Notícias de Educação - 23/jun/2020

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Destaque: Coronavírus

Sem data para volta, aulas presenciais no Brasil têm futuro incerto

Pandemia do novo coronavírus fez escolas públicas e particulares suspenderam desde março suas atividades e continuam sem previsão de retorno
Diante dessa incerteza quanto ao retorno do ensino presencial dos estudantes, pouca coisa está clara do que acontecerá daqui para frente. Com a retomada de atividades econômicas mais essenciais, no entanto, voltou ao debate a possibilidade de os alunos voltarem à sala de aula.

iG

ES: Lei que dá desconto na educação será divulgada nesta segunda (22)

Pais, alunos e responsáveis pelo pagamento de mensalidades em instituições de ensino terão uma boa notícia da Assembleia Legislativa (Ales) na tarde desta segunda-feira (22). O presidente da Casa, Erick Musso (Republicanos), promulga às 15 horas, no início da sessão ordinária virtual, a lei originada do Projeto de Lei 197/2020, que determina desconto nas mensalidades enquanto durar o período da pandemia do novo coronavírus.

Fato

SC: Secretaria de Educação planeja retomada das aulas com protocolo estratégico

Apesar da suspensão das aulas presenciais seguir até o mês de agosto em Santa Catarina, a Secretaria de Educação do governo do Estado já planeja a retomada das atividades.

ND+

MT: Conselho de Educação define regras para reorganizar calendário escolar

O Conselho Estadual de Educação (CEE) publicou no Diário Oficial do Estado a Resolução Normativa 003/2020 que trata das normas de reorganização do calendário para o ano letivo de 2020. As medidas devem ser adotadas pelas instituições pertencentes ao sistema estadual de ensino (público e privado), em razão da pandemia provocada pela covid-19. Não há uma definição, no entanto, sobre data de retorno às aulas presenciais.

PNB Online

No AC, Educação lança aulas da rede pública na TV e rádio e diz que ação é alternativa para salvar ano letivo

Com as aulas na rede pública e privada suspensas no Acre há mais de de 90 dias, a Secretaria de Educação (SEE) lançou, nesta segunda-feira (22), o programa “Escola em Casa” que permite a realização da carga horária escolar da rede pública à distância por meio de videoaulas e audioaulas que reforçam as aulas que já estavam ocorrendo on-line desde abril deste ano.

G1

As universidades públicas paulistas e os desafios da pandemia

A pandemia da COVID-19 e o isolamento social colocaram um duplo desafio para as universidades públicas paulistas: exigiram que elas mobilizassem todos os recursos de pesquisa para responder a uma demanda urgente de saúde e, ao mesmo tempo, reorientassem a formação presencial de alunos para o ensino a distância.

Fapesp

Sala de aula

Como Reggio Emilia, na Itália, virou referência em educação infantil

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, a população italiana precisou se unir para reerguer cidades devastadas. Em Reggio Emilia, localizada a 70 quilômetros de Bolonha, no Norte da Itália, famílias que haviam perdido tudo juntaram o dinheiro da venda de seis cavalos, três caminhões e um tanque de guerra abandonado pelos alemães para construir uma escola – inclusive com os tijolos das casas bombardeadas. Mas não era uma escola tradicional.

Desafios da Educação

Paulo Fochi: o que a educação brasileira pode aprender com Reggio Emilia

Desafios da Educação

Educação antirracista: como colocar em prática na sua escola?

Por ser um espaço de socialização, de experiências, de conhecimento e de descobertas, a escola impacta a formação de crianças e jovens. Afinal, é ali, muito mais que dentro da sua família, que eles aprendem sobre diversidade, culturas, costumes e crenças. Por isso, se queremos garantir uma sociedade melhor e mais equânime no futuro, é preciso discutir temas que a impactam em sua raiz. E é aí que vemos a importância de tratar assuntos como a educação antirracista.

