Notícias de Educação - 19/jun/2020

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Destaque: Coronavírus

Colocar 20 crianças numa sala de aula implica em 808 contatos cruzados em dois dias, alerta universidade

O fim progressivo da quarentena na Europa levanta dúvidas sobre como proceder. Entre os dilemas que mais preocupam está o retorno das crianças e jovens às aulas, previsto para setembro na Espanha. A ministra da Educação espanhola, Isabel Celaá, anunciou há alguns dias que o Governo não considerava necessário o uso de máscaras ou a manutenção de uma distância física mínima nos primeiros quatro anos do ensino fundamental, pois são grupos assimiláveis como famílias ou que mantêm convivência. No entanto, os cálculos matemáticos de pesquisadores da Universidade de Granada (UGR) apresentam resultados que contradizem a ideia de um pequeno grupo familiar.

El País

Aulas presenciais podem ter triagem e rodízio de alunos em sala

R7

Com pandemia e crise, famílias trocam colégios particulares por escolas públicas

Com a crise econômica potencializada pela pandemia, pais já têm transferido alunos de escolas particulares para a rede pública. A Secretaria de Educação paulista registrou 2.388 transferências de alunos da rede privada para colégios estaduais em abril e maio, ante 219 no mesmo período do ano passado. No Paraná, mais de 8,4 mil alunos da rede privada migraram para a rede estadual desde março.

Terra

Projeto de lei quer adotar quarto ano do ensino médio em Minas Gerais

Um projeto de lei apresentado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) quer instituir um quarto ano do ensino médio no Estado em 2021. A proposta, do deputado Dalmo Ribeiro (PSDB), prevê que o ano extra seria opcional, disponível a estudantes que cursam o terceiro ano do ensino médio em 2020 e se sentirem prejudicados devido às condições de aula impostas pela pandemia de coronavírus.

O Tempo

Ensino remoto é descartado em BH, mas prefeitura avalia aula dia sim, dia não

Hoje em Dia

Sala de aula

FaceApp é assunto de escola?

Como o aplicativo que envelhece e muda o gênero pode instigar reflexões sobre privacidade e uso de dados
Conhecer a maneira como os aplicativos funcionam e entender a linguagem das políticas de privacidade (não só pelo que informam, mas principalmente pelo que deixam de informar) são aprendizagens que devem ser abraçadas pela escola. Fazem parte de um conceito expandido de letramento, essencial para navegar com segurança pela internet —fazendo com que as oportunidades por ela criadas superem os riscos que, infelizmente, também existem. Isto é educação midiática.

Folha de São Paulo

Dicas

Guia orienta a implementação de Estratégias de Aprendizagem Remota

O CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira), que apoia gestores públicos das mais diferentes formas, coloca à disposição o Guia de Implementação de Estratégias de Aprendizagem Remota. Trata-se de um passo a passo detalhado sobre como colocar em prática sete possibilidades de ensino e a aprendizagem remotos.

Porvir

Gestão

Weintraub deixa o governo: seis polêmicas que marcaram a gestão no Ministério da Educação

Um dos ministros mais beligerantes do governo de Jair Bolsonaro, Abraham Weintraub deixou o Ministério da Educação (MEC) nesta quinta-feira (18/06), cerca de um ano e dois meses após tomar posse em uma das pastas mais importantes da Esplanada de Ministérios.

BBC

NOTA OFICIAL Weintraub deixa MEC com gestão limpa e amplo legado

MEC

Em vídeo ao lado de Bolsonaro, ministro Abraham Weintraub, da Educação, anuncia saída do cargo

G1

Ministro da Educação brasileiro sai do Governo e vai para Banco Mundial

Mundo ao Minuto

À frente do MEC, Weintraub acumulou derrotas no Congresso

Uol

"Estava muito ruim", diz Maia sobre atuação de Weintraub no MEC

Hoje em Dia

Gestão de Abraham Weintraub no Ministério da Educação é alvo de polêmicas e críticas; veja lista

G1

Entidades reagem à saída de Abraham Weintraub do Ministério da Educação

G1

Saiba quem é o provável substituto de Weintraub no ministério da Educação

Veja

Atual secretário-executivo do MEC pode ficar três meses como interino

R7

4 desafios que o próximo ministro da Educação terá de enfrentar

Gazeta do Povo

Guedes acena com crédito à saúde e educação

O ministro reconheceu que os setores ficaram sem atenção do governo num primeiro momento
O ministro da Economia, Paulo Guedes, sinalizou em reunião com empresários de comércio e serviços para a possibilidade de discutir linhas de crédito específicas para os setores de saúde e educação como uma forma de minimizar o impacto da pandemia do novo coronavírus sobre esses segmentos.

