Notícias de Educação - 08/jul/2020

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Destaque: Coronavírus

Pandemia fará ensino à distância ser necessário até 2021, diz parecer aprovado pelo CNE

O Conselho Nacional da Educação aprovou nesta terça-feira (7) um parecer com orientações para a retomada gradual de aulas e atividades pedagógicas presenciais. Apesar das sugestões apresentadas, o órgão reforça que o retorno não dará conta de toda a oferta de aprendizado e que a presença do ensino à distância será necessária até, pelo menos, 2021.

G1

Como está sendo a volta às aulas ao redor do mundo?

O ensino à distância virou a realidade de muitas crianças durante a pandemia do novo coronavírus. Pais tiveram – e ainda estão tendo – que conciliar o trabalho com os cuidados do lar e com as atividades dos filhos e ousamos dizer que a casa nunca foi palco de tantas tarefas diferentes. Porém, depois de mais de três meses longe das escolas, alguns estados brasileiros estão começando a anunciar projetos de reabertura.
Para entender e traçar um panorama de como está sendo o reingresso dos alunos aos colégios, conversamos com famílias de várias partes do mundo.

Bebê

Professor precisa ser ouvido antes de acolher alunos na volta às aulas

A sociedade, o MEC (Ministério da Educação), as secretarias e até mesmo as escolas já discutem datas, protocolos sanitários, modelo híbrido de ensino e outras medidas para o retorno presencial das aulas. Mas, diante de tanto debate, será que os professores estão preparados para acolher os estudantes depois de tanto tempo em casa?

Porvir

Maioria das escolas particulares perdeu mais de 10% dos alunos, diz pesquisa

Entidade estima que 300 mil professores já foram demitidos com a pandemia
A maioria das escolas particulares do país diz ter perdido mais de 10% dos estudantes durante a pandemia do novo coronavírus. A queda em matrículas ocorre principalmente na educação infantil (para crianças de 0 a 5 anos), em que há dificuldade de se fazer o ensino remoto.

Folha de São Paulo

Baixa adesão de alunos marca abertura de escolas em Manaus e Duque de Caxias

Após quase quatro meses de suspensão das aulas presenciais por causa da pandemia de Covid-19, escolas privadas de duas cidades do país, Manaus (AM) e Duque de Caxias (RJ), foram autorizadas a reabrir. Tiveram, porém, baixa adesão de pais e alunos, que preferiram ficar em casa para evitar os riscos de pegar — e transmitir — o coronavírus. Na rede pública dos dois estados, ainda não há previsão para a volta.

O Globo

Professores fazem carreata contra volta às aulas no estado de SP

Segundo a Apeoesp, o retorno das atividades presenciais só deveria ocorrer com com uma redução drástica da pandemia do novo coronavírus
Professores da rede pública de ensino do estado de São Paulo fizeram nesta terça-feira (7) manifestações em diversas cidades contra a volta às aulas, agendada pelo governo paulista para ocorrer em 8 de setembro. Os atos, programados em ao menos 29 municípios do estado, ocorreram em forma de carreatas, buzinaços e exposição de faixas em pontos centrais das cidades.

R7

DF: Impor volta às escolas é violação, diz Conselho Tutelar da Asa Sul

Em ofício para o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), o Conselho Tutelar da Asa Sul manifesta preocupação com os riscos que a volta às aulas presencial pode ocasionar e informa que fará chegar essa análise também ao “Ministério Público do Distrito Federal para que adote as providencias necessárias para preservar a vida e os direitos de crianças e adolescentes, conforme estabelecido no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”.

Correio Braziliense

Proeduc pede medidas sanitárias rigorosas no retorno das aulas presenciais

Correio Braziliense

RJ: Nova reunião na quarta (8) discute a volta às aulas em escolas privadas

Sem consenso na assembleia do último sábado (4) sobre a volta às aulas nas escolas particulares, uma nova reunião, marcada para quarta (8), juntará representantes do Sindicato das Escolas Particulares, Sindicato dos Professores das Escolas Particulares, Vigilância Sanitária, Casa Civil e outros envolvidos no trâmite da educação. O tema é a possibilidade de finalmente definir uma data para a reabertura das instituições privadas.

