Notícias de Educação - 17/jun/2020

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Destaque: Coronavírus

Escolas particulares querem volta às aulas antes das públicas

Donos de escolas particulares têm pressionado governos estaduais e municipais para receber permissão para retomar as aulas presenciais antes da rede pública. Eles defendem ter mais recursos e condições de adotar protocolos de higiene e saúde mais rapidamente.
Para especialistas da área, a liberação para que as redes particulares retomem as atividades presenciais antes aprofundará ainda mais as desigualdades educacionais no país.

Folha de São Paulo

Conselho de secretários de Educação orienta medidas sanitárias e avaliação de alunos no retorno às aulas

O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) publicou nesta terça-feira um documento com diretrizes para protocolo de retorno às aulas presenciais. Entre as orientações, estão aspectos pedagócios (como definição de revisão curricular e avaliação diagnóstica) e sanitárias.

Extra

Secretários de Educação preveem refeitório com lugar marcado e rodízio de alunos na volta às aulas

Terra

Conselho prevê volta às aulas com rodízio e máscaras

R7

Escolas particulares de BH discutem o futuro da educação

Várias semanas depois do baque inicial, muitos colégios já estão estabelecidos em termos de formato desse serviço, o que é positivo, considerando que ainda não se sabe como serão os próximos meses - pode ser que aulas à distância ainda perdurem, mesmo que misturadas com o ensino presencial, por algum tempo. Encontro conversou com cinco escolas da cidade para saber quais lições foram tiradas do período e o que se manterá (ou, pelo menos, deveria se manter) na educação do futuro.

Encontro BH

Coronavírus: portaria convoca professores da rede municipal de educação de BH para teletrabalho

G1

RS: Comunidade escolar quer ser ouvida pelo governo do Estado

Em consequência dos inúmeros depoimentos de professores, pais e estudantes, exigindo a participação na elaboração do planejamento da volta às aulas, a presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa, deputada Sofia Cavedon (PT), anunciou que pedirá ao Ministério Público Estadual (MP) a mediação para reunião entre o Executivo e os representantes da comunidade escolar gaúcha.

Clic

Fortaleza antecipa volta às aulas de escolas particulares para 19 de julho

A prefeitura de Fortaleza autorizou a antecipação da volta às aulas presenciais nas escolas particulares na cidade. De acordo com decreto publicado no último domingo (14), a suspensão das aulas por causa da pandemia do coronavírus nessas instituições vai até 19 de julho.

Uol

Mais de 210 mil alunos estão sem aulas em universidades públicas em meio a pandemia da Covid-19

A pouco mais de um mês do que seria o fim do primeiro período letivo de 2020, universidades federais e estaduais ainda não têm data para a volta às aulas. Seis das principais instituições públicas do país (UnB, UFF, UFRGS, UFRJ, UFMG e Uerj), com cerca de 210 mil estudantes de graduação, estão com as atividades interrompidas desde março.

O Globo

Mackenzie cancela vestibular presencial por causa do coronavírus

Uol

Ministério da Educação vai estender prazo para atividades à distância no ensino superior até 31 de dezembro

O Ministério da Educação (MEC) vai prorrogar até o dia 31 de dezembro o prazo para a utilização de atividades remotas no ensino superior. O órgão também vai autorizar a realização de estágios à distância durante a pandemia. A informação foi dada pelo diretor de Política Regulatória da Secretaria de de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres-MEC), Márcio Coelho, em uma videoconferência com representantes do setor privado.

O Globo

Saiba conciliar o trabalho em casa e as aulas remotas dos filhos

A epidemia do novo coronavírus no Brasil apresentou à população uma situação atípica. O isolamento impõe uma forma totalmente nova de vivência e uma quebra brusca na rotina, tanto dos adultos que adotaram o home office em grande parte, quanto das crianças que passam o dia em casa.
Trabalhar em casa tendo filhos, sejam crianças ou adolescentes é um grande desafio para poder conciliar as tarefas profissionais, mantendo a rotina, a disciplina, o desenvolvimento e interesse por estudar e continuar estimulado como se estivessem em uma sala de aula, porém em casa existem inúmeras distrações.

Porvir

Sala de aula

Socialização é essencial na educação

O professor, filósofo, doutor em educação, pesquisador e novo vice-presidente do Conselho Estadual de Educação (Ceed/RS) Gabriel Grabowski analisa na entrevista que segue, vários tópicos da educação pública e privada em tempos de pandemia. Um dos pontos, diz respeito aos limites da Educação a Distância (EaD) e das aulas remotas como tendência futura, em contraponto à necessidade de socialização dos estudantes.
Entre outros pontos, o pesquisador também avalia as discrepâncias sociais e as mudanças necessárias no meio educacional por conta das diferenças de acesso à tecnologia que o Covid-19 torna visíveis e gritantes.

Extra Classe

Gestão

MEC deverá continuar sob influência ideológica olavista com ou sem Weintraub

Presidente valoriza alinhamento ideológico na pasta e não políticas para a área
Uma eventual troca no comando do MEC (Ministério da Educação) pode tirar a pasta do centro de polêmicas, movimento provocado pela postura do ministro Abraham Weintraub, mas não há perspectiva de alterações na influência ideológica no órgão.

