Notícias de Educação - 06/jul/2020

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Destaque: Coronavírus

Educação tem sobra de caixa nas cidades

A educação pública, que sempre sofreu com a falta de dinheiro, agora preocupa prefeitos em todo o País, que não conseguem gastar os recursos carimbados para o setor. Com o fechamento das escolas durante a pandemia de covid-19 e a falta de uma previsão clara para o retorno das aulas, muitas prefeituras já admitem que não vão conseguir gastar o mínimo constitucional em Educação em 2020.

Estado de Minas

Gasto federal em educação cai desde 2016 e pressiona estados e municípios

Afetados pelo enxugamento dos recursos da União para a área, os gastos públicos com educação vêm caindo nos últimos anos. De 2016 a 2018, o governo federal reduziu, em valores nominais, R$ 10,5 bilhões de seus dispêndios com o setor, segundo relatório do MEC (Ministério da Educação).

Folha de São Paulo

Escolas privadas podem retomar aulas antes das públicas, diz CNE

O Conselho Nacional de Educação (CNE) está recomendando que escolas e instituições de ensino superior privadas possam retomar as aulas antes das públicas. Os governos do Maranhão, Rio de Janeiro e do Distrito Federal já flexibilizaram as medidas de distanciamento social e a retorno parcial às aulas está programada para agosto.
A autarquia, ligada ao Ministério da Educação (MEC), deve colocar em votação essa e outras recomendações em votação no dia 7. O parecer é válido para os ensinos básico e superior tanto da rede pública quanto privada.

Valor

Pandemia: A dura retomada do trabalho com filhos e sem aulas

Voltar ao trabalho presencial com as escolas ainda fechadas virou um dilema para quem tem filhos. A situação fica mais complicada porque, desta vez, não é possível contar com aquela ajuda salvadora dos avós, grupo de risco para a covid-19. As soluções, algumas vezes, estão longe do ideal. É o caso das mães que pedem demissão para ficar com as crianças ou de casais que fazem 'ginásticas' no trabalho.

R7

SP: Perdendo alunos, educação infantil teme futuro e critica retorno tardio de aulas

As escolas se dizem prontas e aptas a oferecerem toda a segurança necessária para as crianças. "Aplicaremos todos os protocolos de proteção que a Secretaria de Saúde determina. Distribuiremos nossos alunos em diferentes ambientes, as turmas serão menores, e estarão sempre acompanhadas de perto pelas professoras e auxiliares", garante Ana.
Além de todas as dificuldades financeiras, as escolas precisam pensar também em seus funcionários. A falta de perspectivas de reabertura e o temor com novas baixas no número de alunos fazem com que os responsáveis pela saúde financeira e sobrevivência das instituições não consigam garantir a continuidade de todos os funcionários .

iG

Secretário de Educação de SP sobre volta às aulas: Risco zero só com vacina

O secretário estadual da Educação de São Paulo, Rossieli Soares, falou sobre o risco de aumentar os casos do novo coronavírus no estado quando as aulas presenciais forem retomadas. De acordo com ele, a falta de aulas é "muito danosa" para os estudantes, e o risco zero de contágio só ocorrerá com uma vacina.

Uol

Rossieli: escolas podem passar sistema de reprovação e aprovação para 2021

Uol

Rossieli: não há chance de rede privada retomar aulas antes de setembro

Uol

RJ: Enquanto professores fazem "greve pela vida", escolas pressionam por retorno

Professores da rede privada decidiram no último sábado (4) em assembleia que não vão voltar a dar aulas presenciais neste momento. A categoria se reuniu duas vezes com donos de colégios e a prefeitura na semana passada para negociar o retorno às atividades, mas não houve consenso. Enquanto isso, escolas particulares pressionam pela reabertura das salas de aula .

iG

Escolas privadas propõem volta das aulas em Pernambuco a partir de 21 de julho

21 de julho. Essa é a data proposta pelo sindicato das escolas particulares de Pernambuco para início da reabertura das unidades de ensino para aulas presenciais, começando com a educação infantil, o 1º e o 9º ano do ensino fundamental e as três séries do ensino médio. A sugestão é que as turmas comecem com 50% dos alunos. A outra metade ficaria em casa, com aula remota.

