Notícias de Educação - 08/jun/2020

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Destaque: Coronavírus

Para especialista do MIT, 'Na volta às aulas, é preciso celebrar a resiliência do aluno'

Para o pesquisador do Massachusetts Institute of Technology (MIT) Justin Reich, responsável pelo estudo que acompanha as escolas americanas durante a pandemia da covid-19, o papel da educação nesse momento deve ser mais de acolhimento do que de passar novos conteúdos. "Na volta às aulas, o ideal seria que as escolas se concentrassem em celebrar a resiliência e o aprendizado dos alunos durante o isolamento", diz.

Terra

Reprovação e notas são polêmica durante pandemia

Terra

BA: Há quase três meses sem aulas, profissionais de educação temem retorno: 'Não podemos expor vidas'

G1

Capitais ampliam retomada de atividades, e três planejam volta às aulas até julho

Com base em dados colhidos pelo G1 junto às secretarias estaduais de Saúde, estão nas capitais 43% dos casos de coronavírus e 54% das mortes em razão da Covid-19 no Brasil.
Em um recorte nacional, é possível notar que em muitas capitais até há expectativa de retorno por conta da proximidade da data de validade dos decretos que suspendem às aulas, mas não existe ainda uma projeção nem detalhes de como será essa retomada presencial – tudo ainda é muito incerto por conta da crise da Covid-19.

G1

O dilema entre a volta à sala de aula e a continuação do ensino remoto

Nem todos os estudantes odeiam a aprendizagem remota. Para alguns, além de estudar no próprio ritmo e horário, a quarentena permitiu uma maior concentração
Reiniciar as aulas presenciais, sobretudo no ensino infantil, fundamental e médio, é essencial para a recuperação de economias. Mas uma pergunta assombra os planejadores: quão contagiosas são as crianças?

Desafios da Educação

AC: Conselho de Educação autoriza 20% da carga horária para ensino à distânciaPublicado 7 segundos atrás em 05/06/2020Por Edmilson Ferreira

O Conselho de Estadual de Educação autorizou as escolas a computar 20% da carga horária pedagógica com as aulas à distância no Acre. O CEE resguarda, nesse caso, o real aprendizado do aluno por meio de evidências que devem ser apresentadas à Secretaria de Estado da Educação.

AC 24horas

Governo prepara retorno gradual das aulas em São Paulo

O secretário executivo da Secretaria Estadual da Educação de São Paulo, Haroldo Rocha, disse hoje (5) que o retorno às aulas presenciais, ainda sem data marcada, será de forma gradual. “A ideia é que nós vamos voltar em fases, combinadas com as [cinco] fases do Plano São Paulo [plano do governo estadual de retomada das atividades econômicas e de serviços, de forma gradual e regionalizada]. A ideia é que a gente volte com 20% [de presença] dos alunos no primeiro momento; no segundo momento, com 50% dos alunos; e, na fase final, com 100% dos alunos. Isso já é uma decisão”, detalhou o secretário. Rocha.

EBC

Falência das escolas

O impacto da Covid-19 nas finanças de escolas privadas e públicas revela a fragilidade do sistema de ensino brasileiro, mostram diferentes pesquisas. Estudo da ONG Todos pela Educação e do Instituto Unibanco revela perda estimada em até R$ 28 bilhões neste ano.
Outro estudo, feito pela startup de análise de dados Explora, mostra que 50% das famílias com filhos matriculados em instituições privadas de pequeno e médio porte não serão capazes de manter seus filhos na escola se a situação atual de pandemia permanecer.

IstoÉ

STF decide se estados podem autorizar descontos em mensalidade escolar

O Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu nas últimas semanas pelo menos três ações que contestam a constitucionalidade de decretos estaduais que permitiram descontos nas mensalidades escolares durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19). Os processos tentam suspender leis do Maranhão, Pará e Ceará que estabeleceram a redução. Ainda não há data para o julgamento das ações.

