Notícias de Educação - 10/jul/2020

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Destaque: Coronavírus

Com pandemia, ONU teme redução de receitas em educação e recomenda uso “máximo” de recursos financeiros para sistemas públicos

A Relatoria Especial da ONU para o Direito à Educação, Koumbou Boly Barry, recomenda que países “dediquem o máximo de seus recursos disponíveis” para alcançar com plenitude o direito à educação. A orientação é feita frente à temeridade de tendência de redução de receitas alocadas à educação pública no contexto de pandemia e a necessidade de concretizar progressivamente a “realização plena de direitos econômicos, sociais e culturais, incluindo o direito à educação”.

Yahoo

Secretários estaduais de educação apontam gastos adicionais de R$ 2 bilhões com pandemia

O representante do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), Josué Modesto, afirmou nesta quinta-feira que as despesas extras em função do fechamento das escolas já somaram R$ 2 bilhões para as redes escolares estaduais. Ele participa de uma audiência pública no Senado, por videoconferência, sobre os efeitos da pandemia na educação.

O Globo

A instabilidade da educação na pandemia: A batalha judicial das mensalidades escolares

Desde a suspensão das atividades das escolas por causa da pandemia do coronavírus, alunos, pais, professores e administradores de instituições de ensino particulares seguem em impasse sobre o calendário, a metodologia do ensino à distância adotado como alternativa e, principalmente, os valores das mensalidades.

Fato

Maioria das escolas dizem não estar preparadas para a volta às aulas pós-pandemia

Pesquisa do Instituto Crescer mostra que apenas 22,6% das escolas em geral acreditam estar preparadas, do ponto de vista da infraestrutura tecnológica, para fazer frente aos novos tempos. A maioria, 67,9%, diz que ainda está correndo atrás do atraso e investindo em equipamentos. O restante descarta essa possibilidade e não acredita que sejam necessários novos investimentos, pois essa demanda “vai passar”.

O Estado de São Paulo

Iniciativa reúne orientações para retorno de aulas presenciais nas escolas

Aqui e ali as escolas estão começando a discutir a reabertura dos portões para retomar as aulas presenciais no segundo semestre deste ano. A fim de garantir um retorno mais saudável aos estudantes em um cenário pós-pandemia, um grupo de psicólogos e pedagogos desenvolveu um conjunto de materiais com orientações às instituições de ensino.

Veja

DF: Novo decreto e disputa judicial não mudam volta às aulas, ainda sem data

Após determinação judicial, o governador Ibaneis Rocha (MDB) publicou, na noite desta quarta-feira (9/7), novo decreto que suspende o retorno das atividades presenciais em escolas no Distrito Federal. Ibaneis disse que recorrerá.

Correio Braziliense

Governador do Paraná não acredita em volta às aulas antes de setembro

O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), afirmou hoje que não acredita no retorno às aulas presenciais no estado antes de setembro. A rede estadual de ensino, que conta com mais de 1 milhão de estudantes paranaenses, determinou que as lições fossem ministradas de forma online em função da pandemia da covid-19.

Uol

Secretário de Educação do ES diz que há possibilidade do retorno das aulas presenciais em apenas alguns municípios

O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, falou sobre a mudança no calendário do exame (ENEM) e afirmou a possibilidade de as aulas presenciais retornarem em algumas regiões do Espírito Santo e em outras não. A Secretaria de Educação (Sedu) ainda vai avaliar o mapa de risco para definir como será esse retorno.

Folha Vitória

MG: Kalil descarta ensino remoto: 'Tem gente que não tem água e luz, não é sobre internet'

O prefeito Alexandre Kalil afirmou nesta quinta-feira (9), em entrevista ao Hoje em Dia, que não tem ideia de quando as aulas na rede municipal poderão voltar. Ele criticou ainda quem defende o ensino remoto emergencial para os alunos da rede pública. “Quem pensa em aula a distância não conhece a pobreza no Brasil”, afirmou o prefeito.

Hoje em Dia

Sem internet, estudantes de São Paulo e Ceará recebem conteúdo pelo rádio durante a pandemia

Para tentar minimizar a defasagem no aprendizado de alunos que não têm acesso à internet, escolas públicas do interior de São Paulo e do Ceará decidiram estabelecer parcerias com rádios locais para disseminar o conteúdo das disciplinas enquanto as aulas presenciais estiverem suspensas por causa da pandemia de Covid-19.

G1

Cidade de Nova York planeja reabrir escolas em setembro, combinando ensino presencial e remoto

O prefeito da cidade norte-americana de Nova York, Bill de Blasio, apresentou nesta quarta-feira (8) um plano para reabrir o maior sistema escolar do país em setembro com um calendário de "ensino misto" ou "híbrido", em que os alunos alternariam entre as salas de aula e suas casas.

