Notícias de Educação - 01/jun/2020

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Destaque: Coronavírus

Aulas particulares viram alternativa em meio às incertezas da volta das escolas

Nas pranchetas com as letras do alfabeto, crianças descobrem os sons e a formação das palavras. Em cada sílaba pronunciada, uma conquista diária de aluno e professor. Considerada uma das mais importantes etapas da educação, a alfabetização nas escolas foi interrompida por uma das maiores pandemias dos últimos séculos. Diante das dificuldades em realizar o processo de forma remota, por meio das videoaulas, crescem também as incertezas sobre os danos causados pela paralisação da aprendizagem presencial. E uma das alternativas encontradas por muitos pais têm sido as aulas particulares.

O Tempo

Proposta estabelece estratégia nacional para retorno às aulas

Pelo texto, União, estados e municípios devem organizar colaborativamente o retorno às atividades escolares, interrompidas com o Decreto Legislativo 6/20 que reconheceu a calamidade pública por causa da pandemia. A estratégia será definida por princípios, diretrizes e protocolos, respeitadas as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e das autoridades sanitárias brasileiras.

Câmara

Secretários alertam para necessidade de recursos para educação

Em nota técnica, o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) alerta que os estados vêm gastando mais em aulas remotas e outras ações durante a pandemia do novo coronavírus (covid-10) e que, por outro lado, as receitas vêm caindo.
“Trata-se, portanto, de um cenário muito preocupante, que indica que haverá uma retração significativa do gasto público com educação no país em 2020”, diz a nota.

EBC

Seis soluções de outros países para a educação em tempos de isolamento

Em meados de abril, mais de 1,7 bilhão de alunos, o equivalente a cerca de 90% do total de estudantes do mundo inteiro, estavam em casa. Ao todo, 156 países adotaram medidas de restrição total ao acesso às escolas.
Algumas nações encontraram formas criativas de amenizar o impacto da pandemia sobre a educação. Conheça seis dessas iniciativas.

Gazeta do Povo

Escolas usam rádio para levar conteúdo a estudantes de todo o país

Iniciativas de redes públicas de educação ajudam alunos sem internet a acompanhar aulas
O conteúdo transmitido por rádio é uma forma que as redes públicas de ensino de diversas partes do país encontraram para levar a escola para dentro das casas durante a pandemia da Covid-19. A doença obrigou o fechamento das salas de aula para evitar a proliferação do novo coronavírus.

Folha de São Paulo

Ano letivo poderá se estender até 2021, prevê resolução de Conselho de Educação em Minas

O ano letivo da educação em Minas Gerais poderá se estender até 2021. Isso está previsto em nova resolução do Conselho Estadual de Educação (CEE) publicada no Diário Oficial de Minas Gerais, neste sábado (30). O texto também permite que todos os segmentos educacionais, do infantil ao superior, possam fazer uso de ensino não presencial enquanto houver restrições sanitárias para presença dos estudantes dentro das instituições, por causa da pandemia de Covid-19.

Hoje em Dia

SP: 25% dos estudantes da rede pública conseguiram acessar aulas online

Estudantes e professores tiveram de se adaptar ao ensino remoto nesse período de pandemia de covid-19. Com as escolas fechadas, as aulas passaram a ser realizadas via internet e, na rede pública estadual de São Paulo, também são televisionadas. No entanto, a baixa frequência preocupa — apenas 25% dos alunos estão assistindo as aulas pela internet.

R7

SP: Aulas do segundo bimestre na rede estadual começam na segunda

A Secretaria Estadual da Educação promove, a partir desta segunda-feira (1º), o planejamento das aulas mediadas por tecnologia do segundo bimestre com os professores da rede estadual.

R7

Sergipe: Educação Estadual retoma ano letivo com aulas não presenciais

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura publicou nesta quarta-feira, 27, a Portaria número 2235/2020, que regulamenta, em caráter excepcional, a oferta de atividades escolares remotas a serem desenvolvidas nas unidades de ensino da Rede Pública em escolas estaduais sergipanas, computadas como carga-horária mínima anual obrigatória, durante o período em que permanecer o decreto governamental suspendendo as atividades educacionais presenciais.