NE10

MT vai reiniciar aulas pela internet e abre vagas na educação

O governador Mauro Mendes afirmou que o Estado de Mato Grosso planeja reiniciar as aulas de forma não-presencial (online e off-line), a partir de agosto, e realizar já nos próximos dias a contratação dos professores interinos.

Minuto NT

Sociedade de pediatria do DF é contra volta às aulas no contexto atual

Questionada por estudantes, pais, sindicatos, professores e profissionais da educação, a decisão do governador Ibaneis Rocha (MDB) de decretar o retorno às escolas também foi alvo de comentários críticos por parte da Sociedade de Pediatria do Distrito Federal (SPDF).

Correio Brazilienbse

Sala de aula

Metodologias ativas e alunos protagonistas: o novo normal na educação

Para organizar a reabertura de suas portas pelas escolas, gestores e professores não têm que se preocupar somente com medidas sanitárias, embora estas sejam de extrema importância e estejam no topo da lista de afazeres.
É preciso preparar a escola para uma nova fase na educação, aproveitando todos os passos dados durante a quarentena em direção a ter alunos cada vez mais construtores de seu próprio conhecimento.

Escolas Exponenciais

Como a pandemia está revolucionando o uso da tecnologia na educação 

No cenário de isolamento social, a tecnologia se tornou essencial para que alunos não tenham seus estudos interrompidos de forma radical, porém os próximos passos em direção ao novo normal exigem muito planejamento por parte de instituições educacionais, para que estejam melhor preparadas para esse momento.

O Estado de São Paulo

Educação Infantil: 8 ideias simples para colocar em prática com os pequenos

No contexto do ensino remoto, as propostas pedagógicas para a etapa de ensino devem prever as interações das crianças em casa, com os responsáveis, irmãos e outras pessoas que moram com elas. “É um momento para que as famílias participem e tenham experiências mais ricas e marcantes, além de criar boas memórias da infância”, afirma Adamari Depetris, professora na CMEI Nova Barigui, em Curitiba (PR) e integrante do Time de Autores NOVA ESCOLA. Veja algumas sugestões.

Nova Escola

Gestão

Novo ministro da Educação: cotados por Bolsonaro para assumir MEC

Após o desgaste causado ao governo com a nomeação para o Ministério da Educação (MEC) e o pedido de demissão de Carlos Alberto Decotelli da Silva devido às inconsistências em sua carreira acadêmica, Jair Bolsonaro (sem partido) novamente concentra seus esforços em buscar um novo titular para a pasta. Ao menos sete currículos teriam sido analisados pelo presidente e sua equipe. Três nomes que ganham força são os de Anderson Ribeiro Correia, Gilberto Gonçalves Garcia e Ilona Becskeházy. Além deles, aparecem entre os cotados Sergio Sant'ana, Marcus Vinícius Carvalho Rodrigues, Stravos Xanthopoylos e Carlos Nadalim.
O secretário de Educação do Paraná, Renato Feder, chegou a conversar com Bolsonaro quando Abraham Weintraub anunciou a sua saída do ministério. Mas a doação que fez para a campanha política de João Doria, em 2016, é apontada como o motivo que fez o presidente desistir de seu nome.

Gazeta do Povo

Bolsonaro descarta Feder e reitor de SC passa a ser cotado para o MEC, diz TV

Gazeta do Povo

Renato Feder rejeita convite para ser ministro da Educação

G1

Como a gestão das escolas influencia a aprendizagem de adolescentes

A crise de aprendizagem constitui há anos um dos principais desafios da educação no Brasil. A qualidade do ensino, em geral, é considerada fraca, e avaliações mostram que a maior parte dos estudantes não tem conhecimento adequado de disciplinas vistas nas escolas, como português, matemática e ciências.
Um livro lançado em junho pelo CPTE analisa o problema e mostra que uma das respostas para a aprendizagem pode estar na gestão escolar, trabalho feito por diretores e coordenadores das escolas.

Nexo

Inclusão

Brasil tem dois milhões de alunos em escolas sem água potável

O Brasil que constrói protocolos de segurança sanitários prevendo álcool em gel para combater a Covid-19 nas escolas ainda não conseguiu universalizar o acesso à água limpa nas unidades de educação pública. São quase dois milhões de alunos em colégios nessas condições, aponta levantamento realizado pelo EXTRA nos dados do Censo Escolar de 2019. Lavar as mãos em água limpa com sabão é a mais básica recomendação para combater o coronavírus.

