Notícias de Educação - 28/mai/2020

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Destaque: Coronavírus

Educação em tempos de pandemia: um novo futuro para as escolas

Como será o retorno às aulas? Como será a escola daqui para a frente? As incertezas são muitas, mas se algo parece certo neste momento é que não será possível retomar de onde paramos. O dito “novo normal” tem sido sinônimo da necessidade de intensas mudanças que, por sua vez, pode colaborar para a ressignificação do papel das escolas e da relação das pessoas com a educação em diversos sentidos.

Escolas Exponenciais

Qual é o tempo mínimo de aula online na quarentena?

Os alunos estavam acostumados com uma rotina. Quatro horas na escola, mais o período para as lições de casa, às vezes acrescentando algumas atividades extracurriculares. Todavia, tudo mudou na quarentena. Como dividir o tempo agora? Qual é a duração de tempo médio para o ensino remoto durante o período de isolamento físico? Não há uma resposta padrão.

Desafios da Educação

Prioridade, escolas ficam fora de progressão de abertura da quarentena em SP

O governo de São Paulo apresentou nesta quarta-feira (27) um novo plano para a reabertura gradual da economia do estado de São Paulo.
Mais uma vez setorizado e regionalizado, ele prevê uma graduação de atividades que podem progressivamente voltar a funcionar. A educação, assim como o transporte, é deixada de lado na escala.

Zero Hora

Rede estadual de SP manterá avaliação de alunos mesmo com ensino a distância

Professores devem dar nota para o 1º bimestre; secretaria diz que alunos sem acesso serão avaliados depois
Sem conseguir que todos os alunos da rede estadual de São Paulo tenham acesso às aulas online, a Secretaria de Educação determinou que os professores têm até o fim desta semana para avaliar e dar notas para suas turmas para concluir o primeiro bimestre letivo de 2020.

Folha de São Paulo

Municípios de SC passam a ter autonomia para definir sobre transporte, educação e eventos

A primeira vez que o governador Carlos Moisés pisou em Joinville, no Norte do Estado, desde o início da pandemia foi para atender pedidos de prefeitos e empresários da região. O governador usou a oportunidade para anunciar, na manhã desta quarta-feira (27), que os municípios terão autonomia para definir sobre a retomada do transporte, educação e eventos, atividades suspensas em Santa Catarina para conter o avanço da Covid-19.

ND+

Secretário-geral do Estado diz que volta às aulas ainda é incerta em Minas

Com todas as escolas e universidades paralisadas pela pandemia do coronavírus há mais de 60 dias, as incertezas sobre a retomada, em meio ao aumento de casos da doença nas cidades mineiras, crescem a cada dia. Em uma transmissão ao vivo nas redes sociais, o secretário-geral do Estado, Mateus Simões, disse que ainda não é possível fazer qualquer previsão sobre a volta às aulas.

O Tempo

RS anuncia plano de duas etapas para retomada das aulas a partir de junho

O governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite anunciou hoje que a rede pública voltará às aulas à distância em 1º de junho e que a retomada de aulas presenciais será gradual, em duas etapas.

Uol

Liberar primeiro a educação infantil é "preocupante", diz diretor do Todos pela Educação

Zero Hora

Educação básica não terá retomada de aulas presenciais antes de julho

Gaz

Deputados aprovam lei que permite desconto em mensalidades escolares no Rio

Segundo o texto aprovado, a norma valerá para todos os segmentos de ensino (do pré-escolar ao superior). O projeto ainda precisa ser aprovado pelo governador Wison Witzel, que tem até 15 dias úteis para avaliação.

Uol

Sem remédio de covid-19, reitora da UFRJ descarta retorno completo em 2020

A reitora da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Denise Pires de Carvalho, descartou um retorno das atividades com as turmas completas neste ano, a menos que um remédio contra o novo coronavírus seja encontrado.

Uol

Pediatras emitem recomendações para reabertura de escolas pós-pandemia

Uso de máscaras, distância de um metro entre as mesas, salas de aula com menos alunos… Em linhas gerais, essa deve ser a cara da escola infantil depois da pandemia de Covid-19. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) emitiu recentemente um documento de orientação para a reabertura, mas ainda não há data para a volta às aulas, que dependerá do controle dos casos da doença.

Bebê

Pandemia ameaça criar 'geração perdida' de jovens expondo-os a empregos precários, diz OCDE

A crise econômica global já em curso por conta da pandemia do novo coronavírus está afetando principalmente os mais jovens — recém-entrados no mercado de trabalho ou prestes a entrar nele —, possivelmente deixando cicatrizes mais profundas até do que a crise financeira de 2008. O diagnóstico é feito pelo economista Stefano Scarpetta, chefe da divisão de emprego, trabalho e assuntos sociais da OCDE, a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (órgão também conhecido como "clube dos ricos" e ao qual o Brasil aspira entrar).