Folha de São Paulo

Comissão da Câmara faz relatório com críticas à atuação do Ministério da Educação durante a pandemia

A Comissão Externa da Câmara destinada a acompanhar ações do Ministério da Educação (MEC) concluiu nesta terça-feira (16) relatório sobre a atuação da pasta durante a pandemia do coronavírus. O documento traz críticas à falta de liderança da pasta na orientação dos gestores nos estados e nos municípios e à ausência de diálogo em decisões tomadas pelo ministério no período.

G1

Governo cogita acabar com ministério só para a Educação

Fusão daria ao governo o discurso de, novamente, manter o número original, de 22 ministérios, calando parte dos críticos da criação do Ministério das Comunicações
Entre as conversas no governo para decidir o destino do ministro da Educação, Abraham Weintraub, começa a se cogitar a hipótese de unir a estrutura da pasta comandada por Weintraub ao Ministério de Ciência e Tecnologia. Assim, ficaria tudo sob o comando de Marcos Pontes.

Estado de Minas

STF derruba por unanimidade obrigação de Mato Grosso aplicar 35% da receita em educação

Por maioria, o Pleno do Supremo Tribunal Federal (STF) acatou o pedido do governador Mauro Mendes (DEM) e tornou inconstitucional a lei que determinava a aplicação mínima de 35% da receita do Estado em educação. A obrigação já havia sido suspensa, em liminar, por determinação do ministro Alexandre de Moraes.

Só Notícias

Leis e políticas

Guedes diz que ainda há estatais demais e dinheiro de menos para educação

O ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou a defender nesta terça-feira, 16, um programa de privatizações de empresas estatais que abra espaço para que o governo possa investir mais na Educação básica e na Saúde. “Ainda temos estatais demais e dinheiro de menos para educação. Temos que investir na educação dos mais jovens, daí a ideia de vouchers para crianças ficarem em creches e transferência para ensino básico”, afirmou, em videoconferência organizada pelo Instituto de Garantias Penais (IGP).

IstoÉ Dinheiro

Justiça do Rio suspende desconto nas mensalidades escolares

A Justiça do Rio de Janeiro suspendeu a aplicação da lei estadual que determinou descontos nas mensalidades de escolas e universidades do estado. A decisão liminar (provisória) é da juíza Regina Chuquer que atendeu a mandado de segurança coletivo impetrado pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado do Rio de Janeiro (Sinepe-RJ). A lei aprovada pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) impôs a redução de 30% das mensalidades escolares como consequência da queda de custos de manutenção em razão da suspensão das atividades presenciais devido à pandemia de covid-19.

EBC

Estatística, pesquisas e estudos

Brasil cai para última posição em educação em ranking global de competitividade

O Brasil avançou três posições no tradicional ranking de competitividade mundial publicado pelo IMD (International Institute for Management Development), em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), mas isso não significa que o País está mais competitivo. No Anuário de Competitividade Mundial 2020 (World Competitiveness Yearbook – WCY), a posição do Brasil passou a ser a de 56 entre 63 nações, mais pela piora de outros concorrentes do que por avanços estruturais, como explica o professor da FDC Carlos Arruda, coordenador do estudo, citando como exemplo o fator educação, no qual o Brasil está em último lugar.

IstoÉ Dinheiro

Avaliação

Inep registra o dobro de cadastros para consulta aos resultados preliminares do Saeb em relação à edição anterior

Diante do cenário inédito provocado pela pandemia de COVID-19, a equipe responsável pela aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2019 planejou uma série de estratégias para que a comunidade escolar tivesse acesso aos resultados preliminares dentro do cronograma previsto. As medidas tiveram efeito positivo. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) registrou percentual recorde de cadastro de diretores e representantes legais para a verificação dos dados: 91% das 70.613 escolas públicas participantes. O número é mais do que o dobro da edição de 2017, quando 45% das escolas se credenciaram para consultar as informações da avaliação.

Inep

Opinião

País está sem ministro da Educação há um ano e meio

O problema, com ou sem Weintraub, continua sendo o governo do presidente Jair Bolsonaro. Nada garante que agora ele saberá o que fazer com o Ministério, que é um dos mais importantes do país. Nesse um ano e meio de mandato, ocuparam o cargo dois ministros que não contribuíram em nada com a política educacional do país.

O Globo

Ensino Superior

Inscrição para o Sisu é adiada e vai de 7 a 10 de julho

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre de 2020, previstas para 16 a 19 de junho, foram prorrogadas para 7 a 10 de julho. O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, no Twitter. O edital será publicado nos próximos dias no Diário Oficial da União . Segundo o ministro, até o momento, as instituições públicas já disponibilizaram 51 mil vagas e o número pode subir. Weintraub destacou que pela primeira vez haverá oferta de vagas na modalidade de ensino a distância (EaD).

MEC

Policiais e jurídicas

Aluno impedido de estudar recebe indenização de faculdade particular

O caso ocorreu em 2016, quando Gustavo Henrique Marques Maia foi impedido de se matricular na insituição de ensino privada. Segundo a faculdade, o governo federal não havia repassado, por meio do programa de Financiamento Estudantil (Fies), o valor referente às mensalidades de Gustavo.
Dessa forma, aluno não teve acesso às disciplinas do curso de Engenharia Mecânica e só conseguiu se matricular após decisão judicial. Mesmo assim, Gustavo não teve permissão para fazer provas oficiais, nem ter acesso ao seu histórico escolar.

MSN