabalho de forma remota enquanto durar a quarentena.

Correio Braziliense

DF: Pais de alunos da rede particular contestam pesquisa sobre volta às aulas

Pais e responsáveis da rede particular de ensino do Distrito Federal estão contestando uma pesquisa do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinepe-DF), divulgada terça-feira (19), que revela que 70% dos pais de alunos apoiariam o retorno às escolas em julho.

Correio Braziliense

SP: Sem receber auxílios de prefeitura, educadores de jovens e adultos recorrem ao TCM-SP

Um grupo de 373 educadores do Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (Mova) enviou, através do deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP), uma representação ao Tribunal de Contas do Município de São Paulo pedindo o restabelecimento de auxílios fornecidos pela Secretaria Municipal de Educação.

Folha de São Paulo

Contrariando regra do MEC, faculdades privadas dão aulas práticas online

No primeiro ano do curso de Veterinária, Gabriel Magalhães, 17, tinha tido apenas algumas semanas de aula quando elas foram interrompidas pela pandemia do coronavírus. A faculdade manteve o cronograma com ensino a distância, inclusive em disciplinas práticas, como a de anatomia.

Folha de São Paulo

Reitora da UFMG: aulas presenciais só serão retomadas com vacina

Enquanto não há consenso sobre quando as aulas vão retornar, e como isso vai acontecer, a reitora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Sandra Regina Goulart Almeida, garantiu que as atividades presenciais nos campi da UFMG só vão acontecer quando surgir uma vacina contra a COVID-19.

Estado de Minas

Reitor da UFRGS afirma que vestibular está suspenso até nova definição do calendário da universidade

O reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Rui Vicente Oppermann, afirmou nesta quinta-feira (21) que o próximo vestibular da instituição está suspenso até que as atividades da graduação sejam retomadas e que haja uma nova avaliação. Inicialmente, o calendário previa a aplicação das provas em dois finais de semana: 28 e 29 de novembro e 5 e 6 de dezembro.

Zero Hora

Sala de aula

Como fazer a avaliação durante as aulas remotas

Preparar materiais, gravar videoaulas, organizar trilhas de aprendizagem e fazer conferências com os alunos. Essa tem sido a rotina de muitos professores durante a quarentena. No entanto, além de dar conta desse processo, outro questionamento tem ocupado espaço na cabeça dos educadores: como fazer a avaliação no ambiente virtual e o que realmente deve ser verificado nesse período?

Porvir

Dicas

Plataforma finlandesa para tornar a matemática mais descontraída chega ao Brasil

Sempre existe mais de uma maneira para resolver os problemas matemáticos. Só que para muitos alunos, basta ouvir falar em matemática para que sejam despertados medo e ansiedade. Ao longo da vida escolar, esses sentimentos se traduzem em menores taxas de aprendizado e também em piadas como “não sou de exatas”, que afastam o aluno de qualquer cálculo, por mais simples que seja. Com uma tecnologia que traz a dinâmica dos jogos para as operações numéricas a plataforma finlandesa Eduten Playground, trazida ao Brasil pela Pro4Edu (Pro for Edu), parte do princípio de que para aprender o aluno precisa estar feliz e busca tornar a experiência com números mais prazerosa.

Porvir

Gestão

Com queixas de Bolsonaro, militares e deputados pressionam por saída de Weintraub do MEC

O ministro Abraham Weintraub (Educação) entrou na mira das reclamações do presidente Jair Bolsonaro. As queixas reacenderam o incômodo da ala militar do governo e a antipatia de congressistas.

Folha de São Paulo

Profissionais da Educação

Em meio à rotina de aulas remotas, professores relatam ansiedade e sobrecarga de trabalho

Em meio a uma pandemia que confinou um terço da humanidade em casa e criou novas dinâmicas de relações afetivas e profissionais virtuais, à distância, o ofício dos professores e educadores foi um dos que sofreu mudanças mais profundas. Tendo como instrumentos essenciais de seu trabalho o próprio corpo e a própria voz, eles agora têm como ferramentas imprescindíveis os celulares, computadores e redes sociais. Em meio à adaptação a essa nova forma de trabalho, eles enfrentam maiores responsabilidades e cobranças em suas tarefas.

