Notícias de Educação - 25/mai/2020

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Destaque: Coronavírus

Dois meses após a suspensão de aulas presenciais, alunos, pais e professores relatam como está a educação durante a pandemia

Todas as redes estaduais conseguiram implementar algum tipo de atividade remota, mas estudantes e professores enfrentam dificuldades para se adaptar à nova realidade.
Dois meses após o início da suspensão das aulas presenciais para conter a transmissão do coronavírus, um levantamento feito pelo G1 em todo o Brasil mostra o retrato da educação em tempos de pandemia.

G1

83% dos professores ainda se sentem despreparados para dar aulas online

Depois de seis semanas de isolamento social por conta da pandemia, 83% dos professores brasileiros, em média, ainda se sentem nada ou pouco preparados para o ensino remoto. É o que aponta a pesquisa “Sentimento e percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios do Coronavírus no Brasil”, do Instituto Península, realizada com 7.734 mil professores de todo o país entre os dias 13 de abril e 14 de maio de 2020.

MSN

"Fui assistir às aulas dos youtubers" diz professora sobre ensinar à distância

Apesar do pouco tempo disponível, professores foram forçados à se adaptarem ao ambiente digital e sua linguagem
Para dar continuidade ao ano letivo, as instituições adotaram a prática do ensino à distância (EAD), fazendo com que os professores tivessem que se adaptar para ministrar as aulas online.
É o caso da professora de matemática Patrícia Baccaro, que relatou ter dificuldades para trazer a linguagem específica da matéria para o ambiente digital, tendo que recorrer a vídeos do Youtubes para conseguir planejar as aulas.

iG

Coronavírus: pais cancelam matrículas de crianças em creches particulares

Pais, mães e responsáveis cancelam a matrícula de alunos de escolas particulares em meio à pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Os cancelamentos ocorrem principalmente na educação infantil, período em que é mais difícil manter atividades fora da escola. O movimento preocupa o setor, que estima que as creches, que atendem crianças de 0 a 3 anos, percam dois terços das matrículas este ano.

Estado de Minas

Aulas serão transmitidas pela TV a partir de segunda-feira em MS

O Governo de MS, por intermédio da Secretaria de Estado de Educação (SED), dará início às transmissões das aulas pelo sinal digital da Televisão Aberta nesta segunda-feira (25.05). A iniciativa visa ampliar o atendimento aos estudantes da Rede Estadual de Ensino (REE) na execução das atividades remotas, adotadas desde o dia 23 de março, e que retornaram na última terça-feira (19.05), após o período de recesso escolar.

O Pantaneiro

Professores do RJ relatam pressão e falta de suporte no ensino a distância

Professores da rede estadual do Rio de Janeiro se queixam da falta de recursos e da pressão feita pela Secretaria de Educação (Seeduc) para o acesso à plataforma de ensino online no período de quarentena. Comunicados com advertências de registros de faltas e consequentes cortes de salários têm causado preocupação aos servidores.

Folha de São Paulo

Secretário estadual de Educação do RJ ameaça abrir escolas no pico da pandemia

Pedro Fernandes alega não ter os recursos e prefere abrir os refeitórios das escolas, podendo corroborar irresponsavelmente com uma nova onda de contágio em adolescentes e profissionais da educação, a maioria hipertensos, em grupos de riscos, entre outros
O secretário estadual de educação do Rio de Janeiro, o dentista e ex-deputado Pedro Fernandes, ameaçou abrir as escolas públicas da rede estadual após a decisão judicial que obriga o Estado a distribuir cestas básicas ou vale-alimentação no valor de R$ 100 para os alunos.

Forum

GO: Secretaria Municipal de Educação confirma que retorno às aulas segue sem data definida

A Secretaria Municipal de Educação (SME) afirma que o retorno às aulas segue sem data definida. No entanto, a pasta já planeja como será feito esse retorno, com estratégias que buscam minimizar a sobrecarga aos profissionais e alunos, bem como prejuízos de aprendizado.

Opção

Sinpro-DF faz pesquisa de opinião com pais sobre volta às aulas

O Sindicato dos Professores no Distrito Federal (Sinpro-DF) lançou duas pesquisas, uma direcionada aos responsáveis de alunos, e outra aos professores e outros profissionais da educação para saber a opinião deles sobre o retorno das aulas.

Correio Braziliense

Estudantes da rede municipal de SP terão atendimento psicológico pela internet

Estudantes da rede municipal de São Paulo terão acompanhamento psicológico à distância durante este período de quarentena. Em parceria do Naap (Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem) com o Instituto Liberta, a prefeitura lançou um site pelo qual psicólogos e psicopedagogos poderão fazer atendimentos aos alunos.

Folha de São Paulo

SP: 21,4 mil alunos começam a receber chips para aulas

A Secretaria de Educação de Campinas começou anteontem, a entrega de chips para os 21,4 mil alunos do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A ação deve se estender pelas próximas duas semanas, por conta do feriado prolongado. De acordo com a responsável pela Pasta, Solange Pelicer, serão contatados os estudantes que não possuem celular para ver como poderão ser atendidos. No momento, um levantamento está sendo realizado para identificá-los.