G1

Sala de aula

Optativo e com foco em revisão: como será o 4º ano do ensino médio em SP

O 4º ano do ensino médio será opcional e condicionado à oferta de vagas. Segundo Soares, a criação de turmas, exclusivas para este ano extra, ou a inclusão dos alunos em turmas já existentes do 3º ano em 2021 dependerá da quantidade de estudantes que desejarem continuar na escola por mais um ano.

Uol

Gestão

Bolsonaro diz que vai indicar novo ministro da Educação nesta sexta-feira

“Tem que ter uma pessoa que promova o diálogo, o que não é fácil, e m todas as esferas da educação. Essa é a nossa vontade, uma pessoa realmente conciliadora. Tem pressão? Tem. Mas eu não posso colocar a pessoa por indicações, por pressão. A gente analisa o currículo de todo mundo, conversei com cinco ou seis deles pessoalmente. É cansativo, porque você tem que dar uma atenção especial, tem que tratar com consideração. Então a gente espera resolver amanhã essa questão do Ministério da Educação, um ministério bem importante”.

EBC

Bolsonaristas pedem por coronel do Exército no MEC

Terra

Inclusão

Em Santa Catarina: publicação reúne diretrizes inéditas para Educação Especial

A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) lançou nesta quarta-feira (8) a publicação “Diretrizes dos Centros de Atendimento Educacional Especializados em Educação Especial (Caesp) – 2020”, documento inédito e de importância histórica no contexto da Educação Especial em Santa Catarina. O trabalho tem o objetivo de fundamentar e orientar as práticas pedagógicas realizadas nas mais de 200 instituições especializadas em Educação Especial conveniadas com o Governo do Estado, entre APAEs, AMAs e outras parceiras que atendem mais de 20 mil educandos em todo o território estadual.

Notisul

Leis e políticas

Decisão do STF reconhece que auxiliar de educação infantil é professora

O deputado Carlos Giannazi (PSOL) iniciou com uma boa notícia o ato-live em defesa das professoras de educação infantil e de sua luta por integrar as carreiras do magistério: o STF acabou de julgar constitucional a Lei 1.202/2013, que, voltada às creches da USP, transformou o cargo de Técnico de Apoio Educativo em Professor de Educação Infantil. A decisão cria jurisprudência contra o argumento usado por diversas prefeituras para negar direitos a essas educadoras e mantê-las em cargos de menor remuneração.

Terceira Visão

Bolsonaro sanciona, com um veto, projeto que suspende pagamento do Fies até o fim do ano

O texto, aprovado pelo Congresso Nacional, prevê a suspensão da cobrança do financiamento pelo tempo que durar o estado de calamidade pública decorrente da pandemia.

G1

Avaliação

Fuvest publica novo calendário e muda data das provas de 1ª e 2ª fase do Vestibular 2021

A Fuvest anunciou nesta quinta-feira (9) a mudança do calendário de realização das provas de 1ª e 2ª fase do Vestibular 2021 para ingresso na Universidade de São Paulo (USP). De acordo com a entidade, a 1ª fase será realizada no dia 10 de janeiro e, na 2ª fase, as provas acontecerão entre os dias 21 e 22 de fevereiro de 2021.

G1

EAD

Sebrae: cresce interesse por cursos a distância para empreender

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) registra aumento da procura por seus cursos a distância. De acordo com o serviço que compõe o Sistema S, como o Sesi, Sesc, Senai e Senac, o número de pessoas que se inscreveram nos cursos este ano já é maior que a demanda de todo o ano passado.

EBC

Escola do YouTube? Rede terá curso online para quem quer produzir conteúdo

Em uma ação inédita na plataforma, o YouTube Brasil vai oferecer uma série de aulas para criadores e aspirantes a produtores de conteúdo na plataforma. O Aulão Para Criadores, como foi chamado, será realizado entre os dias 20 e 24 de julho, no canal YouTube Criadores, com a promessa de conteúdos de estratégia e participação de personalidades da rede, como Fábio Porchat, do Porta dos Fundos e Iberê e Mari, do Manual do Mundo.

MSN

Opinião

Conselho Nacional diz que escolas particulares podem voltar antes das públicas; e agora?

Devemos jogar na equação também outro dado: essas (escolas particulares) nem sempre são “escolas de rico”, como disse Rossieli. (...) É preciso lembrar que há disparidades também entre as “escolas de pobre”.
A possibilidade de voltar antes deveria ser dada, então, não às “escolas de rico”, mas a todas, particulares ou públicas, que estiverem preparadas.

Folha de São Paulo

Por que falha o ensino a distância?

Por que parece tão fraquinho o ensino a distância, para onde foi obrigada a migrar a escola básica? Resposta: porque é filhote de um ensino presencial péssimo. Sem entender isso, não se dá um passo à frente. A migração trouxe, pelo menos, três problemas.

Veja