El País

Bem-estar e saúde mental do professor são fundamentais para apoiar a aprendizagem do aluno

Em meio à pandemia, cresce a importância de trabalhar autoconhecimento e emoções dos professores
O cenário apresenta ainda mais desafios quando a rotina conhecida é colocada em pausa e a educação passa a funcionar mediada pela tecnologia, em função do distanciamento social imposto para frear a disseminação do coronavírus. Respondentes da primeira etapa da pesquisa “Sentimento e percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios do coronavírus (COVID-19) no Brasil”, realizada pelo Instituto Península, classificaram, em uma escala de zero a cinco, como 2,16 o impacto do período em sua saúde mental.

Porvir

Leis e políticas

Santa Catarina pode ser primeiro estado brasileiro a aprovar a educação domiciliar

Tramita na Comissão de Constituição e Justiça o projeto do deputado Bruno Souza (Novo), que pretende dar liberdade às famílias que optarem por educar seus filhos em suas residências.
Atualmente, com as medidas de restrição, cresceu o interesse sobre a educação domiciliar. A possibilidade cada vez mais atrativa aos catarinenses demonstra a posição favorável à legislação deste modo de ensino.

Uaaau

Avaliação

Adiamento do Enem dá um respiro a estudantes, mas não ameniza disparidades entre ricos e pobres

Cursinhos particulares pensam em como aproveitar a sobrevida que ganharam para preparar seus alunos, enquanto estudantes mais pobres não contam com ambiente nem ferramentas adequados para prosseguir os estudos durante a pandemia

Terra

Enem pode ser reduzido a um dia por conta da pandemia

Terra

Site do MEC ainda informava nesta quinta que Enem não seria adiado - Educação

O Estado de São Paulo

DPU solicita e Inep retira obrigatoriedade do RG para inscrição no Enem 2020

G1

Ensino Superior

Novo normal deve incluir EAD no ensino superior presencial, avalia entidade

Com a reformulação das aulas e a necessidade de isolamento social por causa da pandemia do novo coronavírus, cursos de graduação precisaram se adaptar para evitar atrasos e evasão de alunos. O impacto disso é que, em um futuro próximo, a graduação pode seguir uma linha mista, de cursos presenciais com aulas virtuais e ensino a distância (EAD) com uma proposta mais interativa. A avaliação é do Semesp.

Terra

Negócios

Cogna mostra que os tempos difíceis já chegaram para a educação

Companhia, ex-Kroton, deve ter queda na receita e prejuízo no primeiro trimestre. Mas a pandemia também deve trazer oportunidades
Maior empresa de educação do país, a Cogna divulga resultados nesta quinta-feira, 21, e deve mostrar que os tempos difíceis trazidos pela pandemia do novo coronavírus já chegaram para o setor. O ano de 2020 tinha a promessa de ser positivo, mas o vírus chegou com mais força no Brasil em março e atrapalhou o período de matrículas das instituições de ensino no início do ano, quando elas atraem a maior parte de seus alunos. Muitas delas estenderam os prazos de matrícula, mas o estrago foi feito. A estimativa do mercado é de queda nas matrículas, em especial nos cursos presenciais, mais caros.

Exame

Startup de educação que reúne celebridades, MasterClass recebe aporte de US$ 100 milhões

A startup MasterClass, que oferece conteúdo apresentado por celebridades, arrecadou US$ 100 milhões em nova rodada Série E liderada pela Fidelity Management & Research Company.
O modelo de negócios da startup é por assinatura anual. A empresa cobra de seus assinantes uma taxa de US$ 180 para acessar sua biblioteca de conteúdo. Até então, produziu 85 aulas ministradas por celebridades ou especialistas em diferentes áreas.

Computerworld