Notícias de Educação - 24/jun/2020

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Destaque: Coronavírus

Crianças transmitem pouco o vírus em escolas, diz estudo francês

Um estudo divulgado nesta terça-feira (23) pelo Instituto Pasteur, da França, revelou que crianças entre seis e 11 anos de idade transmitem pouco o novo coronavírus na escola, tanto para outras crianças quanto para adultos. Esse estudo é "tranquilizador" para os países que começam a reabrir as escolas.

Olhar Digital

Secretário de Educação de SP disse que ainda não há data para retorno às aulas

O secretário estadual de Educação de São Paulo, Rossieli Soares, afirmou nesta terça-feira (23) que não existe data definida para a volta às aulas no Estado.
Rossieli disse que a retomada das atividades nas escolas e universidades é complicada, uma vez que colocaria 13 milhões de pessoas em circulação.

Diário do Poder

Educação infantil requer retomada diferenciada, diz secretário de Salvador

A educação infantil não deve ser a primeira etapa de ensino a ser retomada na ocasião da reabertura das escolas, fechadas há cerca de três meses devido à pandemia do novo coronavírus. É o que defende o secretário municipal de educação de Salvador, Bruno Barral.
Isso porque, na avaliação do secretário da gestão do prefeito Antônio Carlos Magalhães Neto (DEM), alunos da educação infantil (crianças de zero a cinco anos) não têm a maturidade e a disciplina necessárias para que sejam cumpridos os protocolos de segurança e higiene necessários para a volta das atividades com segurança nas escolas.

Uol

Gestão

Cerca de 85% dos dispositivos de metas do Plano Nacional de Educação não devem ser cumpridos no prazo; veja a lista

No ritmo que se tem avançado, cerca de 85% dos dispositivos das metas do Plano Nacional de Educação não serão cumpridos até o prazo de 2024. Há 4 anos do fim de vigência da principal legislação da educação nacional, a estimativa é que, dos 36 dispositivos de meta do PNE com dados para mais de um ano, apenas 6 devem ser cumpridos em seus respectivos prazos, aponta balanço da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

Yahoo

Renato Feder se reúne com Jair Bolsonaro e fala sobre os desafios do MEC

Renato Feder é secretário de Educação do Paraná e informou, em entrevista ao G1, que não recebeu convite do presidente para assumir a pasta nesta terça-feira (23).
O presidente, segundo Feder, quis saber sobre projetos implantados pelo Paraná que podem ajudar no desenvolvimento da educação brasileira e também sobre os desafios que o MEC tem pela frente.

G1

Cotado para o MEC doou R$ 120 mil para campanha de Doria

Terra

Cotado para o MEC tinha o sonho de ser secretário de educação

O Estado de São Paulo

Cotado para o MEC nega alinhamento com Doria após apoio em eleição em 2016

Uol

Provável novo ministro da Educação já defendeu fim do MEC e vouchers

Coin Times

Cotado para o comando do MEC, Renato Feder aposta em "nomeação ponderada"

MSN

Bolsonaro pede plano de retomada de aulas pós-pandemia

Candidato a assumir o Ministério da Educação (MEC), Renato Feder se reuniu na manhã desta terça-feira, 23, com o presidente Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto. Na conversa de quase uma hora, Bolsonaro falou ao atual secretário de Educação do Paraná que deseja um plano para a retomada das aulas pós-pandemia do coronavírus.

Terra

Profissionais da Educação

A revolução necessária na formação dos professores

Precisamos substituir os discursos, bonitos e "floreados" sobre a importância dos professores por ações claras e concretas para superar problemas crônicos e emergentes na formação
O professor está num processo de quebra de paradigmas, de redução de estigmas e preconceitos e passando a encarar uma nova forma de ensinar, não mais centrada na sala de aula e nem nos métodos de ensino até então utilizados com relativo sucesso. Aquilo que era proclamado já em estudos de um ensino mais personalizado, em que o aluno se torna protagonista do seu processo de aprendizagem, encontra nesse momento um espaço de desenvolvimento.

Porvir

Inclusão

Projeto arrecada dinheiro para levar internet a alunos de periferia

Fazer um cenário tão desigual tornar-se um ambiente onde todos os estudantes possam sair do mesmo lugar em busca de seus sonhos – ou ao menos diminuir o desequilíbrio – é a meta do “4G para estudar”, uma iniciativa costurada por movimentos de educação de todo o país para oferecer pacotes de internet a jovens de periferia e, consequentemente, a possibilidade para que possam acompanhar os estudos durante a pandemia e se preparar para os vestibulares no fim do ano.

R7

DF: Escolas se mobilizam para ajudar estudantes da rede pública com a EAD

Visando a ajudar os alunos, especialmente os que não têm dispositivo eletrônico em casa para estudar, os Colégios Maristas do Distrito Federal estão reunindo doações de equipamentos para garantir o acesso dos estudantes da rede pública do DF às atividades escolares remotas. Com as aulas presenciais suspensas em razão da pandemia do novo coronavírus, esses alunos passam por dificuldades para seguir com os estudos a distância.

Correio Braziliense

Leis e políticas

Maia cita foco agora também na Educação e fala em votação do Fundeb em julho

A Câmara deve ampliar a atenção a projetos voltados para educação nas próximas semanas. Segundo o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o projeto sobre a renovação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) deve ser um dos primeiros a ir ao plenário.