Época Negócios

Ministério da Educação gasta em 2020 o que devia ter aplicado em 2019, diz relatório do Todos Pela Educação

A organização Todos Pela Educação divulgou nesta quinta-feira um relatório apontando que 60% dos gastos realizados pelo Ministério da Educação (MEC) até abril deste ano se referem a compromissos assumidos para o ano passado, mas não cumpridos. O quadro de falta de execução da agenda empenhada pelo Ministério da Educação indica crise na gestão do ministro da pasta, Abraham Weintraub, cuja situação no cargo é de instabilidade. O resultado do levantamento mostra que boa parte do dinheiro federal previsto para 2019 não chegou às escolas e políticas públicas voltadas para a área educacional.

O Globo

Inclusão

Weintraub revoga portaria sobre política de cotas na pós-graduação

A portaria foi publicada pelo então ministro da Educação, Aloizio Mercadante, pouco antes do afastamento da ex-presidente Dilma do governo. A norma dispõe sobre o estímulo às cotas voltadas para negros, indígenas e pessoas com deficiência em cursos de pós-graduação. O presidente Jair Bolsonaro é crítico das políticas de cotas raciais.

BR Político

Congresso reage e quer retomar cotas para negros em pós

Terra

'Vamos mostrar que a decisão talvez tenha baixa legitimidade', diz Maia sobre revogação de cotas

O Estado de São Paulo

MPF abre inquérito para apurar decisão de Weintraub que revogou cotas

Uol

Leis e políticas

Projeto prevê testagem de professores a cada 14 dias como condição para aulas presenciais

Texto também exige verificação de temperatura de professores, pais e alunos antes de entrarem na área das salas de aula
O Projeto de Lei 3377/20 torna obrigatória a testagem periódica de professores e profissionais de escolas públicas e privadas para detecção da Covid-19 como condição para a realização de aulas presenciais. Os testes deverão ser realizados a cada 14 dias.

Câmara

Opinião

Analfabetismo existencial: pandemia expõe abismos da Educação

A crise mundial na saúde afetou todas as áreas do ambiente humano. Em especial, a educação. Com aulas online, ensino a distância, plataformas digitais, videoconferências, tudo mudou na cabeça e na rotina de milhões de alunos no Brasil e no mundo. Mas antes que entremos no tempo presente, o passado é bem-vindo para compreendermos o que podemos desejar como caminho para uma evolução.

O Estado de São Paulo

Ensino Superior

Conselhos de profissionais vão entrar na Justiça contra decisão do MEC de liberar estágio remoto até o fim de 2020

O Ministério da Educação (MEC) liberou o estágio remoto até 31 de dezembro de 2020, exceto para alunos do curso de Medicina. A decisão gerou reação do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), que informou ir à Justiça para derrubar a medida.

Extra

Câmara aprova texto-base de projeto que suspende pagamento do Fies até o fim do ano

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (18) o texto-base do projeto que suspende o pagamento de mensalidades do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) até 31 de dezembro. A proposta foi aprovada em razão da pandemia do novo coronavírus.

G1

Policiais e jurídicas

PF investiga fraude em contratos celebrados pela Secretaria de Educação do Estado do Pará

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (18/6) a Operação Solércia, com a finalidade de apurar eventuais fraudes no contrato celebrado pelo Governo do Estado do Pará, através da Secretaria de Estado de Educação, cujo objeto era a aquisição de cestas de alimentação escolar para toda a rede estadual de ensino como medida de enfrentamento à pandemia do Covid-19; o valor do contrato era de R$73.928.946,00 (setenta e três milhões novecentos e vinte e oito mil novecentos e quarenta e seis reais).

O Documento