Notícias de Educação - 13/jul/2020

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Destaque: Coronavírus

UNESCO alerta para retrocesso de seis anos na educação

A UNESCO alertou hoje para um eventual retrocesso de seis anos na educação devido à redução de verbas investidas por causa da crise económica e social causada pela pandemia de covid-19.
Nos próximos dois anos o investimento mundial em educação deverá diminuir cerca de 1,7 mil milhões, segundo o Relatório de Monitorização da Educação Mundial, hoje divulgado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), que aponta a crise económica provocada pela pandemia como a grande responsável pelo desinvestimento.

Mundo ao Minuto

Habilidades socioemocionais podem ajudar escolas em reabertura

Redes de ensino de todo o país apostam em habilidades socioemocionais para ajudar gestores, professores e famílias a lidarem com o retorno às aulas presenciais quando elas ocorrerem. São habilidades como persistência, assertividade, empatia, autoconfiança, tolerância a frustração, entre outras, que podem, de acordo com os especialistas, melhorar o aprendizado dos alunos e ser ferramentas importantes para lidar com a pandemia do novo coronavírus.

R7

Evasão escolar pode aumentar com pandemia, alertam debatedores

Desafio antigo do Brasil, a evasão escolar pode aumentar em razão da pandemia da covid-19. O alerta foi feito por debatedores que participaram de audiência nesta quinta-feira (9) na comissão mista que acompanha as políticas públicas adotadas durante a pandemia. Entre as medidas para evitar que estudantes abandonem a escola, os debatedores defenderam a ampliação do acesso à internet banda larga e estratégias pedagógicas de acolhimento.

Senado

Caos na educação

O Brasil vive uma das situações mais críticas de sua história na área do ensino, com escolas fechando as portas, faculdades demitindo e alunos sem aulas — até mesmo as virtuais. Tudo isso coloca em risco não apenas as gerações do amanhã, mas o próprio desenvolvimento do País

IstoÉ

Entre solução e pesadelo na pandemia, ensino remoto ainda é desafio

O desenho animado Os Jetsons, quando estreou, na década de 1960, projetava um futuro em que carros voavam, cidades flutuavam e a comunicação era por videochamadas. Chegamos ao século 21, mas, em muitos campos da vida, a previsão não se cumpriu. A comunicação por vídeo se tornou realidade, mas a educação, especialmente a básica (ensinos infantil, fundamental e médio), mantinha-se nas bases em que se consolidou durante séculos, com centralidade na figura do professor e escasso uso de tecnologia. Então, veio a pandemia e com ela as medidas de isolamento social. O que resistiu por tanto tempo teve de mudar às pressas. O resultado? Depois de quatro meses de adaptação aos trancos e barrancos, pais, professores, alunos e escolas ainda estão batalhando para se adequar, e há muitas queixas em diferentes pontas dessas novas relações.

Estado de Minas

Projeto exige oferta de formas alternativas de educação a alunos do ensino médio

Estados e Distrito Federal devem garantir aos estudantes do ensino médio alternativas para a continuidade dos estudos nos casos de impossibilidade das aulas regulares, como durante a pandemia de coronavírus que o país enfrenta este ano. A determinação está prevista no Projeto de Lei (PL) 3.005/2020.

Senado

Cancelamento em massa de matrículas ameaça fechar 50% das escolas infantis

O alerta diz respeito a uma bomba-relógio que tem recebido pouca atenção. Quando o assunto é o drama financeiro decorrente da Covid-19, as escolas para crianças menores são um paciente na UTI. Duas questões colocam esses colégios no grupo de risco das falências. De acordo com a lei brasileira, os pais só têm a obrigação de matricular os filhos na educação formal a partir dos 4 anos de idade — ou seja, as famílias puderam cancelar os contratos e deixar os pequenos em casa para economizar a mensalidade. Além disso, é basicamente impossível aplicar o ensino a distância a essa faixa etária, o que tornou essas escolas menos úteis no período.

Veja SP

Uniforme contra vírus e hora do abraço são novidades da volta às aulas

Quando as escolas fecharam as portas de uma semana para a outra, em março, a grande preocupação de pais, alunos e educadores foi com a execução e a qualidade das aulas remotas. Passados quase quatro meses, as dúvidas continuam intensas, mas vão em outra direção: o retorno das atividades presenciais é seguro?
Na rede privada, o tempo até a retomada é suficiente para que medidas sanitárias e pedagógicas sejam adaptadas, e os colégios trabalham para tentar segurar a ansiedade de pais e alunos.

