Notícias de Educação - 30/jun/2020

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Destaque: Coronavírus

GDF diz que não há datas definidas para reabertura das escolas

O Governo do Distrito Federal (GDF) informou que ainda não há datas definidas para a reabertura dos setores que estão apresentando propostas para retornar ao trabalho. Na última quinta-feira (25), o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinepe-DF) entregou uma proposta de protocolo para o retorno das aulas presenciais a partir de 20 de julho, mas ela ainda não foi avaliada.

Correio Braziliense

Com escolas fechadas na pandemia, dispara procura por mães crecheiras no DF

Uma estrutura simples, em um quarto, sala ou garagem. Paredes coloridas e uma oferta: “Não tem onde deixar seu filho na pandemia para trabalhar? Conhecemos ‘mães crecheiras‘”. O mercado não é novo no Distrito Federal, mas vem se alastrando pelas redes sociais com a falta das creches registradas pela Secretaria de Educação, fechadas devido à pandemia do novo coronavírus.

Metrópoles

Sem consenso, Rio não tem data para volta às aulas em escolas particulares

Ainda não há previsão para que as escolas particulares possam retomar as aulas no Rio de Janeiro. Segundo o prefeito Marcelo Crivella (Republicanos), não houve acordo em uma reunião com representantes das instituições de ensino e representantes sindicais, entre outros atores envolvidos.

Uol

Inadimplência no ensino superior cresce 51,7% em maio ante maio de 2019

A inadimplência no pagamento de mensalidades das instituições de ensino superior cresceu 51,7% em maio na comparação com o mesmo período de 2019, conforme a pesquisa Cenário Econômico Atual das Instituições de Ensino Superior Privadas, divulgada nesta segunda-feira, 29, pelo Semesp. O índice passou de 15,8% para 23,9% do total de estudantes no período.

Uol

Pandemia deve fazer inadimplência no ensino superior privado atingir maior índice da história

Terra

Não há unanimidade sobre as aulas online no ensino superior

Com o fim do primeiro semestre do ano letivo, o ensino remoto é uma realidade para estudantes universitários por conta da suspensão das aulas devido à pandemia do novo coronavírus. Mas aulas online até o fim do ano não são unanimidade entre estudantes e instituições.

R7

Comitê da UFJF recomenda nova suspensão das atividades presenciais até 30 de agosto

O Comitê de Monitoramento e Orientação de Condutas sobre a Covid-19 da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recomendou uma nova prorrogação da suspensão das atividades acadêmicas e administrativas nos campi de Juiz de Fora e de Governador Valadares até o dia 30 de agosto.

G1

Universidade Cruzeiro do Sul demite professores e revolta alunos

A Universidade Cruzeiro do Sul demitiu nesta segunda-feira, 29, professores que faziam parte de seus quadros. A medida gerou a revolta de alunos em redes sociais. Eles afirmam que a instituição não aceitou reduzir os valores das mensalidades com a justificativa de preservar o emprego dos docentes.

Terra

Sala de aula

A culpa não é do online: contradições na educação evidenciadas pela crise atual

O problema não está em aprendermos ou não em plataformas online. O que está revelando este período é que a maior parte das escolas vem ensinando de uma forma inadequada, muito conteudista, dependente do professor, com pouco envolvimento, participação e criatividade dos estudantes.

Porvir

No pós-pandemia, colégios devem manter lives e aulas online

As aulas remotas são vistas como solução momentânea até a possibilidade de uma segura volta às atividades presenciais. Ainda assim, no meio da mudança, colégios encontraram em plataformas e redes sociais formas de reinventar a formação escolar.

O Globo

Dicas

Canal MídiaMundo explica notícia e comportamento online no YouTube

Entre conteúdos verdadeiros ou falsos, existe uma engrenagem que demanda a atenção de todos, independente se estamos falando de temas para estudantes ou questões relacionadas ao exercício pleno da cidadania. Para organizar esse ambiente e apoiar o público a ler melhor o mundo por meio das ferramentas de comunicação e tecnologia, os jornalistas Maria Cristina Poli e Alexandre Sayad lançaram no YouTube o canal MídiaMundo.

Porvir

Leis e políticas

Programa destina recursos de fundo para garantir computadores a professores

O texto altera a lei do Fust (Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações) para destinar 25% dos recursos do fundo para o programa, durante o período de emergência em saúde pública por causa da pandemia de covid-19, como trata a Lei 13.979/20. Até 10% dos recursos do programa poderão ser usados para treinamento e qualificação dos professores para usar os equipamentos e melhorar técnicas de ensino com essas ferramentas.

Uol

Técnico e Profissionalizante / Executiva

Rede Federal atendeu a mais de 1 milhão de estudantes em 2019

Ao longo de 2019, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (conjunto de instituições, como institutos federais e escolas técnicas ligadas às universidades federais), vinculada ao Ministério da Educação, atendeu a um total de 1.023.303 estudantes, o que representa uma expansão de 13,4% em relação ao ano anterior. Esses são alguns dados disponibilizados na Plataforma Nilo Peçanha (PNP), um ambiente virtual em que constam as estatísticas oficiais da Rede Federal.

MEC

Opinião

Por que podemos e devemos reabrir as escolas

São Paulo está reabrindo os shoppings antes dos parques, e os barzinhos dois meses antes da escola.
O que isso diz sobre a qualidade da nossa política pública — e a sociedade que queremos ser — num dos momentos mais delicados de nossa História?

Brazil Journal

Ensino Superior

FNDE prorroga prazos de formalização e aditamento do Fies

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) prorrogou, até 31 de julho, os prazos para validação das inscrições pelas Comissões Permanentes de Supervisão e Acompanhamento e para formalização junto ao banco da contratação do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

EBC

Polêmicas

Erros no currículo de novo ministro ameaçam permanência e posse no MEC fica incerta

As revelações de que o novo ministro da Educação, Carlos Alberto Decotelli, incluiu informações equivocadas em seu currículo geraram incertezas sobre a permanência dele à frente do MEC (Ministério da Educação).

Folha de São Paulo

Governo adia posse de Decotelli; ala militar que o apoiou está constrangida

Uol

Decotelli afirma que Bolsonaro o questionou sobre currículo, nega plágio e diz que segue ministro

G1

Após conversa com Bolsonaro, Decotelli ganha sobrevida e segue no MEC

O Estado de São Paulo

Bolsonaro vê 'inadequações' em currículo, mas diz que Decotelli tem 'capacidade' para ser ministro

G1

Bolsonaro elogia Decotelli e diz que ministro está ciente de seu 'equívoco'

Uol

Bolsonaro já estuda nomes para assumir Educação no lugar de Decotelli

O Globo

MP quer investigar sobre prejuízos ao erário com nomeação de Decotelli

Gazeta do Povo

Universidade nega que Decotelli tenha feito pós-doutorado na Alemanha, e ministro altera de novo o currículo

G1

Entenda as polêmicas sobre os títulos acadêmicos do novo ministro da Educação, Carlos Alberto Decotelli

G1

Além do ministro, 75% dos brasileiros contam mentiras no currículo

MSN