Notícias de Educação - 15/jul/2020

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Destaque: Coronavírus

Como reabrir as escolas: o que a ciência e outros países nos ensinam

Dados coletados em todo o mundo mostram claramente que as crianças têm muito menos possibilidade de adoecer gravemente por causa do vírus. Mas há questões importantes a serem resolvidas, incluindo saber com que frequência são infectadas e que papel elas têm na transmissão do vírus. Algumas pesquisas sugerem que crianças mais novas têm uma probabilidade menor de infectar outras pessoas do que os adolescentes, o que tornaria a abertura das escolas primárias menos arriscada do que as secundárias, mas tal evidência não é conclusiva.

O Estado de São Paulo

Pesquisa mostra protocolos na educação inclusiva

O objetivo desse estudo foi contribuir com os gestores responsáveis por planejar e implementar políticas públicas voltadas à garantia do direito à educação das pessoas com deficiência. Dessa forma, foram consultados especialistas de várias partes do mundo e analisados documentos de organismos internacionais e de governos de países que já elaboraram protocolos voltados especialmente ao retorno presencial para as escolas no período da pandemia.

Setor 3

Ainda com aulas suspensas, escolas particulares reabrem para crianças usarem parquinhos

Reabertura desrespeita decretos municipais e estaduais que impedem atividades presenciais nos colégios
Sem a liberação das autoridades de saúde para a retomada das atividades presenciais, escolas particulares estão reabrindo com agendamento e rodízio para que as crianças possam usar os parquinhos.

Folha de São Paulo

Escolas particulares recebem orientações para retorno das aulas presenciais em Minas

Distanciamento de pelo menos um metro, uso obrigatório de máscara, rodízio entre os estudantes, interdição dos bebedouros e aulas em ambientes abertos, como quadras esportivas. Essas são algumas das recomendações propostas pelo Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (SinepMG) para o retorno das aulas presenciais. O documento com todas as diretrizes, que possui 32 páginas, foi apresentado nesta terça-feira (14) para os diretores das instituições privadas do Estado.

Hoje em Dia

DF: Secretário de Educação aposta na testagem de professores na volta às aulas

Em entrevista ao CB.Poder, secretário de Educação destaca que o retorno às aulas será gradual, com turmas avançadas, e jovens e adultos em primeiro lugar. Haverá também ampla testagem de professores
As aulas presenciais na rede pública de ensino retornarão a partir de 31 de agosto, com estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da Educação Profissional. O calendário divulgado na última segunda-feira pela Secretaria de Educação destaca que a retomada das atividades será de forma gradual.

Correio Braziliense

MEC quer ouvir alunos e professores do ensino superior sobre as substituições de aulas presenciais em tempos de Covid-19

Nesta semana, alunos e professores de todas as instituições de ensino superior das redes pública e privada que estavam matriculados ou lecionaram no primeiro semestre deste ano, em cursos presenciais, terão acesso a um questionário para contar suas experiências com as aulas nesta época de restrições e isolamento social, diante da circulação do novo coronavírus.

MEC

Governo dos EUA rescinde determinação para que estudantes estrangeiros com aulas 100% on-line deixem o país

O Departamento de Imigração e Alfândega dos EUA anunciou a decisão no momento em que se iniciava uma audiência para julgar uma ação contra a regra, movida pela Universidade de Harvard e pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, segundo a agência Associated Press.

G1

Sala de aula

Pedagogias que podem ser transformadoras para a educação atual

Um dos maiores desafios da educação atual é encontrar pedagogias que, cada vez mais, supram as necessidades dos alunos, ensinando com elementos que aproxime-os da aprendizagem mais prazerosa e eficiente e que sejam menos maçantes.
Pensando nisso, estudiosos da The Open University’s Institute of Educational Technology, juntamente com pesquisadores do Digital Learning, elaboraram um manual com metodologias que prometem ser transformadoras para a educação de todos os níveis.

Notícias Concursos

Programa aproxima professor e família para melhorar desempenho e atitudes do aluno na escola e em casa

O acolhimento dos alunos na volta às aulas presenciais, suspensas após a pandemia do coronavírus (COVID-19), reforça a necessidade de aproximação cada vez maior entre família e escola. Nos Estados Unidos, bem antes da paralisação, um programa desenvolvido pela Universidade de Nebraska já apostava nesta abordagem para tratar de questões socioemocionais e melhorar resultados acadêmicos de crianças desde a educação infantil e os primeiros anos do ensino fundamental. Chamado TAPP (Teachers & Parents as Partners), que em português pode ser traduzido como Parceria entre a Família e a Escola, ele atua para resolver questões socioemocionais específicas da criança que estejam interferindo no seu desempenho acadêmico por meio de uma comunicação estratégica entre o professor e a família.

Porvir

Ensino híbrido é tendência para a vida escolar no mundo pós-pandemia

Considerada tendência na área da educação para o futuro, a mistura entre o ensino presencial e o online, que prevê um mix entre a sala de aula convencional e conteúdos produzidos com apoio de ferramentas de tecnologia, vai invadir mais fortemente a vida do estudante no mundo pós-pandemia. Mas o formato exige muito mais mudança dos professores do que dos estudantes.