Veja SP

SP: “Podemos unificar os ciclos de 2020 e 2021”, afirma secretário da Educação

Rossieli Soares afirma que a junção dos dois anos letivos pode ser a saída para evitar aprovação em massa
De cada 100 alunos da rede estadual de ensino paulista, 23,5 não estão dando conta de cumprir as lições remotas enviadas por aplicativos ou por meio de cadernos retirados nas unidades educacionais. Para o secretário Rossieli Soares, os 800 000 estudantes que não estão em dia com tarefas terão a oportunidade de fazer uma recuperação quando a quarentena acabar.

Veja SP

Colégios particulares de SP descartam aprovação automática e dão reforço

Terra

Secretário de Educação de SP diz não aconselhar que pais reprovem os alunos

Uol

DF: Após imbróglio judicial, SEEDF retoma plano de volta às aulas presenciais

Publicações e derrubadas de liminares confundiram ainda mais o conturbado ano letivo, mas o retorno é garantido pela Secretaria de Educação
A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) retomará os procedimentos para a volta das aulas presenciais a partir de 3 de agosto. O retorno das aulas na rede pública será gradual. A pasta publicará um novo calendário mantendo o escalonamento, necessário para um retorno aos poucos e seguro.

Correio Braziliense

Ano letivo retorna nesta segunda (13) com aulas remotas

Agência Brasília

RJ: População poderá opinar sobre retorno das atividades presenciais da educação estadual

A Secretaria estadual de Educação (Seeduc) vai permitir, a partir desta segunda-feira (13), que a população possa colaborar para o plano de retomada das atividades presenciais das escolas da rede. A Ouvidoria da pasta vai receber as sugestões durante uma semana. Após esse prazo, o grupo de trabalho que discute a retomada vai avaliar as colaborações.

Extra

Educação de Goiânia amplia rede para escolas com mais espaços para os alunos no segundo semestre

A pandemia do novo coronavírus mudou a forma como vivemos. Hábitos e a forma como trabalhamos sofreram alterações. De forma repentina, medidas de prevenção tiveram de ser adotadas em todos os setores. Na educação pública e privada em Goiânia, por exemplo, desde o dia 17 de março não se tem aulas presenciais. Ações para manter os estudantes, docentes e servidores administrativos conectados foram desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME).

Diário de Goiás

Retorno das aulas presenciais segue sem data definida em Santa Catarina

Os protocolos de retomada das aulas presenciais estão em fase final e devem ser concluídos ao longo da próxima semana, com apresentação do documento finalizado em uma reunião agendada para a próxima sexta-feira, 17.

Diário de Jaraguá

Hong Kong fechará escolas após novos casos de coronavírus

Hong Kong fechará todas as escolas a partir de segunda-feira (13) depois que o território registrou um aumento dos contágios locais do novo coronavírus.

G1

Secretária de educação de Trump minimiza risco de abrir escolas

A principal autoridade educacional dos EUA minimizou o risco de reabrir escolas no outono, uma das principais prioridades do presidente Donald Trump, e repetiu a ameaça de cortar fundos para escolas que não retomarem totalmente o aprendizado presencial, enquanto educadores lutam contra o risco de contrair a covid-19.

Valor

Sala de aula

Tecnologia integra o "novo-normal" na Educação pós-pandemia

A pandemia do novo coronavírus marca, de vez, o uso da tecnologia na educação. Se antes havia desconfiança entre educadores e escolas quanto ao uso de ferramentas e plataformas, hoje é uma necessidade. Para especialistas ouvidos pelo R7, a tendência que o ensino híbrido, com momentos presencial e remoto, permaneça no "novo normal".

R7

Celular, vilão que virou queridinho nas aulas em tempos de COVID-19

Ele já foi o vilão da sala de aula. Afinal, qualquer professor já terá perdido a conta das vezes em que precisou pedir para alunos desligarem o celular. Agora, em tempos de isolamento social, o smartphone virou estrela: é ele que garante o acesso de boa parte dos estudantes ao conteúdo das aulas não presenciais.

