Notícias de Educação - 20/jul/2020

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Destaque: Coronavírus

Professor da FGV fala em 'mal-entendido', mas reforça risco de mortes na volta às aulas

O professor titular da Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Eduardo Massad disse ao Estadão nesta sexta-feira, 17, que houve um "mal-entendido" nas projeções que fez sobre morte de crianças em uma eventual volta às aulas presenciais nas escolas. Em conferência online, Massad apontou que a volta às aulas poderia levar à morte de 17 mil crianças. "Nos primeiros 15 dias, a projeção é de 1,5 mil mortes. As 17 mil seriam até o fim da epidemia", disse nesta sexta. Além disso, o total estimado de vítimas se refere a crianças, adolescentes e adultos da comunidade escolar, e não somente em São Paulo, mas em todo o Brasil

Terra

DF e 11 estados já têm previsão para aulas presenciais

Relatório da Federação Nacional de Escolas Particulares (Fenep), que monitora o cenário das unidades privadas de ensino, aponta que em 11 Estados e no Distrito Federal há previsão para retomar as atividades presenciais. Nos outros 14 Estados, as aulas continuam suspensas e sem data para voltar.

Terra

Governo de SP considera ter respaldo para reabrir escolas, mas avalia estratégia para conter pânico

Diante do pânico gerado pela projeção de um matemático que estima a morte de 17 mil crianças com a retomada das aulas presenciais no Brasil, o governo de SP chegou à conclusão de que tem respaldo científico para manter o plano da educação, que estipula que as escolas serão reabertas quando todas as regiões do estado tiverem completado 28 dias na fase amarela, a terceira da retomada, com uma previsão de que isso se dê em 8 de setembro.

Folha de São Paulo

Secretário de Educação de SP diz que protocolos de volta às aulas estão mantidos

O Estado de São Paulo

Secretário fala em contratar professores para substituir grupo de risco

Uol

Com parceria com hospital e barreira de acrílico, escolas de elite de SP esperam retorno às aulas

Folha de São Paulo

Volta às aulas em 8 de setembro vira incógnita em SP com pressão de pais e lentidão na retomada

Folha de São Paulo

Zema afirma que aulas presenciais vão ser retomadas no 2º semestre em MG

O governador Romeu Zema (Novo) afirmou nessa sexta-feira (17) que as aulas presenciais das escolas públicas vão ser retomadas ainda no segundo semestre de 2020. Apesar da afirmação, o governador não precisou uma data específica.

O Tempo

Escolas privadas de Manaus retomam aulas com rodízio e divisória em mesas

Entre as ações adotadas estão o uso de divisórias de acrílico nas mesas para atividade em dupla, uso de protetor facial transparente e aulas sem sapato. As aulas nas escolas públicas —estaduais e municipais— ainda não foi autorizada.

Uol

Manaus é a primeira cidade do País a retomar aulas presenciais

Carta Capital

Em Manaus, aulas são retomadas em 70% dos colégios privados

R7

Volta às aulas presenciais no Rio pode ocorrer só em 2021

Apesar de ter antecipado etapas de flexibilização das regras de isolamento social da cidade , a Prefeitura do Rio adota um ritmo mais lento no planejamento do retorno das aulas presenciais e já admite a possibilidade de parte dos 650 mil alunos de sua rede só voltar às escolas em 2021 por causa da pandemia do novo coronavírus .

iG

Duas escolas particulares do Recife pressionam famílias após cancelamento da matrícula dos alunos

Duas escolas particulares do Recife estão solicitando que famílias que cancelaram o contrato de seus filhos devem informar à unidade de ensino, num prazo de cinco dias, o novo colégio que a criança vai estudar e a data que a matrícula foi realizada. Uma das justificativas para esse pedido é a obrigação, disposta no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), das instituições educacionais comunicarem os casos de evasão escolar ao Conselho Tutelar. Na avaliação de conselheiros tutelares e de uma promotora de infância e juventude ouvidos pelo JC, o argumento do ECA está sendo usado erradamente, pois nesse caso não se configura evasão escolar.

JC

Poucas universidades federais adotaram ensino a distância na pandemia

O ensino a distância foi adotado integralmente por apenas 10 das 69 universidades federais do país por causa da pandemia. Com a suspensão das aulas desde março, o Ministério da Educação (MEC) autorizou escolas públicas e particulares, faculdades e universidades privadas e instituições federais de ensino superior a continuar com as atividades não presenciais. O objetivo é não prejudicar os alunos pela falta das aulas em razão do distanciamento social.

