Notícias de Educação - 29/jun/2020

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Destaque: Coronavírus

Para 76% dos brasileiros, escolas devem continuar fechadas, aponta Datafolha

Maioria é contra retomada das aulas presenciais em todas as faixas de renda e regiões
Para 76% dos brasileiros, as escolas devem continuar fechadas nos próximos dois meses por causa da pandemia do novo coronavírus, segundo pesquisa Datafolha. Em todas as faixas etárias e de renda e em todas as regiões do país, a maioria da população defende que as aulas presenciais ainda não sejam retomadas.

Folha de São Paulo

O primeiro desafio do novo ministro do MEC: a volta às aulas. Entenda

O Brasil tem 47,8 milhões de alunos na educação básica (até o ensino médio), 38,7 milhões no ensino público e 9,1 milhões na rede privada. Com exceção de grande parte das escolas particulares e de poucas redes públicas de ensino, as aulas ou estão paradas ou ocorrem de forma precária há três meses, desde o início do isolamento, um prejuízo de aprendizagem difícil de calcular e recuperar.

Gazetado Povo

'Ensino remoto não é ensino à distância', diz especialista em educação

O que aconteceu até o momento foi na base do improviso. O professor foi dormir como profissional presencial e acordou on-line. O que tem acontecido neste trimestre não é educação à distância, é ensino remoto. Educação à distância tem metodologias, estratégias e materiais específicos, frutos de estudos e experiências de vários anos. Os professores, na maioria das vezes, começaram a fazer videoaulas, e houve casos de escolas que se limitaram a passar tarefas que não são da educação à distância formal.

O Globo

Redes de ensino contam como lidam com a pandemia

Acompanhar de perto escolas, professores e estudantes, com visitas frequentes aos centros de ensino; monitorar a aprendizagem dos alunos continuamente e oferecer formação continuada e diversificada aos educadores são algumas das práticas de redes de ensino públicas que se destacam no país por bom desempenho. O estudo Educação que Faz a Diferença, divulgado hoje (25), mapeou 118 redes de ensino municipais com bons resultados no ensino fundamental e que também atingiram critérios mínimos de qualidade na educação infantil.

EBC

SC: Conselho Estadual de Educação publica nova resolução sobre aulas remotas

O Conselho Estadual de Educação (CEE) assinou nesta quarta-feira, 24, uma resolução que abre a possibilidade de manter as atividades escolares não presenciais até o dia 31 de dezembro de 2020 na rede pública e particular de Santa Catarina, de forma excepcional. A decisão de retorno de maneira presencial ou não será pautada de acordo com as orientações das autoridades estaduais e sanitárias.

Jaraguá

Possível retorno das aulas presenciais repercute na Comissão de Educação

Michel Teixeira

PR: Governo instala comitê que vai definir protocolos de retorno às aulas

O Governo do Estado instala nesta sexta-feira (26) o Comitê de Planejamento de Retorno às Aulas Pós-pandemia, que vai estabelecer um plano único de volta às aulas presenciais em todo Paraná. O comitê terá a participação de todos os setores representativos da educação no Estado, tanto da rede pública quanto particular, e das secretarias estaduais da Educação, Saúde, Casa Civil e Planejamento.

Paraná

Rio: Crivella anuncia retorno facultativo de escolas e creches particulares

Segundo ele, a volta às aulas acontecerá a partir do dia 10 ou 15 do próximo mês e será voluntária para professores e alunos. A prefeitura disse que um acordo definitivo com o sindicato da categoria e donos de escolas deverá ser selado em reunião marcada para a próxima semana.

Uol

Servidores da Educação se sentem inseguros com retorno das aulas em agosto

Extra

Volta às aulas: escolas de elite de SP defendem ações por região e nível de ensino

A Associação Brasileira de Escolas Particulares (Abepar) questiona o fato do "Plano de Retorno da Educação" do governo paulista não ser regionalizado nem ter ações diferenciadas por nível de ensino
Colégios de elite em São Paulo, como o Pentágono, Dante Alighieri e Bandeirantes, se mostraram contrariados em relação às decisões apresentadas no "Plano de Retorno da Educação", divulgado na quarta-feira pelo governo do Estado de São Paulo, que prevê a volta às aulas presenciais no dia 8 de setembro com 35% dos alunos em sistema de rodízio. Em nota, a Associação Brasileira de Escolas Particulares (Abepar), que representa 24 estabelecimentos de ensino na capital paulista, questionou o fato das medidas não serem regionalizadas

Metrô News

Sindicato contesta declarações de secretário da Educação de SP à Folha

Folha de São Paulo

Escolas particulares de São Paulo se dizem prontas para voltar com aulas presenciais antes de 8 de setembro

SP para Crianças

Na volta às aulas presenciais, escolas terão de estúdio a 'guardião' de estudantes

A volta às aulas na rede paulista tem duas grandes incógnitas: quando e como. A primeira foi definida na semana passada pelo Estado, que prevê a possibilidade de retomada das aulas presenciais em 8 de setembro. Para a segunda questão, colégios particulares tradicionais criam comitês, contratam consultorias e adiantam obras. Já as escolas públicas têm aval para realizar mudanças, mas com uma diferença: as decisões têm de ser tomadas pensando em cada aluno, por causa das realidades sociais distintas.

Terra

DF: Pais fazem abaixo-assinado contra retomada das aulas presenciais em julho

Pais de estudantes da rede particular fizeram um abaixo-assinado on-line contra a reabertura das escolas em julho. Eles defendem que as aulas não retornem antes de que haja vacina contra o coronavírus. De acordo com a mãe que criou a petição, destinada ao governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e ao Ministério da Educação (MEC), o objetivo é “proteger as crianças e adolescentes, que são incapazes, perante a lei, de ter comportamento seguro que evite a propagação da covid-19 e as sequelas da doença”.