MSN

Professores criam métodos de ensino a distância originais e divertidos

Trocando a lousa pela tela do computador, eles foram dormir como profissionais presenciais e acordaram digitais, tendo de descobrir como fazer o conteúdo entrar na cabeça dos pupilos e como inspirá-los.

Veja SP

Gestão

Professor e pastor presbiteriano Milton Ribeiro é o novo ministro da Educação do Brasil

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, nomeou esta sexta-feira o professor e pastor presbiteriano Milton Ribeiro para ministro da Educação, sucedendo no cargo a Carlos Decotelli, que se demitiu antes de tomar posse. O anúncio foi feito pelo próprio chefe de Estado na rede social Facebook, onde partilhou parte do currículo de Milton Ribeiro.

Expresso

Quem é Milton Ribeiro, novo ministro da Educação escolhido por Bolsonaro

BBC

Discreto, novo chefe do MEC ‘é o oposto do Weintraub’, dizem aliados

Veja

Milton Ribeiro, novo ministro da Educação, já defendeu educar crianças 'com dor'

Terra

Operação limpeza: No mesmo dia, novo ministro da Educação apaga ao menos quatro vídeos polêmicos

Forum

O novo ministro da Educação e a face oculta dos fundamentalistas, por José Barbosa Junior

Fórum

Veja repercussão do anúncio de Milton Ribeiro como novo ministro da Educação

G1

Entidades relacionadas à educação se pronunciam sobre novo ministro do MEC

Correio Braziliense

Confirmação de Ribeiro para o MEC é bem recebida pelo setor privado

Uol

Especialistas apontam desafios de novo ministro da Educação e dizem esperar 'perfil técnico' de sua equipe

O Globo

Bolsonaro nomeia integrantes para o Conselho Nacional de Educação, e deixa de fora representantes da rede pública estadual e municipal

Os novos integrantes do Conselho Nacional de Educação (CNE) foram nomeados em decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro e publicado no "Diário Oficial da União" nesta sexta-feira (10). Foram reconduzidos ao cargo os presidentes da Câmara de Educação Básica, Sueli Menezes, e da Câmara de Educação Superior, Luiz Roberto Curi.

G1

Bolsonaro nomeia olavista e dono de universidade para Conselho Nacional de Educação

Folha de São Paulo

Bolsonaro ignora “ideológicos” e reconduz Luiz Curi a conselho de educação

Metrópoles

Bolsonaro deixa estados e municípios de fora do Conselho de Educação

Gazeta Web

Profissionais da Educação

Professores que têm seus próprios cursos ensinam a empreender

Com a crise, mais professores têm buscado trabalhar por conta própria. Além de saber ensinar, eles precisam aprender noções de gestão e ganhar intimidade com as ferramentas digitais para chegar aos alunos durante a pandemia.

Folha de São Paulo

Leis e políticas

Tribunais de Contas cobram proteção dos dados de alunos e professores na educação remota

A disseminação do ensino remoto durante a pandemia de covid-19 e a falta de uma previsão sobre o retorno das aulas presenciais nas escolas acenderam um alerta sobre a proteção dos dados de alunos, famílias e professores, enquanto os estudos continuarem nas plataformas virtuais.
O comitê técnico de Educação do Instituto Rui Barbosa (IRB) — braço acadêmico dos tribunais de contas do País — formulou um documento com diretrizes que os órgãos fiscalizadores devem monitorar nos programas de ensino remoto operados pelos governos estaduais e prefeituras.

Terra

Banco Mundial exalta modelo de educação cearense com base na experiência de Sobral

A entidade publicou hoje, 10, o relatório "Fazendo a educação dar certo" mostrando o case do município. "O Ceará, um Estado brasileiro relativamente pobre, obteve, em pouco mais de uma década, ganhos impressionantes na qualidade da educação que oferece a seus alunos", destaca um trecho da publicação

Focus

Proposta torna obrigatório kit de acessibilidade para estudantes (na rede municipal de ensino)

A escola deve elaborar relatório indicando qual recurso deve ser adquirido
O Projeto de Lei 3259/20 torna obrigatório o fornecimento de kits de acessibilidade (tecnologia assistiva) a alunos com deficiência, com Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) ou superdotados.