BBC

Dicas

Unesco lança versão em português de kit pedagógico sobre oceanos

Elaborado pela Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI) do órgão, o material on-line apresenta uma série de recursos e atividades para que públicos, de todas as idades, possam entender os complexos processos e funções do oceano.

Fapesp

Projetos

Alunos de ensino fundamental criam Zines para combater a desinformação

Inspirada pelas oficinas e dicas da professora Emilly Fidelix, na página SeligaProf, percebi que o Zine era uma ótima ferramenta para trabalhar gêneros textuais e discutir desinformação. Então, após discutir sobre fake news em sala de aula, para dar continuidade ao trabalho de forma remota, pedi para os alunos fazerem pesquisas em casa sobre como verificar notícias. Também gravei um vídeo com instruções sobre como eles poderiam fazer dobraduras para criar a sua revistinha e quais materiais eles precisariam para a nossa aula síncrona.
No dia da aula, nos conectamos pela plataforma de videoconferência Zoom. Conversamos um pouco, e eu dei um tempo para os alunos produzirem Zines com cinco dicas para os seus familiares e colegas verificarem se uma informação é confiável.

Porvir

Professora leva pessoalmente a educação para alunos sem internet

Ainda é expressivo o número de pessoas que não possuem acesso à internet.
Proativa, Agnes decidiu então fazer algo diferente. Além das aulas online, agora também está imprimindo e entregando quinzenalmente exercícios para serem feitos por aqueles estudantes que não possuem acesso ao mundo virtual, para que eles também tenham a oportunidade de prosseguir com os estudos.

CGN

Tecnologia

Google apresenta novas ferramentas educativas

O Google for Education acrescentou duas novas seções no site Ensine em Casa, a central de informações, dicas, treinamentos e ferramentas para ajudar nas atividades escolares durante o período de isolamento social.

R7

Estudo anual de empresa tecnológica aborda o uso da tecnologia na educação

Pelo quinto ano consecutivo, a BlinkLearning, empresa de tecnologia especializada no desenvolvimento de soluções para educação, publica os resultados do Estudo Anual sobre o uso da tecnologia na sala de aula. O papel das TIC na educação, a profissão docente, a aprendizagem dos alunos e uma visão geral do estado da educação na perspectiva dos educadores são os temas enfocados neste estudo realizado na Argentina, Colômbia, México, Peru e Espanha.

Terra

Gestão

MEC inicia capacitação de integrantes das Forças Armadas que atuarão nas escolas cívico-militares

A partir desta terça-feira, 26 de maio, o Ministério da Educação (MEC) dá mais um passo na implantação das escolas cívico-militares no país. Em uma plataforma on-line, 52 militares da reserva iniciam a capacitação para atuarem no novo modelo de escola. Até sexta-feira, 29 de maio, eles conhecerão os papéis e as responsabilidades dos militares no Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares.

MEC

Leis e políticas

Projeto de lei do Future-se é encaminhado ao Congresso Nacional

Governo não detalhou o texto do projeto de lei, que ainda deverá passar pelo Legislativo.
O Future-se é uma iniciativa proposta pelo MEC com o objetivo de aumentar a autonomia administrativa das universidades federais. Como essas instituições sofrem com contingenciamentos e alegam que têm suas atividades prejudicadas com os bloqueios de orçamento, a solução apresentada pelo governo é firmar parcerias entre a União, as universidades e as organizações sociais.

G1

Avaliação

O que significa, na prática, o adiamento do Enem de 30 a 60 dias

O adiamento, no entanto, não trouxe completo alívio e tampouco a certeza de que a prova será realizada em melhores condições. Enquanto alguns países cancelaram seus equivalentes ao Enem, adiaram por data indefinida a fim de avaliar o avanço da pandemia ou substituíram por outras avaliações, o ministro Abraham Weintraub anunciou que, por aqui, a escolha das datas do exame ficará a cargo dos candidatos que farão a prova.

MSN

Opinião

No confinamento, jovens demonstram adaptação e reação surpreendente

Desde o começo, as crianças demonstraram se adaptar melhor do que era esperado. Refiro-me a crianças e adolescentes que têm uma casa (ou mais de uma, no caso de mães e pais separados) com adultos responsáveis que se ocupam delas.

Folha de São Paulo

Eventos

UNESCO celebra o poder da arte e da educação em todo o mundo

Mais do que nunca, a educação artística está sendo reconhecida como uma parte essencial de uma educação abrangente, porque ajuda no avanço dos resultados da aprendizagem e no desenvolvimento de novas habilidades dos estudantes. Em tempos de crise, a educação artística é particularmente valiosa, pois, mesmo em um contexto de confinamento, ela inspira a criatividade, fornece apoio psicológico e constrói conexões entre as pessoas e as comunidades.

Unesco

Casa de Notícias CCBB lança projeto 100% digital de arte-educação

Dando continuidade às ações digitais, o Centro Cultural Banco do Brasil lança o #CCBBeducativoEmCasa, iniciativa 100% digital do Programa CCBB Educativo, que estimula a experiência, a criação e a reflexão por meio de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais.

Casa de Notícias