Notícias de Educação - 02/jun/2020

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Destaque: Coronavírus

MEC homologa parcialmente regras do CNE sobre educação na pandemia, e suspende trecho sobre avaliações e exames

O Ministério da Educação (MEC) homologou parcialmente o parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE) com regras sobre a educação na pandemia.
De acordo com o despacho, o MEC deixou de homologar o item 2.16, e submeteu para reexame do CNE. O item fala que as avaliações e exames deverão levar em conta "os conteúdos curriculares efetivamente oferecidos aos estudantes, considerando o contexto excepcional da pandemia, com o objetivo de evitar o aumento da reprovação e do abandono no ensino fundamental e médio"

G1

Conselho Nacional de Educação elabora parecer para reorganizar o calendário

Entre as áreas que foram mais afetadas pela pandemia do novo coronavírus está a educação. Independentemente da idade escolar, alunos de todo mundo tiveram que deixar o modelo presencial e adotar ferramentas de tecnologia para manter a rotina de estudos. Até o momento não se sabe quando as aulas voltarão no Brasil. O governo de São Paulo, por exemplo, não incluiu a atividade no plano gradual de reabertura da cidade. Para orientar o retorno, em todo o país, o Conselho Nacional de Educação elaborou um parecer, com orientações que tratam da reorganização do calendário escolar e atividades pedagógicas, que passaram a ser não presenciais devido à pandemia. No entanto, o documento ainda não foi homologado.

Correio Braziliense

Risco de falência atinge metade das escolas pequenas e médias do Brasil, diz pesquisa

Instituições com até 240 alunos perfazem 80% do sistema privado e são pressionadas por inadimplência
A redução de receita, ocasionada pela necessidade de conceder descontos, por atrasos nas mensalidades e pela inadimplência, atingiu 40% delas em abril e deve ultrapassar os 50% no fechamento das contas de maio. Em 95% dos estabelecimentos já houve o cancelamento de matrículas.

Folha de São Paulo

95% das escolas privadas têm cancelamentos de matrículas na pandemia

Gazeta do Povo

MG: Educação infantil tem 40% dos contratos cancelados

O Tempo

“Precisaremos de rituais de acolhimento nas escolas”, diz Priscila Cruz, do Todos pela Educação

Num cenário otimista, há um retorno possível em agosto. Essa volta tem que ser escalonada. Talvez comecemos com 20% da capacidade. Por isso tenho dito aos gestores do País: quem ainda não traçou um plano de retorno, já está atrasado. Com o ensino remoto estamos no meio de campo, mas a gente só marca gol na educação com a retomada das aulas presenciais. Está claro que o nível de engajamento de aulas remotas está baixo em todo o País, apesar de todos os esforços.

O Estado de São Paulo

Como será a volta às aulas?

Predomina o formalismo – questões como aprovar ou não os alunos, cumprir ou não os dias letivos, as 800 horas e coisas do gênero. Não vou repetir aqui o que se encontra no artigo. As reflexões a seguir concentram-se num aspecto: o que vale a pena fazer e por onde começar.
Por razões pragmática – e apesar de suas profundas fraturas –, a BNCC poderia servir de parâmetro. A partir daí, seriam elaboradas estratégias para colocar as coisas no trilho. Não será o cumprimento formal do ano letivo ou o aumento da carga horária que vão resolver o problema.

Veja

DF: Secretaria de Educação contratará quatro emissoras para exibir teleaulas

A Secretaria de Educação do DF (SEDF) entregou, depois de um período de consultas públicas, o "Plano de validação das atividades pedagógicas não presenciais" ao Conselho de Educação do DF na sexta-feira (29/5). Ainda não estão definidos os critérios para a atuação das equipes escolares, o que deve ser publicado nos próximos dias.

Correio Braziliense

Coronavírus: retomada das aulas no DF deve ocorrer em agosto, diz Ibaneis

G1

Escolas particulares de Minas retomam aulas remotas nesta terça-feira

Depois de 15 dias de recesso adiantado, alunos e professores da maioria das escolas particulares de Minas Gerais voltam aos seus postos nesta terça-feira (02). De 18 de maio a 1º de junho, diretores e coordenadores das escolas se dedicaram a aprimorar o sistema de aulas remotas das instituições. Com a pandemia do novo coronavírus aparentemente longe do fim no Brasil, a incerteza quanto ao futuro ainda predomina no âmbito estudantil.

MSN

Escolas pós-coronavírus: como alunos e professores voltaram às aulas na Nova Zelândia

Bem-sucedida no controle da crise do coronavírus (COVID-19), a Nova Zelândia pode servir de inspiração para outras nações não só no setor da saúde, mas também no da educação. Desde 18 de maio, os cerca de 800 mil estudantes do país puderam voltar à escola num processo que tem sido avaliado como positivo por alunos, pais e educadores, e que tem como principais diretrizes o respeito a protocolos de segurança e a redução da ansiedade.

Porvir

Inglaterra reabre escolas em meio a críticas; veja 10 medidas adotadas por países que decidiram voltar às aulas

A Inglaterra está flexibilizando as regras de isolamento social e, nesta segunda-feira (1º), as escolas do ensino básico começam a retomar as atividades. A princípio, as aulas são direcionadas apenas para as crianças de 4 a 6 anos e de 10 a 11 anos, uma tentativa de ajudar os pais que precisam voltar ao trabalho.
A medida, no entanto, não é unânime. A flexibilização nas regras de isolamento social vem acompanhada de críticas de pais, professores e de governos locais, que a consideram precipitada.