O Imparcial

Entenda como é o desconto de 30% nas mensalidades de escolas e universidades particulares do RJ

Uma lei sancionada pelo governador Wilson Witzel nesta quinta-feira (4) determina que creches, escolas e universidades concedam 30% de desconto nas mensalidades — como uma forma de compensação por não haver aulas presenciais.
O abatimento é sobre uma parte do valor pago todos os meses. Entenda como funciona.

G1

Os efeitos do confinamento na saúde mental de crianças e adolescentes

Cerca de 860 milhões de crianças do mundo todo saíram um dia das aulas e na manhã seguinte não puderam voltar à escola, nem brincar com seus amigos, visitar os avós ou correr ao ar livre. Enquanto o número de contágios e mortes por coronavírus aumentavam com o passar dos dias e semanas de confinamento, os problemas de saúde mental também cresciam, mas de forma silenciosa.

El País

Desafio das aulas virtuais força adaptação de professores e alunos

A democratização do ensino a distância é um dos principais pontos refletidos. De acordo com o Sindicato dos Professores no Distrito Federal (Sinpro-DF), 127 mil estudantes não têm internet em casa e 5 mil professores regentes da capital não têm computador, o que levantou críticas sobre os alunos que seriam excluídos do novo modelo. Porém, a Secretaria de Educação afirma que quem não tiver acesso às tecnologias poderá receber materiais impressos, um dos meios pensados para ampliar o ensino, junto à transmissão de conteúdos pela tevê e a gratuitidade da plataforma Google Sala de Aula. Outra preocupação que vem sendo debatida diz respeito à reflexão de que educação não é simplesmente transmissão de conteúdo. Por isso, educadores tentam entender o momento, adequar metodologias e se preparar para as aulas do novo normal da sala de aula.

Correio Braziliense

Pandemia causa prejuízos na alfabetização, avaliam especialistas

Famílias relatam falta de apoio do poder público para a realização de atividades e professores se sentem ansiosos neste momento de pandemia
A evasão escolar e a falta de estímulo às crianças na fase de alfabetização são pontos que preocupam os especialistas.

R7

Como os YouTubers de educação podem fazer a diferença em meio à crise

No último dia 20, o Ministério da Educação anunciou o adiamento do Enem 2020, após uma longa campanha realizada por entidades estudantis e alunos de todo o país. Na última sexta, 5, foi a vez do MEC informar que não sabem dizer ainda nem se terá Enem em 2021, por falta de verba. Conversamos com criadores de conteúdo de canais voltados para a educação e educadoras para entender o papel deles diante da enorme crise educacional que o Brasil está enfrentando.

Caprincho

LEGO lança SPIKE Prime para trabalhar STEAM no ensino fundamental

Formado por um Hub programável, sensores e motores, o SPIKE Prime é composto por 523 peças de diferentes cores e tamanhos, que permitem a construção criativa de robôs e dispositivos dinâmicos. Na primeira semana de atividades do SPIKE™️ Prime Influencers – Brasil, já utilizamos alguns itens na montagem de uma Base Motriz para entender na prática o funcionamento dos motores e do sensor de toque/força.

Porvir

MG: Sindicato deverá orientar escolas particulares sobre ensino remoto

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) expediu, na última sexta-feira (5), uma Recomendação ao Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep) para que oriente as escolas filiadas quanto ao desenvolvimento de atividades não presenciais e à reorganização de seus calendários, para minimizar os impactos da suspensão das aulas presenciais por causa da pandemia de Covid-19.

Hoje em Dia

Cederj adia provas do Vestibular 2020/2

As provas do Vestibular 2020/2 do Cederj foram adiadas por causa da pandemia da Covid-19. Um novo cronograma será definido e informado aos candidatos posteriormente.