IstoÉ Dinheiro

MEC autoriza criação de 207 cursos técnicos em instituições privadas de ensino superior

Pela primeira vez, o Ministério da Educação autorizou a criação de 207 cursos técnicos em instituições privadas de ensino superior. Isso foi possível pelo Programa Novos Caminhos. É que a oferta desses cursos por instituições particulares era permitida desde 2016, mas não havia regulamentação para que o MEC autorizasse a abertura com segurança jurídica.

MEC

Estatística, pesquisas e estudos

Cerca de 1,4 mi de jovens nunca acessaram internet no país

Estudo revela que 4,8 milhões de crianças e adolescentes não tem internet em casa e muitas delas sequer já acessaram a rede
No Brasil, 1,4 milhão de crianças e adolescentes nunca utilizou a internet na vida. A informação faz parte da pesquisa TIC Kids Online, feita pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). O estudo reúne dados sobre o acesso a computadores e internet por crianças e adolescentes de 9 a 17 anos no País e foi divulgado nesta terça-feira, 23.

Terra

Três em cada dez jovens pensam em deixar escola e metade cogita desistir de Enem, diz pesquisa

Três em cada três jovens (28%) pensam em deixar a escola durante a pandemia do novo coronavírus e praticamente metade (49%) dos que planejam fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já cogitam desistir da prova. Isso é o que mostra um levantamento de instituições e movimentos ligados à educação divulgada nesta terça-feria, 23.

O Estado de São Paulo

Pandemia fez com que 49% de jovens pensassem em desistir do Enem 2020, aponta pesquisa

G1

Pesquisa destaca pedido de alunos por apoio emocional e risco de evasão

Porvir

Avaliação

5,8 milhões estão inscritos para fazer o Enem 2020

Finalizadas as etapas de inscrição e pagamento da taxa pelos participantes não isentos, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) tem confirmados 5.783.357 inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. São 5.687.271 inscrições para o Enem impresso e 96.086 para o Enem Digital, novidade desta edição. A maioria dos interessados em fazer o Enem 2020 já finalizou os estudos: 65,6% concluíram o ensino médio em anos interiores, um total de 3.794.543 participantes. Do total de inscritos confirmados, 83% efetuaram inscrição gratuita, por atenderem aos critérios de isenção especificados pelos editais ou estarem concluindo o ensino médio em escola pública neste ano.

Inep

Ensino Superior

Uninove demite mais de 300 professores por pop-up

"Hoje pela manhã, quando iria entrar na plataforma da universidade, havia um aviso. Isso, um pop-up comunicando que eu não fazia mais parte da instituição…", declarou um professor que não quis se indentificar.

R7

Eventos

MEC realiza capacitação para implantação de escolas cívico-militares no Paraná

O Ministério da Educação vai organizar mais uma videoconferência de capacitação pelo Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim). Desta vez, serão ministradas palestras a 16 técnicos da Secretaria de Eduçacão do Paraná, além de diretores e coordenadores pedagógicos do estado. Eles são responsáveis pela implantação do modelo cívico-militar em 4 escolas e serão instruídos sobre o Pecim nas áreas de gestão educacional, didático-pedagógica e administrativa; além de outros temas, como o papel dos militares nas escolas, comunicação e a implantação do Programa.

MEC

Policiais e jurídicas

Entidades pedem suspensão de edital do MEC para compra de livros

Um grupo de 118 entidades assinou uma representação para que o TCU (Tribunal de Contas da União) e o MPF (Ministério Público Federal) suspendam edital do Ministério da Educação para a compra de livros didáticos para a educação infantil. Eles afirmam que as regras para seleção das obras não seguem critérios técnicos e ferem leis educacionais.

Folha de São Paulo

MEC lidera pagamentos a empresa de ex de advogado do presidente

Desde o início da gestão Bolsonaro, o governo repassou à Globalweb Outsourcing, empresa fundada por Cristina Boner e administrada por uma filha dela, cerca de R$ 12 milhões. É o que mostra levantamento do UOL no Diário Oficial, portal da Transparência, sites do governo e da Receita Federal.

Uol

Toffoli envia nome de reitor para investigação no inquérito das fake news

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Dias Toffoli, encaminhou um pedido de inclusão do reitor Marcelo Recktenvald, da Universidade Federal da Fronteira do Sul (UFFS), em Santa Catarina, no famoso inquérito das fake news. A requisição foi feita pelo sindicato dos professores da UFFS, o SINDUFFS, que organizou a invasão da reitoria após Recktenvald, terceiro nome da lista tríplice para reitor enviada a Jair Bolsonaro, ter sido escolhido para administrar a universidade em agosto de 2019.

Gazeta do Povo

Outras do dia

Governo altera data de exoneração de Weintraub do Ministério da Educação

Um decreto do presidente Jair Bolsonaro publicado no “Diário Oficial da União” desta terça-feira (23) alterou a data de exoneração do ex-ministro da Educação Abraham Weintraub. Inicialmente, o governo havia publicado a exoneração de Weintraub no sábado (20), quando ele já estava nos Estados Unidos. Agora, a data oficial é sexta-feira (19), um dia antes de Weintraub chegar a Miami.

G1

TCU: alteração na exoneração de Weintraub "confirma fraude"

Terra

'Ele estava fugindo de alguém? Estranho, né?', diz Maia sobre ida de Weintraub para os EUA

G1

Governo admite que Weintraub pediu exoneração após chegar aos EUA

Gazeta do Povo