Imprensa 24 horas

MPCE recomenda que escolas particulares de Fortaleza cumpram orientação dos Conselhos de Educação

O Ministério Público do Ceará (MPCE) recomendou ao Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará (Sinepe), e todas as escolas privadas de Fortaleza, que sigam a orientação dos Conselhos de Educação Estadual (CEE) e Nacional (CNE). O pedido é válido para o mometo de pandemia de Covid-19.

Diário do Nordeste

Secretaria de Educação avalia se aulas no ES recomeçam em julho ou agosto

O governo do Espírito Santo avalia se as aulas recomeçam em julho ou agosto. De acordo com o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, caso as atividades retornem nesses meses, o ano letivo não deve ser estendido para 2021. Porém, para cumprir o calendário, será preciso ter aulas aos sábados.

A Gazeta

Pandemia altera cronograma de vestibulares de inverno; candidatos falam em sonhos suspensos e adaptação

A pandemia do novo coronavírus alterou o cronograma de vestibulares marcados para o meio do ano – os chamados vestibulares de inverno ou de segundo semestre –, o que levou candidatos a reverem planos e se adaptarem.

G1

Por coronavírus, vestibulares serão remotos e com fiscalização por câmera

Folha de São Paulo

Quarentena deixa rotina de vestibulandos ainda mais estressante

Incerteza sobre a realização das provas, isolamento social e dificuldade para estudar em casa afetam alunos
A pandemia somou outras incertezas à habitual pressão sentida pelos vestibulandos. Além das dúvidas em relação à realização das provas, eles precisam se ajustar na marra à nova rotina familiar e de estudo, o que tem elevado mais o nível de estresse.

Folha de São Paulo

Durante pandemia, cursinhos oferecem até apoio psicológico e aulas de ioga remotas

Folha de São Paulo

Covid-19: conselho de reitores confirma congelamento de salários na Unicamp, USP e Unesp

O Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp) divulgou um comunicado nesta sexta-feira (29) onde confirma congelamento dos salários de professores e funcionários que atuam na Unicamp, Unesp e USP neste ano 2020.

G1

Alunos terão de manter distância de 1 metro em escolas na Itália

O Comitê Técnico-Científico (CTS) instituído para auxiliar o governo da Itália no combate à pandemia do novo coronavírus entregou nesta quinta-feira (28) o documento com as diretrizes para a reabertura das escolas no país, prevista para setembro, início do próximo ano letivo.

MSN

Sala de aula

Como construir portfólios para avaliar o desenvolvimento dos alunos

Como acompanhar as atividades e os projetos dos alunos durante quarentena? Qual é a melhor forma de compartilhar os resultados de tudo o que eles produziram em casa? Se você é professor, provavelmente já gastou algum tempo refletindo sobre essas questões. Na hora de avaliar o desenvolvimento de competências e fornecer um diagnóstico mais assertivo sobre as dificuldades da turma, os portfólios podem ser bons aliados que, além de trazer uma visão detalhada do processo de aprendizagem, ajudam a expor trabalhos de forma atrativa e simples.

Porvir

Gestão

McKinsey indica quatro prioridades da gestão escolar pós-pandemia

A migração em massa para o ensino remoto (decorrência do novo coronavírus) foi uma tarefa árdua. Mas essa onda já passou. Agora, o desafio é lidar com a ressaca – como a desigualdade na aprendizagem, os problemas financeiros e os planos de reabertura.
Um estudo da consultoria McKinsey & Company, divulgado em abril, joga luz aos novos desafios do setor educacional pós-pandemia – sugerindo 4 prioridades para sistemas escolares.