MSN

'Só voltaremos quando o estado estiver na bandeira verde', diz secretário de Educação

Extra

Rio anuncia protocolo de retorno às aulas na rede pública do estado

MSN

Universidades e institutos federais do Rio planejam retorno das aulas

Sem aulas desde o dia 16 de março, apenas uma semana após o início do semestre letivo, universidades, institutos de ensino e colégios federais no Rio de Janeiro começam a planejar o retorno às atividades presenciais para quando a pandemia de covid-19 estiver mais controlada.

Uol

Universitários acumulam dívidas e deixam cursos na pandemia; redução de mensalidades para na Justiça

Universidades privadas admitem que estão perdendo alunos na pandemia, mas garantem que a saída não será acatar os apelos por redução de mensalidades. Do outro lado do boleto, alunos ouvidos pelo G1 apontam insatisfação com as negociações entre empresas e famílias que perderam renda durante a pandemia. Os universitários relatam dívidas, planos para trancar a matrícula e recorrem a ações judiciais e a órgãos de proteção ao consumidor para evitar a evasão.

G1

Com ensino remoto e crise, faculdades particulares demitem professores

Com a continuidade das aulas remotas no segundo semestre letivo deste ano, faculdades particulares de São Paulo demitiram mais de 800 professores. As instituições afirmam que as demissões são necessárias porque enfrentam crise com a saída de alunos e aumento da inadimplência durante a pandemia do novo coronavírus.

Folha de São Paulo

Departamento de Educação da Flórida ordena reabertura das escolas em agosto

De acordo com o plano divulgado pelo Departamento de Educação da Flórida na segunda, 6, todas as escolas – públicas e privadas – deverão reabrir em agosto ao menos cinco dias na semana, para todos os alunos.

Gazeta News

Sala de aula

Projeto propõe reflexão sobre estado emocional de professores e alunos na volta às aulas

LIV lança Jornada do Selo Azul e Guia de Acolhimento na Volta à Escola para reforçar a importância da atenção à saúde mental e equilíbrio emocional na volta às aulas

Porvir

Como falar sobre racismo na escola

O mundo acompanhou, ao longo das últimas semanas, a escalada de manifestações contra o racismo. Enquanto um vírus mortal nos mantinha dentro de casa, uma morte violenta – a do americano negro George Floyd, estrangulado pelo policial branco, Derek Chauvin, em 25 de maio – levou centenas de milhares às ruas. Como a escola entra nesse debate?

Desafios da Educação

Gestão

Bolsonaro cita major e "excelentes currículos" para o MEC

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta terça-feira que tem excelente currículos para escolher o novo titular do Ministério da Educação, e citou o deputado Major Vitor Hugo (PSL-GO), atual líder do governo na Câmara, como nome na "reserva" para ocupar o cargo.

Terra

Bolsonaro diz que vai ouvir novo candidato ao MEC e Vitor Hugo está na 'reserva'

O Estado de São Paulo

ONU: política de austeridade dificulta acesso à educação no Brasil durante pandemia

Relatório da ONU alerta que políticas de austeridade dificultam o acesso à educação no Brasil durante a pandemia de coronavírus. Segundo o relatório, 1,5 bilhão de estudantes em todo o mundo foram afetados pelo fechamento de escolas e universidades em função da pandemia do novo coronavírus. E lembra que países com sistemas públicos de educação mais frágeis foram os mais prejudicados.

EBC

Leis e políticas

Conselho recomenda evitar reprovação e prevê continuidade de estudos em 2021

O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou nesta terça-feira, 7, um parecer que recomenda que escolas públicas e privadas evitem a reprovação dos estudantes neste ano por causa da pandemia do coronavírus. O documento prevê ainda a possibilidade de antecipar o início do ano letivo 2021 para garantir a aprendizagem que não tenha ocorrido em 2020 e indica a opção de que as famílias mantenham as atividades não presenciais em casa, em situações específicas, como a existência de comorbidades.

O Estado de São Paulo

Câmara conclui aprovação de MP que suspende número mínimo obrigatório de dias letivos

A Câmara dos Deputados concluiu nesta terça-feira (7) a aprovação da medida provisória (MP) que suspende a obrigatoriedade de quantidade mínima de dias letivos nas escolas. O projeto, aprovado em razão da pandemia do coronavírus, segue para o Senado.

