Notícias de Educação - 01/jul/2020

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Destaque: Coronavírus

Maioria dos diretores afirma que professores não estão preparados para volta às aulas

Educadores temem falta de estrutura, defasagem de aprendizado e impactos emocionais
Para 57,6% dos diretores de escolas públicas e particulares, as equipes não estão prontas para retomar as atividades presenciais por causa da infraestrutura das unidades, da defasagem de aprendizado pelo ensino remoto, da adaptação às novas regras de isolamento e dos impactos emocionais da quarentena.
Os dados são de pesquisa feita pela Nova Escola com 9.500 professores —367 deles gestores escolares — da educação básica (da educação infantil ao ensino médio) de todos os estados brasileiros.

Folha de São Paulo

Com debandada de alunos, escolas de educação infantil começam a desaparecer na pandemia

Em média, as escolas de todos os segmentos entrevistadas até maio perderam 52% de suas receitas. Na educação infantil, esse índice é ainda maior: 56%.
A Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep) diz temer que 80% das instituições privadas de educação infantil sejam forçadas a fechar as portas em definitivo por causa da evasão causada pela pandemia.

BBC

Proeduc recomenda que SEE-DF aumente oferta de vagas na rede pública

Promotoria de Justiça de Defesa da Educação (Proeduc) expediu recomendação à Secretaria de Educação do Distrito Federal para que aumente a oferta de vagas em creches e na educação básica da rede pública de ensino. A Proeduc aponta o crescimento de transferências de alunos da rede privada para a rede pública devido à crise econômica que o país enfrenta, agravada pela pandemia do novo coronavírus.

Correio Braziliense

Dificuldades durante a pandemia geram temores de abandono escolar

Em todo o país, a adesão é limitada entre os 14,2 milhões de alunos matriculados nos ensinos fundamental e médio nas escolas estaduais, avalia Heleno Manoel Gomes Araújo Filho, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

Uol

Secretários estaduais de educação do Nordeste discutem protocolos para a volta às aulas

Os secretários estaduais de Educação de todos os estados do Nordeste (Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Maranhão e Piauí) realizaram, na segunda-feira (29), um encontro virtual para discutir estratégias desenvolvidas pelos nove estados da região para promover a volta às aulas.

Acorda Cidade

Plano para retomada das aulas encaminhado em PE

Folha de Pernambuco

Governo do Maranhão autoriza retorno de aulas presencias em cursos pré-vestibulares, de idiomas e do último período de medicina

Medida vale já no mês de julho. Outros setores da educação poderão voltar em agosto.
O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), editou decreto que autoriza a retomada das aulas presenciais em alguns setores específicos da educação, a partir do mês de julho deste ano.

G1

Escolas do Rio terão aulas híbridas e sistema de rodízio entre alunos

Ontem, uma reunião entre o prefeito Marcelo Crivella e representantes de escolas privadas acabou sem consenso sobre a data de reabertura. Na quinta-feira, haverá novo encontro. Colégios ouvidos pelo EXTRA dizem que já estudam um sistema de rodízio em que as turmas seriam divididas: metade estudaria segunda, quarta e sexta e a outra metade, terça e quinta. Os dias de aula seriam invertidos na semana seguinte para que os alunos tenham acesso ao mesmo conteúdo.

Extra

Rede municipal do Rio permanece sem aulas até 3 de agosto

R7

Volta às aulas no Rio é criticada por Fiocruz, profissionais de educação e saúde

RBA

DF: Sinepe apoia, mas Sinpro, Sinproep e Aspa reprovam retorno em 27/7

A pretensão do Governo do Distrito Federal (GDF) de reabrir presencialmente as escolas particulares em 27 de julho e as públicas em 3 de agosto pegou de surpresa boa parte dos alunos, dos pais e dos professores. As informações começaram a circular durante o período que talvez seja o mais tenso da crise sanitária de covid-19 em Brasília. O governador, Ibaneis Rocha (MDB), declarou estado de calamidade pública por causa da pandemia.

Correio Braziliense

Sala de aula

Atenção ao emocional: aspectos psicológicos ganham destaque no planejamento das escolas para a volta ao regime presencial

A pandemia e o confinamento fizeram as escolas iniciarem uma revisão quase total de seus sistemas. E não só porque de repente se viram mergulhadas no universo das aulas on-line ou porque agora enfrentam o desafio de se adaptar às regras impostas pela pandemia de Covid-19 para funcionar com segurança. Nem porque ainda não há certeza de quando as aulas presenciais serão retomadas ou como será distribuído o conteúdo pedagógico previsto para este ano escolar. O mais difícil será ajudar os alunos na readaptação à rotina escolar.