Gazeta do Povo

Após 4 meses sem aula, universidades federais começam a retomar ou planejar retorno online

Depois de quatro meses sem aulas por causa do isolamento social imposto pela pandemia do coronavírus, universidades federais começam a retomar ou a planejar o retorno das atividades, de forma online. Segundo levantamento do Ministério da Educação (MEC), das 69 instituições, 53 estão com as atividades suspensas, o que representa 846 mil alunos sem aulas. A retomada a distância esbarra em dificuldades de acesso dos estudantes às plataformas e até na falta de experiência dos professores para conduzir aulas remotas.

O Estado de São Paulo

(Ensino Superior) Ano letivo deve se estender até 2021 e avaliação muda

A pandemia deve embaralhar o calendário acadêmico das universidades federais. Mesmo aquelas que pretendem retomar as aulas online em breve preveem que não conseguirão concluir o ano letivo de 2020 neste ano.

O Estado de São Paulo

Atividades práticas e laboratoriais do ensino superior voltam na segunda em SP

O Estado de São Paulo

Coronavírus e desvalorização do real ameaçam permanência de brasileiros em universidades portuguesas

Para saber os impactos econômicos da crise sanitária na vida dos estudantes de Coimbra, por exemplo, a Associação de Pesquisadores e Estudantes Brasileiros (APEB) da conhecida cidade universitária portuguesa fez, em abril, uma pesquisa com 206 pessoas. O conjunto dos resultados “nos assustou”, revela Rafael Firpo, presidente da entidade.

G1

Brasileiros que planejam estudar na Europa vivem impasse

Terra

Sala de aula

O que o professor precisa para promover a aprendizagem ativa na volta às aulas

Repensar os conteúdos obrigatórios em um movimento de redesenhar o currículo é um dos caminhos possíveis para evitar excesso de informações nos estudantes, sobretudo em um momento de fragilidade. Com as aulas virtuais, muitos professores puderam ver na prática que os esforços devem ir além da montagem de uma aula, e envolver metodologias para, de fato, engajar os estudantes no aprendizado. Uma das possibilidades para isso é justamente incentivar a promoção da aprendizagem ativa.

Porvir

Educação Infantil: 16 planos para trabalhar relações familiares à distância

Em tempos de distanciamento social, encontrar maneiras de estar perto das crianças da Educação Infantil é um desafio para os professores dessa etapa – mais ainda para trabalhar relações familiares. Pensando nisso, NOVA ESCOLA selecionou 16 planos de atividades sobre o tema, que podem ser desenvolvidos à distância por meio de brincadeiras, jogos, desenhos, fotografia e interação com os familiares do convívio dos pequenos.

Nova Escola

Dicas

Desligue a criança! A desconexão digital em cinco etapas

Durante o confinamento houve uma explosão no consumo de telas e a superexposição implica riscos de ansiedade, sobrepeso e inclusive a perda de visão. Vários especialistas indicam o caminho para deixar de lado os dispositivos de maneira saudável e em família

El País

Inclusão

Ação contra fraude em cota na UnB analisou traços físicos e levou três anos

O critério que analisa traços físicos como cor da pele e textura dos cabelos foi uma orientação do STF (Supremo Tribunal Federal) em 2017, quando o tribunal considerou constitucional a lei de cotas nos serviços públicos federais. O Supremo classificou como legítima a adoção de "critérios subsidiários de heteroidentificação", como as bancas avaliadoras dos casos da UnB e da USP.

Uol

Fraudes estão sabotando cotas, diz professor que preside comissão na Unesp

Uol

Estudantes com deficiência se tornaram 'invisíveis' na pandemia

Crianças têm dificuldade em receber material adaptado às suas necessidades, mas aplicativo desenvolvido com a Apae auxilia na alfabetização
Uma das características das crianças autistas é a necessidade de rotina e da previsibiliade das situações. "Como eles não gostam de mudanças é preciso que a família use um quadro de rotina, explique de forma concreta e com imagens o que está acontecendo." O período do retorno presencial também exigirá uma nova adaptação e cuidados especiais.