G1

Política partidária

Bolsonaro diz que educação brasileira "não está dando certo"

Em meio ao processo de escolha do novo ministro da Educação, o presidente Jair Bolsonaro disse nesta terça-feira (7/7) que a Educação brasileira não está dando certo. Bolsonaro afirmou que enfrenta dificuldade para encontrar um chefe para a pasta, porque as pessoas rejeitam o convite ao ver a situação do ministério.
O presidente voltou a criticar o educador Paulo Freire, que já foi declarado o patrono da educação brasileira, mas virou alvo do chefe do Executivo e seus apoiadores. Bolsonaro disse que na prova do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), realizado em 79 países, o Brasil está em "último ou penúltimo" lugar no ranking no quesito ciência, interpretação de texto e matemática.

Correio Braziliense

Bolsonaro diz ter pressa para o MEC e que mundo 'cai na cabeça de favorito'

Folha de São Paulo

Brasil e islâmicos vetam educação sexual em projeto de defesa de meninas

Em mais um episódio do mergulho ideológico da diplomacia nacional, o governo de Jair Bolsonaro pediu, nesta terça-feira, que um projeto de resolução na ONU para combater a discriminação contra as mulheres e meninas tenha um parágrafo vetado. Trata-se de um trecho em que se sugere a garantia de acesso universal à educação sexual como uma das formas de lidar com a discriminação e mesmo a violência.

Uol

Estatística, pesquisas e estudos

Brasil domina ranking de faculdades latino-americanas, mas não fica no topo

O Brasil é o país com o maior número de universidades nas primeiras posições de um ranking de instituições latino-americanas compilado por uma revista especializada britânica. Mas o topo da lista é ocupado por uma universidade chilena. Treze das 20 instituições mais bem avaliadas pela Times Higher Education (THE) são brasileiras.

Uol

Avaliação

Data do Enem sai esta semana; prova deve ficar para janeiro

A data do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será divulgada ainda esta semana pelo Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais (Inep). Segundo o Estadão apurou, a prova deve ficar para janeiro de 2021. O mês foi defendido por secretários de educação e universidades em reuniões com o governo. A direção do Inep deve acatar a sugestão.

O Estado de São Paulo

MPF cobra respostas do MEC sobre nova data para o Enem

Carta Capital

Ausência de ministro da Educação trava definição de data do Enem

Folha de São Paulo

Técnico e Profissionalizante / Executiva

MEC abre consulta pública do novo Catálogo Nacional de Cursos Técnicos

O Ministério da Educação (MEC) abriu, nesta segunda-feira (6), a consulta pública da versão preliminar do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT). O documento pode ser acessado no site do catálogo. A consulta está aberta a toda a sociedade até a sexta-feira (10) para apresentação de contribuições, por meio de um formulário disponível no site do catálogo.

EBC

Ensino Superior

UnB decide escolher reitor sem consultar alunos e professores

A Universidade de Brasília (UnB) está fechada desde 23 de março, sem qualquer perspectiva de retomada das aulas. A suspensão do calendário acadêmico, determinada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UnB, interrompeu até mesmo as aulas online que vinham sendo ministradas por alguns professores antes da pandemia. Alunos e professores, porém, estavam na expectativa de ao menos poderem participar da escolha do novo reitor.

Gazeta do Povo

Mais de 200 mil candidatos se inscreveram no primeiro dia de abertura do Sisu

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre de 2020 começaram nesta terça-feira (7). Até as 17h, a página do Sisu registrou 204.611 inscritos, sendo que o total de inscrições chegou a 389.758. É que os candidatos podem escolher até duas opções de curso, que são contadas, cada uma, como inscrição. Nesta edição, são ofertadas 51.924 vagas em 1.542 cursos de 57 instituições públicas de educação superior.

MEC

Outras do dia

Estudantes brasileiros nos EUA não temem ameaça de Trump

Os brasileiros que estudam nos Estados Unidos não acreditam na ameaça de suspensão dos vistos sugerida pelo governo de Donald Trump. Acham que é uma forma de pressionar as universidades para que retomem logo as aulas presenciais. Na segunda-feira, o Departamento de Imigração e Alfândega dos EUA disse que os estudantes com vistos F-1 e M-1 cujas escolas operam apenas online "devem sair do país ou tomar outras medidas, como a transferência para uma escola com instrução presencial". Caso contrário, há risco de serem expulsos.

Terra