Notícias de Educação - 10/jun/2020

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Destaque: Coronavírus

Bolsonaro fala em reabrir escolas após OMS citar estudo inconclusivo que lança dúvidas sobre transmissão assintomática

Em reunião ministerial transmitida ao vivo, presidente também questionou a entidade e voltou a defender uso da hidroxicloroquina
O presidente Jair Bolsonaro usou uma informação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de que a transmissão do coronavírus por pacientes assintomáticos é rara para defender o fim do isolamento social e a “volta à normalidade” no Brasil. Durante reunião com ministros transmitida ao vivo na manhã desta terça-feira, Bolsonaro também criticou a agência por ter tido posições “antagônicas” no enfrentamento à pandemia.

O Globo

Após repercussão, OMS afirma que pessoa sem sintomas transmite coronavírus

Uol

Como escolas brasileiras estão se preparando para a volta às salas de aula

Podcast mostra o que estados estão planejando para o retorno da educação presencial
Nem só de máscaras, álcool em gel e distanciamento social será feita a volta às aulas no Brasil. Para garantir a segurança e, ao mesmo tempo, o direito de aprendizagem dos estudantes, estados já planejam medidas como medição de temperaturas, ensino híbrido e avaliações diagnósticas.

Folha de São Paulo

Após a pandemia, alunos vão ter aulas aos sábados e feriados

O Ministério da Educação (MEC) aprovou as novas diretrizes do Conselho Nacional de Educação (CNE) em relação ao cumprimento de carga horária escolar. As instituições de ensino, do nível básico ao superior, estão autorizadas a repor aulas aos sábados, feriados, durante as férias e no turno oposto ao período correspondente às aulas.

Correio Braziliense

DF: 28 de janeiro de 2021 será o último dia do ano letivo na rede pública

Correio Braziliense

ES: Escolas particulares preparam proposta para retomar aulas presenciais em julho

A Gazeta

Sinal de celular só no alto do morro: os desafios da educação a distância em Minas

Estado de Minas

Segurança sanitária: como se preparar para o retorno das aulas presenciais?

Alguns protocolos já começaram a ser divulgados no Brasil, para garantir que alunos voltem aos colégios da maneira mais segura possível, com uma série de ações para evitar a contaminação na comunidade escolar.

Escolas Exponenciais

EJA: Adultos enfrentam incertezas na busca por diploma da escola

Com módulos semestrais, estudantes da rede de Educação para Jovens e Adultos de São Paulo não têm perspectiva de quando serão graduados
O R7 conversou com coordenadores e estudantes da rede sobre os estudos durante à pandemia, em regime de educação remota. A sobrecarga de atividades e a falta de contato com professores foram alguns dos desafios citados pelos alunos. Os coordenadores temem a evasão escolar, fruto das dificuldades financeiras dos estudantes.

R7

Pandemia faz universidades privadas de SP adotarem vestibular online e nota do Enem

As principais universidades privadas de São Paulo promoveram alterações em seus vestibulares de inverno, como consequência das restrições impostas pela pandemia do coronavírus. A realização de provas online e a aceitação de notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão entre as soluções encontradas para admitir novos estudantes no segundo semestre de 2020. Ainda não há cronograma definido para quem deseja ingressar em 2021. As aulas presenciais no ensino superior têm previsão de retorno para o início de agosto.

Terra

Inglaterra não reabrirá escolas primárias a todos antes das férias de verão

O governo espera ter todas as escolas primárias e secundárias abertas para "mais" alunos em setembro e, para os alunos do 10º (o equivalente ao primeiro ano do ensino médio) e 12º ano, algum acesso presencial aos professores após 15 de junho.

Uol

Sala de aula

Como deixar o bullying para trás

Atualmente, temos mais acesso e liberdade para falar sobre o assunto e o combate a essa agressão se tornou mais aberto. Mas ainda que tenhamos maior facilidade em reconhecer um caso de bullying, as marcas deixadas por essa agressão, visíveis ou não, são inevitáveis. O que fazer para curar as feridas do bullying e seguir em frente?