O Globo

O que é o Ensino híbrido e como usá-lo na volta às aulas presenciais?

(...) Nesse contexto, o ensino híbrido se apresenta como uma das soluções para a reabertura das escolas prevista para o segundo semestre. Mesclar o ensino presencial com o remoto é uma das formas encontradas para possibilitar o retorno das atividades presenciais, garantindo o distanciamento social entre os alunos. A ideia é que haja um rodízio entre os alunos, para garantir que todos estudem sem estar fisicamente no mesmo lugar, ao mesmo tempo. Ou seja, enquanto alguns estudam em sala de aula, outros seguem as atividades on-line.

Escolas Exponenciais

Gestão

Decotelli pede demissão do ministério da Educação

Anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) como novo ministro da Educação em 25 de junho, Carlos Alberto Decotelli pediu demissão do cargo nesta terça-feira (30). Decotelli não chegou a tomar posse, oficialmente, da pasta.

Gazeta do Povo

Ministro Decatelli cai por maquiar currículo e reforça pessimismo sobre o futuro da Educação sob Bolsonaro

El País

Veja repercussão da saída de Decotelli do Ministério da Educação

R7

Além de ministro, ensino básico, volta às aulas e Enem aguardam definição

Uol

Novo ministro da Educação: cotados por Bolsonaro para assumir MEC

Gazeta do Povo

Sob Bolsonaro, MEC tem maior número de trocas desde a redemocratização

Uol

Contrato de matrícula atual: direitos e deveres de escolas e pais

Sabemos que muitas coisas mudaram desde que o contrato de matrícula de 2020 foi assinado entre pais e escolas. Afinal, ninguém poderia imaginar que passaríamos por uma pandemia que iria desestruturar a proposta de trabalho das instituições, em sua grande maioria fundamentada nas aulas presenciais. Diante desse novo contexto, como ficam aqueles direitos e deveres de famílias e instituições descritos no contrato atual?

Escolas Exponenciais

Defesa aumenta carga horária de inativos nas escolas cívico-militares e prorroga validade do processo seletivo

O Ministério da Defesa publicou nesta terça-feira (30) alterações para militares inativos das Forças Armadas aderirem ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, aumentando a carga horária de trabalho e mudando as datas das inscrições e da validade do processo seletivo.

G1

Leis e políticas

Câmara aprova texto-base de MP que suspende quantidade mínima de dias letivos em escolas

Foi adiada a votação dos destaques que podem alterar o texto
De acordo com o texto-base aprovado, os estabelecimentos de educação infantil serão dispensados de cumprir os 200 dias do ano letivo e também a carga mínima de 800 horas. Já as escolas de ensino fundamental e médio terão de cumprir essa mesma carga horária, embora não precisem seguir o número mínimo de dias (200).

Câmara

Técnico e Profissionalizante / Executiva

SP: Fatecs e Etecs eliminam prova de vestibular e passam a considerar histórico escolar dos candidatos por causa da pandemia em SP

O Centro Paula Souza informou nesta terça-feira (30) que vai mudar a forma de análise do Vestibular do 2º semestre de 2020 nas unidades das Fatecs de todo o estado de São Paulo e também do Vestibulinho para o ingresso nas Escolas Técnicas Estaduais, as chamadas Etecs. Por conta da pandemia do coronavírus, as tradicionais provas de vestibular serão substituídas pela análise do histórico escolar do candidato, sem a realização de prova presencial ou online.

G1

Opinião

Como não deixar nenhum estudante para trás durante a educação emergencial?

E como realizar em tempos de educação emergencial um aprendizado que seja significativo e capaz de não deixar o estudante para trás? Abaixo reunimos algumas sugestões que podem auxiliar nesse planejamento. Vamos lá!?

Uol

Negócios

Curso investe mais de meio milhão em plataforma similar à do Netflix

A tentativa de manter os alunos entre os mais aprovados no vestibular de medicina — foram 78% em 2019 — fez com que o Hexag, um curso pré-vestibular com estudantes em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, investisse mais R$ 540 mil em uma plataforma com recursos semelhantes ao do Netflix.

Uol

Policiais e jurídicas

Polícia Civil desmantela esquema de venda de diplomas falsos no Norte de Minas

A Polícia Civil desmontou um esquema de venda de diplomas falsos, no Norte de Minas, depois da deflagração da Operação Prova Final. Um curso falso se dizia vinculado a faculdades da região e prometia diplomas de especialização e segunda graduação. As vítimas: professores das redes municipal e estadual, que buscavam aprimoramento profissional e efetivação no cargo público.

MSN