Correio

Rede Minas amplia sinal para levar aulas de ensino remoto a mais cidades

Para levar as aulas de ensino remoto a mais casas dos estudantes da rede estadual, a Rede Minas ampliou o sinal para 85 municípios, agora totalizando 271 cidades (em Minas Gerais, são 853).
Com a expansão do sinal, segundo informações da Secretaria de Educação, a previsão é de que mais de 200 mil alunos da rede estadual passem a ter acesso ao programa "Se Liga na Educação", que já alcança cerca de um milhão de alunos.

Hoje em Dia

Inclusão

Pandemia escancara abismo na educação

Em um país onde mais de 45% das escolas contam com infraestrutura deficitária, apostar na internet como principal meio de aprendizado durante a quarentena distancia ainda mais estudantes da rede pública daqueles de instituições privadas, apontam especialistas.

A Hora

Leis e políticas

Governo autoriza suspensão de pagamento de parcelas do Fies

O governo federal publicou nesta segunda-feira (25) a resolução que permite a suspensão de parcelas do Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) durante estado de calamidade pública provocada pela pandemia de coronavírus.

R7

STF nega pedido da OAB para barrar abertura de novos cursos de Direito

Em decisão divulgada na terça-feira (19), o Ministro Ricardo Lewandowisk negou seguimento à ação que pedia a suspensão de autorização de novos cursos de Direito em todo o país, ajuizada pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

R7

Estatística, pesquisas e estudos

Pesquisa questiona jovens sobre impactos da pandemia do coronavírus em suas vidas

Quais os impactos do coronavírus para os jovens brasileiros? Como a pandemia afetou seus hábitos? De que forma a crise provocada pelo COVID-19 influencia suas perspectivas para o futuro? A partir do dia 15 de maio, jovens de 15 a 29 anos de todo o Brasil terão a oportunidade de participar da pesquisa “Juventudes e a Pandemia do Coronavírus (COVID-19)”, que pretende entender como as juventudes percebem o momento atual.

Porvir

Mapa do Ensino Superior aponta maioria feminina e branca

O estudante das instituições de ensino superior brasileiras têm um perfil bastante claro: é branco, do sexo feminino, com idade entre 19 e 24 anos, estuda em instituições privadas à noite, fez o ensino médio em escola pública, mora com os pais e tem de trabalhar para ter uma renda de até dois salários mínimos.

R7

Ensino à distância cresce em detrimento de cursos presenciais noturnos no Brasil

Antes mesmo da imposição das medidas de isolamento social para conter a pandemia de Covid-19, o ensino à distância (EAD) já era tendência no país. Segundo a 10ª edição do Mapa do Ensino Superior no Brasil 2020, divulgada nesta quinta-feira (21) pelo instituto do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior de São Paulo (Semesp), as matrículas em EAD cresceram 16,9% entre 2017 e 2018, enquanto o ingresso em cursos presenciais diminuiu 2,1%.

O Globo

Avaliação

MEC adia prazo de inscrição do Enem para 23h59 de quarta-feira, 27 de maio

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciou nesta sexta-feira (22) que o prazo de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 foi adiado até 23h59 de quarta-feira, 27 de maio. A princípio, pelo cronograma inicial, o processo terminaria às 23h59 desta sexta.

G1

Enem 2020: educadoras cobram transparência e diálogo com Ministério da Educação

iG

"Governo não olha para nós", diz jovem que fez grupo de WhatsApp para Enem

Uol

Inscritos no Enem 2020 passam de 5,5 milhões, diz ministro

G1

Opinião

Você sabe lidar com a educação digital do seu filho?

É preciso flexibilidade para lidar com esses desafios impostos pelo fechamento de estabelecimentos e pelas restrições de circulação. Tais cuidados são necessários e, felizmente, temos a internet que passa a ser o pivô dessa transformação, mantendo a rotina de trabalho, as compras online para o abastecimento da casa e, principalmente, a educação online e o entretenimento dos nossos filhos. Mas será que é só isso?

O Tempo

Policiais e jurídicas

Juiz do DF suspende cobrança de alíquotas progressivas dos professores da UnB

A Justiça Federal de Brasília suspendeu liminarmente a cobrança de alíquotas previdenciárias progressivas dos professores ativos e aposentados da Universidade de Brasília (UnB) enquanto durar o estado de calamidade pública decretado em virtude da pandemia do novo coronavírus. Com isso, os docentes vão voltar a recolher 11% sobre o total da remuneração (para quem ingressou no serviço público até 3 de fevereiro de 2013) ou 11% limitada ao teto do INSS (para quem ingressou de 4 de fevereiro de 2013 em diante).

Gazeta do Povo

TCE multa Secretaria de Educação da PB após julgar irregular compra de R$ 6,7 milhões em livros

A Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba julgou irregular uma licitação com R$ 6,7 milhões em recursos para aquisição de livros destinados a alunos e professores de pPortuguês da 1ª e 2ª séries do ensino médio da rede estadual de ensino, nesta quinta-feira (22), durante sessão remota.

G1

Outras do dia

Filipinas tem 'ciberformatura', e alunos recebem diplomas via robôs

Formandos do ensino médio de uma escola nas Filipinas tiveram uma festa de formatura curiosa e tecnológica nesta sexta-feira (22) para evitar aglomeração em tempos de pandemia. A "ciberformatura" teve entrega de diplomas para robôs, que no lugar do rosto tinham um tablet com a foto de cada aluno.

G1