Notícias de Educação - 14/jul/2020

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Destaque: Coronavírus

Países que reabriram escolas relatam surtos da covid-19, diz OMS

Apesar do aumento de casos, Organização destaca que as crianças tendem a desenvolver quadros mais leves da doença
Líder da resposta da OMS (Organização Mundial de Saúde) à pandemia, Maria Van Kerkhove disse que algumas nações que reabriram as escolas de fato relataram surtos da doença nesses ambientes, "sobretudo em crianças mais velhas", mas ao mesmo tempo lembrou que as crianças tendem a desenvolver quadros mais leves da doença, embora tenha havido também casos de mortes nesse grupo.

R7

Professores de educação infantil são contratados para dar aula em casa na pandemia

Mesmo com ensino remoto nas escolas, pais recorrem a professores para ensinar crianças
Com as aulas presenciais suspensas há mais de três meses nas escolas, famílias estão contratando professores de educação infantil para que os filhos tenham acompanhamento em casa durante a pandemia do coronavírus.

Folha de São Paulo

Dos 7 estados que já planejam a volta às aulas, 2 estão com alta de mortes

Sete estados planejam a volta das aulas presenciais nas escolas públicas para os meses de agosto e setembro, segundo levantamento realizado pelo UOL junto às secretarias estaduais de Educação. Dois deles, porém, têm registrado aceleração no número de mortes por covid-19.

Uol

Espírito Santo: Sindicato prevê evasão de 60% dos alunos da educação infantil

Além da perda de matrículas, o órgão relata crescimento nas demissões dos educadores de escolas particulares
De acordo com o Sindicato das Escolas Particulares do Espírito Santo, a previsão é a evasão de 60% dos alunos matriculados hoje em escolas de educação infantil, ou seja, que atendem crianças de até 5 anos de idade.

Notícias Concursos

DF: Começa ensino remoto obrigatório para estudantes da rede pública

O ano letivo das escolas públicas do Distrito Federal foi retomada nesta segunda-feira (13/7) de modo remoto, por meio do programa Escola em Casa DF, que passou a ser obrigatório para os alunos. A partir desta data, quem não acompanhar as atividades a distância levará falta. Dados pré-apurados pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEE-DF) mostram que se cadastraram na plataforma Google Sala de Aula mais de 470 mil estudantes e 72 mil profissionais da educação.

Correio Braziliense

Escolas que oferecem cursos de idiomas, informática e dança podem reabrir em cidades de SP na fase amarela de flexibilização

Atualmente há sete regiões do estado na fase amarela do Plano SP: a capital paulista, as cidades da Grande São Paulo Leste, Sudeste, Sudoeste e Oeste, a Baixada Santista e a região de Registro. Apenas os municípios dessas regiões podem retomar aulas presenciais em cursos livres.

G1

Escolas técnicas e cursos livres poderão retomar atividades presenciais

Folha de São Paulo

Na pandemia, professores de cursinho dançam, cantam e mostram cachorros e filhos para chamar atenção de alunos em aulas virtuais

(...) As adaptações do ensino à distância, por causa da pandemia, não param por aí: os docentes de cursinhos pré-vestibulares compram microfones e câmeras melhores, dançam e cantam, criam conta no TikTok, ligam a caixa de som com pagode... tudo para tentar estimular a participação dos estudantes.

G1

Após quatro meses, Universidade Federal do Rio de Janeiro retoma aulas apenas online

Os alunos de cinco cursos de graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) voltaram nesta segunda-feira, 13, a ter aulas online. A universidade, que tem 60 mil alunos, interrompeu as atividades em março, em função da pandemia de coronavírus, e desde então não tinha nenhum tipo de aula. As presenciais só devem recomeçar quando houver vacina ou tratamento comprovado contra a covid-19.

