Notícias de Educação - 12/jun/2020

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Destaque: Coronavírus

Metade das crianças tem medo de nunca mais voltar à escola, demonstra pesquisa

Foram entrevistadas virtualmente 4.322 crianças entre 9 e 13 anos, durante o mês de abril, quando a maioria dos países pesquisados passava pelo pico da contaminação
Uma pesquisa realizada em 42 países, entre os quais o Brasil, aponta que 55% das crianças têm medo de nunca mais poder voltar à escola em razão da pandemia.

Folha de São Paulo

Como alunos de ensino médio têm estudado durante a quarentena

Aulas pela TV, salas em plataformas virtuais e grupos redes sociais – quando a internet permite – fazem parte da nova rotina de ensino e aprendizagem remota
Depois de falar sobre os planos de contingência elaborados por secretarias para entregar aulas remotas durante pandemia do coronavírus e da necessidade de diferentes esforços por parte dos professores, chegou o momento de entender como tem sido a rotina e as percepções dos principais interessados no tema: os próprios alunos.

Porvir

Maranhão terá 4º ano no ensino médio em 2021 devido a pandemia do coronavírus

A Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (Seduc) afirma que os estudantes do ensino médio terão acesso a um 4º ano letivo opcional em 2021. A medida busca garantir que os alunos tenham mais aulas e assim se preparem melhor para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e outros vestibulares.

G1

Dicas

Animação reúne instruções e cuidados no uso de máscaras

A equipe de educação e difusão do conhecimento do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) lançou mais um vídeo voltado ao compartilhamento de informações sobre a pandemia de COVID-19 e estratégias de prevenção.

Fapesp

Capes abre 25 mil vagas para cursos virtuais gratuitos

Podem se inscrever estudantes de graduação, concluintes do ensino médio e alunos matriculados na UAB. Certificado de conclusão estará disponível
A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), em parceria com o MEC (Ministério da Educação), abriu 25 mil vagas para cursos gratuitos de 60 horas de duração de português, matemática e tecnologias da informação e comunicação em casa.

R7

Podcast Folha na Sala lança série especial sobre história da educação

O Folha na Sala, podcast da Folha para professores, estreia na próxima quinta (18) uma série especial sobre história da educação. Os episódios contarão sobre a vida e obra de educadores brasileiros que, em diferentes períodos da história, impactaram e mudaram o modo como se trabalha hoje em sala de aula.

Folha de São Paulo

Leis e políticas

Sem recuo do governo, ala no Congresso articula derrubada de MP de reitores

Uma ala no Congresso Nacional articula a derrubada imediata da medida provisória que autoriza o ministro da Educação, Abraham Weintraub, a nomear reitores para universidades federais durante a pandemia do coronavírus, se o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) não voltar atrás da decisão.

Uol

Maia espera que governo recue em MP de escolha de reitores

Terra

Parlamentares denunciam ao STF MP que permite a Weintraub escolher reitores

Uol

João Campos sobre MP dos reitores: ‘É como se o TSE escolhesse o prefeito’

Veja

MP de Bolsonaro sobre a escolha de reitores de universidades é ditatorial?

Gazeta do Povo

Decisão do STF pode obrigar ES a aumentar verba para a Educação

Uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sinaliza que a Corte pode obrigar o governo do Espírito Santo a aumentar os recursos destinados à Educação. Em uma decisão referente ao Estado de Alagoas, os ministros do Supremo entenderam, por unanimidade, que o pagamento de servidores aposentados e inativos não pode ser contabilizado como parte do percentual constitucional mínimo de 25% para a "manutenção e desenvolvimento da Educação".

A Gazeta

Estatística, pesquisas e estudos

Universidades brasileiras ficam fora do top 100 de lista de melhores do mundo

Nenhuma universidade brasileira está entre as 100 melhores do mundo, segundo a mais recente edição do ranking QS (Quacquarelli Symonds), um dos mais importantes de educação superior. A mais bem posicionada é a USP, em 115º lugar, seguida por Unicamp (233º lugar), UFRJ (380º lugar), Unifesp (420º lugar) e Unesp (493º lugar).

BBC