Brasil Escola

MEC divulga mapa das mais de 7 mil formaturas antecipadas de cursos da saúde

O Ministério da Educação (MEC) lançou mais um recurso para o painel de monitoramento das ações de combate ao coronavírus realizadas pelas instituições de ensino superior. Agora, o portal conta com o número de formaturas antecipadas das universidades privadas. Com isso, o sistema já computa 7.292 formados — 2.219 em públicas e 5.073 em particulares.

MEC

Sala de aula

Governo aposta em livros didáticos na pré-escola e abre nova frente de debate com educadores

Pela primeira vez, o Brasil passará a contar com livros didáticos para alunos da pré-escola. A ação é iniciativa conjunta entre Secretaria de Educação Básica (Seb) do Ministério da Educação (MEC), capitaneada por Ilona Becskehazy, e Secretaria de Alfabetização (Sealf), chefiada por Carlos Nadalim.
Assim como se viu durante a divulgação da PNA, no entanto, a nova medida promete debate acalorado. Enquanto a política se baseia em pesquisas científicas que indicam a educação infantil como a melhor etapa para obter habilidades preparatórias para a alfabetização, alguns educadores afirmam que o ciclo não deve ser "escolarizado". A aversão à propostas dessa natureza é tão grande que determinados municípios do país proíbem, por lei, até mesmo a presença de cartazes que remetam ao alfabeto dentro das salas.

Gazeta do Povo

As falhas do ensino da matemática expostas pela pandemia do coronavírus

Desde projeções de novos casos de coronavírus até o chamado "achatamento da curva" de contágio, conceitos e modelos matemáticos entraram no noticiário e nas discussões da pandemia - e, para alguns especialistas, a nossa dificuldade em entender e aplicar esses conceitos é mais uma evidência de que a forma como aprendemos matemática na escola está muito longe de nos preparar para usar a disciplina na vida real.

BBC

Pesquisadores veem erros sobre história da África em apostilas de MG

Pesquisadores do Grupo de Estudos de África Pré-Colonial (GEAP), da Universidade Federal de Minas Gerais, criticam a qualidade dos conteúdos dos Planos de Estudo Tutorados (PET), uma das ferramentas disponibilizadas a estudantes e professores do estado, pela secretaria de Educação, para continuidade do processo de aprendizagem diante o fechamento das escolas com a pandemia do coronavírus. O grupo aponta erros conceituais, históricos e metodológicos nas atividades de História, sobretudo em relação à história da África e dos afrodescendentes.

Carta Capital

Projetos

Alagoas cria Laboratórios de Aprendizagem e engaja jovens e territórios

Para lidar com a suspensão das aulas presenciais, em decorrência da pandemia do novo Coronavírus, a rede estadual de Educação de Alagoas criou os Laboratórios de Aprendizagem, que começaram a ser implementados na metade de abril nas mais de 300 escolas da rede.

Aprendiz

Inclusão

Falta de acesso à internet causa crise profunda na educação global, diz Unicef

Em pelo menos 71 países, menos da metade da população está ligada à rede mundial de computadores. As desigualdades no acesso às tecnologias de informação impedem com que os alunos possam continuar os estudos.

ONU

Perfil aponta supostas fraudes em cotas raciais na UnB; instituição diz que vai apurar denúncias formais

Em meio às manifestações contra o racismo, no Brasil e no mundo, nos últimos dias, um perfil passou a denunciar, no Twitter, supostas fraudes em cotas raciais na Universidade de Brasília (UnB), primeira instituição federal a adotar o sistema.

G1

Leis e políticas

Projeto permite que Fust seja usado para compra de computadores para escolas públicas

Em análise na Câmara dos Deputados, o texto altera a lei do Fust (Lei 9.998/00), que já determina que, no mínimo 18%, dos recursos do fundo sejam aplicados na educação, para a implantação de internet nas escolas públicas.