Escolas Exponenciais

Ensino remoto: o que aprendemos e o que pode mudar nas práticas e políticas públicas

Necessidade de distanciamento social na pandemia mostrou importância do acesso à internet e a computadores para escolas, professores e estudantes. Ensino híbrido terá de passar a fazer parte da realidade da educação pública após a quarentena

Porvir

Dicas

CCBB lança projeto 100% digital de arte-educação

Dando continuidade às ações digitais, o Centro Cultural Banco do Brasil lança o #CCBBeducativoEmCasa, iniciativa 100% digital do Programa CCBB Educativo, que estimula a experiência, a criação e a reflexão por meio de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Desde a primeira semana de junho, o público acompanha, no site CCBB Educativo e nas redes sociais dos CCBBs uma programação inédita com atividades gratuitas, que poderão ser experimentadas de dentro de casa e compartilhadas com toda a família.

Sou BH

Gestão

Ala do Planalto sonda secretário do Paraná para assumir Ministério da Educação

Integrantes do governo do presidente Jair Bolsonaro sondaram o secretário de Educação do Paraná, Renato Feder, para assumir o Ministério da Educação. A expectativa de aliados de Feder é a de que o governo anuncie a escolha já nesta terça-feira (23).

G1

Secretário do Paraná ganha apoio de aliados de Bolsonaro para assumir MEC

Folha de São Paulo

Quem é Renato Feder, secretário de educação do Paraná que caminha para o MEC

Gazeta do Povo

Conheça os nomes cotados para substituir Weintraub no MEC

MSN

Antes de deixar cargo, Weintraub indicou olavistas para o Conselho Nacional de Educação

Ex-ministro encaminhou lista com 12 nomes para a Casa Civil e ignorou sugestão de entidades da área
Pouco antes de deixar o Ministério da Educação (MEC), Abraham Weintraub tomou medida central para influenciar os rumos da área no país. O ex-ministro encaminhou à Casa Civil uma lista com 12 indicados para compor o Conselho Nacional de Educação (CNE). Entre os nomes, estão representantes do setor privado e até mesmo seguidores do guru bolsonarista Olavo de Carvalho.

O Globo

Inclusão

Escolas de elite apostam em projetos pra diminuir desigualdade social

Escolas internacionais e bilíngues se aproximam de projetos sociais como forma de assumir mais responsabilidade sobre as diferenças e desigualdades. Conheça o trabalho dessas escolas e o que elas pensam sobre educação brasileira
Num país como o Brasil, com tanta desigualdade social, chega a ser ofensivo escolas tão elitistas como as que temos. Ainda que isso não faça delas, e nem de quem as frequentem, culpados de nada.

O Estado de São Paulo

Escolas privadas de São Paulo silenciam quando o assunto são alunos e professores negros

“Tem. Mas são poucos”. É assim que diretores de colégios de elite de São Paulo respondem à pergunta sobre a quantidade de alunos e professores negros na instituição. Enquanto as redes sociais explodem de hashtags contra o racismo, no rastro dos protestos antirracista nos Estados Unidos e também no Brasil das últimas semanas, nas escolas onde estudam os filhos da parcela mais rica do país esse movimento ainda tem pouco eco.

El País

Leis e políticas

Educação recua e anula decisão de Weintraub de cotas na pós a negros

O ministro interino da Educação, Antonio Paulo Vogel de Medeiros, revogou nesta terça-feira (23) a portaria do ex-ministro Abraham Weintraub que acabava com as cotas para indígenas, negros e pessoas com deficiência em universidades federais.

R7

Estatística, pesquisas e estudos

40% dos países pobres não apoiam estudantes mais vulneráveis na pandemia, diz Unesco

Menos de 10% têm leis que ajudam a garantir inclusão na educação, segundo relatório
Com o fechamento de escolas e universidades pelo mundo, a pandemia do novo coronavírus teve como consequência o aumento da exclusão de estudantes. Cerca de 40% dos países mais pobres (de renda baixa e média-baixa) não apoiam os alunos de menor renda, negros e deficientes durante o isolamento social e não garantem o básico, como acesso a dispositivos tecnológicos para o estudo remoto ou a adequação das aulas às deficiências.

Folha de São Paulo

Pandemia agrava desigualdades na educação, alerta Unesco

Estado de Minas

EAD

Conheça as melhores ferramentas para EAD

Existe hoje um universo de ferramentas para possibilitar que os alunos tenham aulas em casa, evitando o risco de contaminação. Valendo lembrar que as aulas EAD já vinham ganhando muito espaço no ensino superior, mas que foi só em março que o MEC autorizou a oferta na modalidade a distância para o ensino fundamental, diante da situação emergencial.

Escolas Exponenciais