Notícias de Educação - 02/jul/2020

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Destaque: Coronavírus

Educação no isolamento se torna oportunidade de aprendizado para qualquer idade

Escola, trabalho e lazer estão no mesmo endereço desde a adoção do distanciamento social para a contenção da COVID-19. Compartilhar o mesmo espaço para diferentes atividades tem sido desafiador para muitas famílias, mas aos poucos se revela também uma oportunidade importante para aprender. As aulas on-line das crianças têm requisitado uma maior participação dos familiares e proporcionado momentos de aprendizagem ampliada. Ou seja, o estudo alcança todos que ali convivem ao gerar ricas oportunidades de troca de experiência entre os membros da família.

Canaltech

MEC divulga diretrizes para volta às aulas presenciais (das instituições federais de ensino), mas não estabelece data para o retorno

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nessa quarta-feira (1°) diretrizes para a volta às aulas presenciais. Entre elas, estão o uso de máscaras, distanciamento social de 1,5 metro, estímulo a reuniões online e afastamento de profissionais que estejam em grupos de risco.

G1

MEC anuncia internet gratuita para alunos de universidades e institutos federais em situação de vulnerabilidade

G1

No RN, ano letivo de 2020 deve ser concluído em 2021, diz secretário de Educação

Proposta inicial é de que ano letivo de 2021 tenha "ciclos" com conteúdos do ano anterior.
O ano letivo de 2020 no Rio Grande do Norte poderá ser concluído no ano que vem por causa da pandemia de Covid-19, segundo adiantou o secretário estadual de Educação, Getúlio Marques.

G1

DF: Volta presencial às aulas na rede pública deve começar pelo ensino médio

Ibaneis planeja retomada presencial a partir de 27 de julho para a rede particular e a partir de 3 de agosto para as escolas públicas, de modo escalonado
No caso dos colégios públicos, a pretensão é que, na primeira semana, retornem os alunos do ensino médio — que, até mesmo pela idade, podem ter mais consciência e facilidade de seguir regras como ficar mais afastados dos colegas.

Correio Braziliense

Retomada das aulas no Rio pode levar mais de um milhão de pessoas às ruas

A reabertura das escolas municipais, prevista para o início de agosto, e a dos colégios particulares, cuja retomada está sendo discutida para julho, é condenada por especialistas da Fiocruz. A entidade divulgou na segunda-feira, mesmo dia em que a prefeitura lançou os protocolos de adequação sanitária que deverão ser seguidos pelas instituições de ensino, um documento recomendando que as atividades presenciais em colégios não aconteçam neste momento.

O Globo

Prefeitura de São Paulo estende semestre letivo no programa de Educação de Jovens e Adultos

A Secretaria Municipal da Educação de São Paulo decidiu, nesta quarta-feira (1º), estender o semestre letivo no programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA). As aulas que terminariam em julho agora vão até dezembro.

G1

Projetos

Professor de robótica adapta metodologia STEM para aulas remotas

A partir da metodologia STEM, professores reforçam importância da lógica de resolução de problemas e conectam o ensino de robótica a desafios atuais
De 2003 a 2006, participei de um grupo de pesquisa dentro da UFPR (Universidade Federal do Paraná). No final de 2015, o grupo organizou uma atividade em um colégio da rede estadual e montamos uma equipe robótica para participar de competições. Já em 2018, surgiu a vontade de abrir uma escola de robótica para levar o ensino para mais pessoas.

Porvir

Gestão

Pressão política aumenta, e governabilidade guia processo de escolha para MEC

Capacidade de liderar a política educacional está em segundo plano; reitor do ITA é cotado
Preocupações com a governabilidade e estabilidade do governo Jair Bolsonaro têm guiado as discussões sobre a escolha do próximo ministro da Educação. A capacidade de liderar a política educacional do país está em segundo plano.

Folha de São Paulo

Leis e políticas

Secretaria de SP apresenta currículo do ensino médio para 2021

A Secretaria Estadual da Educação de São Paulo encaminhou nesta quarta-feira (1º) ao Conselho Estadual da Educação a versão final do currículo para o ensino médio.
O currículo está alinhado à BNCC (Base Nacional Comum Curricular), texto que dá as diretrizes para a educação nacional. A proposta do novo currículo é dar mais sentido à etapa final da educação básica elevando índices de aprendizagem e diminuindo taxas de evasão.

R7

Estatística, pesquisas e estudos

Colégio particular de MG lidera ranking do Enem 2019, mostra levantamento da Folha; notas caem

Das 100 escolas com melhor desempenho no exame, apenas 9 são da rede pública, sendo 7 da rede federal e duas das redes estaduais. O Sudeste tem 70 unidades entre as mais bem colocadas, seguido pelo Nordeste, com 17, o Sul, 7, Centro-Oeste, 5, e a região Norte, com 1.

Folha de São Paulo

Avaliação

Enem 2020: Inep diz que nova data do exame deve ser divulgada em até 3 semanas

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e o Ministério da Educação (MEC) anunciaram nesta quarta-feira, 1º, que cerca de 50% dos estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que participaram de uma enquete para definir a nova data do exame preferem que a prova seja realizada em maio do ano que vem, mas informaram que a data definitiva da prova deve ser divulgada em até três semanas. O exame foi adiado em maio deste ano por causa da pandemia do novo coronavírus, a covid-19.

Terra

Novo aplicativo do Enem terá simulado para facilitar os estudos

Quem busca ferramentas para se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 tem uma novidade chegando às mãos. A nova versão do aplicativo do Enem traz funcionalidades inéditas, entre elas um simulado, que ajudará os participantes a estudar para as provas. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizará a atualização do aplicativo na próxima segunda-feira, 6 de julho, para iOS e Android.

Inep

Enade 2020: Inep adia avaliação de cursos do ensino superior para 2021

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2020 será aplicado em 2021, de acordo com Alexandre Lopes, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A informação foi divulgada nesta quarta-feira (1°) durante entrevista à imprensa, em Brasília. A nova data não foi informada.

G1

Opinião

Dificuldades de alunos serão ainda maiores na volta às aulas

Na volta às aulas presenciais, os alunos chegarão com grandes variações nas competências acadêmicas e experiências pessoais adquiridas durante o isolamento social. Será necessário explorar novas maneiras de diferenciar o ensino para atender às demandas de cada um. Algumas estratégias incluirão avaliações diagnósticas frequentes, formação de pequenos grupos, uso de tecnologias, oferta de reforço escolar e a possibilidade de uma aprendizagem personalizada, que considere o ritmo e o nível de cada estudante.

O Globo