Desafios da Educação

Profissionais da Educação

Como o mundo, professores nunca mais serão os mesmos

Diante do cenário que estamos vivenciando, os desafios são gigantes para a educação como um todo e para os professores em particular. O mundo está se transformando e não voltaremos “ao normal”, pois o normal será uma nova realidade, muito diferente do que estávamos vivendo até a pandemia de covid-19. O mundo, provavelmente, não será o mesmo. A Educação e os professores também não.

MSN

Inclusão

Pandemia amplia abismo entre escolas públicas e privadas no Brasil

No estado de São Paulo, mais rico do país, apenas 50% dos estudantes havia acessado o aplicativo de aulas a distância
A situação escancara o abismo socioeconômico existente no Brasil, da diferença de renda ao acesso a serviços públicos como educação e saúde. Na educação, estamos constatando a enorme disparidade entre os serviços das instituições públicas e privadas e as condições de estudos de jovens de diferentes classes sociais.

Folha de São Paulo

Política partidária

Weintraub cita 'mudar regras' para evitar Brasil em 'paraíso esquerdista'

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou que uma estrutura para levar o Brasil "para um paraíso esquerdista" foi criada. Para ele, é necessário "mudar regras" para impedir que isso se consolide.

Uol

Estatística, pesquisas e estudos

Enem 2020: maioria dos candidatos é oriunda de escola pública, revela balanço do MEC

O Ministério da Educação (MEC) divulgou o primeiro balanço das inscrições realizadas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, que encerraram na última quarta-feira (27). Ao todo, 6.121.363 inscrições foram feitas, das quais 101.100 são para o Enem Digital. Conforme a apuração, 81,7% dos candidatos estão matriculados em escolas públicas, número 11,2% maior do que o registrado em 2019.

Estado de Minas

Avaliação

USP, Unicamp e Unesp esperam definição do Enem para decidir se adiam vestibulares

Segundo o reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e presidente do Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp), Marcelo Knobel, as comissões de vestibular da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e da própria Unicamp estão se reunindo semanalmente para estudar a melhor possibilidade de adiamento das provas.

Terra

Opinião

Enem como alternativa aos vestibulares em tempos de pandemia

A adoção do Enem permite que as instituições de ensino selecionem os candidatos com provas já aplicadas pelo Inep, sendo o processo de aproveitamento totalmente digital, o que diminui a necessidade de interação e evita a exposição de seus funcionários e dos vestibulandos a um possível contágio pela Covid-19.

Brasil Escola

Vida escolar remota

Muitas famílias estão perdidas nessa situação; escolas também, já que nem sempre elas se lembram que não dá para oferecer o mesmo ensino anteriormente planejado e cobrar a mesma aprendizagem dos alunos

Terra

As falácias da Educação à Distância se alastram com (e como) o Covid19

Com a suspensão de aulas presenciais por conta da atual pandemia, voltam com força redobrada as pressões pela implantação da Educação à Distância (EAD). As mentiras e falácias sobre esse tema se multiplicam.

Carta Maior

Eventos

"De repente, Professor online"

O momento é o de aprender fazendo e, diante de um cenário de tantas incertezas, uma certeza se impõe: a sala de aula não será a mesma! Com palestras, mesas-redondas temáticas, oficinas e trocas de experiências, o primeiro congresso virtual do GEN contará com a participação de convidados de peso de diversas áreas do saber e acontecerá entre os dias 16 e 19 de junho.

Gen.negócios & gestão

Policiais e jurídicas

Conselho Tutelar questiona papel de escola em caso de mensagens com teor racista

A divulgação de mensagens de teor racista trocadas por um grupo de alunos no WhatsApp fez o Colégio Franco-Brasileiro, no Rio de Janeiro, anunciar o afastamento de quatro estudantes. A medida, tomada após um grupo de pais de alunos enviar um manifesto com mais de 300 assinaturas sugerindo a punição dos envolvidos, levanta a discussão sobre os limites da escola em casos de possíveis infrações cometidas por alunos em ambiente virtual.

Folha de São Paulo