Correio Braziliense

UFMG retoma aulas da graduação em agosto

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) definiu, em sessão na última quinta-feira (25), diretrizes para o retorno das atividades acadêmicas na instituição, de forma remota emergencial em meio à pandemia de Covid-19. O órgão aprovou resolução que estabelece que os programas de pós-graduação stricto sensu e lato sensu terão suas atividades reiniciadas a partir da próxima quarta-feira, 1º de julho, respeitando as necessidades e contingências de cada curso e do corpo discente.

Hoje em Dia

Governo da Itália reabrirá escolas em 14 de setembro

Após muita polêmica, o governo da Itália bateu o martelo sobre o dia de reabertura das escolas no país para aulas presenciais: 14 de setembro.

MSN

Sala de aula

Em tempos de aulas virtuais, professoras da educação infantil viram blogueirinhas

Ah, a quarentena! Este período tão, tão difícil para os pais (o que fazer com uma criança cheia de energia em casa o dia inteiro, meu Deus?) tem sido igualmente desafiador para professoras. De uma hora para outra, as tias das escolinhas viraram blogueirinhas: como as aulas presenciais foram suspensas, elas tiveram que passar a gravar vídeos propondo atividades para os pequenos. E não vídeos quaisquer, veja bem. Para atrair a atenção da criançada, é preciso, além de um bom conteúdo, caprichar no cenário, no figurino, nos emojis, nos filtros...

O Globo

Salas de aula virtuais permitem continuidade na aprendizagem

Salas de aulas virtuais permitem que alunos tenham experiência similar às aulas presenciais, para isso, as salas foram desenvolvida com diferentes ferramentas de interação para garantir o aprendizado neste período de pandemia do novo coronavírus.

R7

Como ajudar jovens a cuidar da saúde mental durante a quarentena

Com sentimentos como ansiedade, tédio e impaciência, 70% dos jovens brasileiros afirmam que seu estado emocional piorou em alguma medida durante a quarentena. Prática de atividades de lazer e cultura (73%), condicionamento físico (65%) e qualidade do sono (55%) são outros âmbitos da vida que foram afetados pelo distanciamento social. Esses são alguns achados da pesquisa “Juventudes e a Pandemia do Coronavírus”, que teve como objetivo entender quais são os efeitos da pandemia sobre os jovens e como ela afetou seus hábitos e perspectivas de futuro.

Porvir

Gestão

Novo ministro da Educação leva mensagem de paz a Congresso, mas clima de guerra segue na pasta

Enquanto o novo ministro da Educação, Carlos Alberto Decotelli, assumiu o cargo nesta quinta-feira (25) com um tom apaziguador e sinalizando aproximação com estados, municípios e o Congresso, no MEC ainda há uma guerra interna e questionamentos sobre se ele tem autonomia para mexer com os "intocáveis" da pasta, próximos dos filhos do presidente Jair Bolsonaro.

Folha de São Paulo

A balbúrdia na educação

IstoÉ

Entidades: Decotelli deve desfazer indicações de Weintraub para o CNE

Gazeta do Povo

Apesar de perfil conciliador, especialistas veem Decotelli com receio após acusações

Folha de São Paulo

Inclusão

Depois da pandemia, mais gente vai abandonar os estudos

Depois de meses de isolamento, a preparação para o retorno às aulas presenciais traz diversas preocupações. Desde como fazer o distanciamento físico necessário com as crianças menores até como replanejar o calendário escolar. E, infelizmente, não para por aí. Pesquisas apontam mais um ponto de alerta: a elevação nas taxas de evasão escolar dos alunos, especialmente, dos jovens e daqueles em situação de maior vulnerabilidade.

MSN

Educação de crianças com deficiência enfrenta contrastes e dificuldades na pandemia

As desigualdades sociais que sempre existiram podem ser vistas em vários aspectos nesta época de pandemia. E poucos setores trouxeram isso à tona melhor do que a educação. Se o desafio é grande para toda a comunidade escolar, ele é ainda maior para os alunos com deficiências, dificuldades e transtornos de aprendizagem.

Folha de Pernambuco

Polêmicas

Decotelli altera currículo após reitor de universidade argentina revelar que ele foi reprovado em doutorado

No currículo de Decotelli, constava originalmente a informação de doutorado na Universidade Nacional de Rosário concluído em 2009, com a tese "Gestão de Riscos na Modelagem dos Preços da Soja", sob orientação de Antonio de Araujo Freitas Jr. Nesta sexta, o título da tese e o nome do orientador foram excluídos. O campo "Título" foi preenchido com "Créditos concluídos". E, no campo "Orientador", passou a ser listado: "Sem defesa de tese".

G1

Reitor de universidade argentina diz que Decotelli não concluiu doutorado e teve tese reprovada; novo ministro afirma que cursou todos os créditos

G1

Ministro da Educação copiou ao menos 4 trechos de outras teses em mestrado

Uol

Ministro da Educação nega plágio e diz que mudará currículo

Terra

Outras do dia

'É uma bomba-relógio': por que cada vez mais universitários precisam pagar dívidas cada vez maiores após se formar nos EUA

A dívida estudantil é a segunda principal causa de endividamento para as famílias do país, atrás apenas das hipotecas e, portanto, uma das grandes preocupações da sociedade americana.
Os números são quase vertiginosos: em 2020, o total da dívida federal dos estudantes atingiu US$ 1,6 trilhão, mais do que o Produto Interno Bruto (PIB) da Espanha (US$ 1,4 trilhão).

BBC