Notícias de Educação - 26/mai/2020

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Destaque: Coronavírus

Proteção da imagem e liberdade de cátedra: os direitos do professor nas aulas online

A pandemia normalizou um cenário antes considerado impensável para muitos professores e seus sindicatos: a gravação das aulas. Para preservar seus empregos, docentes não têm outra saída que aceitar as atividades em vídeo e expor sua forma de ensinar a todos os que tenham acesso à plataforma de ensino.
Essa nova forma de aprendizagem tem levantado questionamentos e preocupações sobre os direitos de imagem dos professores. E ainda sobre o que fazer em casos em que há o vazamento de informações ou o uso de uma parte da aula, descontextualizada, destruindo a reputação do professor.

Gazeta do Povo

O que muda nas escolas após a crise do coronavírus?

Em transmissão online, Duda Falcão, Co-CEO do grupo Eleva, comenta tendências que devem fazer parte do “novo normal” das escolas - do distanciamento físico nas salas e corredores às possíveis alterações no currículo

Porvir

Os desafios da educação remota

O ficar na frente de uma telinha praticamente quase que o dia todo, e automaticamente longe dos amigos, da rotina do ir e estar na escola, vem gerando um sentimento inesperado: o sentimento de valorização do ambiente escolar.
Fala-se tanto na vida virtual, que quando ela precisou de fato acontecer, as pessoas começaram a perceber que o estar junto, o fazer junto, é importante demais. E que nada substitui as relações interpessoais de forma presencial.

ES Hoje

66% dos brasileiros de 9 a 17 anos não acessam a internet em casa; veja números que mostram dificuldades no ensino à distância

Desde que as aulas presenciais foram suspensas, por causa da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2), as redes de ensino buscam alternativas de educação remota. Pesquisas mostram, no entanto, que há obstáculos para o ensino à distância, principalmente pelas limitações de acesso a tecnologias.

G1

Educação digital é um caminho sem volta, avalia presidente da Trevisan

O presidente da Trevisan Escola de Negócios, Vandyck Silveira, acredita que as adaptações para a educação digital serão mantidas após a pandemia da Covid-19. Em entrevista ao Jornal da Manhã desta terça-feira (26), ele explica como a instituição está observando as mudanças no ensino.

Jovem Pan

Weintraub: Quarentena foi atabalhoada, mas não posso impor volta às aulas

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, fez críticas às políticas de isolamento social e quarentena adotadas em alguns estados e municípios brasileiros para conter o avanço do novo coronavírus. Para o ministro, as iniciativas foram tomadas de forma desordenada e não levou em consideração as diferentes formas de evolução da pandemia nas regiões do País.

Uol

De olho no Enem, Claro amplia aposta em educação para cliente pré-pago

A Claro, do grupo mexicano América Móvil, anuncia amanhã parceria com o portal de educação Descomplica. A ideia é que todos os seus 26,8 milhões de clientes pré-pagos tenham acesso aos cursos educacionais voltados para o Enen de forma gratuita. Segundo Paulo Cesar Teixeira, presidente do Conselho de Administração do grupo América Móvil, dona da Claro, grande parte da população não tem acesso à internet e à educação.

Yahoo

Com novo coronavírus, inadimplência no ensino superior cresce mais de 70% e evasão sobe 32,5%

Com a pandemia do novo coronavírus, a taxa de inadimplência nas instituições de ensino superior do País superou os 70% e o número de estudantes que trancaram a matrícula ou desistiram do curso subiu 32,5% no mês de abril em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com levantamento divulgado nesta segunda-feira, 25, pelo Semesp. A entidade, que representa mantenedoras de ensino superior do País, projeta que, se a situação continuar, 21% das instituições podem não conseguir quitar a folha de pagamento de junho.

Terra

Pandemia pode tirar 484 mil alunos do ensino superior no país, projeta sindicato de mantenedoras

Folha de São Paulo

Inadimplência do ensino superior privado em abril é 72% maior do que no mesmo mês do ano passado, aponta levantamento

G1

DF: Ibaneis veta PL de desconto em mensalidades de instituições particulares

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), vetou totalmente o Projeto de Lei (PL) nº 1.079/2020 da Câmara Legislativa (CLDF) que propunha redução na mensalidade em instituições particulares de ensino durante a pandemia.
Ibaneis argumenta que, apesar de "louvável", a intenção de definir a redução das mensalidades durante o plano de contingência do novo coronavírus da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal coloca em risco a viabilidade financeira das empresas, além de ser inconstitucional.