Hoje em Dia

Ensino híbrido e o papel da tecnologia na volta às aulas

Porvir

Gestão

Planalto pede à Câmara adiamento de votação que prevê aumento de verba para a Educação

Por um pedido do governo federal, o colégio de líderes da Câmara dos Deputados decidiu adiar a votação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que prevê aumento de recursos para a Educação — se aprovada, a medida tornará permanente o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica). O Planalto argumenta que o recém-nomeado ministro da Educação, Milton Ribeiro, ainda precisa se inteirar dos termos e entrará em contato com a a deputada Dorinha (DEM-TO), relatora da proposta, para tirar dúvidas.

O Globo

Ceará tem o maior crescimento em qualidade do ensino fundamental do Brasil, diz estudo

Um relatório publicado pelo Banco Mundial, nesta terça-feira (14), afirma que o Ceará foi o estado brasileiro que mais cresceu no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nas duas etapas do Ensino Fundamental (1º a 5º ano e 6º ao 9º ano) quando considerados critérios socioeconômicos. A variável mede a qualidade dos diversos níveis da educação em todo o território nacional.

Diário do Nordeste

Inclusão

Universidade de Brasília cassa diplomas e expulsa alunos por suspeita de fraude em cotas raciais

A UnB (Universidade de Brasília) cassou os diplomas de dois alunos e expulsou outros 15 por suspeita de fraudes em cotas raciais. Além deles, outros oito, que já estavam afastados das atividades acadêmicas, perderam seus créditos.

Folha de São Paulo

Leis e políticas

Relatora prevê Fundeb permanente e dobra participação do governo

A pauta do Fundeb será votada pela Câmara dos Deputados na próxima semana, durante os dias 20 e 21, segundo acordo feito em reunião de líderes ocorrida na manhã desta terça-feira (14).

R7

Ministro da Educação sinaliza que não impedirá avanço da PEC do Fundeb

Valor

Projeto prevê suspensão do pagamento de mensalidade de creches e berçários durante pandemia

O Projeto de Lei 3652/20 estabelece o direito à suspensão do pagamento de mensalidade de creches e berçários da rede privada que não ofereçam atividades remotas e cujo funcionamento esteja suspenso em razão da pandemia de Covid-19. Conforme o texto, que está em análise na Câmara dos Deputados, o descumprimento da medida será punido com multa.

Câmara

Estatística, pesquisas e estudos

Jovem fora da escola custa mais ao país do que para mantê-lo estudando, diz pesquisa

Segundo a pesquisa, são gastos cerca de R$ 90 mil por aluno ao longo dos 14 anos da educação básica, que compreende pré-escola, ensino fundamental e médio. De acordo com o estudo, quando um jovem não conclui essa etapa de ensino, a perda é de R$ 372 mil por ano para o país.

G1

Brasil perde R$ 214 bilhões com evasão escolar todos os anos

O prejuízo é proveniente de jovens que não concluem os estudos e, em consequência, viverão menos, terão menor renda e estarão mais expostos à violência
Além de todas as evidentes consequências negativas do abandono da escola na vida de uma pessoa, estudo inédito revelou que a evasão sai muito caro para a sociedade. O Brasil perde R$ 214 bilhões todos os anos por jovens que não concluem os estudos, o equivalente a 3% do Produto Interno Bruto (PIB) anual e a 70% do investimento do governo federal, dos estados, dos municípios e do DF na educação básica por ano.

Correio Braziliense

Pesquisas mostram o impacto da pandemia em diferentes áreas da educação

Levantamentos no Brasil e no exterior fazem um raio X das aulas remotas e mostram como estudantes, professores e famílias analisam o momento
Em comum, professores e alunos passaram a adotar tecnologias educacionais de maneira mais constante (quando a infraestrutura permite) durante esse período, manifestam problemas emocionais para lidar com o dia a dia em casa e a preocupação com o que ficará para trás em termos de aprendizagem.

Porvir

Jovem que abandona a escola tem mais chances de ter problemas de saúde

Um jovem que não conclui a educação básica tem mais chances de ter problemas de saúde do que o que completa o Ensino Médio. O dado é um dos resultados de um estudo realizado em parceria entre a Fundação Roberto Marinho (FRM) e o Insper, que mostra, ainda, que quem abandona os estudos vive com menos autonomia física e qualidade de vida, além de ter pouco acesso a serviços de saúde e à informação.

Uol

Avaliação

Provas do Pisa 2021 e 2024 são adiadas em todos os países da OCDE por causa da pandemia

Avaliação é o ranking mundial mais importante de educação.
Segundo nota divulgada no site internacional do Pisa, a edição de 2021 foi adiado para 2022 e a de 2024 para 2025. Normalmente, os testes do Programa são aplicados a cada três anos.

G1