<% Response.Redirect("https://www.seudominio.com.br") %>

Notícias de Educação - 03/jun/2020

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Destaque: Coronavírus

Bombando no Twitter: estudantes pedem cancelamento do ano letivo

A hashtag #CANCELAOANOLETIVO2020 é o assunto do momento da rede social Twitter no Brasil. Até o momento, foram mais de 60 mil tweets com o termo. E o número cresce minuto a minuto. O movimento começou quase que por brincadeira, com estudantes fazendo piada sobre as dificuldades que estão enfrentando seja porque estão sem aulas seja porque as aulas a distância trazem desafios demais.

Correio Braziliense

MEC aprova aulas aos sábados e nas férias depois da pandemia de coronavírus

O Ministério da Educação autorizou que escolas utilizem os sábados e o período de férias para cumprir a carga horária do ano letivo. O MEC homologou uma série de diretrizes feitas pelo Conselho Nacional de Educação para a reorganização das atividades de instituições de educação básica e ensino superior.

Uol

Escolas públicas e particulares de SP devem voltar em agosto com aula uma vez por semana

As escolas devem voltar a funcionar no Estado de São Paulo no início de agosto com 20% dos alunos de cada série. O plano que será anunciado na sexta-feira, 5, pelo governo do Estado valerá para escolas estaduais, municipais, particulares, universidades, Fatecs e até cursos de inglês. Ainda se discute se será um grupo de 20% dos alunos frequentando as aulas todos os dias da semana ou se grupos diferentes de 20% dos estudantes irão uma vez por semana, completando 100% na sexta-feira .

MSN

Quase três meses após início da quarentena, SC prepara retorno às aulas em etapas

O governo estadual liberou a partir de 8 de junho as aulas práticas nos laboratórios dos cursos superiores e os estágios obrigatórios. De 6 de julho em diante podem voltar as aulas presenciais das graduações. Já as das redes pública e privada da educação infantil, ensinos fundamental e médio, e Educação de Jovens e Adultos (EJA) só estarão autorizadas a retornar em 3 de agosto.

G1

Vereadores de BH discutirão descontos nas mensalidades de escolas particulares

Vereadores de Belo Horizonte discutirão, na manhã da próxima sexta-feira (5), a redução das mensalidades de escolas privadas da capital mineira. A audiência foi requerida pelo vereador Irlan Melo (PSD), nesta terça, durante a Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor.

MSN

Escolas temem que adultos abandonem estudos após pandemia do coronavírus

Especialistas e escolas avaliam que alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) façam parte de um dos grupos mais vulneráveis pela interrupção das atividades escolares e temem que eles desistam dos estudos.

Folha de São Paulo

Professores já se preparam para ensino remoto, revela reitora da UFMG

O ensino remoto emergencial é uma possibilidade que está sendo avaliada pela UFMG, para permitir a continuidade dos estudos durante o período de pandemia de Covid-19. Durante uma live transmitida pelo Instagram da instituição nesta terça-feira (2), a reitora Sandra Regina Goulart Almeida afirmou que a universidade está analisando o que poderá ser feito nesse novo cenário e revelou que professores estão se preparando para formas de ensino não presencial.

Hoje em Dia

Sala de aula

Alunos com necessidades especiais no ensino a distância: quais as melhores práticas?

A mudança do ensino presencial para o ensino a distância (EAD) vem se mostrando um desafio enorme para gestores, professores e pais de alunos neste momento de isolamento social. Além daqueles de ordem pessoal, enfrentam também desafios de natureza financeira, administrativa e, claro, inúmeros outros relacionados ao setor educacional.
Como será que as famílias com crianças e jovens com necessidades especiais estão fazendo a migração para o EAD?

Escolas Exponenciais

Como trabalhar com Educação empreendedora no Ensino Fundamental I

Os alunos ainda são pequenos, mas já têm condições de aprender enfrentando desafios, expondo opiniões e tomando decisões com autonomia
Ninguém nasce sabendo como ser um cidadão autônomo capaz de comandar a própria vida e ser fator de mudança na sociedade. Na verdade, isso é algo que leva tempo para acontecer e a escola desempenha um papel essencial para o desenvolvimento de competências e habilidades que favorecem essa construção. O ensino na perspectiva de Educação Empreendedora é a ferramenta para que esse processo comece logo no 1º ano do Ensino Fundamental.

Nova Escola

Dicas

Empresa oferece videoaulas para estimular a criatividade de estudantes

Para contribuir com a formação complementar dos alunos, o Nave à Vela, empresa educacional de soluções maker para o desenvolvimento de competências e conteúdos curriculares, liberou o acesso a videoaulas de atividades maker voltadas para estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Correio Braziliense

Gestão

Trocas em cargos estratégicos do Ministério da Educação atrasam projetos

Enquanto o ministro da Educação, Abraham Weintraub, se dedica à militância dentro do governo Bolsonaro, processos importantes dentro da pasta têm sofrido sucessivos atrasos – afetados por uma série de trocas em secretarias importantes no MEC e em órgãos de apoio estratégicos, como o FNDE.

Veja

Interventores de Weintraub estão há quase 1 ano sem mandato em escola do RJ

Escola técnica centenária e universidade do Rio, o Cefet-RJ (Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca) convive há quase um ano com interventores do MEC (Ministério da Educação), quebrando tradição democrática na instituição acadêmica.

Uol

Inclusão

Unicamp aprova cotas étnico-raciais e sociais nos colégios técnicos de Campinas e Limeira

O Conselho Universitário (Consu) da Unicamp aprovou, nesta terça-feira (2), a aplicação de cotas étnico-raciais e sociais nos processos de seleção dos dois colégios técnicos mantidos pela universidade estadual - o Cotuca, de Campinas, e o Cotil, em Limeira (SP).

G1

Leis e políticas

MP que mudava eleição de reitores de universidades federais perde a validade

A Medida Provisória 914/19, que alterava a forma de escolha de reitores das universidades e institutos técnicos federais e do colégio Dom Pedro II, no Rio de Janeiro, perdeu a validade nesta terça-feira (2). O texto gerou muita polêmica no Congresso Nacional e sequer teve a comissão mista formada para analisar seu conteúdo.

Câmara

CCJ aprova PLC que regulamenta educação domiciliar em Santa Catarina

Foi aprovado por maioria na Comissão de Constituição e Justiça, na manhã desta terça-feira, 2, o projeto de lei complementar do deputado Bruno Souza (Novo) que vai dar liberdade às famílias catarinenses que optarem por educar seus filhos em suas residências.
A partir de agora a matéria tramita nas comissões de Educação, Cultura e Desporto e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, para então ser votada em plenário.

Uaaau!

Eventos

Vinte anos de atraso: alfabetização não deve ter bandeira política

"Já é mais do que hora" de entrarmos em discussões maduras e baseadas em achados científicos a respeito de alfabetização no Brasil. Se não o fizermos, permaneceremos prejudicando o desenvolvimento de milhares de alunos e alcançando lamentáveis patamares em rankings que aferem nosso desempenho".

Gazeta do Povo