O Estado de São Paulo

Bolívia anuncia que não irá reprovar estudantes em 2020 devido à pandemia

Os estudantes da Bolívia não serão reprovados este ano, devido à situação crítica provocada pela pandemia do novo coronavírus, anunciou neste domingo (12) o ministro da Educação, Víctor Hugo Cárdenas.

G1

Gestão

MEC gasta R$ 320 mil com propaganda contra adiamento do Enem, agora remarcado para 2021

O Ministério da Educação (MEC) gastou cerca de R$ 320 mil com propaganda de divulgação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em que defendia a manutenção das datas originais da prova, em novembro, em meio ao avanço da pandemia do novo coronavírus no Brasil. A campanha teve peça com o mote "A vida não pode parar" lançada já em maio, quando as escolas completavam quase dois meses fechadas e as pressões para o adiamento se intensificavam.

O Globo

Inclusão

UFMG faz campanha para ampliar acesso de alunos a aulas remotas

A fim de garantir o acesso de alunos aos equipamentos necessários para assistirem aulas via internet, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) adotou duas iniciativas: uma campanha chamada Bolsa Apadrinhamento Inclusão Digital, na qual convoca a comunidade para fazer doações de equipamentos ou dinheiro para estudantes; e a concessão de auxílios para compra de material acadêmico, bem como para acesso à internet, compra e empréstimos de computadores para alunos de graduação com deficiência.

EBC

Estudante da USP é expulso após fraudar cotas raciais e sociais

Um estudante da Universidade de São Paulo (USP), do curso de relações internacionais, foi expulso da instituição após fraudar as cotas raciais e sociais. A decisão foi tomada após julgamento do caso pelo comitê da universidade, que votou de maneira unânime pelo cancelamento da matrícula. O jovem tem 10 dias para apresentar recurso questionando a decisão. Julgamento é o primeiro da história da universidade em 193 anos de existência, dada a fundação da Faculdade de Direito em 11 de agosto de 1827.

Carta Capital

Leis e políticas

Proposta obriga testagem de professores para Covid-19 antes de retomada das aulas

O Projeto de Lei 3704/20 torna obrigatória a testagem para Covid-19 de professores e funcionários de escolas públicas e privadas antes da retomada das atividades escolares, durante a pandemia. O texto tramita na Câmara dos Deputados.

Câmara

Projeto garante internet a alunos e professores da rede pública durante a pandemia

O Projeto de Lei 3658/20 determina que os recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) financiem a contratação de internet banda larga individualizada para professores e alunos do 9º ano do ensino fundamental e ensino médio da rede pública durante a pandemia. A proposta tramita na Câmara dos Deputados.

Câmara

Política partidária

Pauta ideológica de Bolsonaro, 'ideologia de gênero' sofre derrotas em série no STF

Tentativas de proibir abordagens sobre identidade de gênero nas escolas acumulam derrotas em série no STF (Supremo Tribunal). Quatro decisões recentes consolidaram o entendimento de que é inconstitucional o veto ao tema na educação.

Folha de São Paulo

Estatística, pesquisas e estudos

Crise da covid-19 pode privar 10 milhões de crianças de escola, alerta ONG

Segundo o estudo da Save The Children, 1,6 bilhão de alunos tiveram que abandonar as aulas em escolas ou universidades por causa da pandemia. "Pela primeira vez na história da humanidade, uma geração inteira de crianças viu seu ritmo escolar alterado", destacou a ONG em seu relatório.

Uol

Técnico e Profissionalizante / Executiva

CNCT: Consulta pública obteve mais de mil contribuições

Catálogo Nacional de Cursos Técnicos: Consulta pública obteve mais de mil contribuições
Agora, as sugestões colhidas serão examinadas por um grupo de especialistas da área sob a coordenação da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC). A expectativa é que, no próximo mês, o documento resultante dessa etapa seja apresentado ao Conselho Nacional de Educação (CNE). Depois da apreciação e da aprovação pelo colegiado, e homologado pelo MEC, o novo instrumento substituirá o vigente, que é de 2014.

MEC