Extra

Desigualdade e baixo aprendizado são desafios do ensino público no Brasil

O baixo nível de aprendizado dos alunos, as grandes desigualdades e a trajetória escolar irregular estão entre as questões mais preocupantes em relação à educação pública brasileira. A constatação está no Relatório do 3º Ciclo de Monitoramento do Plano Nacional de Educação 2020, divulgado nesta quarta-feira (2) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Uol

Leis e políticas

Maia diz que pretende votar novo Fundeb na próxima semana

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou em entrevista à GloboNews, neste domingo, 5, que vai levar à votação no plenário, na próxima semana, a proposta que institui um novo Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) no Brasil.

O Estado de São Paulo

Estatística, pesquisas e estudos

Desigualdades sociais e culturais impactam jovens na internet, diz pesquisa

Oitava edição da TIC Kids Online revela que 89% dos jovens brasileiros estão conectados e que 29% ajudam os pais a usar a internet mais de uma vez por semana; no entanto, ambiente online reproduz desigualdades sociais, econômicas e de gênero que podem ser aprofundadas em tempos de pandemia

Porvir

Avaliação

MPF defende realização do Enem após encerramento do ano letivo

O MPF (Ministério Público Federal) em São Paulo solicitou nesta sexta-feira (3) ao MEC (Ministério da Educação) e ao Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) para reavaliarem o cronograma da realização do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), considerando os 26 estados e o Distrito Federal, e que as provas sejam somente aplicadas após o encerramento do ano letivo de 2020.

R7

Ensino Superior

MEC vai destinar mais de R$ 250 milhões às universidades federais

O Ministério da Educação (MEC) anunciou, nesta sexta-feira (03), que vai investir R$ 253,9 milhões em ações estratégicas nas universidades federais. Os recursos já estavam previstos na Lei Orçamentária Anual de 2020 e a maior parte será repassada diretamente às instituições. “É com muita satisfação que a gente tá anunciando esses investimentos, porque são entregas que a gente acabou de iniciar e é importante que a sociedade saiba que o MEC está fazendo isso em parceria com as universidades e institutos”, afirmou o secretário-executivo do MEC, Antonio Paulo Vogel.

MEC

Negócios

Bahema adquire a Autonomia, escola de educação criativa de Florianópolis

A Escola Autonomia, fundada há 29 anos em Florianópolis por um grupo de 13 professoras, agora integra o grupo nacional Bahema Educação, que está listado na bolsa de valores brasileira, a B3. Ele reúne 10 instituições de educação diferenciada do país, com 9 mil alunos. A aquisição foi oficializada quinta-feira, por meio de fato relevante ao mercado.

NSC Total

Pandemia transforma Plurall na maior plataforma de ensino digital do país

Se de um lado sobram incertezas por parte dos estudantes, pais e professores quanto ao conteúdo assimilado neste período, por outro, a maioria concorda que o ensino híbrido veio para ficar. Enquanto os portões dos colégios estão fechados ganham espaço as plataformas de ensino online, como a Plurall, da Somos Educação, que hoje reúne 1,3 milhão de alunos em seu ambiente virtual de 4 mil escolas privadas – antes da pandemia cerca de 400 mil estudantes eram atendidos.

Veja

Policiais e jurídicas

Do plágio à falsificação, controle de fraudes acadêmicas tem lacunas nas universidades

O plágio é a mais comum e antiga fraude acadêmica. Vem dos tempos da Roma e Grécia antigas, quando já se tinha noções básicas de propriedade sobre obras intelectuais. De lá para cá, o direito autoral e os tipos de transgressões deram nova cara às condutas antiéticas no meio acadêmico, que podem ser mais comuns do que se tem notícia. Embora universidades prezem pela integridade científica e tenham mecanismos de controle, o Brasil ainda tem lacunas para identificar esses problemas.

Terra

Punição para fraude acadêmica inclui perda de título até ressarcimento

Terra

Instituições de ensino usam cartilhas e softwares para combater irregularidades

Terra

Sites vendem trabalhos acadêmicos por até R$ 12 mil

Terra