R7

Presidente da Capes pediu para MEC acabar com incentivo a cotas na pós-graduação

O presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Benedito Guimarães Aguiar Neto, foi quem sugeriu ao Ministério da Educação a ideia de acabar com o incentivo a políticas de inclusão racial em cursos de pós-graduação de instituições federais. A medida chegou a ser assinada em 18 de junho pelo então ministro Abraham Weintraub, às vésperas de deixar a pasta. Pressionado, porém, o governo recuou na semana seguinte, já após a saída do ex-ministro, e manteve o incentivo às cotas.

Terra

Leis e políticas

Guedes tenta incluir voucher para educação em PEC do Fundeb

O ministro da Economia, Paulo Guedes, defende mudanças na proposta de emenda à Constituição (PEC) que prorroga o Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Ele deseja que seja implementado um modelo de voucher, ou seja, vales com valores pré-definidos para as escolas gastarem com a primeira infância.

Congresso em Foco

Fundeb: CE mostra que educação não muda apenas com mais dinheiro

O Brasil está entre as nações que mais investem em educação. Verifica-se uma baixa relação entre gasto e desempenho. Duas das principais razões do quadro em que o país se encontra, apontam especialistas, é que o Brasil investe muito em educação superior em detrimento da educação básica. O investimento por aluno propriamente dito, além disso, é relativamente baixo.
É também o que levam a crer algumas das experiências exitosas no país. Sobretudo, o Ceará, estado relativamente pobre que desponta com os melhores indicadores de qualidade de educação no Brasil.

Gazeta do Povo

Relatora propõe aumento gradual de fatia da União no Fundeb

A nova versão da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Fundeb determina o aumento gradual da complementação da União ao fundo, que é usado para financiamento da educação básica. No texto apresentado nesta sexta-feira, 17, pela relatora, deputada Dorinha Seabra (DEM-TO), o aporte do governo federal sobe dos atuais 10% para 20% em seis anos. A proposta entrará na pauta da Câmara na próxima segunda-feira, 20.

O Estado de São Paulo

Câmara prevê começar a votar nesta segunda-feira renovação do fundo da educação básica

G1

Governo tenta adiar Fundeb para 2022 e quer dividir recurso com Renda Brasil

Folha de São Paulo

Governo quer parte do Fundeb para transferência de renda

R7

Governo quer limitar recursos do Fundeb para salários

Terra

Proposta do governo para Fundeb é para comprar voto em 2022, diz presidente de comissão da PEC

Folha de São Paulo

STF recebe novas ações contra descontos na mensalidade escolar

As associações que representam escolas e faculdades particulares entraram com novas ações no Supremo Tribunal Federal (STF) para suspenderem leis estaduais que concederam descontos lineares nas mensalidades. Nas ações, as entidades pedem uma liminar para proibir a concessão de desconto compulsório. Devido ao recesso de julho na Corte ainda não há prazo para decisão.

MSN

DF: Educação domiciliar deve entrar na pauta da Câmara Legislativa

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) prepara-se para debater o projeto de lei (PL) que dispõe sobre o ensino domiciliar no DF, matéria que tramitará em regime de urgência é alvo de polêmicas, até mesmo com discussões no plenário do Supremo Tribunal Federal (STF).

Correio Braziliense

Opinião

Homeschooling: falência de escolas e desemprego de professores?

O risco de falência das escolas privadas, com o consequente desemprego em massa dos professores, costuma ser o cenário apocalíptico usado para assustar parlamentares que pouco ou nada sabem sobre homeschooling. Esse filme de terror, contudo, não resiste a dois minutos de conversa honesta e estatística.

Gazeta do Povo

Ensino Superior

Capes adia despesas de bolsas internacionais em 2020

A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), fundação do MEC (Ministério da Educação), decidiu adiar despesas de bolsistas internacionais previstas para este ano. Segundo o órgão, as ações serão retomadas em 2021, em comum acordo com as instituições estrangeiras que receberão os pesquisadores brasileiros. A decisão foi tomada por causa da pandemia provocada pela covid-19 e pela elevação dos valores das moedas estrangeiras, disse a Capes em nota.

Uol

Interesse em vestibular de meio de ano se mantém em alta, dizem instituições

Para as instituições de ensino superior, como em vários outros segmentos da sociedade, os efeitos da pandemia têm sido ásperos. Altos índices de evasão e inadimplência resultaram em demissões em massa de professores pelo País. Mas, em meio a turbulência, há um movimento positivo: instituições de ensino constataram a manutenção ou até aumento de inscrições em seus vestibulares no meio de ano.

Terra