Correio Braziliense

Como ficam as mensalidades escolares durante o isolamento social

Sem dúvidas, muitas questões impactaram a prestação do serviço, qualidade do ensino e assim a rotina de pais e alunos. Por todas essas questões, os valores das mensalidades escolares referentes aos meses de março a junho podem ser negociados. Mesmo que já tenham sido pagos integralmente. Já há decisões judiciais proferidas em favor de pais aplicando um desconto de 30% sobre os valores das mensalidades. Casos como esses podem ser usados como referência.

MSN

Volta às aulas deve ser gradual, dizem especialistas da educação

A pandemia da Covid-19 impactou não só a saúde, mas também a educação, já que as aulas presenciais foram suspensas por causa do risco de contaminação. Agora, especialistas e secretários estaduais discutem como será a reabertura das escolas.

Jovem Pan

DF: Zema não crava data para reabrir escolas; foco é melhorar ensino remoto

O governo de Minas Gerais ainda não sabe quando as escolas estaduais poderão ser reabertas. Em entrevista exclusiva ao Estado de Minas, o chefe do Executivo do estado, Romeu Zema (Novo), disse que a prioridade é aprimorar o sistema de ensino a distância desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação, modelo adotado em virtude da pandemia do novo coronavírus.

MSN

Representantes de escolas privadas de educação infantil protestam em frente à prefeitura de Porto Alegre

Representantes de escolas privadas de educação infantil realizaram uma carreata na manhã desta segunda-feira (25), pedindo o retorno das atividades em Porto Alegre. Cerca de 20 carros saíram da Usina do Gasômetro e foram até a prefeitura, onde um grupo já aguardava.

Zero Hora

AL: Ministério Público pede à Justiça que mais 170 escolas ofereçam desconto durante pandemia

O Ministério Público Estadual de Alagoas (MPAL) incluiu mais 170 unidades de ensino privadas, todas localizadas em Maceió, no polo passivo da ação civil pública (ACP) que requereu descontos na mensalidades escolares. O pedido foi encaminhado ao Poder Judiciário para análise. Anteriormente, 150 escolas já tinham sido obrigadas a escolher uma alternativa para ajudar os pais de alunos diante da crise enfrentada pela pandemia da Covid-19: redução de 30% nas mensalidades ou suspensão, até o fim desse problemática, dos contratos com os consumidores.

TNH1

Leis e políticas

Santa Catarina pode ser o primeiro estado brasileiro a aprovar a educação domiciliar

Tramita na Comissão de Constituição e Justiça o projeto do deputado Bruno Souza (Novo), que pretende dar liberdade às famílias que optarem por educar seus filhos em suas residências. Atualmente, com as medidas de restrição, cresceu o interesse sobre a educação domiciliar.

São Joaquim Online

Estatística, pesquisas e estudos

Inep ajusta prazos e procedimentos do Censo Escolar 2020

Com as restrições impostas pela pandemia da covid-19, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) decidiu ajustar prazos e procedimentos do Censo Escolar 2020. As novas diretrizes foram publicadas no Diário Oficial da União de hoje (25) em uma portaria.

EBC

Avaliação

Como a paralisação da quarentena pode afetar as notas de corte?

O atual cenário de pandemia e quarentena toma conta de todos os noticiários e de todo o nosso cotidiano durante a semana. Os impactos dessa situação que estamos passando chegou até aos vestibulares nacionais. Diversos foram adiados e/ou suspensos até outra ordem, como o próprio ENEM. Por mais que a preparação para as provas continue para muitos, a pergunta que fica no ar é: como a quarentena pode interferir nas notas de corte?

R7

Nem precisava ter adiado as inscrições do Enem, diz Weintraub

Uol

Ensino Superior

MEC muda portaria do Sisu para incluir vagas em cursos a distância

O Ministério da Educação (MEC) alterou a portaria com as regras do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para incluir a oferta de vagas em cursos a distância. O documento foi publicado nesta segunda-feira (25) no "Diário Oficial da União".

G1

Pagamento do Fies pode ser suspenso por até 4 meses

Estudantes em débito com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) terão direito a suspender o pagamento durante o estado de calamidade pública pelo novo coronavírus, informou nesta segunda-feira, 25, o Ministério da Educação (MEC). O limite é de quatro meses para beneficiários em fase de amortização e de dois meses para quem está em fase de utilização ou de carência.

Terra