Câmara

Avaliação

Fuvest tem instabilidade em prova de idiomas online e candidatos ficam sem exame

Candidatos ao ingresso na pós-graduação da Faculdade de Direito da USP tiveram problemas para fazer o exame de proficiência online, marcado para este domingo (12). Instável, o sistema desconectava com frequência nas provas de alemão e francês e impediu diversos candidatos de realizar a prova de inglês. A prova de italiano está marcada para 16 h.

Folha de São Paulo

Opinião

A escola deve reprovar alunos este ano?

Depois de vários meses em casa, estudando numa modalidade a distância totalmente improvisada, alguns alunos já estão até fazendo provas on-line. A questão é: essas notas podem definir a vida escolar do aluno, inclusive no caso de uma reprovação? O que fazer com este ano letivo? Existem três alternativas.

O Globo

Como será a volta às escolas no "novo normal" da pós-Covid-19

Desde março, as instituições de ensino estão fechadas e, apesar de estados e cidades estarem implementando ações para a retomada das atividades econômicas, pouco se debate sobre a reabertura das escolas.
Na maioria dos casos, a educação é listada como um dos últimos setores a retomar as atividades no Brasil, a depender da curva epidêmica em cada localidade. Enquanto isso, aos poucos, mais setores para além das atividades essenciais vêm reabrindo e trazendo um dilema para os trabalhadores que são pais: onde deixar as crianças em segurança se não há escolas abertas?

Gazeta do Povo

EUA têm leis de homeschooling para todos os gostos. E o Brasil?

Um dos erros mais graves que se pode cometer na luta por uma lei que regulamente o ensino domiciliar, o homeschooling, no Brasil é o apego excessivo a um único texto, ao ponto de comprometer a própria existência de uma lei. Infelizmente, não é difícil encontrar quem até aceita se engajar na ação política junto a deputados, vereadores e ao Poder Executivo, mas retira o apoio se determinado projeto de lei não atender integralmente às expectativas criadas. Se a projeção do que está em sua mente não se concretiza, acaba caindo na insensatez de proclamar que “se for assim, melhor sem lei”, sentença que carrega em si muito mais rancor do que razoabilidade.
Para não sucumbir a essa tentação, um bom antídoto é conhecer um pouco mais sobre a grande diversidade de legislações sobre homeschooling em vigência no mundo.

Gazeta do Povo

Ensino Superior

Sisu tem 814,47 mil candidatos inscritos

Balanço divulgado neste sábado (11) pelo Ministério da Educação (MEC) contabilizou 814.476 inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre. As inscrições dos estudantes que participaram da edição de 2019 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram encerradas nesta sexta-feira (10).

EBC

Unesp anuncia mudanças no Vestibular 2021 e também fará provas de 1ª fase em dois dias por causa da Covid-19

De acordo com a entidade, as provas da 1ª fase serão aplicadas em 30 e 31 de janeiro e 2ª fase acontecerá em 28 de fevereiro de 2021. As novas datas não coincidem com os vestibulares da USP e da Unicamp, que também anunciaram alterações no calendário em virtude da Covid-19.

G1

Unicamp divulga datas do vestibular; provas começam em janeiro

iG

Policiais e jurídicas

Só União pode determinar normas gerais sobre educação e ensino, diz Barroso

É competência privativa da União editar normas gerais sobre educação e ensino. Com esse entendimento, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, deferiu liminar na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6.312 e suspendeu os efeitos de dispositivos da Lei estadual 15.433/2019 do Rio Grande do Sul que estipulam a idade de ingresso no primeiro ano do ensino fundamental.

Consultor Jurídico

Outras do dia

Escola cobra 12 mil por mês e não dá aula on-line na quarentena, dizem pais

Instalada em uma construção de 40 mil metros quadrados na zona sul de São Paulo, a Avenues SP é um braço da matriz novaiorquina e chegou ao Brasil vendendo a ideia de uma "educação global transformadora, voltada para o futuro e focada no protagonismo do aluno".
Sobre a queixa a respeito da falta de aulas on-line, a escola diz: "Temos o compromisso de oferecer uma experiência de ensino exemplar em qualquer circunstância. Nos últimos meses, nossas equipes têm trabalhado incansavelmente para acompanhar de perto o desenvolvimento dos alunos e solicitar feedback das famílias, que em sua maioria tem sido positivo."

Uol