Câmara

Política partidária

Professores antifa saem em defesa da luta armada contra o “capitalismo opressor”

“Quem aqui de Salvador topa a participação em protestos de rua com potencial conflituoso? (...) A ideia é partir para o enfrentamento nas ruas e f*da-se coronavírus. Serão necessárias muitas pessoas, armas brancas, material incendiário e coragem (...)”.
O post acima, publicado na semana passada, seria de um supremacista branco dos Estados Unidos ou de um brasileiro favorável à intervenção militar? Não. A autoria é de um professor de sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que diz ser contra o fascismo.

Gazeta do Povo

Avaliação

Ministério da Educação alerta que Enem pode ser suspenso em 2021 devido à falta de recursos

Um corte de R$ 4,2 bilhões no Orçamento do Ministério da Educação previsto para 2021 pode levar à suspensão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano que vem. O alerta foi feito pelo MEC em ofício enviado ao Ministério da Economia e obtido pelo Estadão/Broadcast. A prova é usada por milhares de estudantes brasileiros como porta de acesso à universidade.
Para evitar esse desfecho, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, solicitou uma complementação de R$ 6,9 bilhões ao limite previsto para 2021.

O Estado de São Paulo

MEC pode suspender bolsas, Enem e manutenção de universidades em 2021

Correio Braziliense

USP e Unesp aguardam nova data do Enem para definir vestibular

As universidades paulistas devem alterar a data dos vestibulares. A Unicamp anunciou nesta sexta-feira (6) mudanças na realização da primeira fase, no entando, ainda não divulgou as novas datas. Procuradas, a USP e a Unesp ainda aguardam as definições do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para apresentar um novo calendário.

R7

Unicamp define 1ª fase do Vestibular 2021 com menos questões e dois dias de prova

A Unicamp anunciou, na manhã desta sexta-feira (5), mudanças na primeira fase do Vestibular 2021 da instituição para se adequar à nova realidade sanitária e escolar do país, causada pela pandemia de coronavírus. De acordo com a Comissão Permanente para os Vestibulares da universidade (Comvest), as questões da prova serão reduzidas de 90 para 72, com tempo máximo de quatro horas, ao invés das cinco dos outros anos. Além disso, o exame será realizado em dois dias diferentes, para evitar aglomerações.

G1

Opinião

Educação desigual

A origem do problema brasileiro de desigualdade: os filhos dos mais ricos têm mais oportunidades educacionais. Por isso, qualificam-se mais. Por isso, ganham mais. Por isso, tornam-se mais ricos. Daí, seus filhos têm mais oportunidades educacionais, e o ciclo recomeça… Desigualdade de renda não é problema. A busca das pessoas por melhorar de vida gera desenvolvimento, melhora das condições para toda a sociedade e também desigualdade de renda. O problema é a falta de mobilidade social que decorre da falta de igualdade de oportunidades educacionais. Grande parte dos filhos dos mais pobres é condenada a continuar a ser pobre por não receber educação adequada.

IstoÉ

Ensino Superior

Unicamp cria grupo para estudar participação em capital de empresas: 'Pensar no futuro'

"A crise vai passar e temos que pensar no futuro". A afirmação em tom categórico do diretor-executivo da Agência de Inovação da Unicamp (Inova), Newton Frateschi, sintetiza a criação de um grupo de trabalho pela universidade estadual para estudar a participação dela no capital social de empresas.

G1

Outras do dia

Curso investe R$ 900 mil em aulas virtuais e tem palestra até de Luxemburgo

A pandemia do novo coronavírus obrigou a reinvenção do sistema de ensino no Brasil. Cursos preparatórios para o vestibular tiveram que modificar a forma de trabalhar a fim de manter os alunos capacitados para as provas futuras. Conhecido por preparar estudantes para a faculdade de medicina, o Hexag — com instalações em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte — investiu R$ 900 mil para viabilizar aulas virtuais e conseguiu até uma palestra com o técnico Vanderlei Luxemburgo.

Uol