G1

Escolas da Coreia do Norte reabrem após dois meses de paralisação por causa do coronavírus

Os colégios da Coreia do Norte retomaram as atividades nesta segunda-feira (1º), dois meses após a paralisação das atividades como medida de precaução contra o novo coronavírus, informou a imprensa local. Os centros de ensino terão termômetros e soluções desinfetantes nas entradas.

G1

Sala de aula

Autonomia e acolhimento: estratégias para cuidar da saúde mental dos alunos

A ciência já comprovou que estabelecer relacionamentos que possam gerar confiança e autonomia, assim como sentir-se querido e aceito, reflete nas nossas decisões e na forma como olhamos para o mundo. E isso começa desde a infância, onde crianças e os jovens que crescem regulando melhor suas emoções percebem a influência positiva dessa estabilidade no seu aprendizado. Neste contexto, sua instituição tem se preocupado com a saúde emocional dos alunos durante a pandemia? Eles estão sendo acolhidos nesse momento difícil?

Escolas Exponenciais

Dicas

3 trilhas para professores melhorarem suas habilidades em tecnologia

Iniciativa "Do mundo para a escola" reúne vídeos para professores ganharem confiança em plataformas para o dia a dia em aulas remotas ou darem os primeiros passos em programação

Porvir

Roteiro de Formação: 1ª reunião para replanejar 2020 na Educação Infantil

Passados mais de 60 dias de fechamento oficial das escolas no país, um dos desafios dos gestores é avaliar como as instituições podem se replanejar para garantir que as competências e áreas de conhecimento prioritárias contidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sejam atendidas neste ano letivo.
Pensando nessa tarefa, a equipe da NOVA ESCOLA se mobiliza para apoiar os profissionais da Educação. Além dos conteúdos destinados aos professores, também teremos este espaço voltado para dar suporte aos gestores escolares – coordenadores pedagógicos e diretores. Os Roteiros de Formação reunirá sugestões de atividades detalhadas, materiais de apoio e referências bibliográficas, num formato que pode ser usado na íntegra ou adaptado.

Nova Escola

Projetos

Hopi Hari oferece aprendizado a estudantes por meio da diversão

O Hopi Hari , parque temático localizado em Vinhedo, em São Paulo, oferece uma nova possibilidade de aprendizado que une o ensino à diversão . Criado com o objetivo de ser um braço educacional do parque, o programa Edukare permite que estudantes de escolas públicas e privadas utilizem as atrações para aplicar os conceitos vistos em sala de aula.

iG

Leis e políticas

Projeto institui a Política Nacional Um Computador por Aluno

O Projeto de Lei 2945/20 cria a Política Nacional Um Computador por Aluno com o objetivo de garantir a oferta de computadores, programas (softwares) e assistência técnica em escolas da rede pública de ensino, incluindo as destinadas a pessoas com deficiência. O texto está sendo analisado pela Câmara dos Deputados.

Câmara

Política partidária

Governo Bolsonaro nomeia chefe de gabinete do senador Ciro Nogueira para a presidência do FNDE

O governo do presidente Jair Bolsonaro nomeou o chefe de gabinete do senador Ciro Nogueira (PP-PI), Marcelo Lopes da Ponte, para a presidência do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Nas últimas semanas, o presidente Bolsonaro passou a negociar cargos do governo com partidos da Câmara, em especial com os que fazem parte do Centrão. Cargos-chave em órgãos como o FNDE e o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) foram entregue a nomes indicados pelo grupo.

G1

Estatística, pesquisas e estudos

Nova pesquisa da Western Union oferece percepções sobre o futuro da educação internacional

A Western Union Company (NYSE: WU), líder em transferências de moedas e pagamentos internacionais, divulgou hoje um novo relatório intitulado "Futuro da educação internacional" ("The Future of International Education") em parceria com a The Future Laboratory. O documento destaca cinco novos perfis estudantis que evoluirão com a mudança de atitudes e comportamentos da juventude atual. De pensadores híbridos a graduados mais ecológicos, esse novo relatório prevê como as instituições acadêmicas devem se adaptar para atender a tais expectativas.

Terra

EAD

Matrícula no ensino superior a distância aumenta 45%

O número de matriculados em instituições de ensino superior público na modalidade a distância aumentou 45% entre 2016 e 2018. A taxa de matrícula alcançou 173 mil estudantes, segundo informações do Censo da Educação Superior de 2018.

R7

Eventos

Professores se reinventam com foco em aulas remotas

A palavra-chave do momento é adaptação, tema que os professores de Mato Grosso do Sul comprovaram dominar. Entre os dias 25 a 29 de maio, mais de 31,8 mil inscrições foram efetuadas para o seminário online “Jornada de Conhecimento”, ocorrida para preparar os educadores para o uso de novas tecnologias em aulas remotas.

Diário Digital

Policiais e jurídicas

O STF e o que pedem as leis municipais sobre ideologia de gênero

A polêmica em torno dessas legislações é grande: enquanto alguns juristas concordam com a decisão do STF com relação à inconstitucionalidade das reivindicações – definir conteúdo seria uma prerrogativa da União –, movimentos contrários ao ensino da ideologia de gênero no ensino básico recordam que, em 2014, na discussão do Plano Nacional de Educação (PNE), a presença do assunto “teoria de gênero” foi rejeitada pelos congressistas após grande manifestação popular e, sendo assim, as leis que enfrentam questionamentos no STF estariam em acordo com as diretrizes aprovadas no PNE.

Gazeta do Povo