MSN

Gestão

Meritocracia e formação de professores: MEC cria grupo de trabalho para a alfabetização

O Ministério da Educação (MEC) criou um Grupo de Trabalho, de caráter consultivo, que terá o objetivo de elaborar propostas para a implementação do Tempo de Aprender, programa do governo criado para difundir sistemas de alfabetização baseados em evidências científicas. A medida foi publicada nesta terça-feira (9) no Diário Oficial da União.

Gazeta do Povo

Leis e políticas

Bolsonaro edita MP que permite a Weintraub escolher reitores temporários de universidades federais durante a pandemia

A MP foi publicada na edição desta quarta-feira (10) do "Diário Oficial da União" (DOU). Por ser uma medida provisória, têm força de lei e entra em vigor assim que publicada, mas precisa ser aprovada pelo Congresso em até 120 dias para não perder a validade.

G1

Estatística, pesquisas e estudos

Menos de 15% das escolas públicas tinham plataformas online antes da pandemia, diz pesquisa

Apenas 14% das escolas públicas brasileiras possuíam plataforma online de ensino em 2019. Foi o que mostrou a pesquisa TIC Educação, ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), que reúne dados sobre o acesso à computadores e internet por alunos escolas públicas e privadas. A pesquisa foi feita de agosto a dezembro de 2019, antes da pandemia de coronavírus, mas, de acordo com Daniela Costa, coordenadora da pesquisa, traz dados importantes para entender como o ensino remoto em todo o Brasil está sendo feito durante a quarentena.

O Estado de São Paulo

Ensino Superior

Na pandemia, universidade registra aumento de matrículas na pós-graduação

Em meio a este cenário adverso, agravado pelos efeitos da pandemia do novo coronavírus, algumas instituições de ensino ganharam fôlego com o aumento dos cursos de especialização.

Veja

Policiais e jurídicas

TJDFT julga inconstitucional educação moral e cívica nas escolas do DF

De acordo com a decisão publicada, a Lei Distrital nº 6.122/2018, de iniciativa parlamentar do ex-deputado distrital Raimundo Ribeiro, ao dispor sobre a inclusão do tema "educação moral e cívica" como conteúdo transversal no currículo das redes pública e privada de ensino do Distrito Federal, interfere indevidamente na organização do sistema de educação do DF, que exige a regulação por lei complementar, de acordo com o artigo 75, inciso VI, da Lei Orgânica do DF.

Correio Braziliense

Justiça nega desconto imediato de 60% para Educação Infantil do Bernoulli

Um grupo de pais de alunos do colégio Bernoulli GO tenta na Justiça descontos de 60% para a Educação Infantil, e de 50% para o Fundamental. O segundo caso ainda será apreciado. Mas, no primeiro, o juiz negou o pedido de tutela antecipada, que garantiria o abatimento imediato, enquanto a ação aguarda julgamento. Na avaliação do juiz da 33ª Vara Cível, Pedro Camara Raposo Lopes, embora as escolas tenham modificado a forma, o conteúdo está sendo entregue.

O Tempo

Outras do dia

'A gente era feliz e sabia', diz irmã de Paulo Guedes sobre MEC na gestão Temer

A presidente da Anup fazia uma fala introdutória sobre a primeira infância no Brasil e prestava agradecimentos aos debatedores no momento em que elogiou Mendonça Filho.
"Raphael Callou, nosso companheiro do MEC [Ministério da Educação], uma pessoa que nos ajudou muito quando era chefe de gabinete do nosso agora saudoso ex-ministro Mendonça. Ó, Mendonça, a gente era feliz e sabia [risos]. Essa é que a boa notícia, a gente era feliz e sabia", disse.

Folha de São Paulo